segunda-feira, 10 de julho de 2023

SIMULADO 42 DE CIÊNCIAS HUMANAS - GEOGRAFIA



1- (Unifor-CE–2015) Oito milhões de pessoas foram afetadas pelo terremoto que devastou o Nepal no último dia 25 de abril, correspondendo a mais de um quarto da população do país, segundo a Organização das Nações Unidas (ONU). O tremor de magnitude 7,8 destruiu edifícios na capital, Katmandu, e afetou gravemente as áreas rurais. O número de mortos ultrapassou 4,3 mil, com outros 8 mil feridos. Foi o pior evento do tipo em 81 anos no país. 

FOLHA DE S. PAULO. Disponível em: <http://www1.folha.uol.com.br/ bbc/2015/04/1622018-terremoto-afetou8-milhoes-de-pessoas-no-nepal-diz-onu.shtm>

Sobre terremotos, assinale a alternativa correta. 

A) Terremotos, também chamados de abalos sísmicos, são tremores permanentes que ocorrem na superfície terrestre. 
B) O fato de ser a crosta terrestre uma camada rochosa fragmentada, formada por vários blocos, denominados de placas tectônicas, constitui uma razão para a ocorrência de terremotos. 
C) A escala mais utilizada para medir a quantidade de energia liberada no foco do terremoto é denominada Escala Richter. 
D) Terremotos são eventos raros, ocorrendo não mais do que uma dezena deles por ano no mundo. 
E) A ocorrência de tremores (ou abalos sísmicos) no leito dos oceanos não tem como por em risco as populações que vivem às margens desses oceanos.

2- (Unesp) As rochas, que podem ser divididas em três grandes grupos, estão em constante transformação, passando de um tipo a outro, em virtude das dinâmicas interna e externa da Terra. O chamado “ciclo das rochas” ilustra as diversas possibilidades de transformação de um tipo de rocha em outro. 

TEIXEIRA, Wilson et al. (Org.). Decifrando a Terra. 2009 (Adaptação).


Considerando os processos físico-químicos envolvidos nas transformações das rochas, é correto afirmar que na passagem das rochas Y para rochas Z ocorre 

A) litificação. 
B) lixiviação. 
C) meteorização. 
D) solidificação. 
E) metamorfização.

3- (UFMG) Observe, no mapa a seguir, a divisão do relevo brasileiro, sistematizada a partir de levantamentos realizados pelo Projeto RADAMBrasil.


Todas as alternativas apresentam alterações introduzidas por essa divisão, exceto 

A) Ampliação do número de unidades do relevo. 
B) Aumento na extensão das áreas de planície. 
C) Diminuição da extensão de algumas áreas de planalto. 
D) Introdução das depressões como unidades de relevo.

4- (Enem–2018) A presunção de que a superfície das chapadas e chapadões representa uma velha peneplanície é corroborada pelo fato de que ela é coberta por acumulações superficiais, tais como massas de areia, camadas de cascalhos e seixos e pela ocorrência generalizada de concreções ferruginosas que formam uma crosta laterítica, denominada “canga”.

WEIBEL, L. Disponível em: <http://biblioteca.ibge.gov.br>. Acesso em: 08 jul. 2015 (Adaptação).

Qual tipo climático favorece o processo de alteração do solo descrito no texto? 

A) Árido, com deficit hídrico. 
B) Subtropical, com baixas temperaturas. 
C) Temperado, com invernos frios e secos. 
D) Tropical, com sazonalidade das chuvas. 
E) Equatorial, com pluviosidade abundante.

5- (UFG-GO) Analise a figura a seguir:


A movimentação do ar na atmosfera terrestre está associada a diversos fatores, dentre eles, a temperatura, a umidade e a pressão, os quais sofrem variações horizontais e verticais, de acordo com a distribuição do ar em diferentes porções da superfície terrestre. Conforme ilustrado na figura e considerando a situação geradora de ventos alísios, conclui-se que os fatores responsáveis pelo desvio de sua direção para o oeste são 

A) o deslocamento dos ventos das áreas ciclonais para as anticiclonais e a rotação da Terra em torno do seu eixo. 
B) o deslocamento dos ventos das áreas anticiclonais para as ciclonais e a translação da Terra em torno do Sol. 
C) o deslocamento dos ventos das áreas ciclonais para as anticiclonais e a precessão do eixo de rotação da Terra. 
D) o deslocamento dos ventos das áreas anticiclonais para as ciclonais e a rotação da Terra em torno do seu eixo. 
E) o deslocamento dos ventos das áreas ciclonais para as anticiclonais e a translação da Terra em torno do Sol.

6- (UCS-RS–2015) Observe o mapa a seguir:


Assinale a alternativa que indica correta e respectivamente os climas representados, na figura, pelos números 1, 2, 3, 4, 5 e 6.


7- (Fatec-SP) Este rio era morto, mas hoje está despoluído graças à iniciativa privada e do governo dos países banhados por suas águas. Ele nasce na Suíça, flui em direção à Áustria, passando por Liechtenstein, França, Alemanha e Holanda, e sua foz está no Mar do Norte. Esse rio cumpre um papel importante na integração regional por ser uma hidrovia de grande relevância para o escoamento da produção europeia. O Rio descrito é o 

A) Sena, navegável em toda a sua extensão e utilizado também para a geração de energia elétrica. 
B) Sena, importante por ser intermitente, sendo o principal e o mais extenso da Europa Setentrional. 
C) Sena, referência cultural internacional, e um dos destinos turísticos mais procurados do mundo. 
D) Reno, em cujas margens se encontra uma das zonas mais densamente povoadas e ricas da Europa. 
E) Reno, que percorre territórios de clima tropical, em cujas margens as florestas foram totalmente desmatadas.

8- (Unesp) O mapa representa a “Amazônia Azul”, uma área de aproximadamente 4,5 milhões de km2, traçada ao longo do litoral brasileiro.


Sobre a “Amazônia Azul”, pode-se afirmar que 

A) é uma área que o Brasil delimitou para opor-se à salvaguarda e à exploração dos recursos naturais. 
B) é uma região onde a exploração pesqueira está embargada para permitir a exploração do pré-sal. 
C) foi criada para que os recursos vivos na Zona Econômica Exclusiva (ZEE) sejam exclusivamente pescados por navios-fábricas. 
D) essa demarcação objetivou delimitar áreas de pequeno interesse comercial e assegurar os impostos para todos os estados da União. 
E) nessa área, o Brasil pretende exercer seus direitos de soberania ou jurisdição para melhor salvaguardar e explorar os recursos naturais nela existentes.

9- (UFLA-MG) Uma definição bastante simples e aceita para o termo “ecossistema” é a de que se trata de uma estrutura espacial, na qual elementos combinam-se entre si de diferentes maneiras, e qualquer modificação neles implica na alteração do conjunto como um todo. Tendo por base a informação anterior, assinale a alternativa que não se enquadra como efeito de um desmatamento. 

A) Sua ocorrência modifica o ciclo hidrológico, o que diminui a quantidade de chuva e altera o clima local. 
B) Outro efeito possível está no deslocamento de animais e insetos para outros locais que, muitas vezes, não oferecem as condições de habitat necessárias. 
C) Um fenômeno pouco conhecido é a acidificação e destruição dos solos, que ocorre em função da neblina que atua como “veículo” de poluentes próprios de centros urbanos. 
D) A lixiviação do solo ocorre com a perda da cobertura vegetal, o que gera perda de fertilidade do solo, erosão e assoreamento de rios e lagos, o que gera, por sua vez, inundações.

10- (FMJ-SP) Com relação aos sistemas de manguezais, é correto afirmar que 

A) correspondem a um tipo de vegetação de transição entre o ambiente terrestre e o marinho que se faz presente em todo o litoral da costa brasileira. 
B) apesar da sua importância na manutenção de várias espécies marinhas e de servir como fonte de sustento para várias comunidades pesqueiras, eles têm sofrido sérios impactos causados pela especulação imobiliária. 
C) os solos são pobres em matéria orgânica , desenvolvendo-se em ambientes alagados com mistura de água doce e salina. 
D) apresentam características semelhantes à vegetação de restinga, com a presença de raízes aéreas e galhos tortuosos. 
E) são pouco visados pelo homem por ser um ambiente alagado, o que impede a ocupação humana.

11- (EsPCEx-SP) Considere as seguintes afirmativas sobre impactos ambientais em três grandes domínios morfoclimáticos brasileiros: 

I. Possui uma formação vegetal muito densa, com grande biodiversidade. Possui o maior número de espécies ameaçadas do Brasil devido, dentre outros, à exploração madeireira, às monoculturas de exportação e à expansão urbana. Devido ao intenso desmatamento de suas encostas, são intensos os processos erosivos e frequentes os deslizamentos de terra nesse domínio morfoclimático. 
II. Nas bordas desse domínio, caracterizado pelo relevo de planícies, depressões e baixos planaltos, localiza-se a maior parte do chamado arco do desmatamento, uma área cujas atividades econômicas, ligadas à extração madeireira e à abertura de novas áreas para a agricultura e pecuária, vêm acarretando intenso processo de queimada, desflorestamento e intensificação dos processos erosivos. 
III. Esse domínio tem sofrido o maior dos impactos ambientais no contexto brasileiro com a expansão da monocultura canavieira e da soja. Embora tenha sido declarado como um dos principais hotspots brasileiros, 57% de sua área original já estão desmatados, e se o ritmo do desmatamento de sua vegetação não diminuir, até 2030 essa formação poderá ter desaparecido. 

As afirmativas referem-se, respectivamente, aos domínios morfoclimáticos 

A) Amazônico – Cerrado – Pantanal. 
B) Mata Atlântica – Cerrado – Amazônico. 
C) Mares de Morro – Amazônico – Cerrado. 
D) Amazônico – Cerrado – Mata Atlântica. 
E) Araucária – Amazônico – Pantanal.

12- (Unicamp-SP–2019) O mapa a seguir registra parte do processo de substituição dos domínios vegetais do continente europeu pela agricultura sedentarizada ao longo dos últimos 10 mil anos.


A análise do mapa permite concluir que: 

A) As pastagens e as estepes foram os domínios mais devastados pela implantação da agricultura, em função da fertilidade do seu solo em épocas de degelo, o que favoreceu a produtividade de grande escala. 
B) Não é possível identificar grandes transformações nas condições naturais dos domínios de vegetação europeus em função do processo de sedentarização das sociedades humanas.
C) O desenvolvimento de lavouras na Europa durante o Neolítico foi base para a transformação de domínios vegetais naturais, o que significa que o desmatamento é uma prática milenar. 
D) As áreas que hoje correspondem aos países da Península Ibérica, ao Reino Unido e à Irlanda foram as pioneiras no desenvolvimento de práticas agrícolas sedentarizadas.

13- (UERN–2015) Sobre os problemas ambientais no cenário mundial e sua dinâmica nos espaços urbanos e rurais, é correto afirmar que 

A) nas grandes cidades, o fenômeno da ilha de calor agrava a concentração de poluentes na atmosfera, dificultando a circulação do ar e provocando inúmeros problemas de saúde à população, especialmente no inverno. 
B) os países subdesenvolvidos são os principais responsáveis pela maior parte dos gases tóxicos lançados na atmosfera. Nesses países, as políticas voltadas para a preservação ambiental são prioritárias e severas, com metas a cumprir, estabelecidas pelo Protocolo de Kyoto. 
C) no campo, as monoculturas fizeram com que a utilização de inseticidas no combate às pragas favorecesse a diminuição de predadores naturais, provocando desequilíbrios nas cadeias alimentares. Contudo, esse modelo agrícola minimiza a incidência da erosão nos solos. 
D) as chuvas ácidas estão relacionadas à emissão de poluentes, especialmente pelas atividades industriais. Como na atmosfera não há barreira entre uma região e outra, é comum os poluentes emitidos numa cidade provocarem chuva ácida em regiões vizinhas. No Brasil, as chuvas ácidas provocaram muitos danos na Mata Atlântica da Serra do Mar entre as décadas de 70 e 80.

14- (Albert Einstein–2016) “A tal ideologia globalitária, quase sem resistências, vem tentando demonstrar que, com a queda do Muro de Berlim e o fim do chamado mundo bipolar, o espaço político e econômico tornou-se mais homogêneo, menos conflitivo, havendo concordância a respeito das tendências evolutivas da economia e das sociedades”.

 BELLUZZO, L. G. A Guerra do Brasil. São Paulo: Textonovo, 2006. p. 25. 

O autor se refere a uma interpretação da chamada Nova Ordem Mundial. Sobre essa ordem, é correto afirmar que 

A) vivenciamos a globalização que tornou as relações comerciais internacionais bem mais harmoniosas, com a eliminação quase total dos obstáculos alfandegários. 
B) assistimos ao fim da geopolítica, que é aquela ação dos países de colocarem à frente de todos os interesses gerais, seus próprios interesses econômicos e estratégicos. 
C) na globalização há mais liberdade para a circulação de capitais no mundo, porém a falta de controles eficazes tem gerado situações de instabilidade econômica importantes. 
D) o fim da ordem bipolar significou o fim do equilíbrio militar que mantinha certa paz no mundo; a consequência é o aumento significativo de conflitos e de guerras regionais.

15- (FGV–2018) O Parlamento da Catalunha aprovou, nesta quarta-feira (06.09.17), a convocação de um plebiscito para 1° de outubro de 2017, apesar de que o Tribunal Constitucional da Espanha deva derrubar a medida. A expectativa é de nova retaliação das autoridades centrais espanholas aos políticos catalães. 

Disponível em: <www.folha.uol.com.br> (Adaptação). 

Considerando conhecimentos acerca das questões políticas europeias, é correto afirmar que o plebiscito convocado na Catalunha objetiva aprovar sua 

A) independência do País Basco. 
B) saída da União Europeia. 
C) unificação à Espanha. 
D) independência da Espanha. 
E) unificação ao País Basco.  


GABARITO:
1- B
2- D
3- B
4- D
5- D
6- A
7- D
8- E
9- C
10- B
11- C
12- C
13- D
14- C
15- D 

Nenhum comentário:

Postar um comentário