terça-feira, 25 de julho de 2023

SIMULADO 55 DE CIÊNCIAS HUMANAS - GEOGRAFIA




1- (Fatec-SP–2015) A escolha de um local para a instalação de uma planta industrial não é aleatória. Essa escolha, geralmente, recai sobre um lugar que ofereça mais rentabilidade para o empreendimento. Cada empresa avalia os elementos mais importantes para tomar a decisão. Esses elementos são chamados de fatores locacionais e variam dependendo do tipo de indústria. As empresas que produzem tecnologia vestígel procuram se instalar nos chamados tecnopolos como o Vale do Silício nos Estados Unidos que, além de outras vantagens, oferecem 

A) mão de obra barata e contiguidade às redes bancárias, comerciais e hospitalares. 
B) proximidade de universidades e centros de pesquisas e de tecnologia. 
C) amplo mercado consumidor e grande quantidade de matéria-prima. 
D) energia abundante e barata e informalidade da mão de obra. 
E) incentivos fiscais e legislação ambiental deficiente.

2- (UFAL) Considere o trecho do poema “Morte e vida Severina”, de João Cabral de Melo Neto. 

[...] Somos muitos Severinos 
iguais em tudo e na sina: 
a de abrandar estas pedras 
suando-se muito em cima, 
a de tentar despertar 
terra sempre mais extinta, 
a de querer arrancar 
algum roçado da cinza 
[...]. 

A leitura do texto e seus conhecimentos sobre a realidade nordestina permitem afirmar que o autor retratou 

A) o corumba na Zona da Mata, onde o trabalho temporário se reduz cada vez mais em função da mecanização do corte da cana. 
B) as dificuldades do médio e pequeno produtor da Zona da Mata, cada vez produzindo menos em função da perda de fertilidade do solo. 
C) o pequeno agricultor sertanejo, que sofre com a irregularidade do clima e, sobretudo, com a falta de terras para o plantio de subsistência. 
D) o pobre agricultor do Meio-Norte que sofre com o avanço do processo de desertificação provocado pelas sucessivas queimadas. 
E) o problema dos agricultores do Agreste que têm perdido grandes espaços agrícolas, em função da laterização dos solos agrícolas.

3- (Enem–2018) Uma pesquisa realizada por Carolina Levis, especialista em ecologia do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia, e publicada na revista Science, demonstra que as espécies vegetais domesticadas pelas civilizações pré-colombianas são as mais dominantes. A domesticação de plantas na floresta começou há mais de 8 000 anos. Primeiro eram selecionadas as plantas com características que poderiam ser úteis ao homem e em um segundo momento era feita a propagação dessas espécies. Começaram a cultivá-las em pátios e jardins, por meio de um processo quase intuitivo de seleção. 

OLIVEIRA, J. Indígenas foram os primeiros a alterar o ecossistema da Amazônia. Disponível em: <https://brasil.elpais.com>. Acesso em: 11 dez. 2017 (Adaptação).

O texto apresenta um novo olhar sobre a configuração da Floresta Amazônica por romper com a ideia de 

A) primazia de saberes locais. 
B) ausência de ação antrópica. 
C) insuficiência de recursos naturais. 
D) necessidade de manejo ambiental. 
E) predominância de práticas agropecuárias.

4- (Enem) Os dados dos gráficos a seguir foram extraídos da Pesquisa Nacional por Amostras de Domicílios (PNAD), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a respeito da população nas cinco grandes regiões brasileiras. O primeiro gráfico mostra a distribuição da população brasileira em milhões de habitantes, e o segundo mostra o percentual da população que reside em domicílios urbanos sem saneamento básico adequado.


Considerando as informações dos gráficos, a região que concentra o menor número absoluto de pessoas residentes em áreas urbanas sem saneamento básico adequado é a região 

A) Norte. 
B) Nordeste. 
C) Sudeste. 
D) Sul. 
E) Centro-Oeste.

5- Na atualidade, pensando-se no tráfico de cocaína no mundo, a Colômbia é considerada responsável por ser o principal produtor. Isso não é de hoje, na verdade, remonta à década de 1970, quando a droga ganha o punjante mercado dos Estados Unidos. O Plano Colômbia foi criado pelos estadunidenses há mais de quinze anos com o objetivo de combater esse problema. Apesar das críticas a essa manobra, considerada mais uma estratégia imperialista por alguns estudiosos - que acreditam que o real objetivo seria a expansão dos interesses dos EUA na América Latina - trata-se de um empreendimento de cunho militar e econômico entre os dois países, para reduzir o narcotráfico. No ano de 2009, o governo americano optou por uma ampliação do Plano Colômbia, reacendendo a polêmica com os países vizinhos à Colômbia, principalmente com o Brasil.


A atualização do Plano Colômbia reativou as discussões sobre a geopolítica da Amazônia, sendo fundamental nesse debate considerar que 

A) o estabelecimento de uma polêmica envolvendo a Floresta Amazônica é desnecessário, já que o bioma encontra-se apenas em território brasileiro, sem a possibilidade de ocupação tanto por tropas americanas quanto pela Colômbia. 
B) o território brasileiro, apesar de até o momento não ter sido ocupado por narcotraficantes colombianos, pode vir a sê-lo no futuro, o que poderia levar à presença de tropas estadunidenses, ameaçando a soberania do país. 
C) a polêmica quanto ao Plano Colômbia foi reforçada quando o governo de Bogotá considerou que a cooperação entre EUA e o país poderia ocorrer sob controle estadunidenses, tanto nas operações militares no país quanto na região da fronteira. 
D) além de a Floresta Amazônica brasileira se prestar como área produtora de coca, nosso território não está livre da possibilidade de os narcotraficantes montarem laboratórios de processamento de cocaína, já que a formação vegetal dificulta a fiscalização. 
E) a grande polêmica que cerca o Plano Colômbia se deve ao número de países que fazem fronteira com a Colômbia, sendo a Venezuela e o Peru os mais prejudicados, tanto pela maior extensão de suas fronteiras como pela estrutura limitada de vigilância.

6- (Unesp) Analise a charge e o texto a seguir.


As teses dos neoconservadores voltaram a aparecer em plena luz do dia com o regresso dos republicanos à Casa Branca, em 2000, depois de uma controvertida vitória eleitoral de George W. Bush (o filho). Sob a influência de neoconservadores como o vice-presidente Dick Cheney, o novo presidente se recusou a assinar o Protocolo de Kyoto de defesa do meio ambiente e rompeu vários tratados internacionais. 

FUSER, Igor. Geopolítica – o mundo em conflito, 2006 (Adaptação). 

Sobre o período que se segue aos acontecimentos da charge e do texto, faz-se as seguintes afirmações. 

I. Ao contrário dos defensores da redução dos gastos militares após o fim da Guerra Fria, a linha-dura americana propunha a ampliação do aparato militar e do recurso à guerra como principais instrumentos de política externa do governo Bush. 
II. O inimigo imediato já estava escolhido: a Arábia Saudita, um país riquíssimo em petróleo. Os EUA acreditavam ter ainda contas a ajustar com o ditador Saddam Hussein, cujo regime havia sobrevivido à derrota na Guerra do Golfo de 1991. 
III. A decisão de invadir a Turquia foi tomada quando ocorreram os atentados de 11 de setembro de 2001. Os cidadãos norte-americanos nunca tinham testemunhado um ataque tão devastador em seu próprio território. 
IV. A resposta do governo Bush, aos atentados de 11 de setembro de 2001, veio rápida, com um ataque militar fulminante ao Afeganistão. Aproveitando-se da solidariedade internacional aos EUA após os atentados, declara “Guerra ao Terror” e ao “Eixo do Mal”, constituído por Iraque, Coreia do Norte e Irã. 

É correto apenas o que se afirma em 

A) I e IV. 
B) II e III. 
C) II, III e IV. 
D) I, III e IV. 
E) I, II e III.

7- (Mackenzie-SP) Com certeza não existe outro ícone maior da dificuldade de convivência humana do que a cidade de Jerusalém. Fundada há 3 000 anos, era um projeto. Seu nome o revelava: “cidade da plenitude” ou “cidade da paz”. E o projeto deu certo. Não exatamente por ter trazido a paz em sua história, muito pelo contrário, mas por ter sintetizado a dificuldade humana em obtê-la. Jerusalém se transformou em símbolo de triunfo, e se há algo que a paz não é, é ser fruto do triunfo. 

FOLHA DE S. PAULO, 07 ago. 2000.

Sobre o assunto, é incorreto afirmar que 

A) o “triunfo” referido no texto diz respeito às vitórias militares que resultaram na supremacia de Israel, que inviabilizou a instalação de um Estado palestino na região. 
B) a “dificuldade de convivência humana” refere-se aos constantes conflitos entre as populações de origem árabe e judaica que habitam a região. 
C) a afirmação “o projeto deu certo” refere-se à convivência pacífica e harmônica em Jerusalém entre os praticantes das três grandes religiões monoteístas: o judaísmo, o cristianismo e o islamismo. 
D) “Se há algo que a paz não é, é ser fruto do triunfo” significa que a hegemonia israelense na região gerou frustrações na população de origem árabe, provocando atos terroristas. 
E) o texto todo reflete a preocupação provocada pelas dificuldades de se encontrar uma solução pacífica para o problema palestino.

8- (UEA-AM) Considerando o crescimento da economia chinesa desde o fim do século XX e a atual configuração da economia mundial, é correto afirmar que a República Popular da China promoveu 

A) a seletividade e o protecionismo de seu mercado exportador, restringindo a venda de produtos para os países desenvolvidos. 
B) a ampliação de suas terras agricultáveis de modo planejado e subsidiado, reforçando a pauta de exportação exclusiva de bens primários. 
C) a proibição na importação de matérias-primas para a indústria, comprometendo o crescimento dos concorrentes e incentivando seu próprio setor produtivo. 
D) a difusão agressiva e crescente na quantidade de seus produtos no mercado global, priorizando as vantagens competitivas de seu setor industrial. 
E) a importação de mão de obra estrangeira para suas indústrias, garantindo o desenvolvimento tecnológico concomitante à precarização de seu mercado de trabalho.

9- (Enem) O esquema a seguir representa um processo de erosão em encosta. Que prática realizada por um agricultor pode resultar em aceleração desse processo? 


A) Plantio direto. 
B) Associação de culturas. 
C) Implantação de curvas de nível. 
D) Aração do solo, do topo ao vale. 
E) Terraceamento na propriedade.

10- (Unicamp-SP) Observe o esquema a seguir, que indica a circulação atmosférica sobre a superfície terrestre, e indique a alternativa correta.


A) Os ventos alísios dirigem-se das áreas tropicais para as equatoriais, em sentido horário no Hemisfério Norte e anti-horário no Hemisfério Sul, graças à ação da Força de Coriolis, associada à movimentação da Terra. 
B) Os ventos alísios dirigem-se das áreas de alta pressão, características dos Trópicos, em direção às áreas de baixa pressão, próximas ao Equador, movimentando-se em sentido anti-horário no Hemisfério Norte e em sentido horário no Hemisfério Sul. 
C) Os ventos contra-alísios dirigem-se dos Trópicos em direção ao Equador, movimentando-se em sentido horário no Hemisfério Norte e anti-horário no Hemisfério Sul, graças à ação da Força de Coriolis. 
D) Os ventos contra-alísios dirigem-se da área tropical em direção aos polos, provocando quedas bruscas de temperatura e eventualmente queda de neve, movimentando-se em sentido anti- horário no Hemisfério Sul e em sentido horário no Hemisfério Norte.

11- (Mackenzie-SP) As imagens produzidas por satélites facilitam as análises atmosféricas, tornando-as mais precisas, pois oferecem informações atualizadas sobre os movimentos das massas de ar. A respeito das massas de ar que atuam no Brasil, assinale a afirmação incorreta. 

A) As massas equatoriais, tanto a atlântica quanto a continental, são quentes e úmidas. 
B) A massa Equatorial atlântica não atua na região Sudeste e forma os ventos alísios de Nordeste. 
C) A massa Polar atlântica exerce influência sobre todas as regiões brasileiras, especialmente no Norte do país, onde produz o fenômeno conhecido como friagem. 
D) A massa Tropical continental, embora tenha a sua origem no continente, é bastante úmida devido ao intenso processo de evaporação das áreas adjacentes à Bacia Amazônica. 
E) A massa Equatorial continental influencia todo o território brasileiro, deslocando umidade e calor, dando origem, assim, a intensas instabilidades.

12- (FEI-SP) Sobre algumas das características das bacias hidrográficas da América do Sul, assinale a alternativa incorreta. 

A) O Rio Tietê integra a bacia do Paraná e também a bacia Platina. 
B) Os Rios Paraguai e Paraná são os principais cursos-d’água da chamada bacia da Prata, a segunda maior da América do Sul. 
C) O Rio Tietê é afluente do rio Paraná. Parte do trajeto desses dois rios é navegável devido à existência da hidrovia Tietê-Paraná. 
D) O Rio Tietê faz parte da bacia do Paraná e deságua no oceano Atlântico, na latitude do litoral paulista. 
E) Parte da energia consumida no Brasil é de origem binacional, ou seja, é produzida a partir de um rio que faz fronteira do Brasil com um país vizinho.

13- (UFG-GO) A água como componente natural essencial à vida no planeta tem se tornado um assunto da política e da gestão dos territórios, o que a insere como objeto de análise a partir da relação entre o seu uso e o meio ambiente. Nessa perspectiva, os problemas advindos da escassez da água decorrem 

A) da distribuição desigual das águas fluviais na superfície terrestre, o que provoca crescimento populacional nas áreas de maior disponibilidade. 
B) do desperdício no abastecimento das populações dos países pobres, o que ameaça a qualidade de vida nos países ricos. 
C) do crescimento vegetativo da população, o que provoca a necessidade do uso racional da água e exige a consciência ambiental individual. 
D) do aquecimento global, que aumenta a evaporação das águas superficiais e obriga o sistema de engenharia a captar água subterrânea. 
E) do crescimento das atividades agropecuárias para exportação, o que intensifica o uso direto e indireto dos recursos hídricos.

14- (UERJ)


Programa piloto para a proteção das florestas tropicais do Brasil 
O Programa Piloto para a Proteção das Florestas Tropicais do Brasil é uma iniciativa do governo através do Ministério do Meio Ambiente, em parceria com a comunidade internacional. Tem como finalidade o desenvolvimento de estratégias inovadoras para promover, simultaneamente, a proteção e o uso da Floresta Amazônica e da Mata Atlântica, associadas a melhorias na qualidade de vida das populações locais. Um dos objetivos do programa é demonstrar a viabilidade da harmonização dos objetivos ambientais e econômicos nas florestas tropicais. 

Disponível em: <http://www.mma.gov.br> (Adaptação). 

A comparação entre os textos anteriores indica uma mudança na gestão do espaço amazônico. A concepção que movia o governo brasileiro em relação à Amazônia na década de 1970 e a que serve de base para as ações propostas pelo atual Ministério do Meio Ambiente estão, respectivamente, apresentadas em 

A) território estratégico – preservação dos ambientes rurais. 
B) região problema – desenvolvimento ecológico equilibrado. 
C) espaço da vida selvagem – proteção integral do ambiente. 
D) fronteira de recursos – crescimento econômico sustentável.

15- (Fatec-SP–2018) Leia o texto para responder à questão a seguir. 

[...] segundo maior bioma da América do Sul, ocupando uma área de 2 036 448 km2, cerca de 22% do território nacional. A sua área contínua (...) resulta em um elevado potencial aquífero e favorece a sua biodiversidade. Considerado como um dos *hotspots mundiais de biodiversidade (...) Além dos aspectos ambientais, esse bioma brasileiro tem grande importância social. Muitas populações sobrevivem de seus recursos naturais, incluindo etnias indígenas, quilombolas, geraizeiros, ribeirinhos, babaçueiros e vazanteiros (...) Contudo, inúmeras espécies de plantas e animais correm risco de extinção. Estima-se que 20% das espécies nativas e endêmicas já não ocorram em áreas protegidas e que pelo menos 137 espécies de animais estão ameaçadas de extinção. Depois da Mata Atlântica, este é o bioma brasileiro que mais sofreu alterações com a ocupação humana. 

Nas três últimas décadas, esse bioma vem sendo degradado pela expansão da fronteira agrícola brasileira. 

Acesso em: 07 nov. 2017 (Adaptado). 

Assinale a alternativa que contenha o bioma ao qual o texto faz referência. 

A) Mata Atlântica. 
B) Caatinga. 
C) Floresta Amazônica. 
D) Pantanal. 
E) Cerrado.


GABARITO:
1- B
2- C
3- B
4- D
5- B
6- A
7- C
8- D
9- D
10- A
11- D
12- D
13- E
14- D
15- E 

Nenhum comentário:

Postar um comentário