sábado, 29 de julho de 2023

SIMULADO 58 DE CIÊNCIAS HUMANAS - GEOGRAFIA




1- (Fatec-SP–2017) A cartografia temática trata da representação de temas específicos, como geologia, geomorfologia, pedologia, uso e ocupação do solo de um determinado espaço geográfico. O mapa de uso e ocupação do solo é elaborado a partir da interpretação de imagens de satélites e fotografias aéreas, e é amplamente empregado no planejamento 

A) agrícola, pois nesse mapa está indicada a profundidade do solo, fator determinante para a definição de áreas prioritárias para conservação ambiental. 
B) agrícola, pois nesse mapa estão indicadas as áreas mais férteis para o desenvolvimento de determinadas culturas. 
C) agrícola, pois nesse mapa estão definidos os tamanhos dos lotes e o índice pluviométrico da área cartografada.
D) urbano, pois nesse mapa estão presentes informações que podem ser utilizadas no direcionamento da expansão das cidades. 
E) urbano, pois nesse mapa estão localizadas e detalhadas as informações sobre os equipamentos urbanos existentes no subsolo de uma determinada área.

2- (PUC-GO) O planeta não é inanimado. É um organismo vivo. A terra, as rochas, os oceanos, a atmosfera e todos os seres vivos são um grande organismo. Um sistema de vida holístico e coerente, que regula e modifica a si mesmo. 
LOVELOCK, James. Princípio da Teoria de Gaia. 

Sobre a história natural do planeta Terra, marque a única proposição correta. 

A) A Terra se originou há cerca de 4,6 bilhões de anos, decorrente do grande processo de formação do universo, conhecido como big planets, ocorrido cerca de mil anos antes da consolidação dos planetas pertencentes ao Sistema Solar. 
B) Quando o nosso planeta se consolidou, a repartição dos continentes não era igual ao que vemos hoje. De acordo com a Teoria da Deriva Continental, havia apenas dois grandes blocos: Laurásia e Gondwana, separadas pelo Mar Mediterrâneo. 
C) A Deriva Continental pode ser explicada pela expansão do fundo dos oceanos, cujo entendimento permitiu a elaboração da Teoria das Placas Tectônicas, a qual afirma que a crosta terrestre está dividida em placas que flutuam sobre um substrato pastoso conhecido como astenosfera. 
D) O Princípio da Isostasia é necessário para a compreensão da separação dos blocos continentais. Os blocos mais pesados mergulham mais no manto e, portanto, têm mais dificuldade de se afastarem, ao contrário dos blocos mais leves, que migram com maior facilidade.

3- (UCS-RS) O tectonismo é definido como um movimento lento e prolongado da crosta terrestre, resultante da movimentação do magma pastoso. Observe a figura a seguir


Assinale a alternativa que indica o tipo de formação representado na figura. 

A) Movimento resultante das forças internas horizontais, conhecido como epirogênese. 
B) Formação de Horst, encontrada nas fossas tectônicas localizadas no fundo dos oceanos. 
C) Resultado do movimento de compressão lateral sofrida por uma determinada área de rochas não resistentes, o qual recebe o nome de dobras. 
D) Deslocamento de blocos provocado pelo choque de placas tectônicas, ocasionando a formação de estruturas falhadas, conhecidas como Graben. 
E) Soerguimento de uma falha, por meio de pressões internas verticais , o que resulta em blocos montanhosos, como, por exemplo, a formação da Cordilheira dos Andes.

4- (UNEB-BA) Sobre formas de relevo, estrutura geológica e seu aproveitamento econômico, pode-se afirmar: 

A) Os subsolos ricos em minerais não metálicos estão associados às superfícies cristalinas de erosão e ao relevo planáltico de origem terciária. 
B) Os recursos minerais de origem orgânica são encontrados em bacias sedimentares e sua formação data de eras passadas. 
C) As Montanhas Rochosas e os Andes, formados na Era Quaternária, constituem a maior reserva de minerais metálicos do continente americano. 
D) O Himalaia e os Alpes, as maiores cadeias de montanhas da Ásia, têm origem paleozoica e nelas é explorado, principalmente, o ouro. 
E) As depressões do Mar Cáspio e do Mar Morto foram formadas na Era Cenozoica e, por serem de formação geológica recente, possuem unicamente jazidas de diamantes.

5- (Enem–2015) Os movimentos de massa constituem-se no deslocamento de material (solo e rocha) vertente abaixo pela influência da gravidade. As condições que favorecem os movimentos de massa dependem principalmente da estrutura geológica, da declividade da vertente, do regime de chuvas, da perda de vegetação e da atividade antrópica. 

BIGARELLA, J. J. Estrutura e origem das paisagens tropicais e subtropicais. Florianópolis: UFSC, 2003 (Adaptação). 

Em relação ao processo descrito, sua ocorrência é minimizada em locais onde há 

A) exposição do solo. 
B) drenagem eficiente. 
C) rocha matriz resistente. 
D) agricultura mecanizada. 
E) média pluviométrica elevada.

6- (Unesp) Analise o mapa.


Considerando as relações existentes entre zonas climáticas, sistema de circulação atmosférica e correntes marítimas de superfície, é correto afirmar que 

A) as correntes quentes predominam nas zonas intertropicais e o sentido de seu deslocamento está associado aos ventos de oeste predominantes na região. 
B) as correntes frias predominam na zona equatorial e o sentido de seu deslocamento está associado aos ventos de leste predominantes na região. 
C) as correntes quentes predominam na zona equatorial e o sentido de seu deslocamento está associado aos ventos de leste predominantes na região. 
D) as correntes quentes predominam nas zonas subtropicais e o sentido de seu deslocamento está associado aos ventos de leste predominantes na região.

7- (UFG-GO) Analise os gráficos a seguir:


O clima de um lugar é a expressão das condições médias do sequenciamento do tempo por períodos de 30 anos. A variação dos tipos climáticos deve-se a vários fatores, como massas de ar, correntes marítimas, altitude, latitude, maritimidade, continentalidade, etc. Os gráficos apresentados representam dois elementos climáticos – pluviosidade e temperatura – dos municípios de Goiânia-GO e de Torres-RS. 

De acordo com os gráficos e o texto apresentados, observa-se que, em 

A) Goiânia, as chuvas são concentradas de outubro a abril, e as temperaturas médias mensais ficam acima de 20 °C. 
B) Torres, as temperaturas médias mensais oscilam de acordo com a variação da pluviosidade mensal. 
C) Goiânia, as maiores médias térmicas mensais foram registradas nos meses mais secos do ano. 
D) Goiânia, a variação da temperatura é característica de região subtropical, enquanto em Torres é de região tropical. 
E) Torres, as chuvas são bem distribuídas durante o ano, e a amplitude térmica anual é superior a 10 °C.

8- (UEPB) Os países quentes dividem-se em dois tipos de domínios naturais, [...] os países com abundantes e contínuas precipitações da zona equatorial [...] e os países de fraca precipitação, sobretudo irregulares, onde predomina a incerteza da Vida. 

GEORGE, Pierre. O homem na Terra, 1989. p. 38. 

Identifique, nas proposições a seguir, as áreas em que estão inclusos os aspectos climáticos descritos no texto. 

I. O Brasil, com suas dimensões continentais, é um país tropical que reúne os dois tipos de domínios citados pelo autor. 
II. Os países europeus da costa mediterrânea, incluídos na categoria de países tropicais de fraca precipitação, são os que enfrentam problemas econômicos e sociais, devido a tais aspectos climáticos. 
III. A República do Congo e a Indonésia, países situados na linha do Equador, apresentam florestas pluviais semelhantes à Hileia brasileira, todas enfrentando sério processo de desmatamento. 
IV. Parte significativa dos países africanos, em especial na região do Sahel e a Etiópia, enquadram-se na categoria dos países de fraca precipitação, onde a população vive nos limites das possibilidades humanas. 

Estão corretas apenas as proposições 

A) I, III e IV. 
B) II, III e IV. 
C) II e IV. 
D) III e IV. 
E) I, II e III.

9- (FGV) Um referendo realizado no dia 17 de março na Crimeia, uma República Autônoma ucraniana de maioria russa, aprovou com 96,8% dos votos a adesão da região à Federação Russa. O referendo é o ápice de uma escalada de tensão que atinge a região há mais de um mês, com uma escalada militar russa e ucraniana na região gerada após a deposição do presidente ucraniano Viktor Yanukovich. 

Disponível em:  <http://g1.globo.com/mundo/noticia/2014/03/entenda-o-que-muda-na-crimeia-aposreferendo-aprovar-adesao-russia.html>. Acesso em: 18 mar. 2014. 

Sobre a questão da Crimeia, é correto afirmar: 

A) A península da Crimeia foi conquistada pelos russos no século XVII, mas foi cedida pelo líder soviético Nikita Kruschev à Ucrânia em 1991, quando a União das Repúblicas Socialistas Soviéticas foi extinta. 
B) O resultado do referendo de março foi prontamente reconhecido pelos representantes da União Europeia e pelos Estados Unidos, com base no princípio de autodeterminação dos povos. 
C) Os líderes políticos tártaros, representantes da principal minoria étnica da Crimeia, figuraram entre os principais entusiastas da adesão da região à Federação Russa. 
D) Após o referendo de março, a Federação Russa passou a considerar a Crimeia parte do seu próprio território, a despeito das reações dos países ocidentais. 
E) A Ucrânia teme perder a sua importante Frota do Mar Negro, sediada na base naval de Sebastopol, caso a Crimeia se torne de fato parte integrante da Federação Russa.

10- (Enem–2018) No Segundo Congresso Internacional de Ciências Geográficas, em 1875, a que compareceram o presidente da República, o governador de Paris e o presidente da Assembleia, o discurso inaugural do almirante La Rouciére-Le Noury expôs a atitude predominante no encontro: “Cavalheiros, a Providência nos ditou a obrigação de conhecer e conquistar a terra. Essa ordem suprema é um dos deveres imperiosos inscritos em nossas inteligências e nossas atividades. A geografia, essa ciência que inspira tão bela devoção e em cujo nome foram sacrificadas tantas vítimas, tornou se a filosofia da terra”. 

SAIO, E. Cultura e política. São Paulo: Cia. das Letras, 1995. 

No contexto histórico apresentado, a exaltação da ciência geográfica decorre do seu uso para o(a) 

A) preservação cultural dos territórios ocupados. 
B) formação humanitária da sociedade europeia. 
C) catalogação de dados úteis aos propósitos colonialistas. 
D) desenvolvimento de técnicas matemáticas de construção de cartas. 
E) consolidação do conhecimento topográfico como campo acadêmico.

11- (Unesp–2016)


Avaliando o gráfico e considerando os conhecimentos acerca do espaço urbano no mundo contemporâneo, é correto afirmar que 

A) o nível de urbanização tende a se estabilizar com o aumento da renda. 
B) o desenvolvimento econômico não constitui uma condição necessária para a urbanização. 
C) os países com pequena população tendem a se localizar entre aqueles com baixa urbanização. 
D) o aumento na taxa de urbanização de um país ocorre atrelado à mudança em seu nível de renda. 
E) as taxas de urbanização entre países com mesma renda apresentam baixa variação.

12- (CEFET-MG)


Ao relacionar vegetação, relevo e geologia, é correto afirmar que 

A) o Espigão Mestre e a Serra do Mar delimitam a área de caatinga. 
B) os campos rupestres localizam-se em topos de serras sedimentares recentes. 
C) os contrafortes orientais da Serra do Espinhaço demarcam uma área de maior umidade. 
D) os dobramentos terciários predominam nas áreas identificadas como cerrado e campo cerrado. 

13- (Enem) Coube aos Xavante e aos Timbira, povos indígenas do Cerrado, um recente e marcante gesto simbólico: a realização de sua tradicional corrida de toras (de buriti) em plena Avenida Paulista (SP), para denunciar o cerco de suas terras e a degradação de seus entornos pelo avanço do agronegócio. 

RICARDO, B.; RICARDO, F. Povos indígenas do Brasil: 2001-2005. São Paulo: Instituto Socioambiental, 2006 (Adaptação). 

A questão indígena contemporânea no Brasil evidencia a relação dos usos socioculturais da terra com os atuais problemas socioambientais, caracterizados pelas tensões entre 

A) a expansão territorial do agronegócio, em especial nas regiões Centro-Oeste e Norte, e as leis de proteção indígena e ambiental. 
B) os grileiros articuladores do agronegócio e os povos indígenas pouco organizados no Cerrado. 
C) as leis mais brandas sobre o uso tradicional do meio ambiente e as severas leis sobre o uso capitalista do meio ambiente. 
D) os povos indígenas do Cerrado e os polos econômicos representados pelas elites industriais paulistas. 
E) o campo e a cidade no Cerrado, que faz com que as terras indígenas dali sejam alvo de invasões urbanas.

14- (Enem–2017)


Comparando os dados das hidrelétricas, uma característica territorial positiva de Belo Monte é o(a) 

A) reduzido espaço relativo inundado. 
B) acentuado desnível do relevo local. 
C) elevado índice de urbanização regional. 
D) presença dos grandes parques industriais. 
E) proximidade de fronteiras internacionais estratégicas.

15- Em muitas nações, as transformações econômicas e sociais das últimas décadas levaram ao desmantelamento de poderosos centros industriais, o que possibilitou o surgimento de novos arranjos de produção, além do fortalecimento de outros espaços industriais já existentes. No ambiente industrial norte-americano, marcado por grande diversificação de setores, entre os quais se destacam o siderúrgico, químico, automobilístico, aeronáutico e de eletrodomésticos, essa nova organização pode ser mais bem identificada 

A) na região denominada Manufacturing Belt, ou Cinturão da Manufatura, localizada no Nordeste dos EUA ou na região dos Grandes Lagos, que corresponde à nova área de concentração industrial em território norte- -americano. 
B) na região denominada Sun Belt, ou Cinturão do Sol, uma das áreas de industrialização mais antigas dos EUA, que teve sua supremacia afetada após a Segunda Guerra Mundial, vivenciando grande declínio de sua economia. 
C) na região denominada Vale do Silício, localizada na costa leste do território norte-americano, conhecida pela produção de computadores e softwares, que tem apresentado, nos últimos anos, um menor crescimento que as áreas industriais tradicionais. 
D) na indústria siderúrgica e metalúrgica, que foram as responsáveis pelo crescimento expressivo da região denominada Sun Belt. As indústrias que compõem esse grupo caracterizam-se por não serem dependentes de mão de obra especializada. 
E) no Sun Belt, ou Cinturão do Sol, que abrange as regiões de industrialização mais novas e emergentes dos EUA, localizadas no sul e no oeste do país. O dinamismo econômico vivenciado por essa área industrial contrasta com a decadência das áreas mais antigas.


GABARITO:
1- D
2- C
3- C
4- B
5- B
6- C
7- A
8- A
9- D
10- C
11- B
12- C
13- A
14- A
15- E 

Nenhum comentário:

Postar um comentário