sábado, 15 de julho de 2023

SIMULADO 46 DE CIÊNCIAS HUMANAS - GEOGRAFIA




1- (IFG-GO–2016) A natureza é uma realidade dinâmica. Está em constante movimento e transformação. As mudanças naturais ocorridas nas paisagens, sobretudo as de caráter geológico, levam geralmente milhares e / ou milhões de anos. Um exemplo disso é o fenômeno identificado como “ciclo das rochas”, tal qual ilustrado na figura a seguir:


Os processos associados à transformação de um tipo de rocha em outro, indicados nos números I, II e III, são: 

A) I – vulcanismo; II – metamorfismo; III – erosão. 
B) I – metamorfismo; II – erosão; III – sedimentação. 
C) I – vulcanismo; II – metamorfismo; III – orogênese. 
D) I – diagênese; II – erosão; III – sedimentação.

2- (PUC-SP) A figura a seguir mostra um perfil topográfico do relevo brasileiro, com um corte no sentido oeste-leste que abrange os estados de Mato Grosso do Sul e São Paulo. Nele estão assinaladas três áreas, identificadas pelas letras A, B e C. Considere as descrições nos itens 1, 2 e 3 e assinale a alternativa que associe corretamente cada área à sua descrição.


Predominam morros de topos convexos e vales profundos em: 

A) A – 3; B – 2; C – 1. 
B) A – 3; B – 1; C – 2. 
C) A – 1; B – 2; C – 3. 
D) A – 1; B – 3; C – 2. 
E) A – 2; B – 1; C – 3.

3- (Enem)


Na imagem, visualizam-se um método de cultivo e as transformações provocadas no espaço geográfico. O objetivo imediato da técnica agrícola utilizada é 

A) controlar a erosão laminar. 
B) preservar as nascentes fluviais. 
C) diminuir a contaminação química. 
D) incentivar a produção transgênica. 
E) implantar a mecanização intensiva.

4- (UFJF-MG) Leia o texto e observe os mapas a seguir: 

Ao examinar mais de 50 anos de dados sobre a chuva na região central da Índia, uma equipe de pesquisadores do Instituto de Meteorologia Tropical de Pune, na Índia, liderada pelo cientista B.N. Goswami, concluiu que as mudanças climáticas podem estar fortemente associadas à piora das monções, os ventos que provocam as fortes chuvas naquela região da Ásia.

Disponível em: <http://www.apolo11.com/mudancas_climaticas.php?titulo=Estudo_liga_aquecimento_global_ao_aumento_das_moncoes&posic=dat_2006120 4-085712.inc>. Acesso em: 10 out. 2012 (Adaptação).


A intensificação das monções na Ásia provoca 

A) a ampliação da área coberta por neve. 
B) a expansão do clima Tropical úmido. 
C) a formação de ciclones no inverno. 
D) o aumento das chuvas durante o verão. 
E) o crescimento das áreas de mangues.

5- (UPE–2016) Observe, atentamente, a imagem a seguir:


Sobre o fenômeno climático nela apresentado, é correto afirmar que ele ocorre quando 

A) a massa de ar frio avança, fazendo o ar quente recuar, causando o esfriamento do ar quente e produzindo temperaturas mais baixas. As frentes frias tipicamente causam mudanças rápidas e fortes na temperatura, e suas ocorrências durante o inverno são mais fortes. 
B) a massa de ar quente se move em direção à massa de ar frio. O ar frio recua para a baixa altitude, pois é mais pesado. Nos mapas meteorológicos, esse fenômeno é mostrado por uma linha verde com setas azuis salientes. 
C) as nuvens cirrus e cumulonimbus forçam o ar quente para baixo rapidamente, criando trovoadas, tempestades de neve e tornados. Esse fenômeno, quando ocorre durante o verão, se apresenta mais intensamente, produzindo padrões climáticos mais amenos. Suas temperaturas elevadas duram vários dias. 
D) a zona de transição entre uma massa de ar quente e outra de ar frio se forma em regiões de homogeneidade térmica. Ocasionalmente, bloqueia a ocorrência de geadas em locais de alta altitude, sobretudo nos meses de outono e inverno. 
E) o planeta Terra sofre um aquecimento diferenciado, provocando uma zona de transição entre as regiões tropicais e as regiões polares. Desse modo, o ar aquecido perde energia e desce, e o ar mais frio desloca-se em direção à zona subtropical.

6- (EsPCEx-SP–2017) “A África libertou-se do jugo colonial, mas ainda não conseguiu erguer Estados nacionais verdadeiros. Esse é o desafio político que as sociedades africanas enfrentam atualmente. Sua superação é condição indispensável para a estabilidade política e o desenvolvimento econômico. [...].” 

MAGNOLI, Demétrio. Geografia para o Ensino Médio, 2012, p. 652-653. (grifo nosso) 

As dificuldades que muitos países africanos enfrentam para se constituírem em “Estados nacionais verdadeiros”, estão relacionadas 

I. às secas prolongadas e às inundações, que, por si só, já explicam as frequentes crises de abastecimento alimentar, que desencadeiam crises políticas e econômicas e solapam o Estado nacional. 
II. à incapacidade que o governo de diversos países tem em tributar o conjunto da sociedade, e, em certos casos, à dificuldade de controlar de fato as vastas regiões do território do país, por estarem sob o domínio local de milícias armadas que ignoram o poder central. 
III. à influência do neocolonialismo, que, em muitos casos, grandes potências, ainda exercem sobre Estados africanos, por meio da ajuda financeira, da cooperação militar e, sobretudo, por meio de tratados especiais de comércio, que desfavorecem a economia nacional. 
IV. à incapacidade dos nativos africanos de respeitarem as diferenças etnorreligiosas entre si e de se autogovernarem sem a presença política dos colonizadores europeus, apesar da existência, atualmente, de um país capaz de assumir o papel de liderança política no continente, como é o caso de Angola. 
V. ao descompasso entre as territorialidades produzidas pela colonização e as territorialidades locais no contexto interno dos países africanos, que definiu fronteiras que não necessariamente mantêm relação com a distribuição étnica ou linguística de suas populações. 

Assinale a alternativa que apresenta todas as afirmativas corretas. 

A) I, II e III 
B) I, III e IV 
C) II, III e V 
D) I, IV e V 
E) II, IV e V

7- (PUC RS) Considere o mapa e as afirmativas.


I. O mapa evidencia uma região fronteiriça entre dois países pertencentes ao NAFTA. 
II. As setas indicam os principais eixos de entrada de imigrantes mexicanos para os Estados Unidos da América do Norte. 
III. No México, nas áreas próximas à fronteira com os Estados Unidos da América do Norte, estão concentradas as indústrias “maquiadoras”, responsáveis por significativa parcela de exportações mexicanas. 
IV. Os estados norte-americanos assinalados pelos números 1 e 2, receptores de imigrantes ilegais mexicanos, são o Texas e a Califórnia, respectivamente. 

Pela análise do mapa e das afirmativas, conclui-se que somente estão corretas 

A) I, II e III. 
B) I e III. 
C) I e IV. 
D) II, III e IV. 
E) II e IV

8- (FADI–2016) O que vemos, de fato, na fotografia divulgada essa semana pela agência Reuters? A imagem mostra uma criança pequena caída de bruços à beira do mar, enquanto um homem uniformizado, de costas para a câmera, parece tomar notas. O rosto da criança é muito pouco perceptível, enquanto o do homem é praticamente invisível. Não é difícil perceber que se trata de uma criança morta e de um policial que registra o ocorrido. 

ESTADÃO, 05 set. 15. Disponível em: <http://goo.gl/bOVTJ8>. (Adaptação). 

A imagem em questão retrata uma criança refugiada 

A) curda, que faleceu na tentativa de atravessar a fronteira turca com a Grécia. 
B) libanesa, que pereceu na travessia do Mar Mediterrâneo em direção ao litoral italiano. 
C) da Líbia, que morreu em um dos acidentes ocorridos na travessia do mar para a Europa. 
D) da Somália, falecida na tentativa de fugir da crise social e econômica que atinge o seu país. 
E) da Tunísia, morta por engano no litoral europeu da Península Ibérica (Portugal e Espanha).

9- (FUVEST-SP–2016) O processo de industrialização que se efetivou em São Paulo a partir do início do século XX foi o indutor do processo de metropolização. A partir do final dos anos 1950, a concentração da estrutura produtiva e a centralização do capital em São Paulo foram acompanhadas de uma urbanização contraditória que, ao mesmo tempo, absorvia as modernidades possíveis e expulsava para as periferias imensa quantidade de pessoas que, na impossibilidade de viver o urbano, contraditoriamente, potencializavam a sua expansão. Assim, de 1960 a 1980, a expansão da metrópole caracterizou-se também pela intensa expansão de sua área construída, marcadamente fragmentada e hierarquizada. Esse processo se constituiu em um ciclo da expansão capitalista em São Paulo marcada por sua periferização. 

ALVAREZ, Isabel. Projetos Urbanos: alianças e conflitos na reprodução da metrópole. Disponível em: <http://gesp.fflch.usp.br/sites/gesp.fflch.usp.br/files/02611.pdf>. Acesso em: 10 ago. 2015 (Adaptação). 

Com base no texto e em seus conhecimentos, é correto afirmar: 

A) O processo que levou à formação da metrópole paulistana foi dual, pois, ao trazer modernidade, trouxe também segregação social. 
B) A cidade de São Paulo, no período entre o final da Segunda Guerra Mundial e os anos de 1980, conheceu um processo intenso de desconcentração industrial. 
C) A periferia de São Paulo continua tendo, nos dias de hoje, um papel fundamental de eliminar a fragmentação e a hierarquização espacial. 
D) A periferização, em São Paulo, cresceu com ritmo acelerado até os anos de 1980, e, a partir daí, estagnou, devido à retração de investimentos na metrópole. 
E) A expansão da área construída da metrópole, na década de 1960, permitiu, ao mesmo tempo, ampliar a mancha urbana e eliminar a fragmentação espacial.

10- (UEMS) Considere o mapa intitulado “A última fronteira: expansão da cana pode atingir borda do Pantanal”, para responder à questão a seguir


Com base nas informações do mapa, analise as afirmativas a seguir. 

I. Transformações socioespaciais decorrentes da expansão do setor sucroalcooleiro na área de planalto apresentam-se como um elemento complicador à manutenção da qualidade ambiental da Planície Pantaneira. 
II. O avanço do plantio de cana-de-açúcar na área do planalto configura-se como uma condição preocupante para a manutenção da qualidade hídrica dos rios pantaneiros; isso se deve, principalmente, ao fato de haver uma relação de interdependência nos sistemas hidrográfico e pluvial das áreas do planalto e da planície. 
III. A expansão do plantio de cana-de-açúcar na área do planalto reflete o crescimento do setor sucroalcooleiro no país. Esse crescimento tem ligação direta com políticas internacionais, que priorizam a diminuição da emissão de gases que contribuem para o aquecimento global. 

É verdadeiro o que se afirma em 

A) I, II e III. 
B) I e III, apenas. 
C) II e III, apenas. 
D) III, apenas.

11- União aduaneira liderada pela Rússia preocupa a Embraer

A Embraer acionou o Itamaraty para não perder espaço no Cazaquistão, um de seus principais clientes asiáticos. O temor é com a iminente entrada em vigor de sobretaxas para aviões de fora da União Aduaneira, bloco liderado pela Rússia que inclui ainda Belarus.
A partir de julho do ano que vem, aviões e componentes aeronáuticos estrangeiros passarão a pagar sobretaxas de importação como uma das etapas do acordo alfandegária, em vigor desde 2010. [...]

A principal preocupação da Embraer motiva-se pelo fato de uma União Aduaneira caracterizar-se:
a) por não negociar com países que não fazem parte do acordo.
b) por estabelecer elevadas tarifas alfandegárias para qualquer produto importado.
c) pela concordância entre os países-membros de somente negociar com países que tenham boas relações econômicas com todos que compõem a união.
d) por estabelecer regras gerais de regulamentação comercial, adotando a Tarifa Externa Comum (TEC), que eleva as tarifas alfandegárias a um preço fixo por produto.

12- (UEA-AM)


Os pontos numerados no mapa indicam importantes áreas de exploração mineral na região Norte do país, com extração de manganês, bauxita, ferro, cobre, ouro e níquel. Os grandes projetos relacionados aos pontos 1, 2 e 3 são, respectivamente:

A) Trombetas, Carajás e Quadrilátero Ferrífero. 
B) Serra do Navio, Trombetas e Carajás. 
C) Serra do Navio, Carajás e Maciço do Urucum. 
D) Trombetas, Serra do Navio e Paragominas. 
E) Maciço do Urucum, Alumar e Carajás.

13-  (UEMG–2016) 

A revolução da informação 
A vida política e social foi profunda e irreversivelmente alterada pela redução brutal dos tempos de deslocamento de matéria e informação. Os governos passaram a ter condições de controle efetivo sobre os territórios ao adquirirem a capacidade de emitir ordens , instantaneamente, para agentes administrativos em lugares distantes. 

TERRA, Lygia; ARAÚJO, Regina; GUIMARÃES, Raul. Conexões. Estudos de geografia geral e do Brasil. Ed. Moderna. p. 460.

Assembleia da ONU aprova proposta contra espionagem 
Resolução, que não é obrigatória, foi iniciada por Brasil e Alemanha após dados vazados por Snowden indicarem que os dois governos eram monitorados. Nenhum país é obrigado a adotar, mas quase 200 apoiaram uma resolução contra espionagem aprovada nesta quarta-feira pela Assembleia Geral da ONU. A proposta foi introduzida por Brasil e Alemanha, depois das alegações de que os governos dos dois países eram monitorados. O texto pede aos países que revejam procedimentos e legislação relacionados a programas de vigilância e protejam a privacidade dos usuários de internet e outras formas de comunicação eletrônica. Também faz um apelo para que sejam criados ou mantidos mecanismos de controle independentes e efetivos, capazes de assegurar transparência e prestação de contas sobre os programas que interceptam dados pessoais.

Disponível em: <http://veja.abril.com.br/noticia/mundo/assembleia-da-onuaprova-proposta-contraespionagem>. Acesso em: 30 set. 2015.

O avanço da tecnologia foi sem dúvida um grande passo para a humanidade, porém cobra seu preço. Com base nos dois textos, podemos concluir que o avanço tecnológico: 

A) Trouxe benefícios exclusivos para os países ricos, criando uma separação entre países desenvolvidos e subdesenvolvidos. 
B) Gerou a necessidade aos países de criarem leis e medidas de proteção à privacidade de seus órgãos, ações e cidadãos. 
C) Levou as empresas a ultrapassarem os limites regionais, atingindo mercados internacionais e equilibrando a economia global. 
D) Gera a invasão de privacidade de pessoas e entidades, sendo prática comum de todos os governos e maioria das empresas.

14- (UFJF-MG–2015)


Apple Inc. é uma empresa multinacional norte-americana que tem o objetivo de projetar e comercializar produtos eletrônicos de consumo, software de computador e computadores pessoais. Os produtos de hardware mais conhecidos da empresa incluem a linha de computadores Macintosh, o iPod, o iPhone, o iPad, a Apple TV e o Apple Watch.

Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/wiki/Apple>. Acesso em: 26 nov. 2015.

Os componentes do preço de venda do iPhone representam 

A) a centralização das unidades produtivas no país sede da Apple. 
B) a introdução de métodos fordistas na fabricação do smartphone. 
C) a desproporcional diferença entre a demanda e a oferta do produto. 
D) o domínio do modelo clássico da divisão internacional do trabalho. 
E) o padrão atual da distribuição territorial das atividades econômicas. 

15- (Unesp–2016) Ao promover a livre circulação de mercadorias e serviços entre Estados Unidos, Canadá e México, o Tratado Norte-Americano de Livre-Comércio ratificou as chamadas maquiladoras, caracterizadas como 

A) indústrias estadunidenses em território mexicano, que realizam a montagem de produtos através da exploração de mão de obra. 
B) parques tecnológicos estadunidenses em regiões de fronteira mexicana, que priorizam o desenvolvimento industrial regional via compartilhamento dos meios de produção. 
C) indústrias mexicanas em território estadunidense, que produzem bens de consumo por meio de parcerias para o desenvolvimento produtivo. 
D) universidades técnicas mexicanas em território canadense, que investem na qualificação profissional via intercâmbio de trabalhadores. 
E) empresas canadenses em território estadunidense, que objetivam a prestação solidária de serviços essenciais às cidades mexicanas.


GABARITO:
1- A
2- E
3- A
4- D
5- A
6- C
7- A
8- A
9- A
10- A
11- D
12- B
13- B
14- E
15- A 

Nenhum comentário:

Postar um comentário