sábado, 8 de julho de 2023

SIMULADO 40 DE CIÊNCIAS HUMANAS - GEOGRAFIA




1- (FGG) “Desde o começo das civilizações, os rios tiveram papel fundamental para a formação de comunidades, cidades e para a sobrevivência dos homens. Até os dias atuais, os cursos de água doce são o sustento de milhares de famílias no Brasil e em todo o mundo.” 

A expressão “Bacia Hidrográfica” pode ser entendida como:

(a) o conjunto das terras drenadas ou percorridas por um rio principal e seus afluentes.
(b) a área ocupada pelas águas de um rio principal e seus afluentes no período normal de chuvas.
(c) o conjunto de lagoas isoladas que se formam no leito dos rios quando o nível de água baixa.
(d) o aumento exagerado do volume de água de um rio principal e seus afluentes quando chove acima do normal.
(e) o lago formado pelo represamento das águas de um rio principal e seus afluentes. 

2- (UERJ) Parece improvável, mas é verdade: o Polo norte magnético está se movendo mais depressa do que em qualquer outra época da história da humanidade, ameaçando mudar de meios de transporte a rotas tradicionais de migração de animais. O ritmo atual de distanciamento do norte magnético da Ilha de Ellesmere, no Canadá, em direção à Rússia, está fazendo as bússolas errarem em cerca de um grau a cada cinco anos. O GLOBO. 08 mar. 2011 (Adaptação). O fenômeno natural descrito anteriormente não afeta os aparelhos de GPS – em português, Sistema de Posicionamento Global. Isso se explica pelo fato de esses aparelhos funcionarem tecnicamente com base na 

A) recepção dos sinais de rádio emitidos por satélites. 
B) gravação prévia de mapas topográfi cos na memória digital. 
C) programação do sistema com as tabelas da variação do polo norte. 
D) emissão de ondas captadas pela rede analógica de telefonia celular.

3- Verifique a correspondência entre as feições do relevo e suas respectivas representações em forma de curvas de nível e marque a alternativa correta.


A) I, II e III são corretas
B) Apenas I é correta
c) II e III são corretas
D) I e IV são corretas
E) Apenas III é correta

4- (Unemat-MT) Um turista deslocou-se da cidade de São Paulo-SP com destino a Cuiabá-MT. Já na capital mato- -grossense, observou duas alterações de cunho geográfico importantes: a primeira, relativa às circunstâncias climáticas, e a segunda, referente ao fuso horário, que este teve que ajustar no seu relógio. 

Com base no texto, analise as afirmativas. 

I. Na cidade de São Paulo predomina o clima tropical de altitude e, em Cuiabá, o clima subtropical. 

II. O turista paulista teve de atrasar o relógio, uma vez que o horário se atrasa em 1 hora a cada 15° em direção ao oeste.

III. O turista saiu de um local com domínio de clima subtropical e, ao chegar à capital de Mato Grosso, teve de atrasar o relógio, uma vez que Cuiabá localiza-se a leste de São Paulo. 

IV. O turista saiu de um local com domínio de clima semiárido e, ao chegar, teve de adiantar o relógio, uma vez que a capital de Mato Grosso localiza-se a oeste de São Paulo. 

V. O turista saiu de um local com domínio de clima Tropical de altitude e, ao chegar, teve de atrasar o relógio, uma vez que a capital de Mato Grosso localiza-se a oeste de São Paulo.

Assinale a alternativa que indica a(s) afirmativa(s) correta(s). 

A) II 
B) II e III 
C) IV e V 
D) II e V 
E) III e IV

5- (UDESC–2017) Três propriedades rurais, A, B e C, de formato quadrado, são representadas em mapas com diferentes escalas, sendo que a propriedade A é representada com 3 centímetros de lado em um mapa de escala 1 : 100 000; a propriedade B é representada com 6 centímetros de lado em um mapa de escala 1 : 50 000 e a propriedade C é representada com 9 cm de lado em um mapa de escala 1 : 10 000. A partir dessas informações, é possível afirmar: 

A) a área da propriedade A é maior que a área da propriedade B. 
B) a área da propriedade C é maior que a área da propriedade B. 
C) a área da propriedade B é o dobro da área da propriedade A. 
D) a área da propriedade B é a metade da área da propriedade C. 
E) as propriedades A e B têm a mesma área.

6- (Unesp) A figura apresenta os componentes do sistema Terra e suas intrínsecas interações e combinações.


PRESS, Frank et al. Para entender a Terra. 2006 (Adaptação). 

A partir da observação da figura, pode-se afirmar que a energia solar, que incide no planeta, é primariamente absorvida pelos seguintes componentes: 

A) Atmosfera, biosfera e hidrosfera. 
B) Astenosfera, litosfera e manto inferior. 
C) Biosfera, núcleo externo e núcleo interno. 
D) Atmosfera, litosfera e astenosfera. 
E) Litosfera, manto inferior e hidrosfera.

7- (UEL-PR) Até a segunda metade do século XIX, pensava-se que o mapa do mundo fosse praticamente uma constante. Alguns, porém, admitiam a possibilidade da existência de grandes pontes terrestres, agora submersas, para explicar as semelhanças entre as floras e faunas da América do Sul e da África. De acordo com a teoria da tectônica de placas, toda a superfície da Terra, inclusive o fundo dos vários oceanos, consiste em uma série de placas rochosas sobrepostas. Os continentes que vemos são espessamentos das placas que se erguem acima da superfície do mar. 

DAWKINS, R. O Maior Espetáculo da Terra. São Paulo: Companhia das Letras, 2009. p.257-258 (Adaptação).



Com base nas informações contidas no texto, nos mapas e nos conhecimentos sobre placas tectônicas, considere as afirmativas a seguir. 

I. As placas tectônicas que dividem as Américas da Europa e da África são divergentes, comprovando a teoria de Wegener, segundo a qual os continentes estão se afastando. 
II. As áreas de subducção são locais de encontro de placas tectônicas, resultando em formação de cadeias de montanhas, como os Andes e o Himalaia. 
III. As áreas propensas a tsunamis, como Tailândia e Japão, coincidem com as faixas de incidência de choques entre placas tectônicas. 
IV. O Brasil não sofre a influência de tsunamis apesar de possuir um vasto litoral e de localizar-se em uma área de instabilidade tectônica. 

Assinale a alternativa correta. 

A) Somente as afirmativas I e IV são corretas. 
B) Somente as afirmativas II e III são corretas. 
C) Somente as afirmativas III e IV são corretas. 
D) Somente as afirmativas I, II e III são corretas. 
E) Somente as afirmativas I, II e IV são corretas.

8- (PUC-RS) Dentre os desdobramentos político-econômicos imediatos na ordem internacional produzidos pela Primeira Guerra Mundial (1914-1918), é correto apontar:

a) o fim dos privilégios aduaneiros da França no comércio com a Alemanha.
b) o surgimento da Organização das Nações Unidas, por meio do Tratado de Sevres.
c) a criação da Iugoslávia, como decorrência das questões políticas dos Bálcãs.
d) a anexação da Palestina, da Síria e do Iraque ao Império Otomano.
e) a incorporação da Hungria e da Tchecoslováquia aos domínios austríacos.

9- (ENEM 2007) Em 1947, a Organização das Nações Unidas (ONU) aprovou um plano de partilha da Palestina que previa a criação de dois Estados: um judeu e outro palestino. A recusa árabe em aceitar a decisão conduziu ao primeiro conflito entre Israel e países árabes. A segunda guerra (Suez, 1956) decorreu da decisão egípcia de nacionalizar o canal, ato que atingia interesses anglo-franceses e israelenses. Vitorioso, Israel passou a controlar a Península do Sinai. O terceiro conflito árabe-israelense (1967) ficou conhecido como Guerra dos Seis Dias, tal a rapidez da vitória de Israel. Em 6 de outubro de 1973, quando os judeus comemoravam o Yom Kippur (Dia do Perdão), forças egípcias e sírias atacaram de surpresa Israel, que revidou de forma arrasadora. A intervenção americano-soviética impôs o cessar-fogo, concluído em 22 de outubro.

A partir do texto acima, assinale a opção correta.

A) A primeira guerra árabe-israelense foi determinada pela ação bélica de tradicionais potências europeias no Oriente Médio.
B) Na segunda metade dos anos 1960, quando explodiu a terceira guerra árabe-israelense, Israel obteve rápida vitória.
C) A guerra do Yom Kippur ocorreu no momento em que, a partir de decisão da ONU, foi oficialmente instalado o Estado de Israel.
D) A ação dos governos de Washington e de Moscou foi decisiva para o cessar-fogo que pôs fim ao primeiro conflito árabe-israelense.
E) Apesar das sucessivas vitórias militares, Israel mantém suas dimensões territoriais tal como estabelecido pela resolução de 1947 aprovada pela ONU.

10- (UFMG) Considerando-se sua localização e sua dimensão, é INCORRETO afirmar que o território brasileiro:

a) é caracterizado por pequena variação latitudinal, responsável pela reduzida amplitude térmica anual registrada no País, típica de espaços intertropicais.
b) é dotado de extenso litoral, de onde, historicamente, as áreas de fronteira agrícola se projetaram para as bordas da vasta floresta equatorial do Continente Sul-Americano.
c) ocupa o interior de uma placa litosférica, responsável, em parte, pelo predomínio, na paisagem, de amplas depressões e de planaltos rebaixados pela erosão.
d) possui quatro fusos horários atrasados em relação ao Meridiano de Greenwich, mas a hora oficial – a Hora de Brasília - estende-se a boa parte do País.

11- (Enem) Os mapas a seguir revelam como as fronteiras e suas representações gráficas são mutáveis.


Essas significativas mudanças nas fronteiras de países da Europa Oriental nas duas últimas décadas do século XX, direta ou indiretamente, resultaram 

A) do fortalecimento geopolítico da URSS e de seus países aliados, na ordem internacional. 
B) da crise do capitalismo na Europa, representada principalmente pela queda do Muro de Berlim. 
C) da luta de antigas e tradicionais comunidades nacionais e religiosas oprimidas por Estados criados antes da Segunda Guerra Mundial. 
D) do avanço do capitalismo e da ideologia neoliberal no mundo ocidental. 
E) da necessidade de alguns países subdesenvolvidos ampliarem seus territórios.

12- (Fuvest 2015) Um tema recorrente no debate contemporâneo é a migração global. A Organização das Nações Unidas estima que existam 232 milhões de migrantes em todo o mundo (ONU, 2013). Há, atualmente, mais mobilidade que em qualquer outra época da história mundial. Comparando a migração atual com a do século XIX, é correto afirmar:

a) Até  o  século  XIX,  as  nações  norte-americanas  destacaram-se  como  emissoras  de  migrantes,  enquanto,  hoje em  dia, encontram-se entre as principais receptoras desses fluxos, sobretudo os originários do continente africano.
b) Diferentemente do que ocorreu no século XIX, os recursos envolvidos são um traço diferenciador na atualidade, pois remessas enviadas por migrantes originários de nações pobres, como Haiti e Jamaica, são, muitas vezes, utilizadas para sustentar suas famílias no país de origem, além de representarem parte significativa do PIB desses países.
c) Países  europeus,  como  Irlanda,  Itália,  Grécia  e  Espanha,  foram  importantes  emissores  de  migrantes  no  século  XIX  e continuam a figurar, hoje em dia, dentre os países com maior fluxo migratório para os EUA.
d) No século XIX, a emissão e a recepção de migrantes concentravam-se na Europa, enquanto, na atualidade, a emissão restringe-se à América do Sul e a recepção tem alcance global.
e) O  movimento  migratório  do  continente  africano  para  a  Ásia  foi  significativo  no  século  XIX  e,  atualmente,  apresenta importante  crescimento  decorrente  de  políticas  de  cooperação  internacional  (Ásia/África)  para  o  desenvolvimento socioeconômico africano, especialmente para Angola e África do Sul.

13- (UFRGS) Observe o gráfico.

A evolução da população urbana e rural do Brasil mostrada no gráfico pode ser explicada pela

A) mecanização da agricultura e a crise do petróleo
B) mecanização da agricultura e a reforma agrária. 
C) migração campo-cidade e a reforma agrária. 
D) migração campo-cidade e a crise do petróleo. 
E) mecanização da agricultura e a migração campo-cidade. 

14- (PUCPR–2016) Em agosto de 2013, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou a projeção de que a “população brasileira continuará crescendo até 2042, quando deverá chegar a 228,4 milhões de pessoas. A partir do ano seguinte, ela diminuirá gradualmente e estará em torno de 218,2 milhões em 2060”. IBGE – Sala de imprensa. População brasileira deve chegar ao máximo (228,4 milhões) em 2042. 

Disponível em: 
<http://saladeimprensa.ibge.gov.br/noticias?view=noticia& id=1&busca=1&idnoticia=2455>. Acesso em: 15 ago. 2015 (Adaptação).

A redução do ritmo de crescimento nas próximas três décadas e a diminuição da quantidade de brasileiros a partir de 2043 são reflexos principalmente 

A) da queda da taxa de fecundidade da mulher brasileira. 
B) do aumento da expectativa de vida. 
C) da atual implantação de políticas de controle populacional. 
D) da evasão de brasileiros em direção aos países desenvolvidos, devido à crise econômica iniciada a partir de 2004. 
E) da mudança do perfil da população brasileira de uma nação jovem para um país de idosos.

15- (UERJ–2015)


As taxas de desemprego são um dos indicadores das condições do crescimento socioeconômico de países e de regiões, em especial quando afetam contingentes populacionais mais jovens. De acordo com o mapa, a região que apresenta o maior potencial para crescimento da força de trabalho é 

A)  Ásia Oriental. 
B)  Oriente Médio. 
C)  Norte da África. 
D)  Sudeste Asiático.


GABARITO:
1- A
2- A
3- D
4- D
5- E
6- A
7- D
8- C
9- B
10- A
11- D
12- B
13- E
14- A
15- A

Nenhum comentário:

Postar um comentário