1- (Unesp–2018)
A figura ilustra a alteração na distribuição das __________ como resultado de três décadas de desmatamento em certo setor da Floresta Amazônica. O “deslocamento” desse tipo de precipitação é um efeito das variações horizontais da rugosidade da superfície, que promovem a concentração da pluviosidade nas bordas das áreas desmatadas. Essa mudança na circulação atmosférica pode ter como consequência __________ na região.
KHANNA, Jaya et al. Regional dry-season climate changes due to three decades of Amazonian deforestation. Nature Climate Change, mar. 2017 (Adaptação).
As lacunas do texto devem ser preenchidas por
A) chuvas convectivas – a manutenção dos serviços ecológicos.
B) chuvas frontais – a diminuição da evapotranspiração.
C) chuvas convectivas – a redução da produtividade agrícola.
D) chuvas orográficas – o empobrecimento do solo.
E) chuvas frontais – o aumento na frequência de incêndios.
2- No decorrer dos séculos, a fixação do homem em novos territórios foi sinônimo de devastação da cobertura vegetal. As tabelas a seguir retratam alguns números do desmatamento na Amazônia brasileira e remanescentes de florestas em alguns países selecionados.
Analisando-se os dados da tabela anterior e considerando os ritmos desiguais de desmatamento nas florestas em diversos países do mundo, constata-se que
A) a Federação Russa possui a maior parte das florestas remanescentes e as de maior biodiversidade do mundo.
B) o desmatamento da Amazônia ocorre num ritmo acelerado, principalmente devido ao avanço das fronteiras agrícolas e da pecuária.
C) a Europa é o continente com maior quantidade de florestas preservadas no mundo, em parte devido à ação das ONGs ambientalistas.
D) os países apresentados no gráfico das florestas remanescentes são, em sua maioria, países centrais, destacando-se os EUA.
E) a redução no desmatamento da Floresta Amazônica nos últimos anos é um fato inédito e resultante das políticas ambientalistas do país.
3- (Unesp) O efeito estufa é um fenômeno natural e consiste na retenção de calor irradiado pela superfície terrestre, pelas partículas de gases e água em suspensão na atmosfera que garante a manutenção do equilíbrio térmico do planeta e da vida. O efeito estufa, de que tanto se fala ultimamente, resulta de um desequilíbrio na composição atmosférica, provocado pela crescente elevação da concentração de certos gases que têm a capacidade de absorver calor. Qual das ações a seguir seria mais viável para minimizar o efeito acelerado do aquecimento global provocado pelas atividades do homem moderno?
A) Redução dos investimentos no uso de tecnologias voltada para a captura e sequestro de carbono.
B) Aumento da produção de energia derivada de fontes alternativas, como o xisto pirobetuminoso e os micro-organismos manipulados geneticamente.
C) Reduzir o crescimento populacional e aumentar a construção de usinas termelétricas.
D) Reflorestamento maciço em áreas devastadas e o consumo de produtos que não contenham CFCs (clorofluorcarbonetos).
E) Criação do Mecanismo de Desenvolvimento Limpo (MDL) pelo Brasil e do Painel Intergovernamental sobre Mudança Climática (IPCC) pelos EUA.
4- A área em negrito no mapa refere-se ao um bioma rico em biodiversidade, cuja a vegetação já foi mais de 90% desmatada. Esse bioma é chamado de:
(A) Mangue.
(B) Cerrado.
(C) Pantanal.
(D) Mata Atlântica.
(E) Mata dos Cocais.
5- (PUC) – As porções orientais do território brasileiro, em termos de clima, sofrem maior intervenção da massa de ar:
a) Equatorial Continental (Ec)
b) Equatorial Atlântica (Ea)
c) Tropical Continental (Tc)
d) Tropical Atlântica (Ta)
e) Polar Atlântica (Pa)
6- O atual aquecimento global tem sido creditado a algumas atividades humanas que, aumentando a concentração atmosférica de CO2 e CH4, favorecem o aumento do efeito estufa. Assinale a opção que contribui para o aquecimento global.
a) Manter florestas artificiais para a produção de papel e móveis de madeira.
b) Substituir o consumo de combustíveis fósseis pelo álcool e pelo biodiesel.
c) Aumentar o plantio de soja para a alimentação do gado bovino.
d) Substituir geração de energia termoelétrica por energia nuclear.
e) investir em energias renováveis como eólica e solar.
7- O conflito de 1914-1918 deixou em campos opostos os seguintes países:
a) Alemanha, Império Austro-Húngaro e França contra Inglaterra, Rússia e Estados Unidos.
b) Alemanha, Império Russo e Itália contra Inglaterra, Império Austro-Húngaro e Estados Unidos.
c) Alemanha, Itália e Império Austro-Húngaro contra Inglaterra, Rússia e França.
d) Alemanha, Itália e Império Turco-Otomano contra Inglaterra, Rússia e Império Austro-Húngaro.
8- (FGG – CH) A diáspora judaica é o nome dado às diversas expulsões forçadas dos judeus mundo afora, incluindo a formação de outras comunidades judaicas fora das regiões que hoje são conhecidas como Israel, partes do Líbano e Jordânia. Foi um processo de “dispersão” desse povo, que ia além da Palestina.
Sobre a primeira diáspora do povo judeu conclui-se que
(A) ocorreu devido a fortes pressões estabelecidas pela ONU sobre o povo judeu.
(B) Foi a dispersão ocasionada pela migração dos judeus após o dia de Yom Kippur.
(C) ocorreu quando no ano de 70 d.C. os judeus foram expulsos das terras da palestina após a ocupação dos romanos.
(D) ocorreu quando no ano de 586 a.C. a civilização babilônica do imperador Nabucodonosor invadiu as terras da palestina.
(E) o povo judeu se dispersou por conta própria afim de buscar novos mercados e rotas comerciais.
9- (PUCPR) A foto a seguir diz respeito ao incidente que aconteceu no período da Guerra Fria, precisamente em 1962. Considerado por muitos como o confronto mais assustador entre as superpotências (EUA e URSS ), resultou num recuo da manobra do governante russo Nikita Khrushchev ao atender às exigências do presidente norte-americano John Kennedy:
A) Glasnost.
B) P lano Marshall.
C) Criação da OTAN.
D) Criação da Détente.
E) Crise dos mísseis em Cuba.
10- (Enem) Disneylândia Multinacionais japonesas instalam empresas em Hong-Kong E produzem com matéria-prima brasileira Para competir no mercado americano [...] Pilhas americanas alimentam eletrodomésticos ingleses na Nova Guiné Gasolina árabe alimenta automóveis americanos na África do Sul [...] Crianças iraquianas fugidas da guerra Não obtêm visto no consulado americano do Egito Para entrarem na Disneylândia ANTUNES, A.
Disponível em: <www.radio.uol.com.br>. Acesso em: 03 fev. 2013. [Fragmento]
Na canção, ressalta-se a coexistência, no contexto internacional atual, das seguintes situações:
A) Acirramento do controle alfandegário e estímulo ao capital especulativo.
B) Ampliação das trocas econômicas e seletividade dos fluxos populacionais.
C) Intensifi cação do controle informacional e adoção de barreiras fi tossanitárias.
D) Aumento da circulação mercantil e desregulamentação do sistema financeiro.
E) Expansão do protecionismo comercial e descaracterização de identidades nacionais.
11- Nas grandes cidades brasileiras, a falta de moradia e o aumento do desemprego estão diretamente relacionados à existência de que tipos de habitação?
A) Subúrbios e condomínios.
B) Lugarejos e condomínios.
C) Favelas e cortiços.
D) Mansões e vilas.
E) Vilas e bairros.
12- (Ifal) Segundo a ONU, a população mundial atingiu a marca dos 6,9 bilhões de habitantes em 2011, conforme dados divulgados pelo Fundo de População das Nações Unidas (FNUAP). Estimativas mostram que, em 2050, a população mundial atingirá a marca de pouco mais de 9 bilhões de habitantes. O ritmo de crescimento populacional tem declinado nos últimos anos em todos os países, porém os países subdesenvolvidos continuarão com taxas mais elevadas quando comparadas com os das nações desenvolvidas. Observe a tabela a seguir, sobre a distribuição da população por continente.
Assinale a proposição que melhor retrata o crescimento demográfico mundial e sua mobilidade no espaço geográfico.
A) Dos 6,9 bilhões de habitantes existentes no mundo, a maioria está na Ásia, sendo a China e a Índia os mais populosos do mundo. Esse crescimento populacional é explicado através do forte processo de emigração.
B) A população africana é a segunda maior entre os continentes e seus indicadores sociais são os piores do mundo. Desemprego, fome crônica, epidemias e conflitos internos são fatores responsáveis pela elevada emigração dos africanos, em especial, para países europeus, onde sofrem com a xenofobia.
C) A Europa apresenta baixíssima taxa de natalidade e baixa expectativa de vida, levando alguns governos como os da França, Itália e Alemanha a estimularem a imigração, em especial, de países africanos.
D) O atual governo dos Estados Unidos aboliu a política de imigração, estimulando a entrada de latinos, devido às necessidades de mão de obra barata.
E) Alguns países da Oceania como Austrália e Nova Zelândia têm estimulado o aumento da taxa de natalidade e de imigração visando a aumentar a população desse continente.
13- (Fatec-SP–2016) No final do século XVIII, o economista inglês Thomas Malthus escreveu um livro, no qual trabalhou a ideia de que a fome e a miséria são decorrentes do descompasso entre o crescimento populacional e a produção de alimentos. Segundo Malthus,
A) o ritmo do crescimento populacional tende a diminuir à medida que os investimentos em educação aumentam.
B) o crescimento demográfico acelera a retirada dos recursos naturais, causando danos irreversíveis ao meio ambiente.
C) o crescimento acelerado da população nos países subdesenvolvidos é consequência e não a causa da miséria e da pobreza.
D) o aumento da população ocorre em progressão geométrica e a produção de alimentos aumenta em progressão aritmética.
E) o aumento da população faz com que os governos invistam cada vez mais em saúde, deixando de lado os investimentos produtivos.
14- (FGG-CH) O esquema representa um processo de erosão em encosta. Assinale a alternativa que melhor contribui, do ponto de vista ambiental, para a redução desse processo.
(A) A prática de aração do solo.
(B) A técnica de terraceamento.
(C) A prática de aterramento.
(D) Impermeabilização do solo.
(E) Construção de favelas.
15- (FGG) Leia.
Os blocos econômicos compreendem a formação de mercados regionais entres países a fim de dinamizar e integrar a economia de seus membros, através da livre circulação de mercadorias ou da redução dos impostos cobrados em importações.
Fonte: https://brasilescola.uol.com.br/o-que-e/geografia/o-que-e-bloco-economico.htm
Com base nas características e estágios de integração dos blocos econômicos assinale o que for incoerente.
A) Para o início de integração dos países no bloco econômico, são estudadas as tarifas individuais de cada país e realizado um relatório sobre quais serão as novas tarifas preferenciais e quais os novos valores que serão cobrados para troca de produtos importados.
B) Na Zona de Livre Comércio os produtos são negociados com redução gradativa de tributos até o momento em que ocorre a isenção ou a eliminação das tarifas entre os países do bloco por meio da TEC.
C) Na União Aduaneira, os impostos internamente são extintos, podendo haver a livre circulação de mercadorias e bens dentro do bloco sem qualquer tipo de imposto, além da Tarifa Externa Comum.
D) No Mercado Comum, há a liberalização da transição de mercadorias, pessoas, serviços e capital, portanto, qualquer pessoa ou empresa pode circular ou se instalar em qualquer território dentro dos países membros do bloco econômico.
E) Na União Econômica também compreende a padronização de políticas econômicas (macro e micro) com a criação de um Banco Central que será responsável por administrar os mais diversos assuntos do bloco, bem como uma única moeda.
GABARITO:
1- C
2- B
3- D
4- D
5- D
6- C
7- C
8- D
9- E
10- B
11- C
12- B
13- D
14- B
15- B
Nenhum comentário:
Postar um comentário