quarta-feira, 12 de julho de 2023

SIMULADO 44 DE CIÊNCIAS HUMANAS - GEOGRAFIA




1- Leia o texto:
“A cada dia sendo mais empurrada para fora de seu habitat, a capivara está vivendo mais próxima das áreas urbanas. E, com fácil adaptação, esse roedor tem invertido a realidade dos animais silvestres, se multiplicando de forma acentuada em algumas regiões no estado de São Paulo que já virou objeto de pesquisa científica. Há suspeitas de que a proliferação das capivaras estaria provocando surtos epidemiológicos de febre maculosa.”

Fonte: D.Rocha. Portal Fauna Brasil, 12 out. 2006

O texto informa a invasão das capivaras em áreas urbanas. Os fatores que podem ser relacionados a esta invasão é:
(A) O desmatamento, a falta de predadores naturais e as doenças transmitidas à população.
(B) A caça predatória, a ocupação desordenada do ecossistema natural e as doenças transmitidas à população.
(C) A adaptação ao mesmo ecossistema e a participação na vida da populaçãolocal.
(D) O desmatamento, a adaptação ao mesmo ecossistema local e a manutenção da boa qualidade de vida.

2- (UNIOESTE – adaptada) – Sobre o clima mundial, os fatores e os processos que o condicionam, considere as afirmativas a seguir:

I. A latitude influencia na distribuição espacial das temperaturas. Dessa forma, quanto maior for latitude, menores serão as temperaturas.
II. A pressão atmosférica varia em função da altitude e da temperatura. Assim, quanto maior for a altitude, menor será a pressão atmosférica e quanto mais alta a temperatura, menor será a pressão.
III. O planeta Terra é aquecido uniformemente, tanto ao longo da sua superfície quanto ao longo do tempo (anos), e isto condiciona a circulação atmosférica com a produção de centros de alta e de baixa pressão, que se alteram continuadamente.
IV. Dependendo das condições locais, a precipitação pode ocorrer na forma de chuva, granizo ou neve e está relacionada, principalmente, à umidade atmosférica.
V. A diferença entre as temperaturas máxima e mínima é maior no interior dos continentes e a continentalidade exerce grande influência sobre essa amplitude térmica.

Sobre as considerações acima, podemos dizer que:

a) Estão incorretas as afirmativas I, III e V.
b) Estão incorretas as afirmativas I e IV.
c) Estão incorretas as alternativas I, IV e V.
d) Apenas a afirmativa III está incorreta.
e) Todas as afirmativas estão incorretas.

3- Um dos problemas ambientais decorrentes da industrialização é a poluição atmosférica. Chaminés altas lançam ao ar, entre outros materiais, o dióxido de enxofre (SO2) que pode ser transportado por muitos quilômetros em poucos dias. Dessa forma, podem ocorrer precipitações ácidas em regiões distantes, causando vários danos ao meio ambiente (chuva ácida). Com relação aos efeitos sobre o ecossistema, pode-se afirmar que:

I. As chuvas ácidas poderiam causar a diminuição do pH da água de um lago, o que acarretaria a morte de algumas espécies, rompendo a cadeia alimentar.
II. As chuvas ácidas poderiam provocar acidificação do solo, o que prejudicaria o crescimento de certos vegetais.
III. As chuvas ácidas causam danos se apresentarem valor de pH maior que o da água destilada. (Obtida por meio da evaporação)

Dessas afirmativas está(ão) correta(s):
a) I, apenas.
b) III, apenas.
c) I e II, apenas.
d) II e III, apenas.
e) I e III, apenas

4- (FAC. AGRONOMIA E ZOOTECNIA de Uberaba) Leia as afirmativas abaixo sobre a hidrografia brasileira:

I. É a maior das três bacias que formam a Bacia Platina, pois possui 891.309 km2, o que corresponde a 10,4% da área do território brasileiro.
II.  Possui a maior potência instalada de energia elétrica, destacando-se algumas grandes usinas.
III. Em virtude de suas quedas d'água, a navegação é difícil. Entretanto, com a instalação de usinas hidrelétricas, muitas delas já possuem eclusas para permitir a navegação.

Estas características referem-se à bacia do:
(a) Paraná
(b) Uruguai
(c) Paraguai
(d) Amazonas
(e) São Francisco

5- (FMABC-SP–2015) Leia: “A bússola magnética, com as novas cartas [marítimas] e portulanos, abriu o caminho também para a exploração dos oceanos, além do mundo mediterrâneo. Durante a Era das Grandes Navegações, navegadores equipados com boas bússolas ocasionaram uma verdadeira revolução no comércio mundial. Essa revolução mudou o mundo.” ACZEL, A. D. Bússola: a invenção que mudou o mundo. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2002. p. 103.


Considerando a forma de funcionamento da bússola e o papel que esse instrumento exerceu na história do mundo é correto afirmar que 

A) mais que mudar o mundo, pode ser dito que a bússola contribuiu para construir um novo mundo, com relações entre áreas continentais antes isoladas umas das outras. 
B) a bússola teve um papel histórico relevante na Era das Grandes Navegações, mas logo a seguir seu papel diminuiu com a chegada de novas tecnologias mais precisas. 
C) antes da bússola, a navegação só era possível no oceano aberto, já que, sem orientação, a navegação em mares estreitos apresentava grandes riscos de acidentes. 
D) a bússola funciona porque o planeta é um magneto gigante que orienta sua agulha, mas foi preciso chegar à era moderna para que o aparelho adquirisse de fato precisão. 
E) na Era das Grandes Navegações, tão importante quanto a bússola foram os portulanos, cartas náuticas desenvolvidas para a navegação atlântica.

6- (Mackenzie) Ao término da Primeira Grande Guerra, as potências vencedoras responsabilizaram a Alemanha pela guerra e foi-lhe imposto um tratado punitivo, o Tratado de Versalhes, que teve como consequências:

a) degradação dos ideais liberais e democráticos, agitações políticas de esquerda - como o movimento espartaquista - crise econômica e desemprego.
b) enfraquecimento dos sentimentos nacionais, militarização do Estado Alemão, recuperação econômica e incorporação de Gdansk.
c) anexação das colônias de Togo e Camarões, a afirmação dos ideais liberais e democráticos e a valorização do marco alemão.
d) prosperidade econômica, rearmamento alemão, desmembramento da Alemanha e fortalecimento dos partidos liberais.
e) surgimento da República Democrática Alemã e da República Federal Alemã, fortalecimento do nazismo, militarismo e diminuição do desemprego.

7- (ENEM 2011) O gráfico a seguir apresenta o gasto militar dos Estados Unidos, no período de 1988 a 2006.


(Foto: Fonte: Instituto Internacional de Pesquisa da Paz de Estocolmo (Sipri) Almanaque Abril 2008. Editora Abril)

Com base no gráfico, o gasto militar no início da guerra no Iraque foi de
A) U$ 4.174.000,00.
B) U$ 41.740.000,00.
C) U$ 417.400.000,00.
D) U$ 41.740.000.000,00.
E) U$ 417.400.000.000,00.

8- (UNIFOR) A região que forneceu o maior contingente de colonos-migrantes para a ocupação da fronteira agrícola, no Mato Grosso, Rondônia e Acre, durante os anos 70 e 80, foi a:

a) Nordeste.
b) Sul.
c) Norte.
d) Sudeste.
e) Centro-Oeste.

9- (Fuvest 2015) O  grupo  Boko  Haram,  autor  do  sequestro, em  abril de  2014,  de  mais  de  duzentas  estudantes,  que, posteriormente,  segundo  os  líderes  do  grupo,  seriam vendidas,  nasceu  de uma  seita  que  atraiu  seguidores com um  discurso  crítico em  relação  ao  regime  local.  Pregando um  islã  radical  e  rigoroso,  Mohammed  Yusuf,  um  dos fundadores,  acusava  os  valores  ocidentais,  instaurados pelos colonizadores britânicos, de serem a fonte de todos os males sofridos pelo país. Boko Haram significa “a educação ocidental  é  pecaminosa”  em  haussa,  uma  das  línguas faladas no país.

www.cartacapital.com.br. Acessado em 13/05/2014. Adaptado.

O texto se refere

a) a uma dissidência da Al􀍲Qaeda no Iraque, que passou a atuar no país após a morte de Sadam Hussein.
b) a um grupo terrorista atuante nos Emirados Árabes, país economicamente mais dinâmico da região.
c) a uma seita religiosa sunita que atua no Sul da Líbia, em franca oposição aos xiitas.
d) a um  grupo  muçulmano  extremista,  atuante  no  Norte da  Nigéria,  região em que a  maior  parte da  população vive na pobreza.
e) ao principal grupo religioso da Etiópia, ligado ao regime político  dos  tuaregues,  que  atua  em  toda  a  região  do Saara.

10- Atualmente, um dos grandes problemas de urbanização é a violência urbana. Sobre as questões referentes a este assunto, responda (V) para Verdadeiro e (F) para Falso.

I- No Brasil, a violência tem feito milhares de vítimas. Em alguns casos, esse ato é praticado pela própria família, além de inúmeros outros ocorridos nas ruas.
II- O crescimento desordenado das cidades e o êxodo rural pouco influenciam o aumento da violência urbana.
III- Em vários momentos, o crime organizado consegue superar a ação do governo.
IV- Problemas sociais como desemprego, deficiência dos serviços públicos, principalmente os de segurança pública, contribuem para o aumento da violência.
V- A violência urbana está atrelada apenas às classes menos favorecidas do Brasil.

Estão verdadeiras:

A)    I, II e III.
B)    II, III e IV.
C)    I, III e IV.
D)    II, III e V.
E)    I, III e V.

11- (Uefs–2017)


A análise do gráfico, aliada aos conhecimentos sobre o crescimento da população brasileira, permite afirmar corretamente: 

A) O elevado crescimento vegetativo da década de 60 do século passado é atribuído à redução da mortalidade, em razão, entre outros, da melhoria nas condições médico-sanitárias. 
B) O crescimento demográfico no período anterior a 1940 era baixíssimo, devido às altas taxas de natalidade e de mortalidade infantil. 
C) O estágio de transição demográfica se concluiu a partir do momento em que a fecundidade começou a declinar numa razão de quatro filhos por mulher. 
D) Entre 1890 e 1930, o crescimento natural da população esteve diretamente e exclusivamente relacionado ao processo imigratório para o país. 
E) A queda rápida da natalidade e da mortalidade, a partir de 2000, é explicada pelo intenso processo de urbanização, sobretudo na Região Sudeste.

12- (UERJ)



Nas duas últimas décadas, o Governo Federal vem propondo ações no sentido de oferecer uma resposta às transformações na composição etária da população brasileira. Essas ações têm seguido uma tendência que se manifesta mais diretamente na seguinte iniciativa: 

A)  Revisão das bases da legislação sindical. 
B)  Alteração das regras da previdência social. 
C)  Expansão das verbas para o ensino fundamental. 
D)  Ampliação dos programas de prevenção sanitária.

13- (FGV-SP) O mapa a seguir apresenta o número de migrantes que entraram em cada uma das regiões brasileiras e os que delas saíram em 2009. Sobre esse fenômeno e suas causas, assinale a alternativa correta.


A) Uma parcela significativa dos migrantes que chegam à região Nordeste é constituída por nordestinos que haviam migrado para outras regiões em períodos anteriores. 
B) O elevado saldo migratório registrado na região Centro- -Oeste pode ser explicado pela grande demanda por trabalhadores agrícolas, já que a agricultura da região caracteriza-se pela baixa intensidade tecnológica. 
C) A região Sul apresenta saldo migratório positivo, em grande parte resultante da atração exercida pelas metrópoles nacionais que polarizam a região. 
D) A região Norte apresenta saldo migratório negativo, reflexo da crise demográfica que se instalou no Amazonas após o fim da Superintendência da Zona Franca de Manaus (SUFRAMA). 
E) A região Sudeste deixou de figurar como polo de atração de imigrantes, devido à estagnação dos espaços industriais nela situados.

14- (FGG) Atualmente as indústrias se apresentam de forma versátil e, em parte, com a utilização de tecnologia de ponta como na imagem abaixo. 


A indústria mencionada na imagem é um exemplo de que tipo de indústria?
( A) Extrativa.
( B) Bens não-duráveis.
( C) Bens de produção.
( D) Trabalho intensivo.
( E) Capital intensivo.

15- (FGG – CH) Muitas pessoas não sabem, mas, em alguns casos, o consumo exagerado pode se tornar uma doença, uma espécie de vício: a pessoa consumista só consegue obter prazer ou se sentir bem ao comprar coisas, mesmo que não tenha condições ou utilidade. Compram produtos de forma exagerada, sem ter a necessidade destes, e que muitas vezes nem serão utilizados. O descontrole e a falta de consciência fazem com que a pessoa seja levada pelo impulso da compra e o desejo de suprir suas necessidades, que na maioria das vezes, nem ela mesmo sabe quais são. O limite que separa o consumo exagerado de uma mera extravagancia é o prejuízo que este comportamento causa na vida da pessoa.

Entre as características de uma pessoa que não adota hábitos sustentáveis, estão:

(A) Comprar coisas sem necessidade ou utilidade; Comprar coisas que não usa ou o objeto se torna um obstáculo; Gasta mais do que ganha e compra mesmo que não tenha o valor; Sente alivio imediato e momentâneo no momento da compra;
(B) Apaga as luzes ao sair dos ambientes; Fechar a torneira enquanto ensaboa as louças, lava as mãos ou escova os dentes, por exemplo, diminuindo o desperdício; Desligar os aparelhos eletrônicos que não estão em uso da tomada;
(C) Colocar os alimentos dentro da geladeira somente quando já esfriaram; Planejar as compras de alimentos e de roupas; Compra produtos de produtores locais;
(D) Aproveitar os papéis, utilizando frente e verso das folhas; Reduzir a papelada optando por contas digitais e recusando notas fiscais físicas, por exemplo; Optar, sempre que possível, pelo transporte coletivo ou compartilhado; Procurar utilizar bicicleta para se locomover, ao invés de carros ou motos;
(E) Reutilizar embalagens e objetos; Separar o lixo orgânico e reciclável, mesmo sem coleta seletiva, e faz o descarte correto dos itens, como pilhas e baterias; Ler os rótulos e busca a origem dos alimentos ou produtos, além de pesquisar sobre o processo produtivo; Priorizar produtos feitos com material reciclado e produtos orgânicos;

GABARITO:
1- A
2- D
3- C
4- A
5- A
6- A
7- E
8- B
9- D
10- C
11- A
12- B
13- A
14- E
15- A

Nenhum comentário:

Postar um comentário