quinta-feira, 20 de julho de 2023

SIMULADO 51 DE CIÊNCIAS HUMANAS - GEOGRAFIA




1- (UFPel-RS) Observe a figura a seguir:


Com relação ao problema dos refugiados palestinos, leia as afirmativas a seguir. 

I. Muitos dos refugiados palestinos são fugitivos do conflito no Oriente Médio, que já haviam sido recebidos no Iraque nos anos 1980, durante o governo de Sadam Hussein. 
II. Como resultado da divisão da Palestina pela ONU e da criação de Israel, em 1948, milhares de palestinos foram retirados de suas casas e propriedades e se tornaram refugiados principalmente em Gaza, Cisjordânia e países árabes. 
III. Com a queda do regime de Sadam Hussein, após o ataque americano em 2003, os palestinos que viviam no Iraque passaram a ser alvo das milícias xiitas, que os consideravam próximos do governo deposto. 
IV. O Estado palestino, criado pelo Acordo de Oslo, em 1993, tem sua implantação fiscalizada pela ANP (Autoridade Nacional Palestina), com a ajuda financeira dos Estados Unidos da América, da União Europeia e dos principais grupos palestinos: o Fatah e o Hamas. 

Estão corretas apenas 

A) I e II. 
B) II e IV. 
C) I, III e IV. 
D) I, II e III. 
E) III e IV.

2- (Uniube-MG) Gandhi pregava a resistência à dominação e a luta contra os britânicos por meio da não violência e da desobediência civil, métodos que já havia empregado contra o Apartheid, na África do Sul, onde vivera. A ação de Gandhi consistia em desobedecer às leis inglesas sem se importar em sofrer as consequências do ato, em boicotar os produtos ingleses, em fazer greves de fome para que hindus e muçulmanos deixassem de lado as divergências religiosas e se unissem em favor da causa comum: a independência. Sua figura acabou por conquistar admiradores no mundo todo, inclusive na Inglaterra, e o gandhismo inspira até hoje os movimentos pacifistas.

Disponível em: <http://educacao.uol.com.br/historia/independenciadaindianaoviolencia
edesobedienciacivildeghandi.jhtm>. Acesso em: 27 out. 2012.

O surgimento de novas nações na Ásia foi consequência da Segunda Guerra Mundial, e um dos momentos mais importantes desse contexto histórico foi a Independência da Índia. Analise e assinale a alternativa correta. 

A) A Índia era a principal colônia britânica da Inglaterra, já que era uma fonte econômica considerável. 
B) A Índia, que era a principal fonte de lucros para os ingleses, lutou e obteve sua independência através de lutas sangrentas e boicote à Inglaterra. 
C) A Índia obteve sua independência com o enfraquecimento da Inglaterra pela Segunda Guerra Mundial e com o princípio da não violência. 
D) A Índia adquiriu sua independência pela união dos grupos islâmicos e hinduístas que se mobilizaram deixando de lado as divergências religiosas. 
E) A Índia conquistou sua independência através da obediência civil e pelos conflitos ocasionados por cidadãos islâmicos e hinduístas.

3- (Unesp–2016) Leia o trecho a seguir. “As recentes inovações tecnológicas atingem todos os aspectos da vida do homem contemporâneo. As novas possibilidades de comunicação demandam uma dinâmica de tempo e espaço que ultrapassam fronteiras. Neste contexto, a imagem tem feito parte do nosso cotidiano como uma das ferramentas mais importantes da comunicação. O processo de globalização, aliado e impulsionado pela revolução técnico-científica, disponibilizou um arsenal de produtos que permitem a aquisição de representações cartográficas cada vez mais aprimoradas em técnica e exatidão”. 

PAZINI, D.; MONTANHA, E. Geoprocessamento no ensino fundamental: utilizando SIG no ensino de geografia para alunos de 5a a 8a série. 2005. 

São ferramentas para a Cartografia oriundas desse período: 

A) bússola, astrolábio e planisfério. 
B) banco de dados, bússola e clinômetros. 
C) planisfério, imagens orbitais e fotografias aéreas. 
D) fotografias aéreas, astrolábio e clinômetros. 
E) imagens orbitais, fotografias aéreas e banco de dados.

4- A Terra possui a sua estrutura interna dividida em três camadas: crosta, manto e núcleo terrestre. A divisão das camadas da terra, descrita no enunciado, obedece ao critério 

A) químico, cuja importância está relacionada ao conhecimento da formação do planeta e à composição química de suas camadas. 
B) físico, cuja importância está relacionada ao conhecimento da estrutura da Terra e seu comportamento mecânico sob atuação de forças internas. 
C) químico e físico, já que os dois critérios estão interligados e são dependentes, uma vez que o Planeta Terra ainda está em consolidação. 
D) geotectônico, cuja importância está atrelada ao conhecimento das forças internas do planeta, o que auxilia na compreensão de fenômenos como terremotos e vulcanismo. 
E) geotérmico, pois a partir do conhecimento da temperatura interna da Terra é possível definir, com precisão, o comportamento de sua estrutura interna.

5- (PUC Rio)

Disponível em: <http://professor-josimar.blogspot.com.br/ 2010_09_01_archive.html>. Acesso em: 08 abr. 2012. 

Pelo processo de tectônica de placas, a formação da Cordilheira dos Andes ocorre 

A) devido ao afastamento entre as placas de Nazca e Sul-Americana, causando a saída de magma do interior da Terra. 
B) pela subducção da placa de Nazca, que soergue a placa Antártida impulsionando a elevação da região do litoral ocidental. 
C) devido à tensão entre as placas Africana e Sul-Americana, que soerguem o continente sul americano a oeste e a leste, formando montanhas.
D) pelo choque da placa Sul-americana com a da Antártida, o que eleva Nazca, criando a grande cadeia montanhosa. 
E) devido à subducção da placa de Nazca pela placa Sul-Americana, que soergue o continente sul americano a oeste, no litoral do Pacífico.

6-  (UEA-AM) Observe o mapa.


As áreas destacadas caracterizam-se por 

A) baixas temperaturas, ocasionadas pelas baixas atividades endógenas e elevadas altitudes. 
B) intensa atividade endógena, causada pelos encontros de placas tectônicas, com a presença de vulcões ativos e terremotos. 
C) divergências de placas tectônicas, responsáveis pela formação de montanhas antigas como o Himalaia. 
D) maior suscetibilidade dos solos à erosão e frequentes problemas de escorregamento nos períodos de chuva. 
E) intensa atividade exógena, responsável pela existência de cadeias de montanhas e vulcões ativos.

7- (FGV-SP–2017) Considere os mapas a seguir.


Os mapas apresentam as grandes estruturas geológicas brasileiras. Sobre eles, é correto afirmar que temos, 

A) em A, escudos cristalinos compostos por rochas magmáticas e metamórficas. 
B) em B, maciços antigos compostos por rochas ígneas intrusivas e extrusivas. 
C) em A, bacias sedimentares compostas por rochas aluvionais. 
D) em B, crátons compostos por rochas cristalinas e magmáticas. 
E) em A, depósitos sedimentares compostos por materiais orgânicos.

8- (UFC-CE) A Depressão Sertaneja e os Maciços Residuais Úmidos representam duas unidades de paisagens existentes no Nordeste brasileiro. Sobre algumas das suas características naturais, considere as afirmações seguintes: 

I. Na Depressão Sertaneja, prevalecem o intemperismo físico, rochas cristalinas, solos rasos e pouco profundos, vegetação caducifólia e drenagem intermitente. 
II. Nos Maciços Residuais Úmidos, predominam o intemperismo químico, rochas cristalinas, solos profundos, vegetação subperenifólia e drenagem subperene. 
III. A Depressão Sertaneja e os Maciços Residuais têm, em comum, o predomínio de rochas sedimentares, solos muito profundos, vegetação perenifólia e drenagem perene. 

Da leitura das afirmações anteriores, é correto afirmar que 

A) apenas I e II são verdadeiras. 
B) apenas I é verdadeira. 
C) apenas I e III são verdadeiras. 
D) apenas III é verdadeira. 
E) I, II e III são verdadeiras.

9- (Enem) Um dos principais objetivos de se dar continuidade às pesquisas em erosão dos solos é o de procurar resolver os problemas oriundos desse processo, que, em última análise, geram uma série de impactos ambientais. Além disso, para a adoção de técnicas de conservação dos solos, é preciso conhecer como a água executa seu trabalho de remoção, transporte e deposição de sedimentos. A erosão causa, quase sempre, uma série de problemas ambientais, em nível local ou até mesmo em grandes áreas. 

GUERRA, A. J. T. Processos erosivos nas encostas. In: GUERRA, A. J. T.; CUNHA, S. B. Geomorfologia: uma atualização de bases e conceitos. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2007 (Adaptação). 

A preservação do solo, principalmente em áreas de encostas, pode ser uma solução para evitar catástrofes em função da intensidade de fluxo hídrico. A prática humana que segue no caminho contrário a essa solução é 

A) a aração. 
B) o terraceamento. 
C) o pousio. 
D) a drenagem. 
E) o desmatamento.

10- (Mackenzie-SP) Em relação à dinâmica dos ventos, circulação e forças que atuam sobre eles, assinale a afirmação incorreta. 

A) Os ventos são, de forma geral, o ar em movimento devido a ajustes atmosféricos causados pela variação da pressão. 
B) Os ventos sopram das áreas de alta pressão para as de baixa pressão. 
C) O movimento de rotação da terra altera – para longas distâncias – a direção dos ventos. 
D) As regiões equatoriais – receptoras de maior quantidade de energia solar do que as regiões polares – são consideradas de alta pressão e, portanto, dispersoras de ventos. 
E) O efeito da Força de Coriolis, na Zona Intertropical, provoca desvios na direção dos ventos, vindos de Nordeste para Sudoeste, no Hemisfério Norte, e de Sudeste para Noroeste, no Hemisfério Sul.

11- (UEPB) Os Caminhos do Frio são um roteiro turístico que tira vantagens das belezas naturais do Brejo Paraibano e do patrimônio arquitetônico e cultural das cidades de Areia, Alagoa Nova, Alagoa Grande, Bananeiras, Pilões e Serraria. Esta região de paisagens deslumbrantes, com clima ameno, presença de floresta tropical e chuvas abundantes, só é possível devido à presença do Planalto da Borborema, que 

I. nesta área apresenta altitude entre 500 e 600 metros, formando um fator climático responsável pela diminuição da temperatura. 
II. tem na frente oriental um relevo dissecado em mares de morros expostos aos ventos úmidos de sudeste e a ocorrência de chuvas orográficas. 
III. na encosta a sotavento apresenta índices pluviométricos entre 1 300 e 1 500 mm, responsáveis pela presença da mata subcaducifólia de transição. 
IV. embora sendo de origem sedimentar, apresenta no Brejo escarpas cristal mas de topos planos, superiores a 600 m, esculpidas pelo clima subtropical, regionalmente denominadas de Chãs. 

Estão corretas apenas as proposições 

A) I e II. 
B) III e IV. 
C) I e IV. 
D) I, II e III. 
E) II e III.

12- (Unesp) A espinha dorsal do Egito é o resultado da união entre o Nilo Branco, que vem dos lagos da África Central, com o Nilo Azul, que desce as montanhas da Etiópia. Ele atravessa metade do Sudão e corta o Egito de sul a norte, até desaguar no Mediterrâneo.


A partir da leitura do texto, da observação do mapa e de seus conhecimentos, analise as afirmações. 

I. Há três milênios, uma vez por ano, entre julho e setembro, o degelo da neve nas montanhas da Etiópia e as fortes chuvas na região provocavam torrentes de água e lama que faziam o Nilo transbordar. 
II. Atualmente, o comportamento do Rio Nilo não mudou: ele recebe o mesmo volume de água de seus afluentes, especialmente depois da construção de barragens. 
III. O Nilo era tão importante para a sobrevivência dos egípcios que eles o consideravam um deus. Essa civilização desenvolveu-se junto ao curso do rio, construindo diques e canais de irrigação. 
IV. O Rio Nilo percorre uma região desértica, que abrange apenas terras do Sudão e, no seu baixo curso, deságua no Mar Mediterrâneo, formando um extenso estuário. 

Estão corretas as afirmações 

A) I e III, apenas. 
B) II e IV, apenas. 
C) I, II e III, apenas. 
D) II, III e IV, apenas 
E) I, II, III e IV. 

13- (UFRGS-RS)


Considere as seguintes afirmações, sobre os efeitos de canalização na dinâmica de um curso-d’água. 

I. A retirada da cobertura vegetal ocasiona o desaparecimento da sombra, causando danos à flora e aos organismos aquáticos sensíveis ao calor. 
II. A eliminação dos meandros fluviais e da cobertura vegetal aumenta a velocidade das águas do riacho. 
III. A canalização consiste em retilinizar, aprofundar e revestir leitos fluviais, com o objetivo de aumentar a capacidade de infiltração dos solos e, assim, diminuir o extravasamento do leito fluvial. 

Quais são as corretas? 

A) Apenas I. 
B) Apenas II. 
C) Apenas III. 
D) Apenas I e II. 
E) I, II e III. 

14- (UFPB) O debate sobre o novo Código Florestal no Congresso Nacional acirrou a discussão sobre a preservação do meio ambiente e sobre as Áreas de Preservação Permanentes. Em relação às Áreas de Preservação Permanentes, é correto afirmar: 

A) Toda a Floresta Amazônica é considerada Área de Preservação Permanente, tendo em vista seu elevado número de espécies vegetais e animais, muitas delas em risco de extinção. 
B) Qualquer vegetação que ocupe vertentes ou encostas, não importando o grau de declividade, é considerada Área de Preservação Permanente. 
C) Toda Floresta Tropical (Mata Atlântica) é considerada Área de Preservação Permanente, devido a seu estado de conservação elevado e à pouca interferência antrópica. 
D) Toda vegetação que se encontra às margens dos cursos-d’água, como as matas ciliares, é considerada Área de Preservação Permanente, tendo seus limites determinados pelas larguras dos rios. 
E) Qualquer tipo de Cerrado é considerado Área de Preservação Permanente, devido à sua grande devastação, provocada pelo avanço do agronegócio na região Centro-Oeste do Brasil.

15- (IFTM-MG) Bioma é um conjunto de tipos de vegetação que abrange grandes áreas contínuas, em escala regional, com flora e fauna similares, definida pelas condições físicas predominantes nas regiões. Esses aspectos climáticos, geográficos e litológicos (das rochas), por exemplo, fazem com que um bioma seja dotado de uma diversidade biológica singular, própria. O Brasil possui uma diversidade de fauna e flora surpreendente; isso acontece devido ao seu imenso território, associado às suas condições climáticas. Esse fato pode ser facilmente observado em uma simples viagem pelas regiões brasileiras. Qual das alternativas a seguir apresenta somente características corretas a respeito dos biomas encontrados no Brasil? 

A) Bioma Pampa – área típica de pecuária extensiva, esse bioma possui diversidade vegetal significativa, com o aparecimento de gramíneas e florestas de araucárias. O surgimento desse pinheiro brasileiro ocorre devido ao clima temperado que abrange grande parte da região Sul do Brasil. 
B) Bioma Mata Atlântica – é a formação mais devastada de todo território brasileiro. Estima-se que reste atualmente 7% de sua cobertura original. É o bioma nacional mais rico em biodiversidade. De acordo com a compartimentação do relevo se divide em: mata de igapó, mata de várzea e floresta de altitude. 
C) Bioma Amazônia – possui a maior floresta da zona intertropical do globo. Atualmente enfrenta problemas devido ao desmatamento intensivo. Devido ao clima tropical superúmido, que atua sobre a maior parte desse bioma, a vegetação é adaptada ao grande volume de chuvas que cai nessa região. 
D) Bioma Cerrado – uma formação com árvores, arbustos e campos. Ocorre nesse bioma o aparecimento de árvores com galhos retorcidos e casca grossa. Devido ao clima Tropical semiúmido ou Tropical típico, com abundância de chuvas no verão e inverno seco, ocorrem queimadas com frequência no período de estiagem. 
E) Bioma Caatinga – nome indígena que significa “mata branca”, esse bioma se concentra somente na região Nordeste do Brasil. Devido à escassez de chuva, entre 250 mm e 300 mm mensais, surgem plantas xerófitas associadas à vegetação arbustiva. A atividade predominante na região é a pecuária extensiva.


GABARITO:
1- D
2- C
3- E
4- A
5- E
6- B
7- A
8- A
9- E
10- D
11- A
12- A
13- D
14- D
15- D 

Nenhum comentário:

Postar um comentário