domingo, 16 de julho de 2023

SIMULADO 47 DE CIÊNCIAS HUMANAS - GEOGRAFIA




1- (UFV-MG) Com a construção da Usina de Sobradinho, no Rio São Francisco, formou-se até hoje o maior represamento de águas no Brasil, inundando dezenas de povoados e quatro cidades, e deslocando cerca de 70 mil pessoas. Esse contingente populacional foi reassentado a aproximadamente 700 km de distância de onde vivia, contrariando a vontade das pessoas (além da relação econômica entre o homem e o meio ou espaço por ele habitado, existem relações de afeição pelo lugar – o espaço encerra história de vida). Leia as afirmativas a seguir sobre as consequências da construção de uma barragem na vida das pessoas que foram reassentadas: 

I. A mudança do local de moradia não interfere nas comunidades, visto que o ser humano não se territorializa. 
II. A construção da identidade local é realizada a partir da posse da terra, portanto é irrelevante onde elas vivem. 
III. Há um sentimento de perda, considerando que as pessoas constroem suas relações no lugar onde elas vivem. 
IV. A cultura que as pessoas levam dos seus locais de moradia demanda a construção de nova territorialidade. 

Está correto o que se afirma apenas em 

A) III e IV. 
B) I e II. 
C) II e III. 
D) I e IV. 

2- (UFPel-RS) Os rios constituem um elemento essencial para o ser humano, desde os primórdios da humanidade até os dias atuais. Além de sua importância natural, destaca-se também sua funcionalidade política, econômica e social. Os rios são correntes de água doce que se formam a partir de uma precipitação (chuva ou neve) ou de fontes naturais. Em uma bacia hidrográfica, é possível identificar diferentes elementos e características no percurso de um rio.


Com base nos dados anteriores e em seus conhecimentos, assinale a alternativa que apresenta a relação correta dos elementos e características identificados na figura. 

A) (4) Nascente, (3) afluente, (2) meandro, (1) foz em delta, (5) margem esquerda e (6) margem direita. 
B) (6) Nascente, (2) afluente, (4) meandro, (1) foz em delta, (5) margem esquerda e (3) margem direita. 
C) (4) Nascente, (2) afluente, (5) meandro, (1) foz em delta, (6) margem esquerda e (3) margem direita. 
D) (6) Nascente, (3) afluente, (2) meandro, (4) foz em delta, (5) margem esquerda e (1) margem direita. 
E) (2) Nascente, (1) afluente, (4) meandro, (3) foz em delta, (6) margem esquerda e (5) margem direita.

3- (FGV) No Brasil há a presença de variados biomas e ecossistemas ricos em espécies animais, vegetais e micro-organismos. É o país com maior diversidade de anfíbios do mundo: 516 espécies. Possui 522 espécies de mamíferos, das quais 68 são endêmicas; 468 espécies de répteis, das quais 172 são endêmicas, e 1622 espécies de aves (uma em cada seis espécies de aves do mundo ocorre no Brasil). 

Conhecer para conservar: As Unidades de Conservação do Estado de São Paulo. Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo. 1999, p. 66 (Adaptação). 

Essas informações sobre a biogeografia do território brasileiro permitem concluir: 

A) O Brasil é um país com grande diversidade biológica devido, antes de tudo, às políticas de conservação engendradas nos últimos 40 anos, com criação e consolidação de diversas unidades de conservação em todos os biomas de nosso território. 
B) O Brasil tem uma biodiversidade comprometida em razão da excessiva invasão de espécies exóticas, o que é demonstrado pelo baixo número de espécies endêmicas de mamíferos. Isso coloca em risco de extinção espécies nativas, o que diminui nossa biodiversidade. 
C) A biodiversidade de espécies animais no Brasil não corresponde à biodiversidade de espécies vegetais, essa, sim, muito ameaçada pelo desmatamento nas diversas regiões do país. Diferentemente, as políticas de proteção da fauna têm sido bem-sucedidas. 
D) A condição de elevada biodiversidade no Brasil só não é mais importante porque a maior parte do nosso espaço encontra-se na faixa intertropical, o que homogeneíza as coberturas vegetacionais, diminuindo o potencial de diversidade biológica. 
E) O Brasil é um país de megadiversidade biológica em parte graças à sua extensão, que abrange por volta de 40º de latitude e 40º de longitude, o que corresponde a condições ambientais múltiplas, fator importante na determinação da biodiversidade.

4- (UESC-BA) Os domínios morfoclimáticos brasileiros expressam a interação entre os elementos do meio natural e a atuação do homem no espaço.


A partir da afirmação, pode-se concluir: 

A) Em I, a vegetação Amazônica caracteriza-se pela homogeneidade das árvores de folhas aciculifoliadas, decíduas e por solos rasos, com grande fertilidade. 
B) Em II, os principais impactos ambientais que ameaçam esse ecossistema são acelerados pela presença de garimpos e pela expansão da fronteira agrícola. 
C) Em III, o clima e o solo desse domínio favoreceram a prática da agricultura moderna de frutas e legumes para exportação, produzidas nos minifúndios, ao longo do Rio São Francisco. 
D) Em IV, predomina a Floresta de Araucária, domínio preservado pelo pequeno valor comercial de suas madeiras e pelos solos inadequados para as atividades agropecuárias. 
E) Em V, o inverno rigoroso do extremo sul do Brasil congela os solos, dificultando o plantio de cereais, e as chuvas de verão aceleram a erosão dos solos.

5- (Unesp–2015) Florestas tropicais recobrindo níveis de morros costeiros, escarpas terminais tipo “Serra do Mar” e setores serranos mamelonizados dos planaltos compartimentados e acidentados do Brasil de Sudeste. Florestas biodiversas, dotadas de diferentes biotas primariamente recobrindo mais de 85% do espaço total. O domínio tem mostrado ser o meio físico, ecológico e paisagístico mais complexo e difícil do país em relação às ações antrópicas. 

AB’SÁBER, Aziz Nacib. Os domínios de natureza no Brasil, 2003 (Adaptação). 

O domínio paisagístico brasileiro descrito no texto é o de 

A) Planaltos das Araucárias. 
B) Depressões interplanálticas semiáridas do Nordeste. 
C) Chapadões recobertos por Cerrados. 
D) Terras Baixas Florestadas da Amazônia. 
E) Mares de Morros Florestados.

6- (Enem) Sabe-se que uma área de quatro hectares de floresta, na região tropical, pode conter cerca de 375 espécies de plantas enquanto uma área florestal do mesmo tamanho, em região temperada, pode apresentar entre 10 e 15 espécies. O notável padrão de diversidade das florestas tropicais se deve a vários fatores, entre os quais é possível citar 

A) altitudes elevadas e solos profundos. 
B) a ainda pequena intervenção do ser humano. 
C) sua transformação em áreas de preservação. 
D) maior insolação e umidade e menor variação climática. 
E) alternância de períodos de chuvas com secas prolongadas.

7- (UFJF-MG–2016) Pulmão do mundo. No que você pensa ao ouvir essa expressão? Ora, só dá para imaginar que a Amazônia é a maior produtora mundial do oxigênio que mantém a Terra viva! Acontece que essa história de “pulmão do mundo” é uma enorme bobagem. [...] E mais: florestas como a Amazônia, segundo os cientistas, são ambientes em clímax ecológico. Isso quer dizer que elas consomem todo – ou quase todo – o oxigênio que produzem. 

Disponível em: <http://brasilnomundo.org.br/analisese-opiniao/como-o-brasil-vai-implantaros-objetivos-dodesenvolvimento-sustentavel-ods/#.Viv8fCtmM0p>. Acesso em: 20 out. 2015.

O verdadeiro “pulmão do mundo” são 

A) as algas marinhas, uma vez que produzem mais oxigênio pela fotossíntese do que precisam na respiração. 
B) as áreas cultivadas, porque impedem que os raios solares transformem o oxigênio em gás carbônico. 
C) as estepes e campos que, devido à vegetação de gramíneas, consomem menos oxigênio do que produzem. 
D) os bosques e florestas, porque seus arbustos promovem a absorção do oxigênio através de suas folhas. 
E) os continentes gelados que durante o degelo promovem a liberação de oxigênio para a atmosfera.

8- (Unicamp-SP) Em discurso proferido em 20 de maio de 2011, o presidente dos EUA, Barack Obama, pronunciou-se sobre as negociações relativas ao conflito entre palestinos e israelenses, propondo o retorno à configuração territorial anterior à Guerra dos Seis Dias, ocorrida em 1967. Sobre o contexto relacionado ao conflito mencionado é correto afirmar que: 

A) A criação do Estado de Israel, em 1948, marcou o início de um período de instabilidade no Oriente Médio, pois significou o confisco dos territórios do Estado da Palestina que existia até então e desagradou o mundo árabe. 
B) A Guerra dos Seis Dias insere-se no contexto de outras disputas entre árabes e israelenses, por causa das reservas de petróleo localizadas naquela região do Oriente Médio. 
C) A Guerra dos Seis Dias significou a ampliação territorial de Israel, com a anexação de territórios, justificada pelos israelenses como medida preventiva para garantir sua segurança contra ações árabes. 
D) O discurso de Obama representa a postura tradicional da diplomacia norte-americana, que defende a existência dos Estados de Israel e da Palestina, e diverge da diplomacia europeia, que condena a existência dos dois Estados.

9- (Uniube-MG–2016) O governo chinês anunciou, no final de outubro último, que decidiu pôr fim à política do filho único, que por mais de três décadas impediu que casais tivessem mais de um filho e causou impacto na sociedade e na economia do país. Segundo a agência de notícias estatal Xinhua, o Partido Comunista determinou que, agora, os casais poderão ter dois filhos.


Assinale a alternativa que apresenta um possível motivo para tal mudança de postura do governo chinês ante a questão demográfica. 

A) A possibilidade concreta de a China perder o posto de nação mais populosa da Terra. 
B) A crescente ameaça de invasão por parte dos imigrantes oriundos dos países vizinhos, tomando os postos de trabalho dos chineses. 
C) O crescente envelhecimento da população que, num futuro próximo, traria sérias consequências sociais e econômicas para o país. 
D) Atender às reivindicações da população ante a crescente insatisfação popular que ameaça a estabilidade do governo. 
E) Incentivar o crescimento numérico das famílias, provocando incremento nos níveis de consumo do rico mercado interno chinês.

10- (UECE–2016) Atente ao seguinte excerto: O sertão chovido é a terra de encantadoras pastorais. O sertão seco é o cenário de grandes martírios coletivos. Terras férteis, pastagens abundantes, águas risonhas e salubres, tudo isso desaparece como que por encanto, com a falta completa das chuvas ou com a sua paradoxal inconstância e extemporaneidade. Não chove quando devia, chove quando prejudica. 

BARROSO, Gustavo. O martírio do Nordeste. À margem da história do Ceará. 3. ed. Fortaleza: ABC Editora, 2004. p. 14. 

O texto afirma que “o sertão é cenário dos grandes martírios coletivos”. Passadas algumas décadas desde a publicação da crônica do autor cearense, pode-se afirmar corretamente que dentre os graves problemas sociais da região Nordeste ainda permanece 

A) a irregularidade temporal e espacial das chuvas que definem os períodos de inverno na região. 
B) a grande concentração de renda e fundiária, além de baixos índices nos indicadores socioeconômicos nacionais. 
C) os baixíssimos índices de alfabetização que contrastam com o mais significativo processo de industrialização brasileiro. 
D) o predomínio da agricultura de subsistência e a oferta de vagas em todos os setores da economia que é maior do que o número de trabalhadores nas cidades da região.

11- (UFRGS-RS) Leia o segmento a seguir. A floresta precisa ter valor em pé. Este era o mantra da geógrafa política Bertha Becker, que faleceu no último dia 13, sábado, aos 83 anos, deixando um legado de quase meio século de estudos sobre a Amazônia. Para Bertha, era preciso pensar o desenvolvimento da floresta, não apenas sua preservação; dar motivos para aqueles que enriquecem, ou simplesmente tiram seu sustento da mata, quererem preservá-la. 

Disponível em: <http://oglobo.globo.com/amanha/berthabecker-deixa-legado-sobre-desenvolvimento-da-amazoniaem-pe-9140213#ixzz2fH7OcZhU>. Acesso em: 18 set. 2013. 

Sobre o desenvolvimento econômico da Amazônia, assinale a alternativa correta. 

A) O potencial dos cursos fluviais nunca foi aproveitado como recurso energético, devido ao relevo extremamente plano da região. 
B) A inexistência de institutos de pesquisa na região comprometeu a exploração de seus recursos minerais. 
C) As atividades econômicas desenvolveram-se sem impactos significativos ao ambiente, uma vez que a floresta Amazônica ainda é bastante extensa, cobrindo pouco menos que a metade do território brasileiro. 
D) A integração da Amazônia à economia nacional baseou-se nas atividades agrícolas e minerais que promoveram o desenvolvimento sustentável da região. 
E) A Amazônia tem uma contribuição significativa nas atividades de extração e transformação mineral, porém essas atividades têm desterritorializado as populações tradicionais e degradado o ambiente. 

12- (FUVEST-SP) Considere as anamorfoses:


As condições da produção agrícola, no Brasil, são bastante heterogêneas, porém alguns aspectos estão presentes em todas as regiões do país. Nas anamorfoses anteriores, estão representadas formas de produção agrícola das diferentes regiões administrativas. Assinale a alternativa que contém, respectivamente, as produções agrícolas representadas em I e em II. 

A) De subsistência e patronal 
B) Familiar e itinerante 
C) Patronal e familiar 
D) Familiar e de subsistência 
E) Itinerante e patronal

13- (UECE–2017) A soja brasileira representa um dos mais importantes produtos para a economia nacional. Analise as seguintes afirmações sobre esse grão: 

I. A soja é uma planta originalmente nativa do Brasil. Contudo, durante a colonização do território foi levada para a Europa, sendo introduzida mais tarde na Ásia e nos EUA. 
II. A partir da década de 1960, surgem as primeiras lavouras comerciais no Brasil, que se integraram rapidamente no sistema de rotação com milho e em sucessão às culturas do trigo, cevada e aveia. 
III. Dentre os fatores responsáveis pela difusão da soja no Brasil, está a política de incentivo ao plantio do grão visando à autossuficiência nacional, estabelecendo a soja como cultura economicamente importante para o Brasil. 

Está correto o que se afirma em 

A) I e II apenas. 
B) II e III apenas. 
C) I e III apenas. 
D) I, II e III.

14- (UFPB) Atualmente, no modo de produção capitalista, predomina a economia do tipo mundializada, determinada pelo viés da globalização do capital. Nessa conjuntura, as atividades econômicas são alvo de ampla transformação. No caso específico do agronegócio verifica-se a incorporação de técnicas modernas nos processos de produção e de novas modalidades nos negócios. Além disso, o agronegócio contribui, substancialmente, com o aumento no volume de capitais envolvidos nas trocas de bens ou mercadorias. Sobre a caracterização do agronegócio, é correto afirmar: 

A) O agronegócio ainda se apresenta socialmente atrasado, devido, principalmente, aos baixos níveis salariais e às precárias condições de trabalho, apesar da riqueza e modernidade envolvidas nessa atividade. 
B) A agricultura comercial, no passado colonial, foi classificada como “plantation”, em que dominava o trabalho escravo. Hoje, contudo, com mão de obra livre e assalariada, o agronegócio se desenvolve em um ambiente de modernidade e justiça social. 
C) O agronegócio apresenta-se como uma atividade econômica moderna e seus produtos destinam-se, quase exclusivamente, à exportação, fatores que já garantem elevados salários e boas condições de trabalho. 
D) Tanto a produção como as transações comerciais, no agronegócio, se realizam, prioritariamente, nos centros urbanos; diferente do “plantation”, que se desenvolvia nas áreas rurais. 
E) A combinação entre modernização da produção, novos meios e novas tecnologias nas transações comerciais gerou o aumento de capitais nos negócios, provocando uma verdadeira revolução nesse tipo de agricultura, no passado conhecida como de subsistência ou familiar. 

15- (IFSC-SC–2015) A agricultura familiar foi eleita tema do ano pelos 193 países-membros da Organização das Nações Unidas (ONU). Durante reunião realizada em dezembro de 2013, a Assembleia Geral da ONU declarou 2014 como o Ano Internacional da Agricultura Familiar. A declaração inédita para o setor é resultado do reconhecimento do papel fundamental que esse sistema agropecuário sustentável desempenha para o alcance da segurança alimentar no planeta.


Leia e analise as seguintes afirmações. 

I. A agricultura familiar é uma forma de produção onde predomina a interação entre gestão e trabalho; são os agricultores familiares que dirigem o processo produtivo. 
II. Não há nenhuma associação entre a agricultura familiar e a dimensão espacial do desenvolvimento, considerando que essa prática favorece o êxodo rural. 
III. No Brasil, pode-se afirmar que a agricultura familiar tenha sido reconhecida como prioridade pelos governos, haja vista que essa prática tem concentrado, nos últimos anos, mais de 70% do crédito disponibilizado para financiar a agricultura nacional. 
IV. A escolha da agricultura familiar está relacionada com a sua multifuncionalidade, ou seja, além de produzir alimentos e matérias-primas favorece, sobretudo o emprego de práticas produtivas ecologicamente mais equilibradas bem como a diversificação de cultivos. 

Assinale a alternativa correta. 

A) Apenas a afirmações II e III são verdadeiras. 
B) Apenas a afirmação II é verdadeira. 
C) Apenas as afirmações I e III são verdadeiras. 
D) Apenas as afirmações I e IV são verdadeiras. 
E) Todas as afirmações são verdadeiras.


GABARITO:
1- A
2- B
3- E
4- B
5- E
6- D
7- A
8- C
9- C
10- B
11- E
12- C
13- B
14- A
15- D 

Nenhum comentário:

Postar um comentário