segunda-feira, 3 de julho de 2023

SIMULADO 35 DE CIÊNCIAS HUMANAS - GEOGRAFIA




1- (ESPM-SP–2016) O mapa a seguir retrata o Projeto Calha Norte, instituído nos anos 1980. Sobre esse projeto é correto afirmar:


A) Trata-se de um plano territorial brasileiro de defesa na ocupação da faixa fronteiriça amazônica e se estende por um arco de aproximadamente 160 km de extensão. 
B) Surgido no contexto da Unasul, é um plano de integração entre os países da franja setentrional da América do Sul e que visa a um programa conjunto de defesa. 
C) É uma extensão do Mercosul que prioriza a faixa norte da América do Sul e que foi incrementada a partir da entrada da Venezuela e da Bolívia no bloco de integração sul-americano. 
D) É uma iniciativa dos governos estaduais da região Norte que visa a uma integração dessas unidades da federação com propósitos econômicos, ambientais e sociais. 
E) É uma iniciativa do Senado Federal encaminhada a partir de 2000 e que visa ser um complemento ao Projeto Sivan.

2- (UFMG) Considerando-se a organização geoeconômica da região Sul brasileira, é incorreto afirmar que 

A) a indústria da região metropolitana de Porto Alegre conserva profundos vínculos com a agropecuária regional, que lhe fornece importante percentual da matéria-prima processada. 
B) a proximidade geográfica do Sudeste contribui para tornar a região metropolitana de Curitiba importante área receptora dos impulsos da desconcentração industrial paulista. 
C) o grau de modernização da agricultura sulina é predominantemente baixo, sobretudo nas sub-regiões de criação avícola e suína e nas de cultivo de soja. 
D) o norte do Paraná é ocupado hoje pela soja e outros cultivos, que, gradativamente, substituíram os cafezais. 

3- (UFPR–2017) Os processos industriais não imitam a natureza; a agroecologia, sim, o faz. Substitui os insumos externos, como o fertilizante, por saberes de como combinar plantas, árvores e animais, de tal forma que se reforce a produtividade da terra. […] a produtividade aumentou até 214% em 44 projetos em 20 países da África Subsaariana mediante técnicas de agroecologia em um período de 3-10 anos [...] muito mais do que qualquer cultivo geneticamente modificado alguma vez já tenha conseguido […]. Outras avaliações científicas recentes mostraram que os camponeses de 57 países que utilizam técnicas agroecológicas obtiveram aumento de até 80% na produtividade. O aumento médio dos africanos é de 116% [...]. Hoje, a evidência científica demonstra que os métodos agroecológicos são muito melhores do que os fertilizantes químicos para aumentar a produção de alimentos em regiões onde vivem os famintos. 

LEAHY, Stephen. Mudança climática e cultivos ecológicos, 20 dez. 2011. Disponível em: <https://www.grain.org/article/entries/4439-mudanca-climatica-e-cultivos-ecologicos>. SCHUTTER, Olivier de. “La agroecología y el derecho a la alimentación”. Relatório apresentado no Conselho de Direitos Humanos, 08 mar. 2011. 

Com base nas informações do texto e nos conhecimentos de geografia agrária, assinale a alternativa correta. 

A) A agroecologia é uma técnica agrícola própria dos agricultores africanos, motivo pelo qual aquele continente é sempre usado como exemplo nesse tipo de produção. 
B) A integração de práticas produtivas locais com cultivos geneticamente modificados faz com que a agroecologia tenha uma visão ecológica do meio ambiente. 
C) A agroecologia está se revelando como uma opção para a produção de alimentos saudáveis, mas sua produção ainda é inferior à produção convencional. 
D) A forma agroecológica de produzir foi introduzida no Brasil na década de 70 do sec. XX, quando a modernização da agricultura promoveu o que se denominou de “revolução verde”. 
E) Um dos aspectos negativos da produção agroecológica são os problemas sociais e ambientais, pois esse modelo de produção ocupa pouca mão de obra em grandes extensões e consome muitos recursos naturais.

4- (UERJ) A partir de 2007, quando se anunciou a descoberta de grandes reservas do chamado “pré-sal”, o governo brasileiro passou a defender novas regras para a exploração de petróleo no país. O pré-sal corresponde à camada de rocha que contém petróleo e que está localizada abaixo de uma espessa camada de sal. A Petrobras estima que, no pré-sal brasileiro, haja reservas em torno de 70 bilhões a 100 bilhões de barris de petróleo. Em agosto de 2009, o ex-presidente Lula apresentou projetos para mudanças no setor petrolífero, sendo um deles a redistribuição dos royalties. No ano de 2011, por exemplo, os royalties somaram R$ 25,6 bilhões. 

Disponível em: <www.bbc.co.uk>. Acesso em: dez. 2012 (Adaptação). 

A disputa pela redistribuição dos royalties do petróleo entre estados e municípios brasileiros se acirrou no final de 2012, em função de novas regras para o setor votadas no Congresso Nacional. Essa disputa decorre diretamente da característica político-econômica do país indicada em: 

A) Controle da União sobre a regulação do acesso às riquezas hidrominerais. 
B) Dependência de capitais estrangeiros no fornecimento de matérias-primas. 
C) Monopólio da legislação federal sobre os insumos para a indústria de base. 
D) Adequação dos padrões tecnológicos na preservação dos recursos ambientais.

5- (UNIUBE-MG) Seguindo o padrão das grandes regiões agrícolas – os belts -, a atividade industrial norte-americana também é organizada em cinturões, determinados por diversos fatores, sobretudo as características assumidas pelo país em escala global. Podemos considerar, no espaço norte-americano, duas principais regiões industrializadas, caracterizadas por diferentes processos de industrialização: a Manufacturing belt e a Sun Belt, ou apenas Sul. 

Nesse contexto, analise as proposições a seguir: 

I. Apesar de terem sido uma colônia inglesa, os Estados Unidos também foram protagonistas da chamada industrialização clássica. A colonização da Nova Inglaterra possibilitou o surgimento de um prematuro mercado consumidor, o que estimulou o desenvolvimento das primeiras indústrias no Nordeste, ainda no final do século XVIII. 
II. Nas últimas décadas do século 19, emergia uma estrutura espacial centralizada por um grande e visível polo industrial: o Manufacturing belt ou Cinturão Fabril (ou Industrial), no Nordeste e Grandes Lagos. Essa área forma, atualmente, a maior concentração urbano-industrial do mundo, tendo como uma de suas características a megalópole BOSWASH (formada pelas áreas metropolitanas do eixo Boston-Washington). 
III. O grande impulso de desenvolvimento do Sun Belt, o Cinturão do Sol, termo que abrange as variadas novas áreas emergentes do Sul e do Oeste, ocorreu após a Guerra Civil dos EUA, com o aumento da extração de petróleo no Texas e o desenvolvimento da indústria aeroespacial na Flórida. 
IV. A área industrial do Sun Belt, mais moderna, surgiu na década de 1970, na Califórnia. Trata-se do Vale do Silício (Silicon Valley), nas proximidades de São Francisco, um conjunto de pequenas localidades onde estão situadas centenas de empresas ligadas ao setor de microinformática, microeletrônica, robótica, química fina e a biotecnologia, típicas da Terceira Revolução Industrial. 
V. Dentre os fatores que favoreceram o desenvolvimento de indústrias ligadas à tecnologia na região do Sun Belt, destaca-se a existência de várias universidades e institutos de pesquisa que fornecem mão de obra de alta qualificação para as empresas e desenvolvem, juntamente com elas, programas na área de P&D (Pesquisa e Desenvolvimento). 

Estão corretas as afirmativas contidas em 

A) I, II e III, apenas 
B) II, IV e V, apenas 
C) I, III, IV, apenas 
D) I, II, IV e V, apenas 
E) I, II, III, IV e V

6- (Fatec-SP) Para preparar uma caixa de telefone celular com carregador de bateria, fone de ouvido e dois manuais de instrução, o empregado da fábrica dispõe de apenas seis segundos. Finalizada essa etapa, a embalagem é repassada ao funcionário seguinte da linha de montagem, o qual tem a missão de escanear o pacote em dois pontos diferentes e, em seguida, colar uma etiqueta. Em um único dia, a tarefa chega a ser repetida até 6.800 vezes pelo mesmo trabalhador. 

Disponível em: <blogdosakamoto.blogosfera.uol.com.br/2013/08/12/>. Acesso em: 12 ago. 2013 (Adaptação).

Refletindo sobre a situação exposta no texto, é correto afirmar que essa fábrica se organiza pelo sistema de produção conhecido como 

A) toyotismo, no qual a mecanização do trabalho leva à divisão equitativa dos lucros entre os operários. 
B) toyotismo, no qual os trabalhadores controlam os meios de produção e produzem no seu próprio ritmo. 
C) fordismo, no qual cada um dos trabalhadores realiza todas as etapas do processo produtivo nas fábricas. 
D) fordismo, no qual a livre iniciativa do trabalhador determina o ritmo das fábricas e o volume da produção. 
E) fordismo, no qual há uma divisão do trabalho, e a mecanização da produção leva à repetição de tarefas.

7- Leia a tirinha.


A tirinha faz uma crítica:
(A) à destruição ambiental do planeta;
(B) à caça aos animais no Pantanal;
(C) à poluição das águas no Pantanal;
(D)  ao desmatamento do Pantanal.

8- (UFRN) – No dia 19 de junho de 2010, a cidade do Rio de Janeiro amanheceu sob a influência de um forte nevoeiro, que dificultava a visibilidade, interferindo no ritmo das atividades urbanas. O ar quente permaneceu acima da camada de ar frio, que ficou retida nas proximidades da superfície, favorecendo a concentração de poluentes. O que foi vivenciado nesta cidade é um fenômeno climático que pode ocorrer em qualquer época do ano, sendo mais comum no inverno. Nessa época, as chuvas são mais raras, dificultando, ainda mais, a dispersão dos poluentes, o que causa um problema ambiental.
 
a) efeito estufa.
b) ilhas de calor.
c) inversão térmica.
d) chuva ácida.

9- Segundo o cientista da NASA James Hansen, a temperatura da Terra alcançou, nos últimos 30 anos, uma rápida ascensão de cerca de 0,2 graus Celsius, fenômeno este que jamais havia ocorrido dede que acabou a era glacial, há 12 mil anos. Tal aquecimento se explica, conforme o cientista, pelo aumento de emissão de gases estufa. São consequências do fenômeno de aquecimento global: 

I - Devastação dos leitos dos rios, das florestas e savanas.
II - Redução do volume e derretimento das geleiras e das calotas glaciais.
III - Maior possibilidade de formações de tempestades e ciclones, devido a mudança climática.
IV - aumento do nível dos oceanos e consequente desaparecimento das áreas costeiras.

A resposta que apresenta apenas as consequências do fenômeno é:
a) II, III e IV.
b) I e III.
c) I e II.
d) I apenas.
e) todas são verdadeiras.

10- (Unespar 2016) O solo compreende a camada superficial da Terra, resultante da ação do intemperismo (físico e químico) e da ação da matéria orgânica sobre as rochas. É constituído de material sólido (minerais e matéria orgânica), água e ar sendo responsável por sustentar a vegetação. Em geral, os solos são constituídos por camadas sobrepostas, denominadas de horizontes. Os horizontes são formados a partir da atuação conjunta de processos físicos, químicos e biológicos, distinguindo-se por meio de propriedades como cor, textura e teor de argila.

Sobre os horizontes, classificação e uso dos solos, analise as preposições:

I. Um solo maduro, ou seja, aqueles bem desenvolvidos são compostos pelos horizontes “O” (orgânico); Horizonte “A”, também há matérias orgânica e também material mineral; Horizonte “B”, horizonte com alto grau de intemperismo, cor mais intensa e baixa quantidade de matéria orgânica; “C”, horizonte formado por rochas em alterações e R, horizonte, formado por rocha não alterada.
II. Nas regiões de clima quente e úmido, os solos são profundos devido ao intenso intemperismo químico causado pelas altas temperaturas e disponibilidade de água.
III. Nas altas latitudes, ou seja, nas regiões de clima frio, predomina os solos pouco desenvolvidos, que permanecem congelados durante grande parte do ano, com uma fina camada de gelo denominada de permafrost.
IV. A maior parte dos alimentos que consumimos provém da atividade agropecuária que utiliza o solo nas plantações e pastagens. O Brasil está despontando como o celeiro do planeta e as inovações tecnológicas o colocam como o único país a investir predominantemente na agricultura orgânica e também em variedades não modificadas geneticamente.
V. Os solos tropicais caracterizam-se pela carência de nutrientes e sais minerais, comparativamente com os solos de áreas de clima temperado. Os solos tropicais apresentam baixa fertilidade, tal fragilidade natural acentua-se em decorrência do excesso de chuva durante o verão (lixiviação), retirando os nutrientes. O que demanda de correções por meio da aplicação de fertilizantes químicos.

São verdadeiras as afirmativas:

a) I, II, III e IV;
b) I, II, III e V;
c) II, III, IV, e V;
d) I, III, IV e V;
e) I, II, IV e V.

11- (FGG – CH) Leia.

FORTE TERREMOTO ATINGE O CHILE E DEIXA MORTOS

Tremor de forte magnitude foi registrado na noite deste sábado (19/01/2019) em região litorânea. Alerta de tsunami chegou a ser declarado pelo governo, mas depois foi retirado.


Um terremoto atingiu o litoral do Chile e deixou dois mortos na noite deste sábado (19). O governo chileno chegou a emitir um alerta de tsunami e iniciou a retirada da população na área afetada, mas depois o suspendeu. O abalo foi sentido na capital, Santiago, e em outras quatro regiões.

Segundo o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS, da sigla em inglês), o tremor ocorreu por volta das 22h30 (no horário local, 23h30 em Brasília) e teve epicentro a 13 quilômetros ao leste da cidade de Tongoy, na região central de Coquimbo, que fica a 400 quilômetros ao norte de Santiago. O tremor teve profundidade de 53 quilômetros e gerou réplicas.

O Escritório Nacional de Emergência do Chile (Onemi) determinou a saída preventiva da população nas regiões litorâneas de Coquimbo minutos depois do terremoto diante do risco de tsunami, mas pouco depois o Serviço Hidrográfico e Oceanográfico do Chile (Shoa) determinou que o terremoto não reunia as condições necessárias para gerar um tsunami, cancelando a ordem de esvaziar as áreas atingidas.

Foi durante esse processo de retirada dos moradores que as mortes foram registradas segundo o Onemi. Uma das vítimas jantava em um restaurante da cidade de Peñuelas, em Coquimbo, e sofreu um ataque cardíaco quando a saída do local começou.
A segunda pessoa, que estava na região de Serena, também foi vítima de um infarto, mas as autoridades não deram detalhes do caso. O jornal 'La Tercera' cita que os dois mortos eram idosos.

Ainda segundo o Onemi, o terremoto não provocou grandes danos no país. O órgão registrou apenas a queda de pedras sobre algumas estradas e interrupções pontuais no fornecimento de energia. Relatos no Twitter mostram algumas casas que desabaram, inclusive danos na sede do Corpo de Bombeiros de Coquimbo.

Fonte: https://g1.globo.com/mundo/noticia/2019/01/20/terremoto-atinge-o-chile.ghtml

De acordo com as características do terremoto citado na notícia acima e, ainda, conforme a classificação do abalo sísmico na escala Richter, pode-se classificar o terremoto como

(A) fraco, pois os tremores foram captados apenas por sismógrafos.
(B) forte, devido aos danos graves causados em edifícios, grandes rachaduras no solo e muitas mortes.
(C) fraco, pois o impacto foi semelhante à passagem de um veículo grande e pesado.
(D) forte, provocando danos materiais como quebra de vidros, rachaduras nas paredes, deslocamento de pedras e poucas mortes.
(E) muito forte, devido a destruição total com ondulações visíveis, isolamento de cidades, formação de tsunamis e muitas mortes.

12- (FGG) Leia o texto.

Rompimento De Barragem Em Mariana
O rompimento da barragem em Mariana ocorreu na tarde de 5 de novembro de 2015 no subdistrito de Bento Rodrigues, a 35 km do centro do município brasileiro de MarianaMinas Gerais. Rompeu-se uma barragem de rejeitos de mineração denominada "Fundão", controlada pela Samarco Mineração S.A., um empreendimento conjunto das maiores empresas de mineração do mundo, a brasileira Vale S.A. e a anglo-australiana BHP Billiton.
Inicialmente a mineradora Samarco informara que duas barragens haviam se rompido - a de Fundão e a de Santarém. Porém, no dia 16 de novembro, a Samarco retificou a informação, afirmando que apenas a barragem de Fundão havia se rompido. O rompimento de Fundão provocou o vazamento dos rejeitos que passaram por cima de Santarém, que, entretanto, não se rompeu. As barragens foram construídas para acomodar os rejeitos provenientes da extração do minério de ferro retirado de extensas minas na região.
O rompimento da barragem de Fundão é considerado o desastre industrial que causou o maior impacto ambiental da história brasileira e o maior do mundo envolvendo barragens de rejeitos, com um volume total despejado de 62 milhões de metros cúbicos. A lama chegou ao rio Doce, cuja bacia hidrográfica abrange 230 municípios dos estados de Minas Gerais e Espírito Santo, muitos dos quais abastecem sua população com a água do rio.
Ambientalistas consideraram que o efeito dos rejeitos no mar continuará por pelo menos mais cem anos, mas não houve uma avaliação detalhada de todos os danos causados pelo desastre. Segundo a prefeitura do município de Mariana, a reparação dos danos causados à infraestrutura local deverá custar cerca de cem milhões de reais.
Fonte:https://pt.wikipedia.org/wiki/Rompimento_de_barragem_em_Mariana

Sobre os impactos socioambientais causados pelo rompimento da Barragem de Fundão assinale a alternativa que não indica uma consequência desse desastre.

(A) Foram espalhadas placas ao longo das praias informando que a água havia ficado imprópria para o banho.
(B) Em dois dias a mancha de lama se alastrou por mais de 15 quilômetros ao norte da foz do Rio Doce e mais sete quilômetros rumo ao sul.
(C) A lama de rejeitos afetou milhares de espécies da fauna e flora marinhas.
(D) A lama reduz os níveis de oxigênio na água, e, à medida que os sedimentos endurecem, podem alterar o curso das correntes e diminuir a fertilidade do solo.
(E) A tragédia não foi um acidente, tampouco fatalidade, mas erro na operação e negligência no monitoramento da barragem.

13- (UFG-GO) Observe as figuras a seguir:


Os ângulos de incidência dos raios solares sobre a superfície da Terra, demonstrados nas figuras, apresentam duas situações distintas, que caracterizam os solstícios e os equinócios. Em ambas as figuras, o ponto A representa uma cidade sobre a Linha do Equador, ao meio-dia. A figura 2 mostra a incidência do Sol três meses após a situação ilustrada na figura 1. A figura 1 representa o 

A) equinócio de primavera no Hemisfério Sul, quando a incidência dos raios solares é oblíqua à superfície da Terra em A. 
B) equinócio de primavera no Hemisfério Sul, quando a incidência dos raios solares é perpendicular à superfície da Terra em A. 
C) equinócio de outono no Hemisfério Sul, quando a incidência dos raios solares é perpendicular à superfície da Terra em A. 
D) solstício de verão no Hemisfério Norte, quando a incidência dos raios solares é oblíqua à superfície da Terra em A. 
E) solstício de inverno no Hemisfério Sul, quando a incidência dos raios solares é oblíqua à superfície da Terra em A.

14- (PUC-Campinas) A Primeira Guerra Mundial, que enfraqueceu a Europa em população e importância econômica:

a) acarretou a criação da Liga Pan-Germânica encarregada de efetivar o "Anschluss".
b) contribuiu para a concretização do Pacto Germânico-Soviético de não agressão, firmado entre Guilherme II e Nicolau II.
c) contribuiu para a formação, dentro da Sérvia de sociedades secretas, tais como a Mão Negra fundada em 1921.
d) contribuiu para a criação de um clima favorável para a aceitação dos princípios do socialismo utópico.
e) acarretou a difusão das ideias que apontavam as contradições do liberalismo.

15- (Enem 2015) Quanto ao “choque de civilizações”, é bom lembrar a carta de uma menina americana de sete anos cujo pai era piloto na Guerra do Afeganistão: ela escreveu que — embora amasse muito seu pai — estava pronta a deixá-lo morrer, a sacrificá-lo por seus pais. Quando o presidente Bush citou suas palavras, elas foram entendidas como manifestação “normal” de patriotismo americano; vamos conduzir uma experiência mental simples e imaginar uma menina árabe maometana pateticamente lendo para as câmeras as mesmas palavras a respeito do pai que lutava pelo Talibã — não é necessário pensar muito sobre qual teria sido a nossa reação.

A situação imaginária proposta pelo autor explicita o desafio cultural do (a)

A) prática da diplomacia.
B) exercício da alteridade.
C) expansão da democracia.
D) universalização do progresso.
E) conquista da autodeterminação.


GABARITO:
1- A
2- C
3- C
4- A
5- D
6- E
7- B
8- C
9- A
10- B
11- D
12- E
13- C
14- E
15- B 

Nenhum comentário:

Postar um comentário