terça-feira, 4 de julho de 2023

SIMULADO 36 DE CIÊNCIAS HUMANAS - GEOGRAFIA




1- Analise as afirmativas abaixo e marque a única alternativa que não está totalmente correta.

A) A determinação posição geográfica de um ponto pode ser facilmente realizada com auxílio de satélites artificiais que se encontram bem distantes do nosso planeta, a cerca de 20.000 km. Através de equipamentos como o GPS (Global Positioning System) é possível a determinação da latitude e da longitude de um lugar.
B) Cada translação da Terra está dividida em quatro períodos, denominados de estações do ano, sendo os solstícios e equinócios os eventos que estabelecem o início das estações do ano em cada hemisfério. E como consequência da inclinação do eixo da Terra a área iluminada pelo sol em cada hemisfério varia ao longo do ano O Hemisfério sul recebe mais energia solar que o Hemisfério norte entre 23 de setembro e 21 de março.
C) Se a Terra estivesse mais próxima do Sol, como Mercúrio, o calor seria excessivo e provavelmente toda a água dos rios e oceanos se evaporaria. Se a distância fosse muito maior, como Plutão, o frio seria intenso e toda água congelaria, logo, a distância Terra-Sol é um dos fatores que explicam a possibilidade de vida em nosso planeta.
D) As faixas delimitadas pelos trópicos e círculos polares correspondem, em ambos os hemisférios, às zonas temperadas. Nelas, há insolação durante o ano inteiro, mas os raios solares incidem sempre em direção inclinada. Em consequência, elas têm insolação menor que a zona intertropical, mas maior que as Zonas Glaciais.
E) Os trópicos recebem nomes de constelações do zodíaco, a origem dos nomes data de cerca de 200 a.C. Nessa época, os astrônomos perceberam que o fenômeno dos solstícios no Hemisfério Sul acontecia quando o sol estava posicionado sobre a constelação de Câncer e que, no Hemisfério Norte, ele estava posicionado na constelação de Capricórnio, dando origem às linhas imaginárias que demarcam esse fenômeno na Terra. A área da Terra limitada pelo Trópico de Câncer (23º26’16" de latitude sul) e pelo Trópico de Capricórnio (23º26’16" de latitude norte), cujo centro é a Linha do Equador, é denominada "região tropical" ou "região intertropical", é a região mais quente do planeta.

2- (UFRN) Para facilitar a comunicação entre os diversos pontos do planeta, convencionou-se um sistema de fusos horários, baseado nos meridianos. Considerando estes fusos horários mundiais, quando for 14h do dia 25 de dezembro de 2011, na cidade de Londres, na Inglaterra, será 11h na cidade de Vitória, no Brasil, e 23h na cidade de Tóquio, no Japão. Observe o mapa a seguir:


A diferença de horários entre as cidades mencionadas está associada aos fusos horários, que foram definidos, entre outras razões, pelo 

A) movimento de translação da Terra, que é executado no sentido oeste-leste, de modo que os lugares situados a leste têm horário atrasado em relação aos lugares a oeste. 
B) movimento de rotação da Terra, que é executado no sentido leste-oeste, de modo que os lugares situados a oeste têm horário adiantado em relação aos lugares a leste. 
C) movimento de rotação da Terra, que é executado no sentido oeste-leste, de modo que os lugares situados a leste têm horário adiantado em relação aos lugares a oeste. 
D) movimento de translação da Terra, que é executado no sentido leste-oeste, de modo que os lugares situados a oeste têm horário atrasado em relação aos lugares a leste.

3- (Mackenzie-SP) Este fenômeno determina a origem de diversas formas de relevo. No lugar em que uma placa oceânica mergulha sob uma placa continental, formam-se as fossas oceânicas. As bordas da placa continental são comprimidas para cima, formando cadeias montanhosas e arcos insulares. PITTE, Jean Robert. 

O fenômeno descrito é identificado como 

A) intemperismo. 
B) epirogênese. 
C) embasamento. 
D) subducção. 
E) convecção.

4- (UFPE) A atividade vulcânica compreende todos os fenômenos associados com o derrame sobre a superfície terrestre dos materiais magmáticos procedentes do interior da Terra. Sobre esse assunto, é incorreto afirmar que 

A) o vulcanismo é um fenômeno endógeno exclusivo de áreas de colisão de placas litosféricas, em face da ação das correntes de convecção do manto. 
B) além da erupção de gases aquecidos e lavas fundidas, procedem dos vulcões vastas quantidades de materiais fragmentados que são produzidos pela expansão de gases. 
C) o magma, ao se solidificar nas fissuras rochosas preexistentes, origina diques mais ou menos espessos. 
D) as erupções variam muito de caráter, de acordo com a pressão e a quantidade de gás e a natureza da lava posta em liberdade. 
E) no estado de Pernambuco, há evidências de atividades vulcânicas, ocorridas em épocas pretéritas, na Zona da Mata; os solos dessas áreas vulcânicas são, em geral, bons para a agricultura.

5- (UFRGS-RS) Com base nos estudos dos fósseis e da dinâmica terrestre, os geocientistas procuram compreender as transformações do ambiente, organizadas em uma ordem cronológica expressa na escala de tempo geológico. Associe adequadamente as características apresentadas no bloco inferior com os intervalos de tempo geológico do bloco superior. 

1. Mesozoico 2. Paleozoico 3. Cenozoico 4. Pré-Cambriano 

( ) Surgimento das primeiras formas de vida. 
( ) Formação das cadeias de montanhas atuais, como os Alpes, o Himalaia e os Andes. 
( ) Início da fragmentação do continente primitivo (Pangeia), dando origem a duas massas continentais: Gondwana e Laurásia. 

A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é 

A) 4 – 1 – 3. 
B) 4 – 3 – 1. 
C) 2 – 4 – 3. 
D) 3 – 4 – 1. 
E) 1 – 2 – 4.

6- (UNEAL) O Brasil está dividido em três regiões geoeconômicas que refletem as diferentes formas de ocupação humana ao longo do tempo histórico: Nordeste, Centro-Sul e Amazônica. Analise os aspectos que caracterizam essas regiões:

I. O Nordeste é a principal área de refluxo (saída) de pessoas nas migrações internas do país.
II. A região Centro-Sul é a mais industrializada, povoada e urbanizada do país.
III. A Amazônia é a região menos povoada do Brasil e sofre grandes impactos ambientais.
IV. A região nordestina apresenta muitas marcas da colonização e, por praticamente três séculos, foi a região mais rica do Brasil.
Está correto o contido em
a) I e II, apenas.
b) I, II e III, apenas.
c) I, II e IV, apenas.
d) I, III e IV, apenas.
e) I, II, III e IV.

7- (Enem) A figura apresenta diferentes limites para a Europa, o que significa que existem divergências com relação ao que se considera como território europeu.


De acordo com a figura, 

A) a visão geopolítica recente é a mais restritiva, com um número diminuto de países integrando a União Europeia. 
B) a delimitação da Europa na visão clássica, separando-a da Ásia, tem como referência critérios naturais, ou seja, os Montes Urais. 
C) a visão geopolítica dos tempos da Guerra Fria sobre os limites territoriais da Europa supõe o limite entre civilizações desenvolvidas e subdesenvolvidas. 
D) a visão geopolítica recente incorpora elementos da religião dos países indicados.
E) a representação mais ampla a respeito das fronteiras da Europa, que engloba a Rússia chegando ao oceano Pacífico, descaracteriza a uniformidade cultural, econômica e ambiental encontrada na visão clássica.

8- (UFSJ-MG) “A materialidade artificial pode ser datada, exatamente, por intermédio das técnicas: técnicas da produção, do transporte, da comunicação, do dinheiro, do controle, da política e, também, técnicas da sociabilidade e da subjetividade. As técnicas são um fenômeno histórico. Por isso, é possível identificar o momento de sua origem. Essa datação é tanto possível à escala de um lugar quanto à escala do mundo. Ela é também possível à escala de um país, ao considerarmos o território nacional como um conjunto de lugares.” 

SANTOS, Milton. A natureza do espaço. São Paulo: Hucitec, 1996. p. 46. 

A partir do texto anterior, é correto afirmar que 

A) a escala matemática permite a compreensão dos espaços nas escalas do lugar, da região, do território nacional bem como estas se articulam. 
B) o espaço possui múltiplas dimensões e a compreensão dos fenômenos espaciais requer um estudo que considere as diferentes escalas geográficas. 
C) os fenômenos mundiais se sobrepõem e definem a cultura do lugar que, com a globalização, perdeu sua importância. 
D) as paisagens humanas que compõem o território, em uma sociedade globalizada, tendem a inviabilizar os fluxos de ideias, pessoas e mercadorias.

9- (UFU-MG) A ideia de país independente surgiu ainda no século XIX, com a fundação do Partido Nacionalista. Com língua de origem desconhecida e cultura tradicional, durante a ditadura de Francisco Franco, os habitantes desta região foram proibidos de ensinar sua língua (“euskara”) nas escolas e de usar a bandeira com as cores do país. Esta afirmativa refere-se 

A) à questão basca. 
B) à questão irlandesa. 
C) aos conflitos da Caxemira. 
D) aos conflitos dos curdistãos. 

10- (UNIVAS-MG) A Europa foi o primeiro continente a sentir os efeitos da Guerra Fria ao ser dividida em dois blocos distintos: Europa Ocidental e Europa Oriental. Desde os últimos anos da Segunda Guerra Mundial, a União Soviética vinha ampliando suas influências sobre os países vizinhos, até exercer sobre eles sua supremacia impondo-lhes o regime socialista. Entretanto, um dos países do leste europeu constituiu-se em uma exceção porque a subida ao poder do Partido Comunista não dependeu da União Soviética. Estamos nos referindo ao seguinte país do Leste Europeu: 

A) Polônia. 
B) Hungria. 
C) Bulgária. 
D) Albânia. 
E) Iugoslávia. 

11- (ESPM-SP) Observe o texto e o mapa a seguir. 

Sudão do Sul, independente e vulnerável 
No sábado 9, o mundo ganhou um novo país: o Sudão do Sul. A nação, maior que a Bahia, nasce carregando o título do Estado mais pobre do mundo, onde três dos estimados nove milhões de habitantes precisam de ajuda humanitária para se alimentar e 90% vivem com até 50 centavos de dólar por dia (cerca de 0,80 centavos de reais). 


Em relação à geografia do novo país, está correto afirmar: 

A) Localizado na África Austral, as ricas jazidas de ferro e cobre apresentam-se como oportunidades futuras em melhores dias para amenizar o alto índice de miséria existente. 
B) Localizado entre a África Oriental e Central, e de maioria cristã e animista em oposição ao norte islâmico, o Sudão do Sul vê no petróleo as melhores perspectivas futuras. 
C) Localizado na África Ocidental, o novo país tem nas áreas de plantation a base da economia exportadora de gêneros tropicais, como cacau e açúcar. 
D) O conflito étnico entre tutsis e hutus levou a um genocídio nesse novo país da África Oriental, cuja separação em duas partes pareceu ser a única solução possível. 
E) O novo país de maioria islâmica localiza-se na África Setentrional e o clima mediterrâneo favorece o cultivo de videiras e oliveiras, os principais produtos de exportação

12- (Fuvest 2015) Observe a tabela:

Os  dados  apresentados  na  tabela  se  explicam,  dentre outros fatores,

a)  pela  industrialização  significativa  em  estados  do Nordeste do Brasil, sobretudo aquela ligada a bens de consumo.
b)  pela  forte  demanda  por  força  de  trabalho  criada  pela expansão cafeeira nos estados do Sudeste do Brasil.
c)  pela  democracia  racial  brasileira,  a  favorecer  a convivência  pacífica  entre  culturas  que,  nos  seus continentes de origem, poderiam até mesmo ser rivais.
d)  pelos  expurgos  em  massa  promovidos  em  países  que viviam  sob  regimes  fascistas, como  Itália,  Alemanha  e Japão.
e)  pela  supervalorização  do  trabalho  assalariado  nas cidades, já que no campo prevalecia a mão de obra de origem escrava, mais barata.

13- Uma cidade cresce de forma vertical mediante a construção de elevados edifícios e cresce de forma horizontal mediante a ocupação de novos espaços. Esse crescimento horizontal de uma cidade ocasiona uma:

A) Conurbação.
B) Urbanização.
C) Fragmentação.
D) Megacidade.
E) Interiorização.

14- (UEG-GO–2016) Considere os dados sobre a taxa de crescimento e evolução populacional do estado de Goiás no gráfico a seguir:



A análise dos dados apresentados nos gráficos leva a inferir que 

A) o período posterior ao ano de 1970 registrou queda na taxa de crescimento da população total do estado de Goiás. 
B) a baixa taxa de crescimento populacional verificada entre 1980 e 1991 foi resultante do aumento da taxa de mortalidade. 
C) a população do estado de Goiás atingirá no ano de 2030 um total de 10 milhões de habitantes, seguindo a atual taxa de crescimento. 
D) o crescimento populacional mais acentuado verificado até o ano de 1980 deveu-se à chegada de populações oriundas do Nordeste.

15- (PUCPR) Compare os gráficos de pirâmides etárias a seguir:


Assinale a alternativa incorreta. 

A)  A distribuição da população brasileira por classes etárias das décadas de 1960 e 1970 se assemelha à representada no gráfico I. 
B)  Enquanto o gráfico II pode estar representando um país desenvolvido ou em desenvolvimento, o gráfico I é característico dos países mais pobres da Terra, como os da África Subsaariana. 
C)  Os dois gráficos anteriores correspondem aos quadros populacionais de países europeus. Enquanto no gráfico I é representado um país do Leste Europeu, de onde partiram milhares de emigrantes após a queda do socialismo, o gráfico II corresponde a um país da parte ocidental europeia, destino de muitos imigrantes. 
D)  O gráfico I revela um país de elevada taxa de natalidade e uma baixa longevidade. 
E)  O gráfico II apresenta uma realidade das duas últimas décadas na demografia brasileira: queda na natalidade e uma concentração maior de habitantes entre os 10 e 20 anos de idade, bem como uma considerável população de adultos.

GABARITO:
1- E
2- C
3- D
4- A
5- B
6- E
7- B
8- B
9- A
10- E
11- B
12- B
13- A
14- A
15- C 

Nenhum comentário:

Postar um comentário