sexta-feira, 28 de abril de 2023

QUESTÕES DE ENEM E VESTIBULAR SOBRE EVOLUÇÃO, CLASSIFICAÇÃO E MODELOS DE INDUSTRIALIZAÇÃO

1- (UEPB) Em 1905, a Ford tinha 33 fábricas nos Estados Unidos e 19 no estrangeiro. Todas produziam o mesmo carro negro, o Ford “T” – o carro de “todo o mundo” –, fabricando quinze milhões de exemplares de maneira padronizada. 

A Nissan inventa o automóvel a la carte. “O sistema [...] já está operando em todas as concessionárias da Nissan desde agosto de 1991.” “[...] é um sistema de informação de ponta que coordena a produção e a venda, e [...] que permite dar ao cliente o prazo exato.” “[...] a fabricação se aproxima de uma produção segundo a demanda’’. 

BECKOUCHE, Pierre. Indústria um só mundo. São Paulo: Ática, 1995. p. 28-31. 

Os dois fragmentos anteriores exemplificam as transformações dos métodos de produção e de trabalho, com consequentes mudanças na forma de consumo da população mundial. Eles falam, respectivamente, 

A) da produção flexível e do pós-fordismo. 
B) do fordismo e do taylorismo. 
C) do socialismo e do capitalismo. 
D) do fordismo e do método Just in Time. 
E) da indústria planificada e do toyotismo.

2- (FGV-SP–2017) A organização da produção industrial inaugurada na segunda metade do século XX procurou superar os gargalos do modelo fordista em momentos de crise. Nesse novo paradigma, as indústrias implantaram a economia de escopo, caracterizada pela 

A) produção descentralizada em plantas fabris reduzidas e flexíveis. 
B) organização fabril intensiva em mão de obra e atividades manuais. 
C) produção centralizada em grandes fábricas com estruturação rígida. 
D) organização de grandes estoques em áreas com maior mercado consumidor. 
E) produção racionalizada em linhas de montagem repetitivas e insalubres.

3- (UFSCar-SP) A Terceira Revolução Industrial gerou mudanças profundas na configuração espacial do mundo, a qual o geógrafo Milton Santos denominou de meio técnico-científico-informacional. Sobre essas mudanças, são feitas quatro afirmações. Analise-as. 

I. O avanço do sistema de comunicações e de informática permitiu uma organização do espaço geográfico através de redes, que ampliam os fluxos possíveis, mesmo sem a fixação concreta das atividades produtivas em muitos pontos do espaço. 
II. Apesar de a ciência, a técnica e a produção estarem irregularmente distribuídas no espaço geográfico, as inovações tecnológicas estão disponíveis para todos, visto que elas transitam em fluxos que circulam por todo o mundo. 
III. Embora a ampliação das relações internacionais, entre países da economia capitalista, tenha se iniciado há alguns séculos, essas mudanças alteraram o ritmo das interações espaciais, aumentando as trocas de mercadorias e a difusão de hábitos de consumo. 
IV. A organização do espaço, através de redes, permitiu uma distribuição multiterritorial das atividades produtivas, gerando maior equilíbrio entre nações ricas e pobres na Divisão Internacional do Trabalho. 

Estão corretas as afirmações 

A) I, II, III e IV. 
B) I, II e III, apenas. 
C) II, III e IV, apenas. 
D) I e III, apenas. 
E) II e IV, apenas.

4- (UERN)


A ilustração apresentada mostra algumas mudanças tecnológicas que trouxeram repercussões econômicas e sociais importantes para o espaço geográfico e para o modo de vida em sociedade. A forma e a organização industrial atual estão relacionadas a um país e um modelo. Assinale a associação correta. 

A) Fordismo – EUA. 
B) Toyotismo – China. 
C) Taylorismo – EUA. 
D) Just-in-time – Japão.

5- (Unemat-MT) Em relação às fases do capitalismo e suas características, enumere a segunda coluna de acordo com a primeira. 

Coluna I 

Fases do Capitalismo 

I. Comercial 
II. Industrial 
III. Financeiro 

Coluna II 

Características 

( ) Segunda Revolução Industrial ou Tecnológica, o capitalismo se tornou monopolista. Empresas ou países monopolizaram o comércio; os bancos adquiriram cada vez mais importância; o capital financeiro passou a dominar e a controlar a economia dos países; domínio das transnacionais. 
( ) Ressurgimento dos Centros urbanos e intensificação do comércio; acumulação de recursos; inovações nos transportes marítimos, nos armamentos e nas técnicas de navegação; expansão comercial do final do século XIV e início do século XV. 
( ) Forte mecanização, abrangendo diversos setores da economia. As fábricas empregavam grande número de trabalhadores. 

Assinale a alternativa correta. 

A) III, II e I. 
B) I, II e III. 
C) III, I e II. 
D) II, I e III. 
E) I, III e II.

6- (UERJ) 

3ª do plural 
Engenheiros do Hawaii 

Corrida pra vender cigarro 
Cigarro pra vender remédio 
Remédio pra curar a tosse 
Tossir, cuspir, jogar pra fora 
Corrida pra vender os carros 
Pneu, cerveja e gasolina 
Cabeça pra usar boné 
E professar a fé de quem patrocina 
Eles querem te vender, eles querem te comprar 
Querem te matar a sede, eles querem te sedar 
[...] 
Corrida contra o relógio 
Silicone contra a gravidade 
Dedo no gatilho, velocidade 
Quem mente antes diz a verdade 
Satisfação garantida 
Obsolescência programada 
Eles ganham a corrida antes mesmo da largada 
[...] 

Os diferentes modelos produtivos de cada momento do sistema capitalista sempre foram o resultado da busca por caminhos para manter o crescimento da produção e do consumo. 

A crítica ao sistema econômico presente na letra da canção está relacionada à seguinte estratégia própria do atual modelo produtivo toyotista: 

A) Aceleração do ciclo de renovação dos produtos. 
B) Imposição do tempo de realização das tarefas fabris. 
C) Restrição do crédito rápido para o consumo de mercadorias. 
D) Padronização da produção dos bens industriais de alta tecnologia.

7- (Fatec-SP) Para preparar uma caixa de telefone celular com carregador de bateria, fone de ouvido e dois manuais de instrução, o empregado da fábrica dispõe de apenas seis segundos. Finalizada essa etapa, a embalagem é repassada ao funcionário seguinte da linha de montagem, o qual tem a missão de escanear o pacote em dois pontos diferentes e, em seguida, colar uma etiqueta. Em um único dia, a tarefa chega a ser repetida até 6.800 vezes pelo mesmo trabalhador. 

Disponível em: <blogdosakamoto.blogosfera.uol.com.br/2013/08/12/>. Acesso em: 12 ago. 2013 (Adaptação).

Refletindo sobre a situação exposta no texto, é correto afirmar que essa fábrica se organiza pelo sistema de produção conhecido como 

A) toyotismo, no qual a mecanização do trabalho leva à divisão equitativa dos lucros entre os operários. 
B) toyotismo, no qual os trabalhadores controlam os meios de produção e produzem no seu próprio ritmo. 
C) fordismo, no qual cada um dos trabalhadores realiza todas as etapas do processo produtivo nas fábricas. 
D) fordismo, no qual a livre iniciativa do trabalhador determina o ritmo das fábricas e o volume da produção. 
E) fordismo, no qual há uma divisão do trabalho, e a mecanização da produção leva à repetição de tarefas.

8- (UERJ) Os fatores locacionais da indústria passaram por grandes modificações, desde o século XVIII, alterando as decisões estratégicas das empresas acerca da escolha do local mais rentável para seu empreendimento. 

O esquema a seguir apresenta alguns modelos de localização da siderurgia, considerando os fatores locacionais mais importantes para esse tipo de indústria: minério de ferro, carvão mineral, mercado e sucata.


No caso dos modelos C e D, as mudanças socioeconômicas que justificam as escolhas de novos locais para instalação de usinas siderúrgicas nas últimas décadas são, respectivamente, 

A) dispersão dos mercados consumidores – revalorização das economias de aglomeração. 
B) eliminação dos encargos com a mão de obra – generalização das redes de telecomunicação. 
C) diminuição dos preços das matérias-primas – substituição de fontes de energia tradicionais. 
D) redução dos custos com transporte – ampliação das práticas de sustentabilidade ambiental.

9- (UNISC-RS–2015) O processo de industrialização pode ser considerado um dos principais propulsores da modernização das sociedades. Sobre isso, é importante ressaltar que as dinâmicas industriais passaram por diferentes etapas até se configurarem da maneira como as conhecemos atualmente. Leia as afirmativas que se seguem acerca dessas etapas. 

I. Primeira Revolução Industrial: foi a primeira etapa do processo de industrialização, ocorrida entre meados do século XVIII e final do século XIX. O Reino Unido era considerado a grande potência industrial e as técnicas industriais, quando comparadas ao que conhecemos hoje, eram simples. Predominavam questões acerca da máquina a vapor, da indústria têxtil e do carvão mineral como fonte de energia. As empresas da época, em sua maioria, eram de pequeno ou médio porte e davam forma ao contexto do capitalismo concorrencial ou liberal. 
II. Segunda Revolução Industrial: teve início a partir das últimas décadas do século XIX. Aos poucos, o Reino Unido foi cedendo seu lugar de liderança a países como Estados Unidos que apresentavam economias mais dinâmicas. Foi uma fase marcada pelas mudanças técnicas e tecnológicas relacionadas ao surgimento da eletricidade e à utilização do petróleo como fontes de energia. Muitas empresas passaram por processos de expansão enquanto o capitalismo monopolista passou a se fortalecer. Neste contexto, emergiu o Fordismo. 
III. Terceira Revolução Industrial: também conhecida como Revolução Técnico-Científica-Informacional, iniciou-se em meados do século XX. É uma fase marcada pelo avanço dos conhecimentos e das tecnologias que envolvem as dinâmicas industriais. Destacam-se, nesta fase, a informática, a robótica, a biotecnologia, entre outros. 

Assinale a alternativa correta. 

A) Somente a afirmativa II está correta. 
B) Somente as afirmativas I e II estão corretas. 
C) Somente as afirmativas II e III estão corretas. 
D) Somente as afirmativas I e III estão corretas. 
E) Todas as afirmativas estão corretas.

10- (CEFET-MG) O mercado corresponde à demanda por um grupo de produtos próximos entre si. Para uma empresa diversificada, no entanto, a ideia de mercado envolve também outros espaços concorrenciais em que pode atuar, definidos como área de comercialização. A indústria, por seu turno, é definida pelo grupo de empresas voltadas para a produção de mercadorias que são substitutas próximas entre si e, desta forma, fornecidas a um mesmo mercado. 

KUPFER, D. Economia industrial: fundamentos teóricos e práticos no Brasil. Rio de Janeiro: Elsevier, 2002 (Adaptação). 

Nesse contexto, uma das formas para atingir cada vez mais os mercados no espaço geográfico é a formação de 

A) cartéis, compostos por companhias que controlamos conglomerados, para administrarem a estrutura de capital. 
B) holdings, constituídos por empresas independentes, de mesmo ramo de atividade, para estabelecerem preços e divisão de mercado. 
C) trustes, configurados pela fusão de companhias numa grande corporação econômica, para ampliarem o controle da cadeia produtiva. 
D) oligopólios, correspondentes a uma empresa única que impõe determinado preço às mercadorias e serviços por falta de competitividade. 
E) monopólios, formados por um grupo de firmas que dominam o mercado de um produto, a partir de acordos para aumentar a margem de lucro.

11- (UDESC-SC) Segundo o historiador Eric Hobsbawm, a Revolução Industrial “sob qualquer aspecto [este] foi provavelmente o mais importante acontecimento na história do mundo, pelo menos desde a invenção da agricultura e das cidades. E foi iniciado pela Grã-Bretanha”. 

HOBSBAWM, Eric. A era das revoluções: 1789-1848. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1977. p. 45. 

Com relação ao excerto anterior, assinale a alternativa incorreta. 

A) Não ocorreram movimentos de resistência dos trabalhadores às novas formas de trabalho estabelecidas pela Revolução Industrial. 
B) A Revolução Industrial propiciou o surgimento de novas formas de organização da produção de bens, sendo que o sistema de fábricas tornou-se o preponderante, difundindo-se para outros países e continentes, no decorrer dos séculos XIX e XX. 
C) Possibilitou o estabelecimento de uma nova forma de controle do tempo, que passou a ser marcado pelo relógio e não mais pela natureza. 
D) O sistema de fábricas, no qual os trabalhadores estão concentrados em um mesmo espaço, possibilitou que o dono da fábrica controlasse também a mão de obra, além da matéria-prima. 
E) Entre as principais inovações tecnológicas advindas da Revolução Industrial, pode-se citar a substituição das máquinas movidas à tração animal ou à força da água pelas máquinas a vapor

12- (Fatec-SP–2015) A escolha de um local para a instalação de uma planta industrial não é aleatória. Essa escolha, geralmente, recai sobre um lugar que ofereça mais rentabilidade para o empreendimento. Cada empresa avalia os elementos mais importantes para tomar a decisão. Esses elementos são chamados de fatores locacionais e variam dependendo do tipo de indústria. As empresas que produzem tecnologia vestígel procuram se instalar nos chamados tecnopolos como o Vale do Silício nos Estados Unidos que, além de outras vantagens, oferecem 

A) mão de obra barata e contiguidade às redes bancárias, comerciais e hospitalares. 
B) proximidade de universidades e centros de pesquisas e de tecnologia. 
C) amplo mercado consumidor e grande quantidade de matéria-prima. 
D) energia abundante e barata e informalidade da mão de obra. 
E) incentivos fiscais e legislação ambiental deficiente.

13- (Enem–2017) A instalação de uma refinaria obedece a diversos fatores técnicos. Um dos mais importantes é a localização, que deve ser próxima tanto dos centros de consumo como das áreas de produção. A Petrobras possui refinarias estrategicamente distribuídas pelo país. Elas são responsáveis pelo processamento de milhões de barris de petróleo por dia, suprindo o mercado com derivados que podem ser obtidos a partir de petróleo nacional ou importado. 

MURTA, A. L. S. Energia: o vício da civilização; crise energética e alternativas sustentáveis. Rio de Janeiro: Garamond, 2011.

A territorialização de uma unidade produtiva depende de diversos fatores locacionais. A partir da leitura do texto, o fator determinante para a instalação das refinarias de petróleo é a proximidade a 

A) sedes de empresas petroquímicas. 
B) zonas de importação de derivados. 
C) polos de desenvolvimento tecnológico. 
D) áreas de aglomerações de mão de obra. 
E) espaços com infraestrutura de circulação.

14- (Enem–2016) A mundialização introduz o aumento da produtividade do trabalho sem acumulação de capital, justamente pelo caráter divisível da forma técnica molecular-digital do que resulta a permanência da má distribuição da renda: exemplificando mais uma vez, os vendedores de refrigerantes às portas dos estádios viram sua produtividade aumentada graças ao just in time dos fabricantes e distribuidores de bebidas, mas para realizar o valor de tais mercadorias, a forma do trabalho dos vendedores é a mais primitiva. Combinam-se, pois, acumulação molecular-digital com o puro uso da força de trabalho. 

OLIVEIRA, F. Crítica à razão dualista e o ornitorrinco. Campinas: Boitempo, 2003. 

Os aspectos destacados no texto afetam diretamente questões como emprego e renda, sendo possível explicar essas transformações pelo(a) 

A) crise bancária e o fortalecimento do capital industrial. 
B) inovação toyotista e a regularização do trabalho formal. 
C) impacto da tecnologia e as modificações na estrutura produtiva. 
D) emergência da globalização e a expansão do setor secundário. 
E) diminuição do tempo de trabalho e a necessidade de diploma superior.

15- (Enem–2015) Um carro esportivo é financiado pelo Japão, projetado na Itália e montado em Indiana, México e França, usando os mais avançados componentes eletrônicos, que foram inventados em Nova Jérsei e fabricados na Coreia. A campanha publicitária é desenvolvida na Inglaterra, filmada no Canadá, a edição e as cópias, feitas em Nova York para serem veiculadas no mundo todo. Teias globais disfarçam se com o uniforme nacional que lhes for mais conveniente. 

REICH, R. O trabalho das nações: preparando-nos para o capitalismo no século XXI. São Paulo: Educator, 1994 (Adaptação). 

A viabilidade do processo de produção ilustrado pelo texto pressupõe o uso de 

A) linhas de montagem e formação de estoques. 
B) empresas burocráticas e mão de obra barata. 
C) controle estatal e infraestrutura consolidada. 
D) organização em rede e tecnologia de informação. 
E) gestão centralizada e protecionismo econômico.

16- (Enem) A evolução do processo de transformação de matérias-primas em produtos acabados ocorreu em três estágios: artesanato, manufatura e maquinofatura. Um desses estágios foi o artesanato, em que se 

A) trabalhava conforme o ritmo das máquinas e de maneira padronizada. 
B) trabalhava geralmente sem o uso de máquinas e de modo diferente do modelo de produção em série. 
C) empregavam fontes de energia abundantes para o funcionamento das máquinas. 
D) realizava parte da produção por cada operário, com uso de máquinas e trabalho assalariado. 
E) faziam interferências do processo produtivo por técnicos e gerentes com vistas a determinar o ritmo de produção.

17- (Enem)


Na imagem do início do século XX, identifica-se um modelo produtivo cuja forma de organização fabril baseava-se na(o) 

A) autonomia do produtor direto. 
B) adoção da divisão sexual do trabalho. 
C) exploração do trabalho repetitivo. 
D) utilização de empregados qualificados. 
E) incentivo à criatividade dos funcionários.

18- (Enem) Estamos testemunhando o reverso da tendência histórica da assalariação do trabalho e socialização da produção, que foi a característica predominante da era industrial. A nova organização social e econômica baseada nas tecnologias da informação visa à administração descentralizadora, ao trabalho individualizante e aos mercados personalizados. As novas tecnologias da informação possibilitam, ao mesmo tempo, a descentralização das tarefas e sua coordenação em rede interativa de comunicação em tempo real, seja entre continentes, seja entre os andares do mesmo edifício. 

CASTELLS, M. A sociedade em rede. São Paulo: Paz e Terra, 2006 (Adaptação). 

No contexto descrito, as sociedades vivenciam mudanças constantes nas ferramentas de comunicação que afetam os processos produtivos nas empresas. Na esfera do trabalho, tais mudanças têm provocado 

A) o aprofundamento dos vínculos dos operários com as linhas de montagem sob influência dos modelos orientais de gestão. 
B) o aumento das formas de teletrabalho como solução de larga escala para o problema do desemprego crônico. 
C) o avanço do trabalho flexível e da terceirização como respostas às demandas por inovação e com vistas à mobilidade dos investimentos. 
D) a autonomização crescente das máquinas e computadores em substituição ao trabalho dos especialistas técnicos e gestores. 
E) o fortalecimento do diálogo entre operários, gerentes, executivos e clientes com a garantia de harmonização das relações de trabalho.



GABARITO:
1- D
2- A
3- D
4- D
5- C
6- A
7- E
8- D
9- E
10- C
11- A
12- B
13- E
14- C
15- D
16- B
17- C
18- C

Nenhum comentário:

Postar um comentário