quinta-feira, 20 de abril de 2023

QUESTÕES DE ENEM E VESTIBULAR SOBRE PROBLEMAS SOCIAIS E AMBIENTAIS URBANOS

1- (FGV) Em áreas urbanas, a ocupação de várzeas e planícies de inundação natural dos cursos-d’água e de áreas de encosta com acentuado declive tem sido uma das principais causas de desastres naturais, ocasionando todos os anos a mortalidade e a morbidade a milhares de vítimas, além de perdas econômicas em termos de infraestrutura e edificações.

SILVA, J. A. A. et al. O Código Florestal e a Ciência. 2011. p. 14. Disponível em: <http://www.sbpcnet.org.br/site/arquivos/codigo_florestal_e_a_ciencia.pdf>. 

Sobre esse tema, é correto afirmar: 

A) A inundação das várzeas e das planícies são fenômenos que só ocorrem em áreas urbanas. 
B) Desastres naturais são aqueles que decorrem de dinâmicas da natureza, sobre as quais os efeitos das ações antrópicas são praticamente nulos. 
C) Nas áreas urbanas, a impermeabilização das várzeas facilita a ocorrência de inundações. 
D) Mesmo sob condições climáticas extremas, não é possível a ocorrência de deslizamentos de massa em encostas recobertas com vegetação natural. 
E) Os danos potenciais dos desastres naturais são menores em áreas urbanas adensadas, nas quais a dinâmica da natureza já foi sensivelmente alterada pela ação antrópica.

2- (ESPM-SP–2015) O problema ambiental retratado no mapa a seguir é:


A) Desmatamento 
B) Estresse hídrico 
C) Salinização 
D) Desertificação 
E) Chuva ácida

3- (UERJ–2015)



O problema habitacional na cidade do Rio de Janeiro é antigo, com alguns de seus efeitos mantendo-se há mais de um século, como o tipo de moradia popular retratado nas imagens.

Uma causa econômica e um resultado socioespacial, associados diretamente à expansão desse tipo de moradia ao longo do século XX, são: 

A) Mercantilização do solo urbano − segregação 
B) Fortalecimento do comércio informal − verticalização 
C) Crescimento do trabalho assalariado − suburbanização 
D) Redução do financiamento habitacional – periferização

4- (FGV-SP) Observe a imagem que apresenta um fato comum encontrado em grande parte das médias e grandes cidades brasileiras na década de 1990.


Decorridos mais de 10 anos entre o momento da foto e os dias atuais, pode-se afirmar que o planejamento urbano, no Brasil, é 

A) uma realidade evidente que, de certo modo, consegue reduzir o apartheid urbano. 
B) considerado renovador, porque está sempre transformando as áreas centrais das cidades. 
C) insipiente, porque não consegue corrigir as distorções criadas pelo crescimento desordenado. 
D) resultado do amadurecimento e da mobilização da sociedade que reivindica melhorias na infraestrutura. 
E) responsável por um rígido controle do crescimento urbano, via fiscalização do Estado.

5- (UFU-MG)


Sobre a questão do lixo urbano, a análise da charge indica que, no Brasil, 

A) o crescimento econômico vivenciado nos últimos anos tem repercutido na inclusão de mais pessoas na classe média, o que incrementa a produção de mais lixo. 
B) o modelo de consumo adotado vem provocando o aumento contínuo e exagerado na quantidade de lixo produzido. 
C) a reciclagem tem sido uma alternativa sustentável e valorizada para diminuir a quantidade de lixo produzido. 
D) o lixo urbano, em sua maioria, está sendo reaproveitado ou vendido para empresas de reciclagem.

6- (PUC-SP) Leia com atenção: 

As cidades constituem-se no palco das contradições econômicas, sociais e políticas e o sistema viário é um espaço em permanente disputa entre diferentes atores, que se apresentam como pedestres, ciclistas, condutores e usuários de automóveis, caminhões, ônibus e motos. 

BRASIL Acessível. Programa Brasileiro de Acessibilidade Urbana. Ministério das Cidades, 2006. p. 2. 

A referência aqui são as grandes cidades brasileiras. Sobre a questão da acessibilidade nessas áreas pode-se observar que 

A) nas “disputas” por mobilidade urbana , a automobilização crescente gera problemas para o pedestre que também é usuário dos transportes coletivos. 
B) as preocupações constantes com a mobilidade e a segurança dos pedestres se estendem cada vez mais aos portadores de necessidades especiais. 
C) a multiplicação do hábito do uso da bicicleta resultou da construção de muitas ciclovias nas cidades, roubando, se necessário, espaço dos automóveis. 
D) ônibus e caminhões, ao multiplicarem-se no sistema viário das grandes cidades, são como vilões que provocam trânsito e atrapalham os pedestres. 
E) a multiplicação de motos nas cidades brasileiras é responsável pelos congestionamentos e por dificuldades na circulação de pessoas e mercadorias.

7- (FUVEST-SP–2015) O efeito estufa e o lixo são, talvez, as duas manifestações mais contraditórias da vontade de dominação da natureza posta em prática pela racionalidade instrumental e sua tecnociência. Com o objetivo de aumentar a produtividade, que na prática significa submeter os tempos de cada ente, seja ele mineral, vegetal ou animal, a um tempo da concorrência e da acumulação de capital, esqueceu-se de que todo trabalho dissipa energia sob forma de calor (efeito estufa) e que a desagregação da matéria, ao longo do tempo, torna-a irreversível (lixo). 

PORTO-GONÇALVES, Carlos W. A Globalização da natureza e a natureza da Globalização. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2006 (Adaptação). 

Conforme o excerto anterior, é correto afirmar: 

A) Com o aumento da produtividade, será possível vencer o efeito estufa e superar o problema da produção de lixo. 
B) A humanidade superou os problemas decorrentes da produção de lixo, graças à racionalidade instrumental e à tecnociência. 
C) Os tempos da concorrência e da acumulação de capital vêm sendo subordinados ao tempo da natureza. 
D) A aceleração do tempo de acumulação de capital permite eliminar a irreversibilidade da produção do lixo. 
E) A busca pelo aumento da produtividade impõe a diferentes elementos da natureza o tempo dos interesses capitalistas.

8- (USF-SP–2016) Segundo dados da – ABRELPE – Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais, na atualidade, cerca de 40% dos resíduos sólidos urbanos produzidos pela população brasileira deixaram de ser coletados e, por consequência, tiveram destino impróprio. A gestão inadequada do lixo gera inúmeros danos ambientais que comprometem seriamente a qualidade de vida. Por isso, desde 12 de agosto de 2010, pela Lei 12 305/10, foi instituída a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), que definiu os princípios, objetivos e instrumentos, bem como diretrizes, relativos à gestão e ao gerenciamento de resíduos sólidos, incluídos os perigosos. O objetivo da PNRS é instituir os aterros sanitários em todos os municípios brasileiros. 

Uma diferença significativa entre aterro sanitário e lixão refere-se ao fato de o aterro sanitário 

A) aceitar somente resíduos sólidos recicláveis, evitando, assim, a contaminação do lençol freático pela decomposição da matéria orgânica. 
B) não necessitar de reciclagem prévia do lixo, pois os aterros são construídos para aceitar todo tipo de resíduo. 
C) possuir material impermeabilizante, evitando, assim, a contaminação do solo pelo chorume. 
D) poder ser instalado em áreas centrais de grandes cidades, visto que não oferece riscos ambientais. 
E) ter maior capacidade de armazenamento de lixo, pois os lixões só podem ser instalados em áreas de mananciais.

9- (UECE–2016) Atente ao seguinte excerto: 

O tratamento do clima urbano, como um dos componentes da qualidade do ambiente, não poderá ser considerado insignificante para o mundo moderno. Com isso, há um envolvimento, se não metafísico, pelo menos, ideológico no seu sentido mais puro. Ele se reveste de um anseio, uma expectativa em participar das cruzadas pró-ambiente, às quais se filiam muitos idealistas ou ecoativistas, como às vezes são designados aqueles que almejam melhor qualidade de vida para a sociedade. 

MONTEIRO, Carlos Augusto de Figueiredo. Teoria e Clima Urbano: um projeto e seus caminhos. In: Clima Urbano. São Paulo: Ed. Contexto, 2009. p. 14. 

Considerando o excerto, a partir da concepção do autor, pode-se concluir acertadamente que 

A) o estudo do clima urbano não é uma tarefa simples ou sem importância. Pelo contrário, é por demais relevante para a qualidade ambiental nos grandes centros urbanos e no planeta como um todo. 
B) o estudo do clima urbano interessa apenas aos habitantes das grandes metrópoles e a uma minoria de pesquisadores e ambientalistas. 
C) apenas as condições físicas e ambientais das grandes cidades, como as principais características do seu relevo e da sua geologia, influenciam no clima urbano. 
D) muito embora a temática do clima urbano seja importante para o melhor entendimento da relação homem x natureza nas cidades, ainda são insignificantes os estudos nessa área.

10- (UDESC–2016) Sobre o fenômeno da inversão térmica, assinale a alternativa correta. 

A) Consiste no rápido resfriamento do ar próximo à superfície terrestre, o que torna a atmosfera estável e dificulta a dispersão de poluentes. 
B) É provocado pela reação da água da chuva com ácidos lançados a partir da queima de combustíveis fósseis. 
C) É provocado pela poluição das grandes cidades, a qual gera uma camada de ar frio próxima à superfície, enquanto o ar mais quente fica acima desta camada, agravando a concentração dos poluentes. 
D) É formado pelo aquecimento diferencial de porções continentais e marítimas, fazendo com que o vento sopre do continente para o oceano durante a noite. 
E) Pode agravar a ocorrência de enchentes e alagamentos nas zonas urbanas, pois situações de inversão térmica favorecem a ocorrência de fortes chuvas.

11- (Mackenzie-SP) Analise a figura a seguir para responder à questão.




Está correto afirmar que o fenômeno representado corresponde 

A) ao efeito estufa, que tem alcance global e que afeta todas as cidades no mundo, independentemente das dimensões e dos topos de suas construções. 
B) à chuva ácida, que decorre da combinação entre o vapor-d’água e o enxofre, nos centros urbanos. Esse fenômeno é agravado pela queima de derivados de petróleo e carvão mineral. 
C) às enchentes, pois as alterações ambientais provocadas pelo homem interferem no clima. Na ilustração, podemos constatar, claramente, a movimentação do ar que provoca chuvas de tipo frontal. 
D) à ilha de calor, caracterizada pelo aumento das temperaturas nas áreas centrais das cidades médias e grandes. A verticalização das construções e a cobertura de grandes espaços com asfalto e concreto estão entre as suas causas. 
E) ao cânion de frio, que nada mais é do que o resfriamento de determinadas áreas dos grandes centros urbanos em relação a outras. A construção de grandes edifícios, com materiais espelhados, segundo os padrões de países de clima mais frio, como os EUA, é a opção mais correta para cidades de ambientes tropicais, como São Paulo e Rio de Janeiro.

12- (UERJ–2015) Observe nas imagens a área urbanizada em quatro metrópoles nos anos de 1990 e de 2000.


No período 1990-2000, o processo de periferização ocorreu de forma mais intensa na área metropolitana de 

A) Varsóvia. 
B) Chengdu. 
C) Bangalore. 
D) Sacramento.

13- (UFMG) Analise estes fluxogramas, em que está representado o ciclo hidrológico de uma mesma bacia hidrográfica, antes (I) e depois (II) de sua urbanização:


A partir dessa análise e considerando-se outros conhecimentos sobre o assunto, é incorreto afirmar que, depois da urbanização dessa bacia hidrográfica, ocorreu 

A) alteração do volume de água armazenada em subsuperfície, o que pode dificultar sua obtenção a partir de poços. 
B) aumento considerável da vazão de córregos e rios durante o período das chuvas, o que pode contribuir para maior frequência e volume de inundações. 
C) diminuição no nível das águas dos córregos e dos rios durante os períodos de menor pluviosidade, o que pode comprometer tradicionais formas de uso da água. 
D) redução generalizada na velocidade de circulação da água em superfície, o que pode aumentar, em termos relativos, o volume de água disponível ao homem.

14- (Enem–2016) O conceito de função social da cidade incorpora a organização do espaço físico como fruto da regulação social, isto é, a cidade deve contemplar todos os seus moradores e não somente aqueles que estão no mercado formal da produção capitalista da cidade. A tradição dos códigos de edificação, uso e ocupação do solo no Brasil sempre partiram do pressuposto de que a cidade não tem divisões entre os incluídos e os excluídos socialmente. 

QUINTO JR., L. P. Nova legislação urbana e os velhos fantasmas. Estudos Avançados (USP), n. 47, 2003 (Adaptação). 

Uma política governamental que contribui para viabilizar a função social da cidade, nos moldes indicados no texto, é a 

A) qualificação de serviços públicos em bairros periféricos. 
B) implantação de centros comerciais em eixos rodoviários. 
C) proibição de construções residenciais em regiões íngremes. 
D) disseminação de equipamentos culturais em locais turísticos. 
E) desregulamentação do setor imobiliário em áreas favelizadas.

15- (Enem)


No esquema, o problema atmosférico relacionado ao ciclo da água acentuou-se após as revoluções industriais. Uma consequência direta desse problema está na 

A) redução da flora. 
B) elevação das marés. 
C) erosão das encostas. 
D) laterização dos solos. 
E) fragmentação das rochas.

16- (Enem) O fenômeno da ilha de calor é o exemplo mais marcante da modificação das condições iniciais do clima pelo processo de urbanização, caracterizado pela modificação do solo e pelo calor antropogênico, o qual inclui todas as atividades humanas inerentes à sua vida na cidade. 

BARBOSA, R. V. R. Áreas verdes e qualidade térmica em ambientes urbanos: estudo em microclimas de Maceió (AL). São Paulo: Edusp, 2005.

O texto exemplifica uma importante alteração socioambiental, comum aos centros urbanos. A maximização desse fenômeno ocorre 

A) pela reconstrução dos leitos originais dos cursos- -d’água antes canalizados. 
B) pela recomposição de áreas verdes nas áreas centrais dos centros urbanos. 
C) pelo uso de materiais com alta capacidade de reflexão no topo dos edifícios. 
D) pelo processo de impermeabilização do solo nas áreas centrais das cidades. 
E) pela construção de vias expressas e gerenciamento de tráfego terrestre.

17- ( Enem ) O professor Paulo Saldiva pedala 6 quilômetros em 22 minutos de casa para o trabalho, todos os dias. Nunca foi atingido por um carro. Mesmo assim, é vítima diária do trânsito de São Paulo: a cada minuto sobre a bicicleta, seus pulmões são envenenados com 3,3 microgramas de poluição particulada – poeira, fumaça, fuligem, partículas de metal em suspensão, sulfatos, nitratos, carbono, compostos orgânicos e outras substâncias nocivas. 

ESCOBAR, H. Sem Ar. O Estado de S. Paulo, ago. 2008. 

A população de uma metrópole brasileira que vive nas mesmas condições socioambientais das do professor citado no texto apresentará uma tendência de 

A) ampliação da taxa de fecundidade. 
B) diminuição da expectativa de vida. 
C) elevação do crescimento vegetativo. 
D) aumento na participação relativa de idosos. 
E) redução na proporção de jovens na sociedade.

18- (Enem) Em 1872, Robert Angus Smith criou o termo “chuva ácida”, descrevendo precipitações ácidas em Manchester após a Revolução Industrial. Trata-se do acúmulo demasiado de dióxido de carbono e enxofre na atmosfera que, ao reagirem com compostos dessa camada, formam gotículas de chuva ácida e partículas de aerossóis. A chuva ácida não necessariamente ocorre no local poluidor, pois tais poluentes, ao serem lançados na atmosfera, são levados pelos ventos, podendo provocar a reação em regiões distantes. A água de forma pura apresenta pH 7, e, ao contatar agentes poluidores, reage modificando seu pH para 5,6 e até menos que isso, o que provoca reações, deixando consequências.

Disponível em: <http://www.brasilescola.com>. Acesso em: 18 maio 2010 (Adaptação).

O texto aponta para um fenômeno atmosférico causador de graves problemas ao meio ambiente: a chuva ácida (pluviosidade com pH baixo). Esse fenômeno tem como consequência 

A) a corrosão de metais, pinturas, monumentos históricos, a destruição da cobertura vegetal e a acidificação dos lagos. 
B) a diminuição do aquecimento global, já que esse tipo de chuva retira poluentes da atmosfera. 
C) a destruição da fauna e da flora, e a redução dos recursos hídricos, com o assoreamento dos rios. 
D) as enchentes, que atrapalham a vida do cidadão urbano, corroendo, em curto prazo, automóveis e fios de cobre da rede elétrica. 
E) a degradação da terra nas regiões semiáridas, localizadas, em sua maioria, no Nordeste do nosso país.

19- (Enem) Subindo morros, margeando córregos ou penduradas em palafitas, as favelas fazem parte da paisagem de um terço dos municípios do país, abrigando mais de 10 milhões de pessoas, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

MARTINS, A. R. A favela como um espaço da cidade. Disponível em: <http://www.revistaescola.abril.com.br>. Acesso em: 31 jul. 2010.

A situação das favelas no país reporta a graves problemas de desordenamento territorial. Nesse sentido, uma característica comum a esses espaços tem sido 

A) o planejamento para a implantação de infraestruturas urbanas necessárias para atender às necessidades básicas dos moradores. 
B) a organização de associações de moradores interessadas na melhoria do espaço urbano e financiadas pelo poder público. 
C) a presença de ações referentes à educação ambiental com consequente preservação dos espaços naturais circundantes. 
D) a ocupação de áreas de risco suscetíveis a enchentes ou desmoronamentos com consequentes perdas materiais e humanas. 
E) o isolamento socioeconômico dos moradores ocupantes desses espaços com a resultante multiplicação de políticas que tentam reverter esse quadro.

20- (Enem) Os lixões são o pior tipo de disposição final dos resíduos sólidos de uma cidade, representando um grave problema ambiental e de saúde pública. Nesses locais, o lixo é jogado diretamente no solo e a céu aberto, sem nenhuma norma de controle, o que causa, entre outros problemas, a contaminação do solo e das águas pelo chorume (líquido escuro com alta carga poluidora, proveniente da decomposição da matéria orgânica presente no lixo). 

RICARDO, B.; CANPANILLI, M. Almanaque Brasil Socioambiental 2008. São Paulo: Instituto Sociambiental, 2007. 

Considere um município que deposita os resíduos sólidos produzidos por sua população em um lixão. Esse procedimento é considerado um problema de saúde pública porque os lixões 

A) causam problemas respiratórios, devido ao mau cheiro que provém da decomposição. 
B) são locais propícios à proliferação de vetores de doenças, além de contaminarem o solo e as águas. 
C) provocam o fenômeno da chuva ácida, devido aos gases oriundos da decomposição da matéria orgânica. 
D) são instalados próximos ao centro das cidades, afetando toda a população que circula diariamente na área. 
E) são responsáveis pelo desaparecimento das nascentes na região onde são instalados, o que leva à escassez de água.



GABARITO:
1- C
2- E
3- A
4- C
5- B
6- A
7- E
8- C
9- A
10- A
11- D
12- B
13- D
14- A
15- A
16- D
17- B
18- A
19-D
20- B

Nenhum comentário:

Postar um comentário