domingo, 23 de abril de 2023

QUESTÕES DE ENEM E VESTIBULAR SOBRE FOCOS DE TENSÃO: ÁSIA

1- (UFRRJ) No mapa a seguir, encontra-se identificada uma das principais áreas de tensão do planeta na atualidade.


Assinale a alternativa que apresenta uma das razões para o conflito entre Índia e Paquistão, pelo controle da região em destaque. 

A) Disputa pelo controle das cidades consideradas sagradas por ambos os povos. 
B) Existência de reservas de urânio, cobiçadas pelos dois países com capacidade nuclear. 
C) Conflitos religiosos, onde budistas e muçulmanos já travaram três guerras e adotaram práticas de terrorismo. 
D) Aspirações nacionalistas dos povos da Caxemira, que reivindicam a sua separação e independência do Paquistão. 
E) Disputas territoriais decorrentes do processo de independência desses dois países, com o fim do domínio britânico.

2- (UERJ) Nos últimos anos, registrou-se crescimento das trocas comerciais entre a China e a África Subsaariana. Observe o gráfico.


Com base na análise do gráfico e considerando as características das regiões envolvidas, a ampliação da integração sino-africana está associada, principalmente, à seguinte estratégia econômica da China: 

A) Diminuição de custos de produção para a indústria alimentícia. 
B) Manutenção do suprimento de insumos para o setor industrial de base. 
C) Implantação de unidades fabris do segmento de bens de consumo duráveis. 
D) Ampliação do mercado consumidor para as manufaturas de bens não duráveis.

3- (Unesp) Nunca na história da humanidade houve tão grande concentração de poder nuns poucos lugares nem tamanha separação e diferença no interior da comunidade humana. Formou-se um mundo quase totalmente integrado – um sistema mundo – evidentemente controlado a partir de alguns centros de poderes econômicos e políticos. 

DOLLFUS, Olivier. 1994 (Adaptação). 

Neste sistema mundo contemporâneo, pode-se identificar que 

A) as maiores potências nucleares do século XXI são: Estados Unidos, França, Canadá, Japão, Alemanha, Índia e Paquistão. 
B) o Ocidente não tem medo da proliferação de armas nucleares principalmente em regimes hostis aos Estados Unidos. 
C) o Irã, a Síria e o Mianmar formam um grupo de países que abriram mão de seus projetos voltados à proliferação da tecnologia de armas nucleares. 
D) a Coreia do Norte tem grande dependência da China, por ser esta a maior exportadora de alimentos e energia aos norte-coreanos. 
E) a paz entre os palestinos e Israel depende apenas de acordos com os EUA.

4- (UFMS) Por considerar uma ameaça à paz mundial, o Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas adotou, recentemente, uma resolução impondo sanções a um país asiático que, segundo fontes internacionais, realizou testes de mísseis balísticos e teste subterrâneo de um artefato nuclear. Estamos nos referindo à 

A) Coreia do Sul, que apresenta as mais altas taxas de analfabetismo, desemprego e concentração de renda do mundo e, visando defender o regime comunista, prioriza o investimento em armamentos nucleares em detrimento de políticas sociais. 
B) China, que, embora comunista, sucumbiu à modernização tecnológica e econômica dos países capitalistas e tem investido maciçamente em arsenal nuclear, imposto sobretudo pelo estreitamento de relações diplomáticas com os EUA e Japão. 
C) Índia, cujos investimentos maciços em pesquisas nucleares estão associados às novas alianças estabelecidas a partir de seu ingresso nos Tigres Asiáticos, em 2002. 
D) Rússia, que, ao ingressar na União Europeia, alcançou rápido crescimento econômico, passando a investir em meios altamente modernos de defesa e ofensiva capazes de derrotar qualquer inimigo. 
E) Coreia do Norte, que ignorou a assinatura de acordo internacional que impunha a desativação de qualquer pesquisa ligada à produção de arsenal nuclear.

5- (UFG-GO) A Coreia do Norte tem gerado tensões geopolíticas em decorrência de sua capacidade nuclear, do seu isolamento político e das disputas territoriais com sua vizinha Coreia do Sul. Atualmente separadas por uma faixa desmilitarizada, a divisão que criou as duas Coreias se originou 

A) no final da Primeira Guerra Mundial, com o controle da Península Coreana pelo Japão. 
B) logo em seguida ao fim da revolução comunista na China, com a expansão de seus domínios territoriais até a Península Coreana. 
C) após a Segunda Guerra Mundial, em um conflito regional que envolveu Estados Unidos da América, União Soviética e China. 
D) no decorrer da Guerra Fria, com os Estados Unidos da América procurando ampliar sua influência no continente asiático. 
E) no final dos anos 1980, com o enfraquecimento da União Soviética e a retirada de suas tropas do território coreano.

6- (Unicastelo-SP) Analise o mapa.


Sobre esse conjunto de países, é correto afirmar que 

A) é uma região de intensos conflitos religiosos, como o que opõe o governo cristão do Paquistão aos muçulmanos do Afeganistão. 
B) concentra algumas das maiores áreas protegidas de florestas tropicais do mundo, especialmente no norte da Índia, Nepal e Butão. 
C) apresenta algumas das maiores concentrações populacionais do mundo, especialmente na Índia e em Bangladesh. 
D) é o berço dos Tigres Asiáticos, inicialmente representados pela Índia e Paquistão, mas que engloba atualmente países emergentes como a China. 
E) com exceção da China, a religião muçulmana é predominante em todos os países, com destaque para o conflito entre xiitas indianos e sunitas paquistaneses.

7- (FUVEST-SP) Observe os gráficos.


Com base nos gráficos e em seus conhecimentos, assinale a alternativa correta. 

A) O comércio bilateral entre China e África cresceu timidamente no período e envolveu, principalmente, bens de capital africanos e bens de consumo chineses. 
B) As exportações chinesas para a África restringem-se a bens de consumo e produtos primários destinados a atender ao pequeno e estagnado mercado consumidor africano. 
C) A implantação de grandes obras de engenharia, com destaque para rodovias transcontinentais, ferrovias e hidrovias, associa-se ao investimento chinês no setor da construção civil na África. 
D) O agronegócio foi o principal investimento da China na África em função do exponencial crescimento da população chinesa e de sua grande demanda por alimentos. 
E) O investimento chinês no setor minerador, na África, associa-se ao crescimento industrial da China e sua consequente demanda por petróleo e outros minérios.

8- (UEA-AM–2015) Depois de três décadas de lento progresso após a independência, a economia do país cresceu à taxa de 6% ao ano entre 1980 e 2002, e 7,5% ao ano de 2002 a 2006 – o que faz dela uma das economias mais bem-sucedidas por um quarto de século. Nas duas últimas décadas, o tamanho da classe média quadruplicou (para quase 250 milhões de pessoas) e 1% dos pobres do país ultrapassou a linha da pobreza a cada ano. 

DAS, Gurcharan. O modelo indiano. In: STUENKEL, Oliver (Org.). A Índia na ordem global. 2013. 

Compondo o ranking das 10 maiores economias do mundo, a Índia apresenta significativo crescimento econômico nas últimas décadas. O progresso apresentado pelo excerto é dedicado à liderança na participação do Produto Interno Bruto e ao bom desempenho 

A) dos serviços. 
B) da agricultura. 
C) da indústria.
D) do comércio exterior. 
E) do turismo.

9- (UECE) A China nas últimas décadas tem-se reafirmado, de várias maneiras, como uma das maiores potências do mundo. Contudo, possui alguns conflitos territoriais internos como 

A) a luta pela incorporação da planície de Taiwan. 
B) o movimento pela independência do Tibete. 
C) a disputa com o Vietnã e o Sudão pelas Ilhas Spratly. 
D) as tentativas de retomar os territórios de Hanoi e Xangai.

10- (Uniube-MG–2016) O governo chinês anunciou, no final de outubro último, que decidiu pôr fim à política do filho único, que por mais de três décadas impediu que casais tivessem mais de um filho e causou impacto na sociedade e na economia do país. Segundo a agência de notícias estatal Xinhua, o Partido Comunista determinou que, agora, os casais poderão ter dois filhos.


Assinale a alternativa que apresenta um possível motivo para tal mudança de postura do governo chinês ante a questão demográfica. 

A) A possibilidade concreta de a China perder o posto de nação mais populosa da Terra. 
B) A crescente ameaça de invasão por parte dos imigrantes oriundos dos países vizinhos, tomando os postos de trabalho dos chineses. 
C) O crescente envelhecimento da população que, num futuro próximo, traria sérias consequências sociais e econômicas para o país. 
D) Atender às reivindicações da população ante a crescente insatisfação popular que ameaça a estabilidade do governo. 
E) Incentivar o crescimento numérico das famílias, provocando incremento nos níveis de consumo do rico mercado interno chinês.

11- (Uniube-MG) Gandhi pregava a resistência à dominação e a luta contra os britânicos por meio da não violência e da desobediência civil, métodos que já havia empregado contra o Apartheid, na África do Sul, onde vivera. A ação de Gandhi consistia em desobedecer às leis inglesas sem se importar em sofrer as consequências do ato, em boicotar os produtos ingleses, em fazer greves de fome para que hindus e muçulmanos deixassem de lado as divergências religiosas e se unissem em favor da causa comum: a independência. Sua figura acabou por conquistar admiradores no mundo todo, inclusive na Inglaterra, e o gandhismo inspira até hoje os movimentos pacifistas.

Disponível em: <http://educacao.uol.com.br/historia/independenciadaindianaoviolencia
edesobedienciacivildeghandi.jhtm>. Acesso em: 27 out. 2012.

O surgimento de novas nações na Ásia foi consequência da Segunda Guerra Mundial, e um dos momentos mais importantes desse contexto histórico foi a Independência da Índia. Analise e assinale a alternativa correta. 

A) A Índia era a principal colônia britânica da Inglaterra, já que era uma fonte econômica considerável. 
B) A Índia, que era a principal fonte de lucros para os ingleses, lutou e obteve sua independência através de lutas sangrentas e boicote à Inglaterra. 
C) A Índia obteve sua independência com o enfraquecimento da Inglaterra pela Segunda Guerra Mundial e com o princípio da não violência. 
D) A Índia adquiriu sua independência pela união dos grupos islâmicos e hinduístas que se mobilizaram deixando de lado as divergências religiosas. 
E) A Índia conquistou sua independência através da obediência civil e pelos conflitos ocasionados por cidadãos islâmicos e hinduístas.

12- (UEA-AM) Considerando o crescimento da economia chinesa desde o fim do século XX e a atual configuração da economia mundial, é correto afirmar que a República Popular da China promoveu 

A) a seletividade e o protecionismo de seu mercado exportador, restringindo a venda de produtos para os países desenvolvidos. 
B) a ampliação de suas terras agricultáveis de modo planejado e subsidiado, reforçando a pauta de exportação exclusiva de bens primários. 
C) a proibição na importação de matérias-primas para a indústria, comprometendo o crescimento dos concorrentes e incentivando seu próprio setor produtivo. 
D) a difusão agressiva e crescente na quantidade de seus produtos no mercado global, priorizando as vantagens competitivas de seu setor industrial. 
E) a importação de mão de obra estrangeira para suas indústrias, garantindo o desenvolvimento tecnológico concomitante à precarização de seu mercado de trabalho.

13- (Enem–2016) No início de maio de 2014, a instalação da plataforma petrolífera de perfuração HYSY-981 nas águas contestadas do Mar da China Meridional suscitou especulações sobre as motivações chinesas. Na avaliação de diversos observadores ocidentais, Pequim pretendeu, com esse gesto, demonstrar que pode impor seu controle e dissuadir outros países de seguir com suas reivindicações de direito de exploração dessas águas, como é o caso do Vietnã e das Filipinas. 

KLARE, M. T. A guerra pelo petróleo se joga no mar. Le Monde Diplomatique Brasil, abr. 2015.

A ação da China em relação à situação descrita no texto evidencia um conflito que tem como foco o(a) 

A) distribuição das zonas econômicas especiais. 
B) monopólio das inovações tecnológicas extrativas. 
C) dinamização da atividade comercial. 
D) jurisdição da soberania territorial. 
E) embargo da produção industrial.

14- (Enem–2015) O principal articulador do atual modelo econômico chinês argumenta que o mercado é só um instrumento econômico, que se emprega de forma indistinta tanto no capitalismo como no socialismo. Porém os próprios chineses já estão sentindo, na sua sociedade, o seu real significado: o mercado não é algo neutro, ou um instrumental técnico que possibilita à sociedade utilizá-lo para a construção e edificação do socialismo. Ele é, ao contrário do que diz o articulador, um instrumento do capitalismo e é inerente à sua estrutura como modo de produção. A sua utilização está levando a uma polarização da sociedade chinesa. 

OLIVEIRA, A. A Revolução Chinesa. Caros Amigos, 31 jan. 2011 (Adaptação). 

No texto, as reformas econômicas ocorridas na China são colocadas como antagônicas à construção de um país socialista. Nesse contexto, a característica fundamental do socialismo, à qual o modelo econômico chinês atual se contrapõe, é a 

A) desestatização da economia. 
B) instauração de um partido único. 
C) manutenção da livre concorrência. 
D) formação de sindicatos trabalhistas. 
E) extinção gradual das classes sociais.

15- (Enem) Os chineses não atrelam nenhuma condição para efetuar investimentos nos países africanos. Outro ponto interessante é a venda e compra de grandes somas de áreas, posteriormente cercadas. Por se tratar de países instáveis e com governos ainda não consolidados, teme-se que algumas nações da África tornem-se literalmente protetorados.

BRANCOLI, F. China e os novos investimentos na África: neocolonialismo ou mudanças na arquitetura global? Disponível em: <http://opiniaoenoticia.com.br>. Acesso em: 29 abr. 2010 (Adaptação).

A presença econômica da China em vastas áreas do globo é uma realidade do século XXI. A partir do texto, como é possível caracterizar a relação econômica da China com o continente africano? 

A) Pela presença de órgãos econômicos internacionais como o Fundo Monetário Internacional (FMI) e o Banco Mundial, que restringem os investimentos chineses, uma vez que estes não se preocupam com a preservação do meio ambiente. 
B) Pela ação de ONGs (Organizações Não Governamentais) que limitam os investimentos estatais chineses, uma vez que estes se mostram desinteressados em relação aos problemas sociais africanos. 
C) Pela aliança com os capitais e investimentos diretos realizados pelos países ocidentais, promovendo o crescimento econômico de algumas regiões desse continente. 
D) Pela presença cada vez maior de investimentos diretos, o que pode representar uma ameaça à soberania dos países africanos ou manipulação das ações destes governos em favor dos grandes projetos. 
E) Pela presença de um número cada vez maior de diplomatas, o que pode levar à formação de um Mercado Comum Sino-Africano, ameaçando os interesses ocidentais.



GABARITO:
1- E
2- B
3- D
4- E
5- C
6- C
7- E
8- A
9- B
10- C
11- C
12- D
13- D
14- E
15- D

Nenhum comentário:

Postar um comentário