quarta-feira, 19 de abril de 2023

QUESTÕES DE ENEM E VESTIBULAR SOBRE CLIMA DO BRASIL

1- (IMED-SP–2016) Para responder à questão, observe a imagem a seguir:


O climograma da cidade do Rio de Janeiro apresenta características do clima 

A) Subtropical. 
B) Tropical Atlântico. 
C) Tropical Equatorial. 
D) Equatorial úmido. 
E) Semiárido.

2- (UERN–2015) O Brasil sofre influência de cinco tipos de massas de ar e, conforme a época do ano, elas atuam com menor intensidade.


Sobre as massas de ar, assinale a alternativa correta. 

A) mTc: forma-se na região do Pantanal mato-grossense; é uma massa quente e seca. 
B) mPa: forma-se na Antártica a partir do acúmulo de ar polar sobre o Oceano Pacífico. 
C) mEa: forma-se ao norte do Equador, na área do anticiclone dos Açores; é quente e úmida. 
D) mTc: forma-se no noroeste da Amazônia brasileira; é quente e seca, apresentando elevadas temperaturas.

3- (UEPB) Os climogramas a seguir representam dois tipos climáticos que atuam em regiões do país. O clima representado na figura 1 recebe influência da massa de ar continental equatorial e caracteriza-se por altas temperaturas e chuvas abundantes o ano todo. Já o clima representado na figura 2 recebe influência da massa tropical atlântica e caracteriza-se por altas temperaturas, chuvas escassas e mal distribuídas.


Os climogramas correspondem, respectivamente, aos climas 

A) Equatorial e semiárido. 
B) Equatorial e subtropical. 
C) Subtropical e Tropical de altitude. 
D) Tropical úmido e subtropical. 
E) Semiárido e subtropical.

4- (UECE–2016) Considerando as tipologias macroclimáticas do Brasil, é correto afirmar que o clima que predomina na porção norte do Brasil, compreendendo os estados do Amazonas, Pará, Acre, Rondônia, Amapá, e parte do Mato Grosso e Tocantins, e que é controlado pelos sistemas atmosféricos massa Equatorial continental e atlântica, e pela zona de convergência intertropical é o clima 

A) equatorial. 
B) tropical litorâneo do Nordeste oriental. 
C) subtropical úmido. 
D) tropical úmido-seco. 

5- (Feevale-RS–2016) Climograma é uma ferramenta que permite maior facilidade na compreensão do perfil climático de determinada região. A temperatura média geralmente é representada por um gráfico linear sobreposto a um gráfico de barras, que representa as precipitações (chuvas) ao longo do período estudado, geralmente um ano. Considere os climogramas de três municípios brasileiros.




A partir da observação dos climogramas de Manaus/AM, Brasília/DF e Porto Alegre/RS, pode-se afirmar que o clima predominante nos três municípios, respectivamente, é: 

A) Equatorial – tropical continental – subtropical. 
B) Tropical continental – subtropical – equatorial. 
C) Equatorial semiárido – subtropical – tropical de altitude. 
D) Tropical semiárido – equatorial – subtropical. 
E) Equatorial – tropical de altitude – tropical semiúmido.

6- (UENP-PR) O Brasil apresenta predomínio de climas quentes devido à sua localização no planeta, com grande porção de terras na zona intertropical. A diversidade climática do país é explicada por vários fatores, destacando-se a latitude e a atuação das massas de ar


Com base no enunciado da questão e na figura anterior, assinale a alternativa correta. 

A) A massa Equatorial continental (mEc) atua em toda a região Norte do Brasil, sendo responsável pelas altas temperaturas e pela elevada pluviosidade dessa região. 
B) A massa Equatorial atlântica (mEa) atua nas porções setentrionais do Brasil (regiões Norte e Nordeste) somente na estação do inverno do Hemisfério Sul. 
C) A massa Tropical atlântica (mTa) atua no litoral brasileiro durante a estação do inverno, sendo responsável pela umidade elevada existente na área da Mata Atlântica brasileira. 
D) A massa Polar atlântica (mPa) é responsável pelo fenômeno da friagem que ocorre eventualmente na região amazônica e pelas chuvas frontais que ocorrem durante o ano inteiro em todo território brasileiro. 
E) A massa Tropical continental (mTc) é responsável pelas geadas ocasionais e pelas secas sazonais que ocorrem na região do Pantanal Mato-Grossense.

7- (PUC-Campinas-SP–2016) José Lins do Rego foi autor de importantes obras literárias que têm como palco o Nordeste brasileiro. Um de seus mais importantes romances é Menino de Engenho do qual foi retirado o seguinte trecho: 

“Lá um dia, para as cordas das nascentes do Paraíba, via-se, quase rente do horizonte, um abrir longínquo e espaçado de relâmpago: era inverno na certa no alto sertão. As experiências confirmavam que com duas semanas de inverno o Paraíba apontaria na várzea com a sua primeira cabeça-d’água. O rio no verão ficava seco de se atravessar a pé enxuto. Apenas, aqui e ali, pelo seu leito, formavam-se grandes poços, que venciam a estiagem. Nestes pequenos açudes se pescava, lavavam-se os cavalos, tomava-se banho.” 

REGO, J. L. do. Menino do Engenho. 77. ed. Rio de Janeiro: José Olympio, 2000. p. 54. 

O fato de o leito do rio ficar praticamente seco no verão é típico da hidrografia de áreas do Sertão nordestino, que apresentam como uma de suas importantes características 

A) a reduzida pluviosidade, provocada por múltiplos fatores, entre eles a dinâmica atmosférica que limita a ação de massas úmidas. 
B) o inverno semelhante ao encontrado no clima subtropical do Sul do Brasil: redução das temperaturas devido à presença da massa polar. 
C) o verão pouco chuvoso com elevadas temperaturas que se assemelham às condições do verão da porção Centro-Sul do Brasil. 
D) a fraca pluviosidade provocada pelas condições de relevo pouco acidentado e com baixas altitudes, que impedem a formação de chuvas orográficas. 
E) a reduzida atuação de massas de ar, como a Tropical continental e a Polar atlântica, ambas portadoras de elevado grau de umidade.

8- (UFRN) Os fragmentos textuais a seguir apresentam informações sobre fenômenos climáticos contrastantes, que ocorrem num mesmo período, em diferentes regiões do Brasil. 

Um total de 800 municípios do Nordeste se encontra em situação de emergência devido à seca, depois de o Governo declarar, nesta sexta-feira, que 25 novas cidades do estado da Paraíba estão nessa circunstância.

Disponível em: <http://noticias.r7.com/internacional/noticias/seca-no-nordeste-deixa-800-municipios-em-situacaode-emergencia-20120601.html>. Acesso em: 04 jun. 2012.

No Amazonas, mais de 80 mil famílias sofrem com a cheia dos rios, 50 municípios permanecem em situação de emergência, incluindo a capital, e outros 3 continuam em estado de calamidade. Em Manaus, o Rio Negro continua subindo, mas apenas um centímetro por dia. Ontem, a cota foi de 29,97 metros.

Disponível em:<http://www.dgabc.com.br/News/5960490/cheia-no-amazonas-afeta-mais-de-80-mil-familias.aspx>. Acesso em: 04 jun. 2012.

Entre outros fatores, a ocorrência dos fenômenos climáticos está associada 

A) à posição do Sertão do Nordeste como uma área de convergência de massas de ar e à atuação da massa Tropical atlântica na Amazônia. 
B) à predominância do relevo de planície no Sertão do Nordeste e à localização em zona de alta latitude na Amazônia. 
C) à perda de umidade das massas de ar que circulam sobre o Sertão do Nordeste e à atuação da massa Equatorial continental na Amazônia. 
D) à posição do Sertão do Nordeste como área de dispersão de massas de ar e à localização da Amazônia em zona de baixa latitude.

9- (UCS-RS–2015) Observe o mapa a seguir:


Assinale a alternativa que indica correta e respectivamente os climas representados, na figura, pelos números 1, 2, 3, 4, 5 e 6.


10- (UPE–2016) Observe, atentamente, a imagem a seguir:


Sobre o fenômeno climático nela apresentado, é correto afirmar que ele ocorre quando 

A) a massa de ar frio avança, fazendo o ar quente recuar, causando o esfriamento do ar quente e produzindo temperaturas mais baixas. As frentes frias tipicamente causam mudanças rápidas e fortes na temperatura, e suas ocorrências durante o inverno são mais fortes. 
B) a massa de ar quente se move em direção à massa de ar frio. O ar frio recua para a baixa altitude, pois é mais pesado. Nos mapas meteorológicos, esse fenômeno é mostrado por uma linha verde com setas azuis salientes. 
C) as nuvens cirrus e cumulonimbus forçam o ar quente para baixo rapidamente, criando trovoadas, tempestades de neve e tornados. Esse fenômeno, quando ocorre durante o verão, se apresenta mais intensamente, produzindo padrões climáticos mais amenos. Suas temperaturas elevadas duram vários dias. 
D) a zona de transição entre uma massa de ar quente e outra de ar frio se forma em regiões de homogeneidade térmica. Ocasionalmente, bloqueia a ocorrência de geadas em locais de alta altitude, sobretudo nos meses de outono e inverno. 
E) o planeta Terra sofre um aquecimento diferenciado, provocando uma zona de transição entre as regiões tropicais e as regiões polares. Desse modo, o ar aquecido perde energia e desce, e o ar mais frio desloca-se em direção à zona subtropical.

11- (UEPB) Os Caminhos do Frio são um roteiro turístico que tira vantagens das belezas naturais do Brejo Paraibano e do patrimônio arquitetônico e cultural das cidades de Areia, Alagoa Nova, Alagoa Grande, Bananeiras, Pilões e Serraria. Esta região de paisagens deslumbrantes, com clima ameno, presença de floresta tropical e chuvas abundantes, só é possível devido à presença do Planalto da Borborema, que 

I. nesta área apresenta altitude entre 500 e 600 metros, formando um fator climático responsável pela diminuição da temperatura. 
II. tem na frente oriental um relevo dissecado em mares de morros expostos aos ventos úmidos de sudeste e a ocorrência de chuvas orográficas. 
III. na encosta a sotavento apresenta índices pluviométricos entre 1 300 e 1 500 mm, responsáveis pela presença da mata subcaducifólia de transição. 
IV. embora sendo de origem sedimentar, apresenta no Brejo escarpas cristal mas de topos planos, superiores a 600 m, esculpidas pelo clima subtropical, regionalmente denominadas de Chãs. 

Estão corretas apenas as proposições 

A) I e II. 
B) III e IV. 
C) I e IV. 
D) I, II e III. 
E) II e III.

12- (Mackenzie-SP) As imagens produzidas por satélites facilitam as análises atmosféricas, tornando-as mais precisas, pois oferecem informações atualizadas sobre os movimentos das massas de ar. A respeito das massas de ar que atuam no Brasil, assinale a afirmação incorreta. 

A) As massas equatoriais, tanto a atlântica quanto a continental, são quentes e úmidas. 
B) A massa Equatorial atlântica não atua na região Sudeste e forma os ventos alísios de Nordeste. 
C) A massa Polar atlântica exerce influência sobre todas as regiões brasileiras, especialmente no Norte do país, onde produz o fenômeno conhecido como friagem. 
D) A massa Tropical continental, embora tenha a sua origem no continente, é bastante úmida devido ao intenso processo de evaporação das áreas adjacentes à Bacia Amazônica. 
E) A massa Equatorial continental influencia todo o território brasileiro, deslocando umidade e calor, dando origem, assim, a intensas instabilidades.

13- (UFG-GO) Analise os gráficos a seguir:


O clima de um lugar é a expressão das condições médias do sequenciamento do tempo por períodos de 30 anos. A variação dos tipos climáticos deve-se a vários fatores, como massas de ar, correntes marítimas, altitude, latitude, maritimidade, continentalidade, etc. Os gráficos apresentados representam dois elementos climáticos – pluviosidade e temperatura – dos municípios de Goiânia-GO e de Torres-RS. 

De acordo com os gráficos e o texto apresentados, observa-se que, em 

A) Goiânia, as chuvas são concentradas de outubro a abril, e as temperaturas médias mensais ficam acima de 20 °C. 
B) Torres, as temperaturas médias mensais oscilam de acordo com a variação da pluviosidade mensal. 
C) Goiânia, as maiores médias térmicas mensais foram registradas nos meses mais secos do ano. 
D) Goiânia, a variação da temperatura é característica de região subtropical, enquanto em Torres é de região tropical. 
E) Torres, as chuvas são bem distribuídas durante o ano, e a amplitude térmica anual é superior a 10 °C.

14- (UPE) Observe atentamente o mapa a seguir:


Com relação a essa região brasileira, não é correto afirmar que 

A) ela possui um quadro climático bem diversificado, com áreas de deficit hídrico anual e predomínio de um tipo climático denominado Temperado Oceânico, daí a ocorrência de temperaturas médias anuais abaixo de 18 °C. 
B) esse espaço geográfico apresenta uma vasta área ocupada por litologias magmáticas extrusivas, que geraram condições pedológicas favoráveis às atividades agrícolas regionais. 
C) a área costeira meridional possui uma morfologia, que se caracteriza pela presença de amplas lagoas costeiras de idade quaternária. 
D) ainda existe, na região, uma atividade extrativa, que explora a madeira e o carvão mineral; já o oeste desse espaço geográfico apresenta uma grande concentração de frigoríficos. 
E) o relevo regional foi dividido em três grandes compartimentos, a saber: Planície Platina, Planalto Atlântico e Planalto Arenito-Basáltico, contudo, mais recentemente, essa classificação foi revista e ampliada às unidades de relevo.

15- (UECE–2015) Um dos principais sistemas produtores de chuva que atuam no norte do Nordeste brasileiro é a Zona de Convergência Intertropical do Atlântico – ZCIT. Este sistema 

A) provoca chuvas convectivas intensas entre os meses de setembro e outubro no litoral do Nordeste. 
B) permanece quase todo o ano estacionado sobre as latitudes mais próximas ao Trópico de Capricórnio. 
C) é o mais importante gerador de chuvas sobre a região equatorial dos oceanos Atlântico, Pacífico e Índico. 
D) não recebe a influência da umidade dos oceanos Atlântico e Pacífico, mas sim da Amazônia.

16- (UNIVAG)


Sabendo que a temperatura e a umidade são alguns dos fatores determinantes para a definição do tipo de vegetação de uma área, é correto afirmar que o climograma refere-se 

A) ao Cerrado. 
B) à Mata Atlântica. 
C) à Floresta Amazônica. 
D) aos Campos. 
E) à Caatinga.

17- (FGV–2016) As fotos a seguir mostram cinco diferentes tipos de formações vegetais presentes nos ambientes brasileiros.


Analise o seguinte pluviograma:


A formação vegetal que ocorre no clima representado no pluviograma é encontrada na 

A) foto 1 – clima tropical semiúmido, com chuvas de verão e secas de inverno. 
B) foto 2 – clima semiárido, com baixas precipitações e temperaturas elevadas. 
C) foto 3 – clima tropical úmido com chuvas o ano todo e temperaturas elevadas. 
D) foto 4 – clima subtropical, sem nítida estação seca e com grande amplitude térmica. 
E) foto 5 – clima superúmido, com elevados totais de chuva o ano todo.

18- (UEFS-BA)


A partir da análise do mapa e dos conhecimentos sobre os tipos climáticos do Brasil, é correto afirmar: 

A) O clima tropical atlântico cobre todo o litoral brasileiro e suas chuvas são bem distribuídas pelas estações do ano. 
B) O clima subtropical é típico das regiões em torno do Trópico de Capricórnio e suas temperaturas pouco variam durante o ano. 
C) O clima tropical abrange toda a faixa do centro do país, o verão é bastante chuvoso, há seca no inverno e as temperaturas são altas durante todo o ano. 
D) O clima equatorial abrange toda a Amazônia, as chuvas caem de janeiro a maio, e apresenta uma grande amplitude térmica. 
E) O clima semiárido domina as áreas mais secas do Sertão do Nordeste, as precipitações são concentradas no inverno e as temperaturas médias são elevadas.

19- (UFRGS-RS–2015) Observe o mapa de precipitação média anual a seguir e assinale a alternativa que indica os fatores geradores da condição apresentada.


A) As chuvas no Rio Grande do Sul concentram-se no sul do estado, devido à entrada constante de frentes polares. 
B) Os valores elevados de precipitação no norte do estado devem-se à influência da massa equatorial continental que traz umidade da Amazônia. 
C) O maior volume de chuva no norte do estado explica-se pela altitude do planalto sul-rio-grandense associado à trajetória das frentes polares no sentido SW-NE. 
D) O menor volume de chuvas no sudoeste deve-se à Cordilheira dos Andes que barra a entrada de umidade vinda de oeste. 
E) O aumento crescente das chuvas para o norte deve-se à influência da maritimidade.

20- (Enem–2018) 

Texto 1 
Há mais de duas décadas, os cientistas e ambientalistas têm alertado para o fato de a água doce ser um recurso escasso em nosso planeta. Desde o começo de 2014, o Sudeste do Brasil adquiriu uma clara percepção dessa realidade em função da seca. 

Texto 2 
Dinâmicas atmosféricas no Brasil 
Elementos relevantes ao transporte de umidade na América do Sul a leste dos Andes pelos Jatos de Baixos Níveis (JBN), Frentes Frias (FF) e transporte de umidade do Atlântico Sul, assim como a presença da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), para um verão normal e para o verão seco de 2014. “A” representa o centro da anomalia de alta pressão atmosférica.


De acordo com as informações apresentadas, a seca de 2014, no Sudeste, teve como causa natural o(a) 

A) constituição de frentes quentes barrando as chuvas convectivas. 
B) formação de anticiclone impedindo a entrada de umidade. 
C) presença de nebulosidade na região de cordilheira. 
D) avanço de massas polares para o continente. 
E) baixa pressão atmosférica no litoral.

21- (Enem) A convecção na Região Amazônica é um importante mecanismo da atmosfera tropical, e sua variação, em termos de intensidade e posição, tem um papel importante na determinação do tempo e do clima dessa região. A nebulosidade e o regime de precipitação determinam o clima amazônico. 

FISCH, G., MARENGO, J. A.; NOBRE, C. A. Uma revisão geral sobre o clima da Amazônia. Acta Amazônica, v. 28, n. 2, 1998 (Adaptação). 

O mecanismo climático regional descrito está associado à característica do espaço físico de 

A) resfriamento da umidade da superfície. 
B) variação da amplitude de temperatura. 
C) dispersão dos ventos contra-alísios. 
D) existência de barreiras de relevo. 
E) convergência de fluxos de ar

22- (Enem) Os seres humanos podem tolerar apenas certos intervalos de temperatura e umidade relativa (UR), e, nessas condições, outras variáveis, como os efeitos do Sol e do vento, são necessárias para produzir condições confortáveis, nas quais as pessoas podem viver e trabalhar. O gráfico mostra esses intervalos:


A tabela mostra temperaturas e umidades relativas do ar de duas cidades, registradas em três meses do ano.


Com base nessas informações, pode-se afirmar que condições ideais são observadas em 

A) Curitiba com vento em março, e Campo Grande, em outubro. 
B) Campo Grande com vento em março, e Curitiba com Sol em maio. 
C) Curitiba, em outubro, e Campo Grande com Sol em março. 
D) Campo Grande com vento em março, Curitiba com Sol em outubro. 
E) Curitiba, em maio, e Campo Grande, em outubro.

23- (Enem) As figuras que se seguem representam a variação anual de temperatura e a quantidade de chuvas mensais em dado lugar, sendo chamados de climogramas. Neste tipo de gráfico, as temperaturas são representadas pelas linhas, e as chuvas, pelas colunas.


Leia e analise. 

A distribuição das chuvas no decorrer do ano, conforme mostrado nos gráficos, é um parâmetro importante na caracterização de um clima.

A esse respeito, podemos dizer que a afirmativa 

A) está errada, pois o que importa é o total pluviométrico anual. 
B) está certa, pois, juntamente com o total pluviométrico anual, são importantes variáveis na definição das condições de umidade. 
C) está errada, pois a distribuição das chuvas não tem nenhuma relação com a temperatura. 
D) está certa, pois é o que vai definir as estações climáticas. 
E) está certa, pois este é o parâmetro que define o clima de uma dada área.



GABARITO:
1- B
2- C
3- A
4- A
5- A
6- A
7- A
8- C
9- A
10- A
11- A
12- D
13- A
14- A
15- A
16- E
17- D
18- C
19-C
20- B
21- E
22- A
23- B

Nenhum comentário:

Postar um comentário