segunda-feira, 10 de abril de 2023

QUESTÕES DE ENEM E VESTIBULAR SOBRE ESTRUTURAS GEOLÓGICAS E COLUNA GEOLÓGICA

1- (UNITAU-SP–2015) A estrutura geológica é extremamente importante para a formação dos recursos minerais, além de estabelecer grande influência na consolidação dos relevos e do solo. Na litosfera, quais tipos de rochas podem ser encontrados ou observados? 

A) Metamórficas, magmáticas e sedimentares. 
B) Metamórficas, magmáticas e argilosas. 
C) Magmáticas, sedimentares e basálticas. 
D) Basálticas, ígneas e sedimentares. 
E) Sedimentares, ígneas e magmáticas.

2- (Unimontes-MG) As rochas detríticas, químicas e orgânicas são formadas pela desagregação e precipitados químicos e orgânicos de outras rochas. Portanto, essas rochas são classificadas como 

A) sedimentares. 
B) metamórficas. 
C) magmáticas. 
D) intrusivas.

3- (UCS-RS) A história natural da evolução da Terra também pode ser analisada pelos vestígios encontrados em rochas. A escala geológica do tempo registra essa história. Analisando as características de cada fase de nosso planeta, é correto afirmar que 

A) a Era Cenozoica é a primeira fase da Terra, na qual se formaram os continentes. 
B) a Era Pré-Cambriana é a primeira fase da Terra e nela já se verifica a presença de répteis gigantescos. 
C) na Era Pré-Cambriana o surgimento dos seres humanos foi concomitante ao dos dinossauros. 
D) na Era Cenozoica, no período das glaciações, não havia nenhum ser vivo na Terra. 
E) ao longo das eras geológicas, os continentes sofreram uniões e separações.

4- (UEG-GO) A crosta é a parte sólida do globo terrestre. É constituída por três grandes grupos de rochas que se formam sob condições e em períodos diferentes, originando uma diversidade de tipos específicos. Sobre a origem das rochas, é correto afirmar: 

A) As rochas magmáticas são resultantes do processo de solidificação do magma e se dividem em dois grupos: intrusivas e extrusivas. 
B) As rochas ígneas são oriundas da transformação físico-química de outras previamente existentes. São exemplo desse tipo de rocha o mármore e o gnaisse. 
C) Rochas sedimentares são formadas, sobretudo, pela deposição de detritos de rochas preexistentes ou de matéria orgânica, sendo o granito o tipo de rocha sedimentar de maior ocorrência. 
D) As rochas extrusivas são formadas quando o magma se resfria e se solidifica no interior da crosta terrestre, dando origem a rochas como o basalto e o arenito.

5- (IFGO) O planeta Terra tem cerca de 4,5 bilhões de anos. Para efeito de estudos, todo este período é dividido em éons, eras e períodos. O éon fanerozoico é subdividido nas eras paleozoica, mesozoica e cenozoica. Considerando os conhecimentos sobre a história do planeta Terra e a evolução da vida, é correto afirmar que o ser humano surge 

A) no período Triássico. 
B) na era Cenozoica. 
C) na era Paleozoica. 
D) no período Jurássico. 
E) na era Mesozoica.

6- (UFG-GO) As rochas são formadas por um mineral ou um conjunto de minerais consolidados. O granito, uma rocha resistente e ornamental, utilizada em fachadas, pisos, bancadas, etc., tem como característica em sua formação a 

A) transformação de rochas magmáticas quando submetidas a alta temperatura e elevada pressão no interior da Terra. 
B) cristalização do magma após o resfriamento sofrido no interior da crosta terrestre. 
C) transformação de rochas sedimentares e metamórficas quando submetidas a temperatura e pressão elevadas no interior da crosta terrestre. 
D) compactação de detritos de rochas preexistentes oriundos de processos de erosão, transporte, decomposição e compactação. 
E) decomposição de sedimentos por processos químicos ou pelo acúmulo de detritos orgânicos.

7- (UEPB) A história e a evolução da Terra são estudadas por meio das rochas e dos fósseis animais e vegetais. Sobre esse assunto, que diz respeito ao ramo de conhecimento da Geologia, assinale o que for correto. 

A) O aparecimento do homem se deu na Era Primitiva ou Pré-Cambriana, como atestam os fósseis nas rochas mais antigas do planeta. 
B) A Era Cenozoica é marcada pelo aparecimento dos dobramentos modernos, esses correspondem aos terrenos mais jovens e instáveis produzidos pela tectônica de placas. 
C) A Era Primária ou Paleozoica, da qual fazem parte os Períodos Triássico, Jurássico e Cretáceo, caracterizou-se por intensa atividade vulcânica, com vestígios no Brasil Meridional, e também pela existência de grandes répteis (os dinossauros). 
D) Do ponto de vista geológico, as maiores cadeias de montanhas da Terra, como os Andes, os Alpes, as Rochosas e o Himalaia, são muito antigas. Apareceram no começo da Era Primária ou Paleozoica, há mais de 400 milhões de anos.

8- (UFRGS-RS) Com base nos estudos dos fósseis e da dinâmica terrestre, os geocientistas procuram compreender as transformações do ambiente, organizadas em uma ordem cronológica expressa na escala de tempo geológico. Associe adequadamente as características apresentadas no bloco inferior com os intervalos de tempo geológico do bloco superior. 

1. Mesozoico 2. Paleozoico 3. Cenozoico 4. Pré-Cambriano 

( ) Surgimento das primeiras formas de vida. 
( ) Formação das cadeias de montanhas atuais, como os Alpes, o Himalaia e os Andes. 
( ) Início da fragmentação do continente primitivo (Pangeia), dando origem a duas massas continentais: Gondwana e Laurásia. 

A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é 

A) 4 – 1 – 3. 
B) 4 – 3 – 1. 
C) 2 – 4 – 3. 
D) 3 – 4 – 1. 
E) 1 – 2 – 4.

9- (Unesp) As rochas, que podem ser divididas em três grandes grupos, estão em constante transformação, passando de um tipo a outro, em virtude das dinâmicas interna e externa da Terra. O chamado “ciclo das rochas” ilustra as diversas possibilidades de transformação de um tipo de rocha em outro. 

TEIXEIRA, Wilson et al. (Org.). Decifrando a Terra. 2009 (Adaptação).


Considerando os processos físico-químicos envolvidos nas transformações das rochas, é correto afirmar que na passagem das rochas Y para rochas Z ocorre 

A) litificação. 
B) lixiviação. 
C) meteorização. 
D) solidificação. 
E) metamorfização.

10- (IFG-GO–2016) A natureza é uma realidade dinâmica. Está em constante movimento e transformação. As mudanças naturais ocorridas nas paisagens, sobretudo as de caráter geológico, levam geralmente milhares e / ou milhões de anos. Um exemplo disso é o fenômeno identificado como “ciclo das rochas”, tal qual ilustrado na figura a seguir:


Os processos associados à transformação de um tipo de rocha em outro, indicados nos números I, II e III, são: 

A) I – vulcanismo; II – metamorfismo; III – erosão. 
B) I – metamorfismo; II – erosão; III – sedimentação. 
C) I – vulcanismo; II – metamorfismo; III – orogênese. 
D) I – diagênese; II – erosão; III – sedimentação.

11- (FGV-SP–2017) Considere os mapas a seguir.


Os mapas apresentam as grandes estruturas geológicas brasileiras. Sobre eles, é correto afirmar que temos, 

A) em A, escudos cristalinos compostos por rochas magmáticas e metamórficas. 
B) em B, maciços antigos compostos por rochas ígneas intrusivas e extrusivas. 
C) em A, bacias sedimentares compostas por rochas aluvionais. 
D) em B, crátons compostos por rochas cristalinas e magmáticas. 
E) em A, depósitos sedimentares compostos por materiais orgânicos.

12- (UPE) Leia e analise as afirmativas a seguir, referentes a temas relacionados a alguns aspectos da litosfera. 

1. As rochas ígneas ou plutônicas intrusivas, como os quartzitos e os gnaisses, formam-se a partir da extrusão e consequente consolidação do material magmático, advindo do manto terrestre. 
2. A crosta sólida do planeta Terra é constituída de uma variedade enorme de materiais minerais e rochosos, embora apenas dois desses materiais nela predominem: o alumínio e o silício. 
3. Existem, na superfície terrestre, rochas que resultam de transformações químicas sofridas por materiais em suspensão existentes nas águas; o sal-gema e a gipsita exemplificam esses corpos rochosos. 
4. As rochas metamórficas resultam de transformações sofridas, em sua composição e em sua estrutura, por rochas preexistentes, quando entram em contato com rochas magmáticas ou quando submetidas a elevadas pressões e temperaturas. 
5. Em um mesmo meio bioclimático, rochas ígneas e rochas sedimentares resultam em relevos iguais porque a erosão independe da qualidade do material rochoso, existente na parte superficial da crosta terrestre e se subordina muito mais às condições climáticas do ambiente. 

Estão corretas 

A) 1 e 4. 
B) 2 e 5. 
C) 3, 4 e 5. 
D) 2, 3 e 4. 
E) 1, 2, 3, 4 e 5.

13- (UNEB-BA) Sobre formas de relevo, estrutura geológica e seu aproveitamento econômico, pode-se afirmar: 

A) Os subsolos ricos em minerais não metálicos estão associados às superfícies cristalinas de erosão e ao relevo planáltico de origem terciária. 
B) Os recursos minerais de origem orgânica são encontrados em bacias sedimentares e sua formação data de eras passadas. 
C) As Montanhas Rochosas e os Andes, formados na Era Quaternária, constituem a maior reserva de minerais metálicos do continente americano. 
D) O Himalaia e os Alpes, as maiores cadeias de montanhas da Ásia, têm origem paleozoica e nelas é explorado, principalmente, o ouro. 
E) As depressões do Mar Cáspio e do Mar Morto foram formadas na Era Cenozoica e, por serem de formação geológica recente, possuem unicamente jazidas de diamantes.

14- (Enem)


O esquema mostra depósitos em que aparecem fósseis de animais do Período Jurássico. As rochas em que se encontram esses fósseis são 

A) magmáticas, pois a ação de vulcões causou as maiores extinções desses animais já conhecidas ao longo da história terrestre. 
B) sedimentares, pois os restos podem ter sido soterrados e litificados com o restante dos sedimentos. 
C) magmáticas, pois são as rochas mais facilmente erodidas, possibilitando a formação de tocas que foram posteriormente lacradas. 
D) sedimentares, já que cada uma das camadas encontradas na figura simboliza um evento de erosão dessa área representada. 
E) metamórficas, pois os animais representados precisavam estar perto de locais quentes.

15- (Enem) Suponha que o universo tenha 15 bilhões de anos de idade e que toda a sua história seja distribuída ao longo de 1 ano – o calendário cósmico –, de modo que cada segundo corresponda a 475 anos reais e, assim, 24 dias do calendário cósmico equivaleriam a cerca de 1 bilhão de anos reais. Suponha, ainda, que o universo comece em 1º de janeiro à zero hora no calendário cósmico, e o tempo presente esteja em 31 de dezembro às 23 h 59 min 59,99 s. A escala a seguir traz o período em que ocorreram alguns eventos importantes nesse calendário


Se a arte rupestre representada fosse inserida na escala, de acordo com o período em que foi produzida, ela deveria ser colocada na posição indicada pela seta de número: 

A) 1. 
B) 2. 
C) 3. 
D) 4. 
E) 5.

16- Nas áreas emersas, a crosta terrestre é formada por três tipos de estruturas geológicas – os dobramentos modernos, os escudos cristalinos e as bacias sedimentares –, as quais são caracterizadas pelos tipos de rochas predominantes e o seu processo de formação e pelo tempo geológico em que surgiram. Sobre as estruturas geológicas, pode-se afirmar que 

A) os dobramentos modernos correspondem aos terrenos mais antigos da crosta terrestre. São, por isso, áreas consideradas bastante estáveis, isentas de fenômenos como terremotos, vulcanismo entre outros. 
B) nas bacias sedimentares, são encontrados depósitos de minerais metálicos, tais como: ferro, ouro, manganês, prata, cobre, alumínio, estanho entre outros. Constituem por isso áreas de grande interesse econômico pela possibilidade de aproveitamento comercial 
C) os escudos cristalinos estão associados à presença de importantes jazidas de petróleo e carvão mineral. No Brasil, os escudos recobrem 64% da área total do território brasileiro, o que garante ao país uma enorme disponibilidade de recursos energéticos. 
D) As bacias sedimentares correspondem às estruturas que datam do Cenozoico. São provenientes da combinação entre erosão e processos deposicionais. Nessas estruturas se formam importantes recursos minerais, tais como minério de ferro, ouro, prata, entre outros. 
E) os dobramentos modernos correspondem aos terrenos mais instáveis, nos quais predominam uma intensa atividade tectônica, terremotos e vulcanismos, em razão de constituírem as áreas mais recentes produzidas pela tectônica.



GABARITO:
1- A
2- A
3- E
4- A
5- B
6- B
7-B
8-B
9-D
10-A
11-A
12-D
13-B
14-B
15-E
16-E

Nenhum comentário:

Postar um comentário