terça-feira, 25 de abril de 2023

QUESTÕES DE ENEM E VESTIBULAR SOBRE GRANDES BIOMAS TERRESTRES

1- (UFPR) A vegetação varia de local para local baseada, sobretudo, nas características climáticas e de relevo, que acabam por influenciar outros fatores naturais, como a rede hidrográfica e a distribuição dos solos, criando os denominados “biomas”. Nesse sentido, no norte da Europa, Ásia e América do Norte predomina uma vegetação rasteira, de crescimento lento e adaptada ao clima frio e de altas montanhas, que se desenvolve sobre o solo congelado, denominado permafrost. O bioma ao qual esta passagem se refere é: 

A) Estepes 
B) Taiga 
C) Floresta boreal 
D) Floresta tropical 
E) Tundra

2- (PUC Minas) Observe o diagrama a seguir. Ele representa a relação da precipitação com a distribuição dos biomas.


Considerando as observações a partir do diagrama, não se pode afirmar que 

A) a ocorrência de estratos arbustivos e herbáceos tende a ampliar-se com o aumento do volume pluviométrico. 
B) a densidade populacional das espécies tende a diminuir à medida que decresce o volume pluviométrico. 
C) os biomas florestais tendem a concentrar-se em regiões onde não há restrições do ponto de vista hídrico. 
D) a existência e a variedade das comunidades florestais são condicionadas, principalmente, por fatores de precipitação.

3- (UNIFESP) Assinale a alternativa que corresponde às formações vegetais indicadas em I e II, respectivamente.


A) I – Florestas Boreais; II – Florestas Tropicais. 
B) I – Florestas Tropicais; II – Florestas Boreais. 
C) I – Florestas Boreais e Savanas; II – Campos Tropicais. 
D) I – Florestas Temperadas; II – Savanas e Campos Tropicais. 
E) I – Savanas e Campos Tropicais; II – Florestas Temperadas.

4- (PUC-Campinas-SP) O irracionalismo da queimada e da devastação de matas é, atualmente uma realidade em várias partes do mundo, como se pode observar no mapa a seguir.


A leitura do mapa e os conhecimentos sobre as paisagens climatobotânicas mundiais permitem afirmar que 

A) o avanço do desflorestamento pode ser notado tanto nas florestas temperadas asiáticas como nas florestas tropicais africanas e sul-americanas. 
B) o desflorestamento realizado no sul e sudeste asiático deve-se às queimadas para ocupação do solo, enquanto na América do Sul à exploração de madeira. 
C) diferente do que ocorre na Ásia e na América do Sul onde o desflorestamento faz a floresta desaparecer, na África a floresta renasce depois da derrubada. 
D) com o reaparecimento do mito de que as florestas são pulmões do mundo, o desflorestamento nos países emergentes tem se reduzido. 
E) as florestas tropicais, donas de grande biodiversidade, estendem-se pelo mundo subdesenvolvido e têm se reduzido de forma acentuada.

5- (UECE) Considere as afirmações, no que se refere ao contexto geoecológico da Terra: 

I. A Floresta das regiões temperadas tem um padrão fisionômico muito homogêneo: é pobre em diversidade vegetal, sendo encontrada em latitudes médias, de 35° a 45°. 
II. A Floresta das regiões tropicais é associada a climas quentes e úmidos: é rica em diversidade vegetal, sendo encontrada em latitudes baixas, de 0° a 20°. 
III. A Floresta secundária, em qualquer região da Terra, resulta de sucessão ecológica, tendo o recrescimento das plantas após a supressão total ou parcial da vegetação primária. 
IV. A Floresta Subtropical tem associações arbóreas pouco diversificadas, muito homogêneas e com grande variedade florística, sendo encontrada em altas latitudes, de 60° a 80°. 

É verdadeiro o que se afirma em 

A) II, III e IV apenas. 
B) I, II, e III apenas. 
C) I e IV apenas. 
D) I, II, III e IV.

6- (Unicamp-SP–2019) A figura a seguir retrata a variação latitudinal dos padrões espaciais de distribuição dos principais biomas terrestres.


Considere a figura anterior e assinale a alternativa correta. 

A) As florestas têm um aumento na diversidade de suas espécies à medida que a precipitação aumenta e as temperaturas apresentam declínio. 
B) Os desertos e as savanas ocorrem em todos os continentes, em áreas com temperaturas elevadas e baixo volume de precipitação. 
C) A taiga apresenta espécies arbóreas de maior porte em razão da umidade proveniente das baixas pressões de médias latitudes do Hemisfério Norte. 
D) As savanas e as florestas de monções dependem da sazonalidade climática: invernos frios e chuvosos, verões quentes e secos.

7- (UEPB) A foto a seguir mostra uma cultura nômade que habita a Mongólia sobrevivendo da criação de gado em um ambiente hostil, com verões de calor intenso e invernos rigorosos. Os solos rasos só permitem a formação de uma vegetação de gramínea que cresce com as chuvas de primavera e alimenta cavalos, ovelhas, bovinos e outros animais herbívoros indispensáveis para a manutenção dessa população.


Este bioma de clima temperado, que permitiu este gênero de vida, é denominado de: 

A) Taiga 
B) Estepe 
C) Tundra 
D) Deserto 
E) Savana

8- (UEMG) Associe as características da coluna 2 aos grandes domínios vegetacionais mostrados na coluna 1. Em seguida, marque a alternativa solicitada. 

Coluna 1 

1. Savana 
2. Floresta Temperada 
3. Tundra 
4. Floresta Tropical 
5. Estepe 

Coluna 2 

( ) Vegetação variada que surge em áreas de altas latitudes, constituída pelo predomínio de árvores coníferas e a existência de arbustos e plantas herbáceas. 
( ) Vegetação herbácea dos climas semiáridos, constituída por tufos ou colônias de plantas, afastadas umas das outras, sendo destituída de árvores. 
( ) Vegetação típica de climas úmidos e quentes; é fechada e heterogênea. Nela aparecem árvores de grande e médio porte, caracterizadas como sendo biomas ricos e estratificados. 
( ) Vegetação variada dos climas tropicais, com arbustos, plantas herbáceas, gramíneas e árvores com troncos espessos e resistentes. 
( ) Vegetação rasteira, composta por musgos e liquens, em áreas que circundam os círculos polares, pois necessitam de pouca quantidade de sol durante todo o ano. 

A alternativa que apresenta a associação correta da coluna 2, quando lida de cima para baixo, é 

A) 2, 5, 4, 1, 3. 
B) 2, 5, 3, 2, 1. 
C) 5, 4, 1, 2, 3. 
D) 1, 5, 4, 3, 2.

9- (Unicamp-SP–2019) O mapa a seguir registra parte do processo de substituição dos domínios vegetais do continente europeu pela agricultura sedentarizada ao longo dos últimos 10 mil anos.


A análise do mapa permite concluir que: 

A) As pastagens e as estepes foram os domínios mais devastados pela implantação da agricultura, em função da fertilidade do seu solo em épocas de degelo, o que favoreceu a produtividade de grande escala. 
B) Não é possível identificar grandes transformações nas condições naturais dos domínios de vegetação europeus em função do processo de sedentarização das sociedades humanas. 
C) O desenvolvimento de lavouras na Europa durante o Neolítico foi base para a transformação de domínios vegetais naturais, o que significa que o desmatamento é uma prática milenar. 
D) As áreas que hoje correspondem aos países da Península Ibérica, ao Reino Unido e à Irlanda foram as pioneiras no desenvolvimento de práticas agrícolas sedentarizadas.

10- (Enem) Sabe-se que uma área de quatro hectares de floresta, na região tropical, pode conter cerca de 375 espécies de plantas enquanto uma área florestal do mesmo tamanho, em região temperada, pode apresentar entre 10 e 15 espécies. O notável padrão de diversidade das florestas tropicais se deve a vários fatores, entre os quais é possível citar 

A) altitudes elevadas e solos profundos. 
B) a ainda pequena intervenção do ser humano. 
C) sua transformação em áreas de preservação. 
D) maior insolação e umidade e menor variação climática. 
E) alternância de períodos de chuvas com secas prolongadas.

11- (Enem) As florestas tropicais estão entre os maiores, mais diversos e complexos biomas do planeta. Novos estudos sugerem que elas sejam potentes reguladores do clima, ao provocarem um fluxo de umidade para o interior dos continentes, fazendo com que essas áreas de floresta não sofram variações extremas de temperatura e tenham umidade suficiente para promover a vida. Um fluxo puramente físico de umidade do oceano para o continente, em locais onde não há florestas, alcança poucas centenas de quilômetros. Verifica-se, porém, que as chuvas sobre florestas nativas não dependem da proximidade do oceano. Esta evidência aponta para a existência de uma poderosa “bomba biótica de umidade” em lugares como, por exemplo, a bacia amazônica. Devido à grande e densa área de folhas, as quais são evaporadores otimizados, essa “bomba” consegue devolver rapidamente a água para o ar, mantendo ciclos de evaporação e condensação que fazem a umidade chegar a milhares de quilômetros no interior do continente. 

NOBRE, A. D. Almanaque Brasil socioambiental. Instituto Socioambiental, 2008. p. 368-9 (Adaptação). 

As florestas crescem onde chove, ou chove onde crescem as florestas? De acordo com o texto, 

A) onde chove, há floresta. 
B) onde a floresta cresce, chove. 
C) onde há oceano, há floresta. 
D) apesar da chuva, a floresta cresce. 
E) no interior do continente, só chove onde há floresta.

12- No decorrer dos séculos, a fixação do homem em novos territórios foi sinônimo de devastação da cobertura vegetal. As tabelas a seguir retratam alguns números do desmatamento na Amazônia brasileira e remanescentes de florestas em alguns países selecionados.


Analisando-se os dados da tabela anterior e considerando os ritmos desiguais de desmatamento nas florestas em diversos países do mundo, constata-se que 

A) a Federação Russa possui a maior parte das florestas remanescentes e as de maior biodiversidade do mundo. 
B) o desmatamento da Amazônia ocorre num ritmo acelerado, principalmente devido ao avanço das fronteiras agrícolas e da pecuária. 
C) a Europa é o continente com maior quantidade de florestas preservadas no mundo, em parte devido à ação das ONGs ambientalistas. 
D) os países apresentados no gráfico das florestas remanescentes são, em sua maioria, países centrais, destacando-se os EUA. 
E) a redução no desmatamento da Floresta Amazônica nos últimos anos é um fato inédito e resultante das políticas ambientalistas do país.



GABARITO:
1- E
2- A
3- E
4- E
5- B
6- C
7- B
8- A
9- C
10- D
11- B
12- B

Nenhum comentário:

Postar um comentário