domingo, 9 de abril de 2023

QUESTÕES DE ENEM E VESTIBULAR SOBRE DINÂMICA INTERNA

1- (Unesp) O bloco-diagrama representa o processo de formação de um fenômeno natural de grande magnitude, decorrente da movimentação de placas tectônicas. Assinale a alternativa sobre o local e as condições de movimentação das placas tectônicas e o consequente fenômeno natural. 




A) No fundo do oceano, com terremoto em profundidade, sem deslocamento do solo e propagação de ondas gigantes; tsunami. 
B) Em superfície, sem deslocamento do solo oceânico e propagação de ondas gigantes; maremoto. 
C) No fundo do oceano, com deslocamento do solo sem propagação de ondas; terremoto. 
D) No fundo do oceano, com terremoto em profundidade, deslocamento do solo e propagação de ondas gigantes; tsunami. 
E) Em superfície, com terremoto em profundidade, deslocamento do solo oceânico e propagação de ondas; maremoto. 

2- (UFRGS-RS) Assinale a afirmação correta em relação aos movimentos tectônicos e ao vulcanismo.

A) Os movimentos tectônicos são provocados por forças basicamente exógenas, atuando de forma lenta e prolongada na estrutura e no modelado da crosta terrestre. 
B) As forças tectônicas, que atuam predominantemente no sentido vertical sobre as camadas de rochas resistentes, originam as grandes cadeias montanhosas. 
C) O material vulcânico que se acumula na superfície produz o chamado relevo cárstico, caracterizado pelas formas dômicas derivadas da sobreposição contínua de material piroclástico. 
D) A diferença, em energia liberada, de um terremoto de nível 5 para outro de nível 6, na Escala Richter, é equivalente à diferença, em energia, de um terremoto de nível 6 para outro de nível 7. 
E) O surgimento da Dorsal Mesoatlântica corresponde a áreas de divergência de placas litosféricas, onde ocorrem fenômenos vulcânicos e tectônicos.

3- (UPE) As lavas mais antigas estão justamente nas ilhas mais afastadas da Cadeia Médio-Atlântica; por outro lado, as mais jovens são encontradas nas ilhas adjacentes à referida Cadeia. Esta ocupa posição mediana no Atlântico, acompanhando paralelamente as sinuosidades da costa da África e da América do Sul. Portanto, o assoalho submarino está em processo de expansão. 

Esses dados mencionados apoiam a ideia de um importante modelo teórico empregado pela Geografia Física e pela Geologia. Qual alternativa contém esse modelo? 

A) Uniformitarismo das cadeias oceânicas. 
B) Teoria da Tectônica Global. 
C) Modelo da Litosfera Quebradiça. 
D) Teoria do Quietismo Crustal. 
E) Migração dos Polos Geográficos.

4- (UFMG) Analise o mapa a seguir:


A distribuição espacial dos terremotos apresentada no mapa coincide com 

A) áreas de expansão do assoalho oceânico. 
B) dorsais oceânicas. 
C) limites divergentes de placas tectônicas. 
D) margens continentais passivas. 
E) zonas de colisão de placas tectônicas

5- (UFU-MG–2018) 

Vulcão Shinmoedake entra em erupção no Japão Fumaça é lançada a até 3 mil metros de altura. 

O vulcão Shinmoedake, localizado na ilha japonesa de Kyushu, está ativo e lança fumaça a até 3 mil metros de altura. A Agência Meteorológica do Japão está alertando as pessoas a ficarem longe da montanha de 1 421 metros e advertindo que grandes rochas podem ser cuspidas até uma distância de 3 quilômetros. 

Disponível em: <https://g1.globo.com/mundo/noticia/vulcao-shinmoedake-entra-em-erupcao-no-japao.ghtml>. Acesso em: 14 mar. 2017

A ocorrência no Japão do fenômeno geológico apresentado está relacionada principalmente à 

A) existência no seu território de áreas cratônicas. 
B) sua localização numa área de encontro de placas tectônicas. 
C) grande incidência de rochas magmáticas no interior do país. 
D) formação geológica antiga de suas ilhas.

6- (PUCPR) “Apertado entre o Tibete e a Índia, o Nepal se estende sobre uma área de 141 mil km2, um pouco menor que nosso estado do Paraná. Mesmo assim, por conter a parte central da Cordilheira do Himalaia, a Morada dos deuses da mitologia indiana, possui oito das catorze maiores montanhas da Terra. “Sua altitude decresce rapidamente de norte para sul, até encontrar a planície do Terai, a apenas 70 m sobre o nível do mar, um gigantesco contraste com os 8 848 m do Everest na outra extremidade do país, a pouco mais de 180 km.” 

NICLEVICZ, Waldemar. Tudo pelo Everest. 1993. 

O texto se refere à mais elevada cordilheira do mundo, o Himalaia, onde se situa o Nepal. Com suas contrastantes altitudes, o Himalaia teve sua origem aproximadamente na mesma época e da mesma forma que as outras grandes cordilheiras do planeta. A origem das grandes cadeias de montanhas da Terra, como o Himalaia, os Andes e as Rochosas, se deve a 

A) falhamentos. 
B) dobramentos. 
C) longos processos de erosão. 
D) vulcanismo. 
E) formação de fossas tectônicas.

7- (FMP–2016) Tragédia no Nepal Após sofrer sua pior catástrofe em 80 anos, o Nepal começa a receber ajuda internacional para tentar resgatar vítimas que ainda estão sob escombros, depois de um terremoto de 7,8 graus na Escala Richter ter atingido ontem o país, matando pelo menos 1 457 pessoas, incluindo vítimas na região que abrange ainda Índia, Bangladesh e Tibete. [...]
Em 1934, o pior terremoto do país matou quase 10 mil pessoas. “A cada 50 anos, um terremoto acontece. Temos medo de que o próximo aconteça dentro de pouco”, disse, em dezembro de 2014, o redator-chefe do jornal Nepali Times, Kunda Dixit. 

O GLOBO. 26 abr. 2015. Mundo, p. 40 (Adaptação).

O fenômeno natural mencionado foi provocado pelo seguinte agente: 

A) Movimento de massas.
B) Deslizamento de terra.
C) Tectonismo.
D) Intemperismo.
E) Vulcanismo.

8- (UFPE) A atividade vulcânica compreende todos os fenômenos associados com o derrame sobre a superfície terrestre dos materiais magmáticos procedentes do interior da Terra. Sobre esse assunto, é incorreto afirmar que 

A) o vulcanismo é um fenômeno endógeno exclusivo de áreas de colisão de placas litosféricas, em face da ação das correntes de convecção do manto. 
B) além da erupção de gases aquecidos e lavas fundidas, procedem dos vulcões vastas quantidades de materiais fragmentados que são produzidos pela expansão de gases. 
C) o magma, ao se solidificar nas fissuras rochosas preexistentes, origina diques mais ou menos espessos. 
D) as erupções variam muito de caráter, de acordo com a pressão e a quantidade de gás e a natureza da lava posta em liberdade. 
E) no estado de Pernambuco, há evidências de atividades vulcânicas, ocorridas em épocas pretéritas, na Zona da Mata; os solos dessas áreas vulcânicas são, em geral, bons para a agricultura.

9- (Unifor-CE–2015) Oito milhões de pessoas foram afetadas pelo terremoto que devastou o Nepal no último dia 25 de abril, correspondendo a mais de um quarto da população do país, segundo a Organização das Nações Unidas (ONU). O tremor de magnitude 7,8 destruiu edifícios na capital, Katmandu, e afetou gravemente as áreas rurais. O número de mortos ultrapassou 4,3 mil, com outros 8 mil feridos. Foi o pior evento do tipo em 81 anos no país. 

FOLHA DE S. PAULO. Disponível em: <http://www1.folha.uol.com.br/ bbc/2015/04/1622018-terremoto-afetou8-milhoes-de-pessoas-no-nepal-diz-onu.shtm>

Sobre terremotos, assinale a alternativa correta. 

A) Terremotos, também chamados de abalos sísmicos, são tremores permanentes que ocorrem na superfície terrestre. 
B) O fato de ser a crosta terrestre uma camada rochosa fragmentada, formada por vários blocos, denominados de placas tectônicas, constitui uma razão para a ocorrência de terremotos. 
C) A escala mais utilizada para medir a quantidade de energia liberada no foco do terremoto é denominada Escala Richter. 
D) Terremotos são eventos raros, ocorrendo não mais do que uma dezena deles por ano no mundo. 
E) A ocorrência de tremores (ou abalos sísmicos) no leito dos oceanos não tem como por em risco as populações que vivem às margens desses oceanos.

10- (Unesp–2018) Leia a letra da canção “Chão”, de Lenine e Lula Queiroga. 

Chão chega perto do céu, 
Quando você levanta a cabeça e tira o chapéu. 

Chão cabe na minha mão, 
O pequeno latifúndio do seu coração. 

Chão quando quer descer, 
Faz uma ladeira. 

Chão quando quer crescer, 
Vira cordilheira. 

Chão segue debaixo do mar, 
O assoalho do planeta e do terceiro andar. 

Chão onde a vista alcançar, 
Todo e qualquer caminho pra percorrer e chegar. 

Chão quando quer sumir, 
Se esconde num buraco. 

Chão se quer sacudir, 
Vira um terremoto. 

O chão quando foge dos pés, 
Tudo perde a gravidade, 
Então ficaremos só nós, 
A um palmo do chão da cidade. 

Disponível em: <www.lenine.com.br> (Adaptação)

O termo “terremoto”, presente na oitava estrofe da canção, é definido como 

A) liberação de energia na crosta produzida pelo atrito entre placas tectônicas identificadas em margens continentais passivas. 
B) efusão de material magmático na crosta ejetado de conduto cilíndrico identificado em faixas de estabilidade tectônica. 
C) acumulação de tensões na crosta derivadas do desgaste mecânico de rochas sob a ação de forças exógenas. 
D) propagação de ondas mecânicas na crosta derivadas da ruptura de rochas submetidas a esforços tectônicos. 
E) geração de vibrações sísmicas na crosta produzidas pelo mergulho de placa continental sob a placa oceânica ao longo do plano de subducção.

11- (UEA-AM) Observe o mapa.


As áreas destacadas caracterizam-se por 

A) baixas temperaturas, ocasionadas pelas baixas atividades endógenas e elevadas altitudes. 
B) intensa atividade endógena, causada pelos encontros de placas tectônicas, com a presença de vulcões ativos e terremotos. 
C) divergências de placas tectônicas, responsáveis pela formação de montanhas antigas como o Himalaia. 
D) maior suscetibilidade dos solos à erosão e frequentes problemas de escorregamento nos períodos de chuva. 
E) intensa atividade exógena, responsável pela existência de cadeias de montanhas e vulcões ativos.


12- (Unesp) As quatro afirmações que se seguem serão correlacionadas aos seguintes termos: (1) vulcanismo (2) terremoto (3) epicentro (4) hipocentro 

A. Os movimentos das placas tectônicas geram vibrações, que podem ocorrer no contato entre duas placas (caso mais frequente) ou no interior de uma delas. O ponto onde se inicia a ruptura e a liberação das tensões acumuladas é chamado de foco do tremor. 
B. Com o lento movimento das placas litosféricas, da ordem de alguns centímetros por ano, tensões vão se acumulando em vários pontos, principalmente perto de suas bordas. As tensões, que se acumulam lentamente, deformam as rochas; quando o limite de resistência das rochas é atingido, ocorre uma ruptura, com um deslocamento abrupto, gerando vibrações que se propagam em todas as direções. 
C. A partir do ponto onde se inicia a ruptura, há a liberação das tensões acumuladas, que se projetam na superfície das placas tectônicas. 
D. É a liberação espetacular do calor interno terrestre, acumulado através dos tempos, sendo considerado fonte de observação científica das entranhas da Terra, uma vez que as lavas, os gases e as cinzas fornecem novos conhecimentos de como os minerais são formados. Esse fluxo de calor, por sua vez, é o componente essencial na dinâmica de criação e destruição da crosta, tendo papel essencial, desde os primórdios da evolução geológica. 

TEIXEIRA, Wilson et al. Decifrando a Terra. 2003 (Adaptação). 

Os termos e as afirmações estão corretamente associados em: 

A) 1D, 2B, 3A, 4C. 
B) 1B, 2A, 3C, 4D. 
C) 1C, 2D, 3B, 4A. 
D) 1A, 2C, 3D, 4B. 
E) 1D, 2B, 3C, 4A.

13- (UCS-RS) O tectonismo é definido como um movimento lento e prolongado da crosta terrestre, resultante da movimentação do magma pastoso. Observe a figura a seguir


Assinale a alternativa que indica o tipo de formação representado na figura. 

A) Movimento resultante das forças internas horizontais, conhecido como epirogênese. 
B) Formação de Horst, encontrada nas fossas tectônicas localizadas no fundo dos oceanos. 
C) Resultado do movimento de compressão lateral sofrida por uma determinada área de rochas não resistentes, o qual recebe o nome de dobras. 
D) Deslocamento de blocos provocado pelo choque de placas tectônicas, ocasionando a formação de estruturas falhadas, conhecidas como Graben. 
E) Soerguimento de uma falha, por meio de pressões internas verticais , o que resulta em blocos montanhosos, como, por exemplo, a formação da Cordilheira dos Andes.

14- (Unifor-CE) Em outubro último, a Indonésia sofreu dois eventos trágicos, tendo sendo atingida por um tsunami, nas ilhas Mentawai, e tendo registrado também a erupção do vulcão Merapi, na ilha de Java. Juntas, as duas tragédias deixaram ao menos 376 mortos. Sobre tal informação, assinale a alternativa correta. 

A) Vulcões e terremotos são comuns em países, tais como Japão e Indonésia, situados no chamado Círculo de Fogo do Pacífico, uma região de grande atividade sísmica, onde há mais de 100 vulcões ativos. 
B) Os eventos relatados não eram observados desde o final do século XIX na Indonésia, país africano situado em uma zona de reduzida atividade sísmica e vulcânica. 
C) As causas mais frequentes dos tsunamis são as tempestades associadas às mudanças climáticas globais. 
D) Em dezembro de 2004, a Indonésia e mais de uma dezena de países banhados pelo Oceano Índico foram atingidos por um tsunami que destruiu localidades litorâneas, matando menos de 20 mil pessoas. 
E) Terremotos são eventos raros, cuja ocorrência é limitada a países menos desenvolvidos.

15- (Mackenzie-SP–2018) As forças endógenas (ativa e passiva) comandam a formação das formas do relevo através do condicionamento estrutural. A força endógena ativa corresponde à comandada pela energia do interior da Terra e se manifesta pela dinâmica da litosfera através da tectônica de placas. Essa força é chamada de tectônica e provoca soerguimentos dos continentes (epirogenia) e dobramentos nas bordas dos continentes (orogenia). Associados a essas atividades ocorrem os falhamentos, os fraturamentos e o vulcanismo. 

ROSS, Jurandyr L. S. Geografia do Brasil. 2000. p.36, 38. 

Com base nas informações anteriores e em seus conhecimentos sobre o assunto, avalie as afirmativas. 

I. A orogênese e a epirogênese não podem ser entendidas como movimentos desarticulados. As duas são produtos da deriva continental e do choque entre as placas tectônicas. 
II. O processo de orogenia andina iniciou-se no Mesozoico e prolongou-se até o Cenozoico; durante este último ocorreu a epirogenia do continente sul-americano. 
III. O vulcanismo tem suas causas ligadas à tectônica de placas e apresenta atividade mais intensa ao longo das dorsais mesoceânicas e nas cadeias orogênicas. 

É correto o que se afirma em:

A) I, apenas. 
B) II, apenas. 
C) III, apenas. 
D) I e II, apenas.
E) I, II e III

16- (Enem–2017) De repente, ouve-se uma explosão. Espanto! Num instante, todos estão na rua. Espetáculo alucinante, o topo do Vesúvio havia se partido em dois. Uma coluna de fogo escapa dali. Logo depois é a agitação. Em volta começa a desabar uma chuva de projéteis: pedras-pomes, lapíli e, às vezes, pedaços de rochas – fragmentos arrancados do topo da montanha e da tampa que obstruía a cratera. 

GUERDAN, R. A tragédia de Pompeia. Disponível em: <www2.uol.com.br>. Acesso em: 24 out. 2015 (Adaptação). 

A destruição da cidade relatada no texto foi decorrente do seguinte fenômeno natural: 

A) Atuação de epirogênese recente.
B) Emissão de material magmático.
C) Rebaixamento da superfície terrestre.
D) Decomposição de estruturas cristalinas.
E) Metamorfismo de horizontes sedimentares.

17- (Enem) O continente africano há muito tempo desafia geólogos porque toda a sua metade meridional, a que fica ao sul, ergue-se a mais de 1 000 metros sobre o nível do mar. [...] Uma equipe de pesquisadores apresentou uma solução desse desafio, sugerindo a existência de um esguicho de lava subterrânea “empurrando” o planalto africano de baixo para cima. 

SUPERINTERESSANTE. São Paulo: Abril, p. 12, nov. 1998 (Adaptação). 

Considerando a formação do relevo terrestre, é correto afirmar, com base no texto, que a solução proposta é 

A) improvável, porque as formas do relevo terrestre não se modificam há milhões de anos. 
B) pouco fundamentada, pois as forças externas, como as chuvas e o vento, são as principais responsáveis pelas formas de relevo. 
C) plausível, pois as formas do relevo resultam da ação de forças internas e externas, sendo importante avaliar os movimentos mais profundos no interior da Terra. 
D) plausível, pois a mesma justificativa foi comprovada nas demais regiões da África. 
E) injustificável, porque os movimentos mais profundos no interior da Terra não interferem nos acidentes geográficos que aparecem na sua superfície.

18-  
Os tsunamis

Um tsunami é uma onda marinha desencadeada por um evento submarino, como um terremoto ou um deslizamento, ou pela erupção de um vulcão oceânico (um nome popular para um tsunami é “onda de maré” – um uso infeliz, porque os tsunamis não têm relação alguma com marés). Esses eventos empurram ou deslocam uma grande massa de água sobrejacente e essa perturbação é transformada em uma onda que percorre o oceano com velocidades de até 800 km/h. No meio do mar, onde a coluna-d’água é profunda, os tsunamis dificilmente são perceptíveis. Entretanto, quando se aproximam de águas costeiras rasas, as ondas tornam-se íngremes e empilham-se até se tornarem destrutivamente enormes – às vezes, com mais de 20 m. 

PRESS, Frank; SIEVER, Raymond; GROTZINGER, John; JORDAN, Thomas H. Para entender a Terra. 4. ed. Porto Alegre: Armed, 2006. [Fragmento]

Em 2004, um grande tsunami formou-se no Oceano Índico a partir das proximidades da ilha de Sumatra, causando diversos danos e perdas de vidas humanas. A partir deste ocorrido, especialistas no tema buscaram implantar alternativas para tentar reduzir as mortes causadas pelo fenômeno, sugerindo como proposta realmente efetiva de previsão

A) o monitoramento do recuo das águas do litoral, indicativo de tsunami. 
B) a observação das ondas gigantes em alto-mar, dando tempo para alertas. 
C) a construção de torres de observação de ondas nas áreas litorâneas. 
D) a previsão das causas do fenômeno, isto é, dos sismos que os desencadeiam. 
E) a instalação de um sistema regional de monitoramento de tsunamis.




GABARITO:
1- D
2- E
3- B
4- E
5- B
6- B
7-C
8-A
9- B
10-D
11-B
12-E
13-C
14-A
15-E
16-B
17-C
18-E

Nenhum comentário:

Postar um comentário