quarta-feira, 26 de abril de 2023

QUESTÕES DE ENEM E VESTIBULAR SOBRE ECOSSISTEMAS BRASILEIROS I - BIOMAS

1- (Fatec-SP) Analise o mapa a seguir


A zona sombreada no mapa representa a área típica de ocorrência de uma vegetação do país. Essa vegetação corresponde 

A) aos Cerrados. 
B) à Mata Atlântica. 
C) à Floresta Temperada. 
D) à Mata das Araucárias. 
E) às Pradarias ou Pampas.

2- (Unifenas-MG) Leia com atenção os fragmentos de texto sobre os perfis florestais da Amazônia brasileira: 

Texto I 
Ocorrem em solo permanentemente alagado, em terrenos baixos próximos aos rios. Aparecem muitos arbustos e cipós. São incontáveis as epífitas. As árvores mais típicas são o taxi, o arapati e a mamorana. 

Texto II 
Localizam-se sobre terrenos periodicamente alagados e sua composição florística varia de acordo com a duração do período em que ela é alagada. As árvores mais típicas são o cumaru-de-cheiro, a seringueira e o pau-mulato. 

Texto III 
Ocupam terras mais altas numa área que abrange 90% da área total da bacia amazônica. As árvores são altas, carregadas de epífitas e cipós lenhosos. As florestas são compactas, perenifólias e higrófilas. Entre as espécies mais comuns aparecem o caucho, a castanha-do-pará e o acapu. 

ROSS, Jurandyr L. Sanches (Org.). Geografia do Brasil. São Paulo: Edusp. p. 163. 

Os dados fornecidos nos fragmentos de texto I, II e III destacam, respectivamente, os perfis das Florestas Amazônicas identificados como matas 

A) caducifólias, de planaltos e de várzeas. 
B) ciliares, de terra firme e de igapó. 
C) de igapó, de várzea e de terra firme. 
D) de terraços, de terra firme e de várzea. 
E) de inundação, de floração e de igapó.

3- (UEL-PR) O mosaico botânico brasileiro resulta da expansão e da retração de Florestas, Cerrados e Caatingas, provocadas pela alternância de climas úmidos e secos nas regiões tropicais durante os períodos glaciais. Com base nessas considerações, analise a tabela a seguir.


Com base na tabela, assinale a alternativa que apresenta, correta e respectivamente, a sequência dos biomas representados pelas letras X, Y e Z. 

A) Caatinga, Cerrado e Floresta. 
B) Caatinga, Floresta e Cerrado. 
C) Cerrado, Caatinga e Floresta. 
D) Floresta, Caatinga e Cerrado. 
E) Floresta, Cerrado e Caatinga.

4- (Uncisal-BA) A denominação Mata Atlântica abrange todas as formações florestais que ocorrem ao longo da costa brasileira, ou seja, do Rio Grande do Norte ao Rio Grande do Sul. Na região compreendida entre estes extremos observa-se uma grande variação de relevo, tipos de solo e clima, com uma cobertura vegetal característica, refletindo, em parte, as diferenças do ambiente. Dadas as inferências sobre Mata Atlântica: 

I. Encontra-se associada a ecossistemas de restinga e de mangue. 
II. Devido a ser um ambiente muito úmido, suas árvores apresentam folhas largas e perenes. 
III. É um dos biomas mais devastados pela exploração humana, principalmente para obtenção da madeira de várias espécies e também da extração do látex, no caso da seringueira. 
IV. Abriga uma grande diversidade de epífitas, como várias espécies de bromélias e de orquídeas. 

Verifica-se que 

A) somente III e IV são verdadeiras. 
B) somente II é verdadeira. 
C) somente I, II e IV são verdadeiras. 
D) I, II, III e IV são verdadeiras. 
E) somente II e IV são verdadeiras.

5- (UPE) O desmatamento é a atividade humana, que afeta diretamente as maiores áreas na parte florestada da Amazônia brasileira. A área desmatada é maior que a França. 

Philipe Fearnside. 

Diversas mudanças ambientais, decorrentes do desmatamento referido pelo pesquisador, afetam negativamente os seres humanos na Amazônia. 

Sobre elas, analise os itens a seguir: 

I. Redução de ciclagem d’água 
II. Perda da capacidade produtiva dos ecossistemas 
III. Decréscimo no armazenamento do carbono 
IV. Alteração na formação de nuvens e na química da atmosfera 
V. Aumento do assoreamento de cursos fluviais 

Estão corretos 

A) apenas II e V. 
B) apenas I, II e III. 
C) apenas I, IV e V. 
D) apenas II, III e V. 
E) I, II, III, IV e V.

6- (UFMG) O debate sobre o aumento das taxas de desmatamento na Amazônia, no final de 2007, foi ocasião propícia para um ataque inédito de alguns interesses do setor agroindustrial, atuando no Brasil central e na Amazônia ao Inpe, uma das instituições-chave do sistema brasileiro de ciência e tecnologia [...] Não é inocente, nesse contexto, um doloso desconhecimento: ignorar que a ciência (aqui e em toda parte) avança por meio de acertos e erros. Pretender fazer de diferenças metodológicas, sobre como detectar desmatamento e degradação a partir do espaço, o argumento para deslegitimar nossa ciência pode ser um ato mais que destrutivo ao futuro do Brasil. O nó da questão é o falso dilema entre conservação e desenvolvimento. Falso, porque trata a conservação como sinônimo de preservação intocável e identifica o desenvolvimento com produção destrutiva, respaldado num histórico de agropecuária causadora de gigantesco passivo ambiental na Amazônia. Falso, pois não admite a existência de diversos modos de modernidade e caminhos alternativos de desenvolvimento e pretende fazer da verdade complexa dessa questão pouco mais que uma caricatura simplista. 

BECKER, Bertha; NOBRE, Carlos A.; BARTHOLO, Roberto. Uma via para a Amazônia. Folha de S. Paulo. 27 abr. 2008. p. A3 (Adaptação). 

A partir da leitura e interpretação desse trecho, é incorreto afirmar que 

A) a “caricatura simplista” mencionada se refere à postura comum de reduzir-se o assunto Amazônia a uma só via, o conservadorismo ou o desenvolvimentismo. 
B) a notícia do aumento da taxa de desmatamento na Amazônia, que incomodou diferentes setores da sociedade, motivou várias críticas a um importante órgão de pesquisa brasileiro. 
C) os autores consideram inaceitável criticar-se a possibilidade de a ciência brasileira cometer erros relativos à detecção e ao monitoramento do desmatamento. 
D) uma postura radical do lado conservacionista e a tradição brasileira de uso irracional dos recursos ambientais dificultam o debate sobre a Amazônia.

7- (Unesp–2017) Leia os excertos do geógrafo Aziz Nacib Ab’Sáber. 

Excerto 1 
Domínio com fortíssima e generalizada decomposição de rochas, densas drenagens perenes, extensiva mamelonização, agrupamentos eventuais de “pães de açúcar”, planícies de inundação meândricas. 

Excerto 2 
Domínio com planaltos de estrutura complexa, planaltos com vertentes em rampas suaves, ausência quase completa de mamelonização, drenagens espaçadas pouco ramificadas. 

Domínios morfoclimáticos e províncias fitogeográficas do Brasil.In: A obra de Aziz Nacib Ab’Sáber, 2010 (Adaptação). 

Os domínios morfoclimáticos caracterizados nos excertos 1 e 2 referem-se, respectivamente, 

A) ao cerrado e à caatinga. 
B) à caatinga e aos mares de morros. 
C) ao amazônico e às pradarias. 
D) aos mares de morros e ao cerrado. 
E) às araucárias e às pradarias.

8- (Uni-FACEF-SP–2016) Considerado Patrimônio Natural da Humanidade, o Vale do Ribeira faz parte da maior área preservada e contínua desse bioma, ainda com pouca intervenção humana, devido à baixa densidade demográfica e ao reduzido desenvolvimento econômico. Tal bioma possui grande diversidade biológica e é um dos mais ameaçados do planeta, restando, somente, cerca de 9% de sua cobertura vegetal no Brasil. 

Disponível em: <www.legadodasaguas.com.br> (Adaptação).

O excerto refere-se ao bioma denominado 

A) Pantanal. 
B) Mata de Araucária. 
C) Cerrado. 
D) Mata dos Cocais. 
E) Mata Atlântica.

9- (EsPCEx-SP) Considere as seguintes afirmativas sobre impactos ambientais em três grandes domínios morfoclimáticos brasileiros: 

I. Possui uma formação vegetal muito densa, com grande biodiversidade. Possui o maior número de espécies ameaçadas do Brasil devido, dentre outros, à exploração madeireira, às monoculturas de exportação e à expansão urbana. Devido ao intenso desmatamento de suas encostas, são intensos os processos erosivos e frequentes os deslizamentos de terra nesse domínio morfoclimático. 
II. Nas bordas desse domínio, caracterizado pelo relevo de planícies, depressões e baixos planaltos, localiza-se a maior parte do chamado arco do desmatamento, uma área cujas atividades econômicas, ligadas à extração madeireira e à abertura de novas áreas para a agricultura e pecuária, vêm acarretando intenso processo de queimada, desflorestamento e intensificação dos processos erosivos. 
III. Esse domínio tem sofrido o maior dos impactos ambientais no contexto brasileiro com a expansão da monocultura canavieira e da soja. Embora tenha sido declarado como um dos principais hotspots brasileiros, 57% de sua área original já estão desmatados, e se o ritmo do desmatamento de sua vegetação não diminuir, até 2030 essa formação poderá ter desaparecido. 

As afirmativas referem-se, respectivamente, aos domínios morfoclimáticos 

A) Amazônico – Cerrado – Pantanal. 
B) Mata Atlântica – Cerrado – Amazônico. 
C) Mares de Morro – Amazônico – Cerrado. 
D) Amazônico – Cerrado – Mata Atlântica. 
E) Araucária – Amazônico – Pantanal.

10- (Unesp–2015) Florestas tropicais recobrindo níveis de morros costeiros, escarpas terminais tipo “Serra do Mar” e setores serranos mamelonizados dos planaltos compartimentados e acidentados do Brasil de Sudeste. Florestas biodiversas, dotadas de diferentes biotas primariamente recobrindo mais de 85% do espaço total. O domínio tem mostrado ser o meio físico, ecológico e paisagístico mais complexo e difícil do país em relação às ações antrópicas. 

AB’SÁBER, Aziz Nacib. Os domínios de natureza no Brasil, 2003 (Adaptação). 

O domínio paisagístico brasileiro descrito no texto é o de 

A) Planaltos das Araucárias. 
B) Depressões interplanálticas semiáridas do Nordeste. 
C) Chapadões recobertos por Cerrados. 
D) Terras Baixas Florestadas da Amazônia. 
E) Mares de Morros Florestados.

11- (FAMERP-SP–2017) A partir de conhecimentos acerca das formações vegetais no Brasil, é correto afirmar que a Mata dos Cocais caracteriza uma mata de transição entre 

A) o Cerrado e o Pantanal. 
B) a Mata Atlântica e a Mata de Araucárias. 
C) a Mata de Várzea e a Mata de Igapó. 
D) os Mangues e a Vegetação Litorânea. 
E) a Floresta Amazônica e a Caatinga.

12- (Unesp–2018)


A figura ilustra a alteração na distribuição das __________ como resultado de três décadas de desmatamento em certo setor da Floresta Amazônica. O “deslocamento” desse tipo de precipitação é um efeito das variações horizontais da rugosidade da superfície, que promovem a concentração da pluviosidade nas bordas das áreas desmatadas. Essa mudança na circulação atmosférica pode ter como consequência __________ na região. 

KHANNA, Jaya et al. Regional dry-season climate changes due to three decades of Amazonian deforestation. Nature Climate Change, mar. 2017 (Adaptação). 

As lacunas do texto devem ser preenchidas por 

A) chuvas convectivas – a manutenção dos serviços ecológicos. 
B) chuvas frontais – a diminuição da evapotranspiração. 
C) chuvas convectivas – a redução da produtividade agrícola. 
D) chuvas orográficas – o empobrecimento do solo. 
E) chuvas frontais – o aumento na frequência de incêndios.

13- (Enem) A Floresta Amazônica, com toda a sua imensidão, não vai estar aí para sempre. Foi preciso alcançar toda essa taxa de desmatamento de quase 20 mil quilômetros quadrados ao ano, na última década do século XX, para que uma pequena parcela de brasileiros se desse conta de que o maior patrimônio natural do país está sendo torrado. 

AB’SABER, A. Amazônia: do discurso a práxis. São Paulo: Edusp, 1996. 

Um processo econômico que tem contribuído na atualidade para acelerar o problema ambiental descrito é: 

A) Expansão do Projeto Grande Carajás, com incentivos à chegada de novas empresas mineradoras. 
B) Difusão do cultivo da soja com a implantação de monoculturas mecanizadas. 
C) Construção da rodovia Transamazônica, com o objetivo de interligar a região Norte ao restante do país. 
D) Criação de áreas extrativistas do látex das seringueiras para os chamados povos da floresta. 
E) Ampliação do polo industrial da Zona Franca de Manaus, visando atrair empresas nacionais e estrangeiras.

14- (Enem)


A imagem retrata a araucária, árvore que faz parte de um importante bioma brasileiro que, no entanto, já foi bastante degradado pela ocupação humana. Uma das formas de intervenção humana relacionada à degradação desse bioma foi 

A) o avanço do extrativismo de minerais metálicos voltados para a exportação na região Sudeste. 
B) a contínua ocupação agrícola intensiva de grãos na região Centro-Oeste do Brasil. 
C) o processo de desmatamento motivado pela expansão da atividade canavieira no Nordeste brasileiro. 
D) o avanço da indústria de papel e celulose a partir da exploração da madeira, extraída principalmente no Sul do Brasil. 
E) o adensamento do processo de favelização sobre áreas da Serra do Mar na região Sudeste.

15- A Mata Atlântica, que originalmente se estendia por todo o litoral brasileiro, do Ceará ao Rio Grande do Sul, ostenta hoje o triste título de uma das florestas mais devastadas do mundo. Com mais de 1 milhão de quilômetros quadrados hoje restam apenas 5% da vegetação original, como mostram as figuras: 


Com base nas figuras é correto afirmar que 

A) as transformações climáticas, especialmente na região Nordeste, interferiram fortemente na diminuição dessa floresta úmida. 
B) nas três últimas décadas, o grau de desenvolvimento regional impediu que a devastação da Mata Atlântica fosse maior do que a registrada. 
C) as atividades agrícolas, aliadas ao extrativismo vegetal, têm se constituído, desde o Período Colonial, na principal causa da devastação da Mata Atlântica. 
D) a taxa de devastação dessa floresta tem seguido o sentido oposto ao do crescimento populacional de cada uma das regiões afetadas. 
E) o crescimento industrial, na década de 50, foi o principal fator de redução da cobertura vegetal na faixa litorânea do Brasil, especialmente da região Nordeste.

16- Texto I 
06 de outubro de 2016. 

[...] A partir de 2008, o desmatamento da Amazônia apresentou quedas sucessivas, chegando ao menor valor em 2012 – 4.571 km². De lá para cá, ocorreram algumas altas e baixas, mas a taxa ficou em torno de 5.000 km². É a primeira vez que volta a passar a barreira dos 6 mil. E a expectativa é que a tendência de alta continue. 

GIRARDI, Giovana. Estadão. Disponível em: <https://sustentabilidade.estadao.com.br/blogs/ambiente-se/avanco-do-desmatamento-na- amazonia-causa-alerta-nogoverno/>. Acesso em: 15 fev. 2019. [Fragmento] 

Texto II 
21 de junho de 2018. 

[...] O Sistema de Alerta de Desmatamento (SAD) do instituto indica que 634 quilômetros quadrados de florestas foram derrubados no mês passado, se forem consideradas apenas áreas com mais de 10 hectares. Em maio do ano passado, foram desmatados 365 quilômetros quadrados. [...] 

FONSECA, Vandré. Disponível em: <https://www.oeco.org.br/noticias/monitoramento-do-imazon-demonstra-avanco-dosdesmatamentos-na-amazonia/>. Acesso em: 15 fev. 2019. [Fragmento] 

O avanço do desmatamento na região amazônica vem ocorrendo, porque 

A) o Governo Federal abandonou os programas de fiscalização e monitoramento. 
B) houve um esgotamento das potencialidades minerais da região. 
C) as atividades antrópicas, como o cultivo da soja e a criação de gado, ainda avançam. 
D) muitos garimpos foram desativados nas duas últimas décadas. 
E) ocorre uma grande emigração da Amazônia para outras regiões do país.



GABARITO:
1- D
2- C
3- A
4- C
5- E
6- C
7- D
8- E
9- C
10- E
11- E
12- C
13- B
14- D
15- C
16- C

Nenhum comentário:

Postar um comentário