quinta-feira, 27 de abril de 2023

QUESTÕES DE ENEM E VESTIBULAR SOBRE ECOSSISTEMAS BRASILEIROS II

1- (FGV-SP–2018) Basta um peteleco para causar um efeito dominó em sua biodiversidade. E além do Brasil, a região cobre mais oito países. Esse bioma agora está sob ameaça de seis barragens que podem ser construídas nos Andes por nossos vizinhos, o que pode gerar consequências trágicas. A região andina abrange somente 11% desta bacia, mas fornece 93% dos sedimentos e a maior parte dos nutrientes levados por seus rios. 

Disponível em: <www.umagotanooceano.org> (Adaptação). 

O excerto refere-se à biodiversidade 

A) do Cerrado. 
B) da Mata Atlântica. 
C) da Caatinga. 
D) da Amazônia. 
E) do Pantanal.

2- (UEFS-BA–2015) É, fisionomicamente, muito semelhante às savanas africanas, sendo o bioma que apresenta a fauna de maior porte do Brasil. Ocupava cerca de 22% do território nacional, sendo representado em quase todas as regiões do país, abrangendo grandes partes dos estados centrais e pequenas porções e manchas em outras unidades políticas. O texto descreve o bioma 

A) da Caatinga. 
B) do Cerrado. 
C) das formações campestres. 
D) da floresta latifoliada tropical. 
E) da Mata de Araucária.

3- (Unicamp-SP) Assinale a alternativa que indica corretamente a localização e uma característica predominante dos domínios morfoclimáticos do Cerrado, da Caatinga e dos Mares de Morros. 


A) 1, Cerrado, com clima subtropical; 2, Caatinga, com rios perenes; 3, Mares de Morros, com vegetação do tipo savana estépica. 
B) 1, Caatinga, com clima semiárido; 2, Mares de Morros, com mata atlântica; 3, Cerrado, com vegetação do tipo savana. 
C) 1, Caatinga, com clima tropical de altitude; 2, Mares de Morros, com rios intermitentes; 3, Cerrado, com mata de araucária. 
D) 1, Cerrado, com vegetação do tipo savana; 2, Caatinga, com clima semiárido; 3, Mares de Morros, com mata atlântica.

4- (PUCPR) Fabiano procurou em vão perceber um toque de chocalho [...] penetrou num cercadinho cheio de plantas, viu um barreiro vazio, um bosque de catingueiras murchas , um pé de turco e o prolongamento da cerca do curral [...] Fabiano aligeirou o passo, esqueceu a fome, a canseira e os ferimentos. As alpercatas dele estavam gastas nos saltos e a embira tinha-lhe aberto, entre os dedos rachaduras dolorosas [...] chegaram aos juazeiros [...] fazia tempo que não viam sombras. 

Graciliano Ramos descreve uma paisagem localizada na área


A) 4. 
B) 5. 
C) 1. 
D) 2. 
E) 3.

5- (UEMG) O mapa a seguir faz parte de um projeto que tem o intuito de quantificar desmatamentos de áreas com vegetação nativa em biomas brasileiros. O objetivo é regular as ações de fiscalização e combate a desmatamentos ilegais nesses biomas, cabendo ao Centro de Sensoriamento Remoto do IBAMA (CSR) a detecção dos desmatamentos.


Considerando-se as características que envolvem a utilização de recursos naturais das áreas representadas, é correto afirmar que o bioma de número 

A) 1 corresponde à Caatinga – uma formação bastante heterogênea que apresenta grande variedade de espécies. 
B) 2 corresponde à Amazônia – estende-se por toda a região Norte do Brasil e possui um caráter de baixa biodiversidade. 
C) 3 corresponde ao Cerrado – possui alta fertilidade do solo devido à sua adaptação ao clima tropical. 
D) 4 corresponde ao Pantanal – uma das principais faixas de transição do país adaptada ao clima subtropical.

6- (FGV-SP) Relacione as imagens 1, 2 e 3 com os domínios morfoclimáticos. 


A) 1 – Domínio dos Cerrados, 2 – Domínio dos Planaltos de Araucárias e 3 – Domínio Tropical Atlântico. 
B) 1 – Domínio da Caatinga, 2 – Domínio Roraima- -Guianense e 3 – Domínio Equatorial Amazônico. 
C) 1 – Domínio dos Cerrados, 2 – Domínio das Coxilhas e 3 – Domínio Tropical Atlântico. 
D) 1 – Domínio Roraima-Guianense, 2 – Domínio Equatorial Amazônico e 3 – Domínio dos Planaltos de Araucárias. 
E) 1 – Domínio da Caatinga, 2 – Domínio dos Planaltos de Araucárias e 3 – Domínio dos Cerrados.

7- (UPF-RS–2016) Relacione as macrorregiões brasileiras às informações que seguem, utilizando os números do mapa.


( ) Presença da Mata dos Cocais e da Caatinga e domínio do clima semiárido. 
( ) Presença da Mata de Araucárias e do Bioma Pampa e predomínio do clima subtropical. 
( ) Presença das serras do Mar, da Mantiqueira e do Espinhaço e presença do clima Tropical de altitude. 
( ) Presença do grande dispersor de águas do país, que origina quatro grandes bacias hidrográficas e destaque para o Bioma do Cerrado. 
( ) Domínio de florestas equatoriais latifoliadas e densas e do clima equatorial. 

A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é: 

A) 5 – 2 – 1 – 4 – 3. 
B) 1 – 4 – 3 – 5 – 2. 
C) 3 – 5 – 1 – 4 – 2. 
D) 4 – 5 – 3 – 2 – 1. 
E) 2 – 5 – 4 – 1 – 3.

8- (FUVEST) Estas fotos retratam alguns dos tipos de formação vegetal nativa encontrados no território nacional.


Correlacione as formações vegetais retratadas nas fotos às áreas de ocorrência indicadas nos mapas a seguir


9- (FMJ-SP) Com relação aos sistemas de manguezais, é correto afirmar que 

A) correspondem a um tipo de vegetação de transição entre o ambiente terrestre e o marinho que se faz presente em todo o litoral da costa brasileira. 
B) apesar da sua importância na manutenção de várias espécies marinhas e de servir como fonte de sustento para várias comunidades pesqueiras, eles têm sofrido sérios impactos causados pela especulação imobiliária. 
C) os solos são pobres em matéria orgânica , desenvolvendo-se em ambientes alagados com mistura de água doce e salina. 
D) apresentam características semelhantes à vegetação de restinga, com a presença de raízes aéreas e galhos tortuosos. 
E) são pouco visados pelo homem por ser um ambiente alagado, o que impede a ocupação humana.

10- (UESC-BA) Os domínios morfoclimáticos brasileiros expressam a interação entre os elementos do meio natural e a atuação do homem no espaço.


A partir da afirmação, pode-se concluir: 

A) Em I, a vegetação Amazônica caracteriza-se pela homogeneidade das árvores de folhas aciculifoliadas, decíduas e por solos rasos, com grande fertilidade. 
B) Em II, os principais impactos ambientais que ameaçam esse ecossistema são acelerados pela presença de garimpos e pela expansão da fronteira agrícola. 
C) Em III, o clima e o solo desse domínio favoreceram a prática da agricultura moderna de frutas e legumes para exportação, produzidas nos minifúndios, ao longo do Rio São Francisco. 
D) Em IV, predomina a Floresta de Araucária, domínio preservado pelo pequeno valor comercial de suas madeiras e pelos solos inadequados para as atividades agropecuárias. 
E) Em V, o inverno rigoroso do extremo sul do Brasil congela os solos, dificultando o plantio de cereais, e as chuvas de verão aceleram a erosão dos solos.

11- (IFTM-MG) Bioma é um conjunto de tipos de vegetação que abrange grandes áreas contínuas, em escala regional, com flora e fauna similares, definida pelas condições físicas predominantes nas regiões. Esses aspectos climáticos, geográficos e litológicos (das rochas), por exemplo, fazem com que um bioma seja dotado de uma diversidade biológica singular, própria. O Brasil possui uma diversidade de fauna e flora surpreendente; isso acontece devido ao seu imenso território, associado às suas condições climáticas. Esse fato pode ser facilmente observado em uma simples viagem pelas regiões brasileiras. Qual das alternativas a seguir apresenta somente características corretas a respeito dos biomas encontrados no Brasil? 

A) Bioma Pampa – área típica de pecuária extensiva, esse bioma possui diversidade vegetal significativa, com o aparecimento de gramíneas e florestas de araucárias. O surgimento desse pinheiro brasileiro ocorre devido ao clima temperado que abrange grande parte da região Sul do Brasil. 
B) Bioma Mata Atlântica – é a formação mais devastada de todo território brasileiro. Estima-se que reste atualmente 7% de sua cobertura original. É o bioma nacional mais rico em biodiversidade. De acordo com a compartimentação do relevo se divide em: mata de igapó, mata de várzea e floresta de altitude. 
C) Bioma Amazônia – possui a maior floresta da zona intertropical do globo. Atualmente enfrenta problemas devido ao desmatamento intensivo. Devido ao clima tropical superúmido, que atua sobre a maior parte desse bioma, a vegetação é adaptada ao grande volume de chuvas que cai nessa região. 
D) Bioma Cerrado – uma formação com árvores, arbustos e campos. Ocorre nesse bioma o aparecimento de árvores com galhos retorcidos e casca grossa. Devido ao clima Tropical semiúmido ou Tropical típico, com abundância de chuvas no verão e inverno seco, ocorrem queimadas com frequência no período de estiagem. 
E) Bioma Caatinga – nome indígena que significa “mata branca”, esse bioma se concentra somente na região Nordeste do Brasil. Devido à escassez de chuva, entre 250 mm e 300 mm mensais, surgem plantas xerófitas associadas à vegetação arbustiva. A atividade predominante na região é a pecuária extensiva.

12- (Fatec-SP–2018) Leia o texto para responder à questão a seguir. 

[...] segundo maior bioma da América do Sul, ocupando uma área de 2 036 448 km2, cerca de 22% do território nacional. A sua área contínua (...) resulta em um elevado potencial aquífero e favorece a sua biodiversidade. Considerado como um dos *hotspots mundiais de biodiversidade (...) Além dos aspectos ambientais, esse bioma brasileiro tem grande importância social. Muitas populações sobrevivem de seus recursos naturais, incluindo etnias indígenas, quilombolas, geraizeiros, ribeirinhos, babaçueiros e vazanteiros (...) Contudo, inúmeras espécies de plantas e animais correm risco de extinção. Estima-se que 20% das espécies nativas e endêmicas já não ocorram em áreas protegidas e que pelo menos 137 espécies de animais estão ameaçadas de extinção. Depois da Mata Atlântica, este é o bioma brasileiro que mais sofreu alterações com a ocupação humana. 

Nas três últimas décadas, esse bioma vem sendo degradado pela expansão da fronteira agrícola brasileira. 

Acesso em: 07 nov. 2017 (Adaptado). 

Assinale a alternativa que contenha o bioma ao qual o texto faz referência. 

A) Mata Atlântica. 
B) Caatinga. 
C) Floresta Amazônica. 
D) Pantanal. 
E) Cerrado.

13- (UFMG) As formações vegetais, em seus aspectos fisionômicos, estruturais e sazonais, mostram nítidas relações com o solo, o substrato geológico e o clima. Todas as seguintes afirmativas referentes a essas relações estão corretas, exceto 

A) As extensas formações florestais de coníferas, embora as condições climáticas de sua área de ocorrência sejam pouco severas, caracterizam-se fortemente pela deciduidade das folhas das espécies arbóreas. 
B) As regiões de acentuados contrastes térmicos e de fortes carências hídricas sazonais apresentam formações vegetais que se caracterizam por plantas que mantêm apenas suas estruturas subterrâneas durante a estação desfavorável. 
C) As regiões de clima tropical típico e revestidas de cerrados possuem manchas maiores, ou menores, de florestas, explicadas fundamentalmente por razões geológicas e características dos solos e, mais raramente, climáticas. 
D) Os mangues, formações vegetais arbóreas tropicais e subtropicais , embora se desenvolvam em áreas pantanosas litorâneas, possuem algumas características xeromórficas.

14- (UEFS-BA)


A alternativa que indica a sequência correta das características dos diversos tipos predominantes de vegetação original brasileira, segundo a direção Sul-Norte, no trajeto destacado no mapa pelo segmento AB, é a 

A) Constituída predominantemente por gramíneas e arbustos de pequeno porte / sofreu o maior grau de devastação em termos percentuais do país / possui uma vegetação remanescente que guarda inúmeras espécies de plantas endêmicas. 
B) Devastação relacionada à imigração eslava e à produção de papel e celulose / caracteriza-se pela presença de pequenos arbustos e árvores retorcidas com casca grossa / apresenta vários tipos de mata com espécies latifoliadas e perenes. 
C) Reúne espécies encontradas em todas as regiões brasileiras, formando um conjunto atípico e adaptado às condições locais / constituída por um conjunto de floresta de coníferas, homóclitas e aciculifoliadas / apresenta uma vegetação herbácea e rarefeita, devido ao desenvolvimento da pecuária extensiva. 
D) Abriga gramíneas típicas de florestas esparsas e disseminadas entre arbustos / formada por três estratos e vegetação decídua e semidecídua / maior ameaça vem das queimadas para renovação das pastagens. 
E) Cobertura semi-homogênea, espaçada e entremeada por outras espécies de vegetação / o corte da vegetação deu lugar a processo de desertificação e salinização do solo / possui espécies halófitas e pneumatófitas.

15- (Enem–2015) Algumas regiões do Brasil passam por uma crise de água por causa da seca. Mas, uma região de Minas Gerais está enfrentando a falta de água no campo tanto em tempo de chuva como na seca. As veredas estão secando no norte e no noroeste mineiro. Ano após ano, elas vêm perdendo a capacidade de ser a caixa-d’água do grande sertão de Minas. 

VIEIRA, C. Degradação do solo causa perda de fontes de água de famílias de MG. Disponível em: <http://g1.globo.com>. Acesso em: 01 nov. 2014. 

As veredas têm um papel fundamental no equilíbrio hidrológico dos cursos de água no ambiente do Cerrado, pois 

A) colaboram para a formação de vegetação xerófila. 
B) formam os leques aluviais nas planícies das bacias. 
C) fornecem sumidouro para as águas de recarga da bacia. 
D) contribuem para o aprofundamento dos talvegues à jusante. 
E) constituem um sistema represador da água na chapada.

16- (Enem–2015)


No mapa estão representados os biomas brasileiros que, em função de suas características físicas e do modo de ocupação do território, apresentam problemas ambientais distintos. Nesse sentido, o problema ambiental destacado no mapa indica 

A) desertificação das áreas afetadas. 
B) poluição dos rios temporários. 
C) queimadas dos remanescentes vegetais. 
D) desmatamento das matas ciliares. 
E) contaminação das águas subterrâneas.

17- (Enem) Então, a travessia das veredas sertanejas é mais exaustiva que a de uma estepe nua. Nesta, ao menos, o viajante tem o desafogo de um horizonte largo e a perspectiva das planuras francas. Ao passo que a outra o afoga; abrevia-lhe o olhar; agride-o e estonteia-o; enlaça-o na trama espinescente e não o atrai; repulsa-o com as folhas urticantes, com o espinho, com os gravetos estalados em lanças, e desdobra-se-lhe na frente léguas e léguas, imutável no aspecto desolado; árvore sem folhas, de galhos estorcidos e secos, revoltos, entrecruzados, apontando rijamente no espaço ou estirando-se flexuosos pelo solo, lembrando um bracejar imenso, de tortura, da flora agonizante... 

CUNHA, E. Os sertões. Disponível em: <http://pt.scribd.com>. Acesso em: 02 jun. 2012. 

Os elementos da paisagem descritos no texto correspondem a aspectos biogeográficos presentes na 

A) composição da vegetação xerófita. 
B) formação de florestas latifoliadas. 
C) transição para mata de grande porte. 
D) adaptação à elevada salinidade. 
E) homogeneização da cobertura perenifólia.



GABARITO:
1- D
2- B
3- D
4- E
5- A
6- A
7- E
8- C
9- B
10- B
11- D
12- E
13- A
14- A
15- E
16- A
17- A

Nenhum comentário:

Postar um comentário