sexta-feira, 14 de abril de 2023

QUESTÕES DE ENEM E VESTIBULAR SOBRE REDES E TRANSPORTE

1- (UERJ–2016) Observe a diferença entre a expansão das redes de metrô nas cidades do Rio de Janeiro e de Xangai.


As escolhas feitas pelo poder público, no que se refere às modalidades de transporte urbano, são muito importantes para a compreensão dos fenômenos sociais e ambientais verificados em cada cidade. Caso a evolução do metrô de Xangai entre 1993 e 2013 tivesse ocorrido em proporção semelhante à do metrô carioca, uma provável consequência espacial sobre a metrópole chinesa seria: 

A) Supressão da inversão térmica. 
B) Aumento da poluição atmosférica. 
C) Redução da segregação residencial. 
D) Crescimento da especialização comercial.

2- (PUC-Campinas-SP–2016) No passado, navios a vapor representavam o principal meio de transporte de cargas intercontinentais. Hoje, navios de grande calado cruzam os oceanos num ir e vir frenético que impulsiona o comércio mundial representado no esquema a seguir.



Da análise do esquema, pode-se concluir que 

A) a expansão mundial das trocas comerciais ocorreu simultaneamente à diminuição do protecionismo comercial, antiga prática exercida pelas potências econômicas. 
B) os canais marítimos como o Panamá e o Suez são cada vez mais fundamentais para a expansão do comércio entre as grandes potências mundiais. 
C) a mundialização das trocas comerciais é um elemento importante para reduzir o peso da geopolítica nas relações entre os países e regiões do mundo. 
D) as trocas comerciais têm caráter global mas representam um fator de diferenciação entre as grandes potências econômicas e o resto do mundo. 
E) a ampliação das políticas neoliberais no mundo tem frustrado a expansão do comércio principalmente entre os países emergentes e as grandes potências.

3- (FGV-SP) Observe a figura para assinalar a alternativa correta. 


Na figura anterior estão representados 

A) os centros econômicos do capitalismo mundial e os fluxos das maiores rotas aéreas. 
B) os pontos da rede geográfica global, inseridos em territórios nacionais, e os fluxos econômicos e informacionais que interligam a rede. 
C) os centros econômicos do capitalismo mundial e os fluxos internacionais conhecidos como “migração de cérebros”. 
D) os pontos da rede geográfica global, inseridos em territórios nacionais, e os fluxos das maiores rotas aéreas. 
E) os maiores centros operadores de Bolsa de Valores no mundo e os fluxos econômicos e informacionais que interligam a rede.

4- (UERJ–2016)


No mapa, são informados tanto a intensidade dos fluxos de passageiros por via aérea quanto o correspondente movimento de passageiros em cada cidade, no ano de 2010. De acordo com as informações, a rede de cidades do Brasil é caracterizada pelo seguinte aspecto: 

A) Prevalência de centro primaz. 
B) Ocorrência de hierarquia urbana. 
C) Constituição de áreas conurbadas. 
D) Periferização de regiões metropolitanas.

5- (FGV-SP) Analise os gráficos sobre meios de transporte no Brasil.


Comparando os gráficos, pode-se concluir que 

A) sob o aspecto de custo do frete, a diferença entre a matriz I e a II é mínima. 
B) a matriz II favorece a economia dos fretes e é menos poluidora que a matriz I. 
C) a matriz I emite menos gases poluidores do que a II, que, por sua vez, é mais econômica. D) ambas oferecem vantagens: a matriz I é mais expandida, e a II garante economia de combustível. 
E) ambas têm pontos positivos: a matriz I, maior capacidade de expansão, e a II permite maiores velocidades.

6- (UFU-MG–2016) Corredor de Exportação bate recorde de movimentação mensal em Paranaguá Acompanhando o recorde brasileiro nas exportações de soja, o Corredor de Exportação do Porto de Paranaguá também fechou o mês de junho de 2015 com movimentação histórica de graneis. Balanço divulgado pela Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa) aponta que o fluxo total de grãos no mês totalizou 1,92 milhões de toneladas. A marca é 5,9% superior ao desempenho anterior, de 1,81 milhões de toneladas escoadas em maio de 2011.

Disponível em: <http://www.gazetadopovo.com.br/agronegocio/logistica/corredor-de-exportacao-bate recorde-de-movimentacao-mensal-em-paranagua cal9zmjc1psknnr4uuanuohih>. Acesso em: 14 jan. 2016

Os portos são uma parte integrante desse complexo, definido como um 

A) aparato de incentivos fiscais voltados à ampliação da produção destinada ao abastecimento do mercado internacional. 
B) conjunto de infraestruturas criadas pelo agronegócio com a finalidade facilitar o escoamento de gêneros agrícolas para outros países. 
C) sistema integrado de transporte e armazenagem destinado, principalmente, ao escoamento de produtos para o mercado externo. 
D) programa de estímulo à produção de produtos primários locais de alto valor agregado, voltado para exportação.

7- (UERJ–2016)

Imagine mandar um sinal para todos os dispositivos conectados à Internet ao redor do globo? Foi exatamente o que fez John Matherly, que se autointitula um “cartógrafo” da rede. Com essa técnica, que permite sondar tão rapidamente o panorama de conexões no mundo, o criador pretende fazer isso mais vezes ao longo do tempo, para comparar a evolução do acesso à rede. Quanto mais intensa a cor, maior o número de dispositivos, e por enquanto sabemos onde eles se concentram.

REVISTA GALILEU. set. 2014. Disponível em: <revistagalileu.globo.com> (Adaptação).

A análise do mapa possibilita visualizar o uso da Internet nas diversas regiões do mundo. A principal causa para as diferenças regionais na concentração do uso dessa rede é: 

A) Baixa densidade demográfica. 
B) Redução do crescimento econômico. 
C) Descontinuidade das transmissões globais. 
D) Desigualdade de desenvolvimento tecnológico

8- (UFU-MG–2016) 

Governo cubano lançará Internet de banda larga em dois bairros de Havana 
O governo cubano anunciou na noite deste domingo (31/01/2016) que está lançando um serviço de Internet de banda larga em dois bairros de Havana como parte de um projeto piloto que visa levar às casas o acesso à rede. [...]. O acesso público à Internet por banda larga só começou em Cuba no ano passado, com a abertura de pontos de wi-fi públicos que custam US$ 2 por hora. O valor equivale a cerca de um décimo do salário médio mensal em Cuba.

Disponível em: <http://www1.folha.uol.com.br/mundo/2016/02/1735959-governo-cubano-lancara-internet de-banda-larga-em-dois-bairros-de-havana.shtml>. Acesso em: 12 jan. 2016.

O atraso na expansão da tecnologia de banda larga em Havana tem como causa principal o(a) 

A) rígido controle estatal sobre os meios de comunicação, que impõe restrições em relação ao acesso aos serviços não controlados pelo governo. 
B) embargo econômico imposto pelos Estados Unidos, que gera dificuldades na criação de tecnologias de comunicação pelos cubanos. 
C) desinteresse de empresas de comunicação localizadas fora de Cuba, em expandir suas atividades na Ilha. 
D) falta de mercado consumidor para esse produto, causada por aspectos financeiros e culturais.

9- (UFMG) Os cabos de fibra óptica representam, na atualidade, o estágio mais avançado do desenvolvimento tecnológico no que diz respeito às telecomunicações, na medida em que tornam as transmissões mais rápidas, confiáveis e menos onerosas. Analise este mapa:


A partir da análise e interpretação desse mapa, é incorreto afirmar que a rede de cabos de fibras ópticas 

A) integra, ao restante do território, as regiões brasileiras menos favorecidas economicamente. 
B) confirma uma realidade histórico-geográfica brasileira ao voltar-se para o mundo atlântico, em detrimento do mundo asiático. 
C) possui como principais focos os centros urbanos que controlam, gerenciam e articulam o território brasileiro. 
D) interliga o território nacional à rede mundial de cabos de fibras ópticas, facilitando a interação com os países do Mercosul.

10- (UEMG–2016) 

A revolução da informação 
A vida política e social foi profunda e irreversivelmente alterada pela redução brutal dos tempos de deslocamento de matéria e informação. Os governos passaram a ter condições de controle efetivo sobre os territórios ao adquirirem a capacidade de emitir ordens , instantaneamente, para agentes administrativos em lugares distantes. 

TERRA, Lygia; ARAÚJO, Regina; GUIMARÃES, Raul. Conexões. Estudos de geografia geral e do Brasil. Ed. Moderna. p. 460.

Assembleia da ONU aprova proposta contra espionagem 
Resolução, que não é obrigatória, foi iniciada por Brasil e Alemanha após dados vazados por Snowden indicarem que os dois governos eram monitorados. Nenhum país é obrigado a adotar, mas quase 200 apoiaram uma resolução contra espionagem aprovada nesta quarta-feira pela Assembleia Geral da ONU. A proposta foi introduzida por Brasil e Alemanha, depois das alegações de que os governos dos dois países eram monitorados. O texto pede aos países que revejam procedimentos e legislação relacionados a programas de vigilância e protejam a privacidade dos usuários de internet e outras formas de comunicação eletrônica. Também faz um apelo para que sejam criados ou mantidos mecanismos de controle independentes e efetivos, capazes de assegurar transparência e prestação de contas sobre os programas que interceptam dados pessoais.

Disponível em: <http://veja.abril.com.br/noticia/mundo/assembleia-da-onuaprova-proposta-contraespionagem>. Acesso em: 30 set. 2015.

O avanço da tecnologia foi sem dúvida um grande passo para a humanidade, porém cobra seu preço. Com base nos dois textos, podemos concluir que o avanço tecnológico: 

A) Trouxe benefícios exclusivos para os países ricos, criando uma separação entre países desenvolvidos e subdesenvolvidos. 
B) Gerou a necessidade aos países de criarem leis e medidas de proteção à privacidade de seus órgãos, ações e cidadãos. 
C) Levou as empresas a ultrapassarem os limites regionais, atingindo mercados internacionais e equilibrando a economia global. 
D) Gera a invasão de privacidade de pessoas e entidades, sendo prática comum de todos os governos e maioria das empresas.

11- (Unicamp-SP) As estradas de ferro brasileiras nunca constituíram uma rede nacional. Mesmo durante seu tempo de (modesto) esplendor, resumiam-se a uma coleção de linhas de exportação de minerais e produtos agrícolas, que raramente tomavam a forma de uma rede regional, exceto, parcialmente, no Nordeste ou no estado de São Paulo. 

THÉRY, Hervé; MELLO, Neli Aparecida de. Atlas do Brasil: disparidades e dinâmicas do território. São Paulo: EDUSP / Imprensa Oficial, 2005. p. 204-205 (Adaptação).


A malha ferroviária no Brasil nunca constituiu uma rede nacional porque 

A) possui uma malha com diferentes bitolas e interliga especialmente áreas do interior do país, visando à integração regional. 
B) apesar de apresentar grande integração das malhas, liga preferencialmente o interior aos portos, visando à exportação. 
C) possui uma malha com diferentes bitolas e interliga especialmente áreas do interior aos portos, visando à exportação. 
D) apesar de apresentar grande integração das malhas, liga preferencialmente as regiões interiores do país.


12- (Unicamp-SP–2016)


Sobre o papel da cabotagem no processo de formação do território brasileiro, é correto afirmar: 

A) A cabotagem viabilizou o comércio marítimo entre os principais portos do território no período colonial. Todavia, esse sistema de transporte veio a encerrar suas atividades no final do século XIX, quando o transporte ferroviário passou a responder por todas as trocas interprovinciais. 
B) A cabotagem consistiu num primitivo sistema de transportes do início da colonização, articulando os portos das principais cidades. Trata-se de um elemento primordial para a formação do território brasileiro, pois permitiu sua precoce unificação e completa articulação inter-regional. 
C) A cabotagem teve importante papel no longo processo de formação do território brasileiro, transportando pessoas, mercadorias e informações entre os principais portos desde o período colonial. No século XX, perdeu importância para o sistema de transporte rodoviário. 
D) A cabotagem foi implantada no Brasil no final do século XIX, fazendo uso de modernos navios a vapor para articular o comércio interprovincial. Atualmente, concorre com os sistemas ferroviário e rodoviário para transportar cargas, particularmente aquelas conteinerizadas.

13- (Enem–2018) Os portos sempre foram respostas ao comércio praticado em grande volume, que se dá via marítima, lacustre e fluvial, e sofreram adaptações, ou modernizações, de acordo com um conjunto de fatores que vão desde a sua localização privilegiada frente a extensas hinterlândias, passando por sua conectividade com modernas redes de transportes que garantam acessibilidade, associados, no atual momento, à tecnologia, que o transformam em pontas de lança de uma economia globalizada que comprime o tempo em nome da produtividade e da competitividade. 

ROCHA NETO, J.M.; CRAVIDÃO, F. D., Portos no contexto do meio técnico. Mercator, n. 2, maio / ago. 2014 (Adaptação). 

Uma mudança que permitiu aos portos adequarem-se às novas necessidades comerciais apontadas no texto foi a 

A) intensificação do uso de contêineres. 
B) compactação das áreas de estocagem. 
C) burocratização dos serviços de alfândega. 
D) redução da profundidade dos atracadouros. 
E) superação da especialização dos cargueiros.

14- (Enem–2017) 

Texto I 
O espaço viário é um bem público escasso que deve ser repensado para que seja, de fato, de todos. Medidas de desestímulo como o rodízio estendido são, portanto, muito bem-vindas. É importante que o rodízio faça parte de uma política restritiva mais ampla, com políticas de estacionamento, fim dos subsídios ao combustível e pedágio urbano. Além disso, essas medidas devem caminhar de mãos dadas com o investimento contínuo em transporte público de qualidade e da requalificação do espaço público para o pedestre e para o ciclista.

LINKE, C. Quanto menos carro na rua, melhor. Disponível em: <www1.folha.uol.com.br>. Acesso em: 14 jul. 2015 (Adaptação).

Texto II 
Melhorias a médio ou longo prazo somente serão atingidas com mudanças estruturais sobre o transporte público. A aplicação da extensão do rodízio para o dia todo para os usuários dos transportes individuais vai resultar no incremento da aquisição de segundo carro e, consequentemente, no aumento da frota de automóveis, com reflexos negativos nos congestionamentos.

BOTTURA, L. C. Restrição sem alternativas é ineficaz. Disponível em: <www1.folha.uol.com.br>. Acesso em: 14 jul. 2015 (Adaptação).

As opiniões expostas nos textos, referentes à ampliação do rodízio, são convergentes no seguinte aspecto: 

A) Implantação de tarifas de tráfego. 
B) Aumento da poluição atmosférica. 
C) Ampliação da malha viária urbana. 
D) Incentivo à aquisição de veículos populares. 
E) Incremento aos meios de deslocamento coletivos.

15- (Enem–2015) Atualmente, as represálias econômicas contra as empresas de informática norte-americanas continuam. A Alemanha proibiu um aplicativo dos Estados Unidos de compartilhamento de carros; na China, o governo explicou que os equipamentos e serviços de informática norte-americanos representam uma ameaça, pedindo que as empresas estatais não recorram a eles.

SCHILLER, D. Disponível em: <www.diplomatique.org.br>. Acesso em: 11 nov. 2014 (Adaptação).

As ações tomadas pelos países contra a espionagem revelam preocupação com o(a) 

A) subsídio industrial. 
B) hegemonia cultural. 
C) protecionismo dos mercados. 
D) desemprego tecnológico. 
E) segurança dos dados.

16- (Enem)


A charge, datada de 1910, ao retratar a implantação da rede telefônica no Brasil, indica que esta 

A) permitiria aos índios se apropriarem da telefonia móvel. 
B) ampliaria o contato entre a diversidade de povos indígenas. 
C) faria a comunicação sem ruídos entre grupos sociais distintos. 
D) restringiria a sua área de atendimento aos estados do norte do país. 
E) possibilitaria a integração das diferentes regiões do território nacional.

17- (Enem) A urbanização brasileira, no início da segunda metade do século XX, promoveu uma radical alteração nas cidades. Ruas foram alargadas, túneis e viadutos foram construídos. O bonde foi a primeira vítima fatal. O destino do sistema ferroviário não foi muito diferente. O transporte coletivo saiu definitivamente dos trilhos.

JANOT, L. F. A Caminho da Guaratiba. Disponível em: <http://www.lab.org.br>. Acesso em: 09 jan. 2014 (Adaptação).

A relação entre transportes e urbanização é explicada, no texto, pela 

A) retirada dos investimentos estatais aplicados em transporte de massa. 
B) demanda por transporte individual, ocasionada pela expansão da marcha urbana. 
C) presença hegemônica do transporte alternativo localizado nas periferias das cidades. 
D) aglomeração do espaço urbano metropolitano impedindo a construção do transporte metroviário. 
E) predominância do transporte rodoviário associado à penetração das multinacionais automobilísticas.

18- (Enem)


Ao relacionar os textos, a explicação para o processo de territorialização descrito está no(a) 

A) aceitação das diferenças culturais. 
B) adequação da posição geográfica. 
C) incremento do ensino superior. 
D) qualidade da rede logística. 
E) custo da mão de obra local.

19- (Enem) A maior parte dos veículos de transporte atualmente é movida por motores a combustão que utilizam derivados de petróleo. Por causa disso, esse setor é o maior consumidor de petróleo do mundo, com altas taxas de crescimento ao longo do tempo. Enquanto outros setores têm obtido bons resultados na redução do consumo, os transportes tendem a concentrar ainda mais o uso de derivados do óleo. 

MURTA, A. Energia: o vício da civilização. Rio de Janeiro: Garamond, 2011 (Adaptação). 

Um impacto ambiental da tecnologia mais empregada pelo setor de transportes e uma medida para promover a redução de seu uso estão indicados, respectivamente, em: 

A) Aumento da poluição sonora – construção de barreiras acústicas. 
B) Incidência da chuva ácida – estatização da indústria automobilística. 
C) Derretimento das calotas polares – incentivo aos transportes de massa. 
D) Propagação de doenças respiratórias – distribuição de medicamentos gratuitos. 
E) Elevação das temperaturas médias – criminalização da emissão de gás carbônico.



GABARITO:
1- B
2- D
3- B
4- B
5- B
6- C
7- D
8- A
9- A
10- B
11- C
12- C
13- A
14- E
15- E
16- E
17- E
18- E
19- C

Nenhum comentário:

Postar um comentário