sábado, 29 de abril de 2023

QUESTÕES DE ENEM E VESTIBULAR SOBRE PRINCIPAIS REGIÕES INDUSTRIAIS DO BRASIL E DO MUNDO

1- (UNITAU-SP–2016) As cidades de Colônia, Dortmund e Essen, localizadas na confluência dos rios Reno e Ruhr, na Alemanha, estão entre as mais industrializadas do mundo. Os setores industriais de destaques nessa região são 

A) siderúrgico, mecânico e químico. 
B) têxtil, mecânico e nuclear. 
C) de calçados, têxtil e químico. 
D) têxtil, mecânico e siderúrgico. 
E) de calçados, construção civil e metalúrgico.

2- (UNIFESP) A costa oeste dos Estados Unidos da América apresenta 

A) polos tecnológicos na região conhecida como Vale do Silício, que combina universidades e empresas. 
B) grande presença de mão de obra migrante, devido à proximidade com a fronteira mexicana. 
C) maior possibilidade de furacões que a costa leste, devido à presença de falhas geológicas. 
D) menor densidade populacional na porção sul que na norte, em função das temperaturas mais baixas. 
E) produção de laranja orgânica em larga escala, competindo com a produção brasileira.

3- (UERN) A partir da década de 1960, um pequeno grupo de países asiáticos começou a chamar atenção pelo dinamismo de suas economias. Estes países passaram a ser chamados de “tigres asiáticos”. Sobre o processo de industrialização destes países asiáticos, marque a alternativa correta. 

A) Aplicação do uso das formas de energia renováveis superando o uso das energias tradicionais. 
B) Emprego de mão de obra qualificada e bem remunerada, com atuação constante nas negociações salariais dos sindicatos. 
C) Produção voltada para o mercado externo com parceria dos empresários com o Estado e os conglomerados multinacionais. 
D) Planificação da economia, com intervenção do Estado, investimento nos setores sociais como educação, moradia e saúde.

4- (UDESC) Em relação à localização das indústrias italianas, é correto afirmar: 

A) Existe uma concentração no Norte do país decorrente do renascimento comercial e urbano, que facilitou a concentração de capitais e o aumento da população urbana. 
B) Desenvolveu-se, sobretudo nos arredores de Roma, em função do enorme crescimento da cidade e do porto de Roma. 
C) Concentrou-se na região de Nápoles, que agrupa também boa parte do turismo e da produção de gás natural, usado pelas indústrias. 
D) A indústria italiana se localiza nas regiões da Sicília e da Sardenha, em função da facilidade de comércio, mão de obra e matérias primas. 
E) O Sul da Itália é mais industrializado, contrastando com o Norte, mais agrícola e menos densamente povoado.

5- (Unifor-CE) A China explica que o seu sistema econômico adapta mecanismos de mercado ao socialismo, por meio da forte presença do Estado, que fomenta a economia e o desenvolvimento social. Um capitalismo controlado pelo Partido Comunista. Com respeito ao sistema político e econômico adotado pela China, é incorreta a afirmação: 

A) A economia de mercado, implementada na China, permitiu a propriedade particular para o desenvolvimento das atividades econômicas, nas Zonas Econômicas Especiais (ZEE) e nas Zonas de Comércio Aberto (ZCA). 
B) As Zonas de Comércio Aberto (ZCA) são regiões que, além do livre mercado, estão abertas ao comércio exterior e à entrada de multinacionais, desde que respeitadas as restrições de associarem-se ao governo ou a empresários chineses por meio de joint ventures. 
C) A China atrai investimentos do mundo inteiro em razão do baixo custo de produção. Entre os principais fatores para o custo de produção reduzido estão a mão de obra barata, uma boa infraestrutura e a moeda desvalorizada. 
D) O Estado foi o principal instrumento da modernização acelerada, que transforma diariamente a paisagem da China. O ritmo da economia chinesa exige construções permanentes ou reaparelhamentos de portos, rodovias, estradas de ferro, aeroportos e usinas de energia. 
E) As conquistas econômicas chinesas foram acompanhadas por importantes reformas democráticas, que garantiram uma maior participação política e respeito pleno aos Direitos Humanos.

6- (UFG-GO) A atual organização espacial do território brasileiro contém disparidades regionais de diferentes ordens. O governo brasileiro implementou, nas últimas décadas, várias estratégias e políticas públicas, objetivando superá-las. Mesmo assim, algumas dessas disparidades persistiram e intensificaram-se. No que se refere à atividade industrial, verifica-se que 

A) o processo de desconcentração espacial do setor metalúrgico foi eficaz e conseguiu reduzir a concentração na região Norte com a implantação da Zona Franca de Manaus. 
B) a formação das regiões metropolitanas na região Centro-Oeste está associada ao desenvolvimento industrial promovido pelo projeto desenvolvimentista de Juscelino Kubitschek. 
C) a descentralização industrial ocorre com maior frequência para o interior dos estados do Sudeste e Sul, desencadeando a chamada guerra fiscal. 
D) na região Norte essa atividade está ligada à implantação de numerosos polos agroindustriais durante os governos militares, visando promover a integração nacional. 
E) as estratégias desenvolvidas na região Nordeste estão focadas no setor farmacêutico e de cosméticos, baseadas no modelo de substituição de importações.

7- (UNIUBE-MG) Seguindo o padrão das grandes regiões agrícolas – os belts -, a atividade industrial norte- -americana também é organizada em cinturões, determinados por diversos fatores, sobretudo as características assumidas pelo país em escala global. Podemos considerar, no espaço norte-americano, duas principais regiões industrializadas, caracterizadas por diferentes processos de industrialização: a Manufacturing belt e a Sun Belt, ou apenas Sul. 

Nesse contexto, analise as proposições a seguir: 

I. Apesar de terem sido uma colônia inglesa, os Estados Unidos também foram protagonistas da chamada industrialização clássica. A colonização da Nova Inglaterra possibilitou o surgimento de um prematuro mercado consumidor, o que estimulou o desenvolvimento das primeiras indústrias no Nordeste, ainda no final do século XVIII. 
II. Nas últimas décadas do século 19, emergia uma estrutura espacial centralizada por um grande e visível polo industrial: o Manufacturing belt ou Cinturão Fabril (ou Industrial), no Nordeste e Grandes Lagos. Essa área forma, atualmente, a maior concentração urbano-industrial do mundo, tendo como uma de suas características a megalópole BOSWASH (formada pelas áreas metropolitanas do eixo Boston-Washington). 
III. O grande impulso de desenvolvimento do Sun Belt, o Cinturão do Sol, termo que abrange as variadas novas áreas emergentes do Sul e do Oeste, ocorreu após a Guerra Civil dos EUA, com o aumento da extração de petróleo no Texas e o desenvolvimento da indústria aeroespacial na Flórida. 
IV. A área industrial do Sun Belt, mais moderna, surgiu na década de 1970, na Califórnia. Trata-se do Vale do Silício (Silicon Valley), nas proximidades de São Francisco, um conjunto de pequenas localidades onde estão situadas centenas de empresas ligadas ao setor de microinformática, microeletrônica, robótica, química fina e a biotecnologia, típicas da Terceira Revolução Industrial. 
V. Dentre os fatores que favoreceram o desenvolvimento de indústrias ligadas à tecnologia na região do Sun Belt, destaca-se a existência de várias universidades e institutos de pesquisa que fornecem mão de obra de alta qualificação para as empresas e desenvolvem, juntamente com elas, programas na área de P&D (Pesquisa e Desenvolvimento). 

Estão corretas as afirmativas contidas em 

A) I, II e III, apenas 
B) II, IV e V, apenas 
C) I, III, IV, apenas 
D) I, II, IV e V, apenas 
E) I, II, III, IV e V

8- (FUVEST-SP–2017) O período que vai de 1956 a 1967 é considerado como a primeira fase da industrialização pesada no Brasil. 

Barjas Negri. Concentração e desconcentração industrial em São Paulo – 1880-1990. Campinas: Unicamp, 1996. 

Sobre as características da industrialização brasileira no período de 1956 a 1967, é correto afirmar que 

A) houve uma associação entre investimentos no setor estatal e a entrada de capital estrangeiro, que propiciaram a instalação de plantas produtoras de bens de capital. 
B) a instituição do Plano de Metas, que teve como principal finalidade incrementar a incipiente industrialização do Rio de Janeiro e de São Paulo, marcou politicamente esse momento do processo. 
C) partiu do Estado Brasileiro, de caráter fortemente centralizador e nacionalista, a criação das condições para a nascente indústria têxtil que se instalava no país, por meio de diversos incentivos e isenções fiscais. 
D) ocorreu a implantação de multinacionais do setor automobilístico, que se concentraram em São Paulo, principalmente ao longo do eixo da Estrada de Ferro Santos-Jundiaí, em direção a Ribeirão Preto. 
E) se trata de uma fase marcada pela política de “substituição de importações”, uma vez que se deu um incremento da indústria nacional, pela abundância de mão de obra.

9- (PUC-Campinas-SP–2016) A partir das últimas décadas do século XX, a indústria brasileira 

A) teve mais da metade de sua produção voltada para as exportações, como é o caso da indústria têxtil e de confecções. 
B) sofreu forte concentração e o sudeste, em 2014, apresentava cerca de 30% do total de indústrias do país. 
C) apresentou várias crises e tem reduzido , sistematicamente, sua participação no PIB (Produto Interno Bruto). 
D) tornou-se muito competitiva, igualando-se ao parque industrial de países europeus como a Itália. 
E) expandiu o mercado de trabalho e atualmente emprega quase a metade da mão de obra economicamente ativa do Brasil.

10- (UNIUBE-MG) Os países da Europa Ocidental apresentam diferenças internas acentuadas, a maioria delas resultante da Revolução Industrial. Os países que se industrializaram primeiro, como o Reino Unido, França, Alemanha e Itália, constituem os Estados Nações europeus altamente industrializados. Ainda incluímos a Bélgica, os Países Baixos, o Luxemburgo, a Suécia, a Áustria e a Suíça. Há um segundo grupo de países bastante industrializados, porém ainda longe de alcançar um alto nível de industrialização. É o caso da Islândia, da Noruega, da Finlândia, da Espanha, da Irlanda e da Dinamarca. No entanto, o padrão de vida é igualmente elevado. Podemos reconhecer, ainda, um terceiro grupo, formado por países em que o Setor Primário ainda exerce um papel muito importante na economia, como é o caso de Portugal e Grécia. Observe o mapa


Sobre as diferenças internas e as atividades econômicas dos países da Europa Ocidental, assinale a alternativa correta. 

A) Na Alemanha, as indústrias de bens de consumo continuam sendo de fundamental importância, tanto que as poderosas empresas metalúrgicas instaladas em uma de suas maiores regiões industriais no vale do Reno e do Ruhr constituem algumas de suas multinacionais mais notáveis. 
B) A França tem implementado, desde a década de 1960, uma política de descentralização econômica de seu território, que está conseguindo diminuir a concentração excessiva do poder econômico exercido por Paris. Desta forma, o governo tem procurado diminuir as diferenças econômicas regionais no território francês. 
C) A partir da década de 1950, graças a uma política de grandes investimentos incentivados pelo Estado, a Itália conseguiu realizar mudanças profundas no norte do país, principalmente no Setor Terciário, modernização acompanhada da construção de inúmeros shoppings centers. 
D) Portugal tem como base de sua economia o Setor Primário, porém o país está promovendo avanços tecnológicos na indústria metalúrgica, que será capaz de abastecer a Europa Ocidental de equipamentos, evitando-se, dessa forma, a importação, principalmente da Rússia. 
E) A Suécia é um país montanhoso, destacando-se nos setores têxteis, lapidação de diamantes e química pesada. O que favorece o bom desenvolvimento dessas atividades econômicas é o grande contingente de imigrantes africanos que chegam ao país todos os anos.

11- (Enem) Uma mesma empresa pode ter sua sede administrativa onde os impostos são menores, as unidades de produção onde os salários são os mais baixos, os capitais onde os juros são os mais altos e seus executivos vivendo onde a qualidade de vida é mais elevada. 

SEVCENKO, N. A corrida para o século XXI: no loop da montanha russa. São Paulo: Companhia das Letras, 2001 (Adaptação). 

No texto estão apresentadas estratégias empresariais no contexto da Globalização. Uma consequência social derivada dessas estratégias tem sido 

A) o crescimento da carga tributária. 
B) o aumento da mobilidade ocupacional. 
C) a redução da competitividade entre as empresas. 
D) o direcionamento das vendas para os mercados regionais. 
E) a ampliação do poder de planejamento dos Estados nacionais.

12- (Enem) A distribuição da População Economicamente Ativa (PEA) no Brasil variou muito ao longo do século XX. O gráfico representa a distribuição por setores de atividades (em %) da PEA brasileira em diferentes décadas.


As transformações socioeconômicas ocorridas ao longo do século XX, no Brasil, mudaram a distribuição dos postos de trabalho do setor 

A) agropecuário para o industrial, em virtude da queda acentuada na produção agrícola. 
B) industrial para o agropecuário, como consequência do aumento do subemprego nos centros urbanos. 
C) comercial e de serviços para o industrial, como consequência do desemprego estrutural. D) agropecuário para o industrial e para o de comércio e serviços, por conta da urbanização e do avanço tecnológico. 
E) comercial e de serviços para o agropecuário, em virtude do crescimento da produção destinada à exportação.

13- Em muitas nações, as transformações econômicas e sociais das últimas décadas levaram ao desmantelamento de poderosos centros industriais, o que possibilitou o surgimento de novos arranjos de produção, além do fortalecimento de outros espaços industriais já existentes. No ambiente industrial norte-americano, marcado por grande diversificação de setores, entre os quais se destacam o siderúrgico, químico, automobilístico, aeronáutico e de eletrodomésticos, essa nova organização pode ser mais bem identificada 

A) na região denominada Manufacturing Belt, ou Cinturão da Manufatura, localizada no Nordeste dos EUA ou na região dos Grandes Lagos, que corresponde à nova área de concentração industrial em território norte- -americano. 
B) na região denominada Sun Belt, ou Cinturão do Sol, uma das áreas de industrialização mais antigas dos EUA, que teve sua supremacia afetada após a Segunda Guerra Mundial, vivenciando grande declínio de sua economia. 
C) na região denominada Vale do Silício, localizada na costa leste do território norte-americano, conhecida pela produção de computadores e softwares, que tem apresentado, nos últimos anos, um menor crescimento que as áreas industriais tradicionais. 
D) na indústria siderúrgica e metalúrgica, que foram as responsáveis pelo crescimento expressivo da região denominada Sun Belt. As indústrias que compõem esse grupo caracterizam-se por não serem dependentes de mão de obra especializada. 
E) no Sun Belt, ou Cinturão do Sol, que abrange as regiões de industrialização mais novas e emergentes dos EUA, localizadas no sul e no oeste do país. O dinamismo econômico vivenciado por essa área industrial contrasta com a decadência das áreas mais antigas.

14- Depois de cinco séculos adormecida, a China renasce como uma potência que coloca em jogo a dominância cultural e econômica do Ocidente. O país apresenta um crescimento econômico que o coloca em patamares atuais de destaque mundial, conforme apresentado no gráfico a seguir


Dentre as alternativas, a que melhor explica essa evolução apresentada no gráfico é: 

A) A ascensão de Deng Xiaoping ao poder deu início à abertura econômica chinesa e à expansão do PIB a partir da década de 1970. 
B) A queda do ritmo de crescimento econômico do país, verificado em 1989, se relaciona à repressão política do governo às manifestações estudantis ocorridas na Praça da Paz Celestial. 
C) Na segunda metade dos anos 1990, ocorreu uma queda no PIB chinês, devido à adoção pelos EUA de uma política alfandegária com relação aos produtos chineses. 
D) Ao fim da primeira década do século XXI, o mundo apresentou uma redução do PIB equivalente à ocorrida na China. 
E) A partir da década de 1970, o crescimento do PIB chinês ocorreu de forma estável, ao contrário do PIB mundial, que apresentou queda constante.



GABARITO:
1- A
2- A
3- C
4- A
5- E
6- C
7- D
8- A
9- C
10- B
11- B
12- D
13- E
14- A

Nenhum comentário:

Postar um comentário