terça-feira, 11 de abril de 2023

QUESTÕES DE ENEM E VESTIBULAR SOBRE RECURSOS MINERAIS DO BRASIL E DO MUNDO

1- (Unicastelo-SP) No território brasileiro, minerais metálicos como o minério de ferro são relativamente abundantes. Essa abundância está relacionada 

A) aos grandes derrames de lava que ainda ocorrem no subsolo. 
B) ao clima quente, que interfere na concentração de minerais. 
C) aos processos erosivos desencadeados pelas chuvas abundantes. 
D) à presença de terrenos antigos, onde predominam rochas cristalinas. 
E) à existência da falha tectônica denominada “dorsal meso-atlântica”.

2- (UESPI) “A maior jazida brasileira desse mineral (utilizado na indústria automobilística, aeronáutica) situa-se no vale do Rio Trombetas, no município de Oriximiná, e foi descoberta em 1966 pela multinacional canadense ALCAN. Para exploração do mineral, o Projeto Trombetas incluiu a construção de um porto e de uma ferrovia, ligando a mina à usina de beneficiamento situada junto ao porto.” 

COELHO, Marcos de Amorim; TERRA, Lygia. Geografia do Brasil. São Paulo: Ed. Moderna, 2005 (Adaptação). 

Qual o mineral a que se refere o texto? 

A) Manganês 
B) Bauxita 
C) Tungstênio 
D) Cobre 
E) Apatita

3- (UCS-RS) A atividade extrativa mineral é importante para a economia mundial, pois os minérios são usados como matéria-prima na metalurgia de base. Com relação à extração mineral, pode-se afirmar que 

A) ocorre, nos escudos cristalinos e nas bacias sedimentares, a produção de carvão mineral e minerais metálicos, respectivamente. 
B) os minerais não metálicos, como ferro, alumínio, ouro e prata, são encontrados em terrenos de origem Mesozoica. 
C) encontramos, nas áreas geológicas das bacias sedimentares, os recursos minerais de arenitos, calcário, turfas e outros. 
D) os núcleos cratônicos, ou escudos, são formações de origem Cenozoica e concentram minerais metálicos, como petróleo, enxofre, fosfatos e nitratos. 
E) nas faixas móveis ou terrenos de altimetria elevada, datados da Era Pré-Cambriana, encontramos a camada do pré-sal.

4- (UFSM-RS) Observe e compare os mapas


Considerando os mapas de geologia e de recursos minerais do Brasil, assinale verdadeiro (V) ou falso (F) nas alternativas a seguir: 

( ) Os minerais metálicos são explorados nas áreas de predomínio de rochas sedimentares muito antigas. 
( ) Nas áreas de escudos e faixas de dobramentos antigos, concentra-se a exploração de minerais tanto metálicos quanto não metálicos. 
( ) Os minerais energéticos são explorados, essencialmente, onde predominam estruturas geológicas sedimentares. 
( ) A maior parte dos minerais está sendo igualmente explorada nas áreas de rochas sedimentares e nas de estruturas cristalinas. 

A sequência correta é: 

A) V V F V 
B) V F V F 
C) F V V F 
D) F F V V 
E) F V F V

5- (FUVEST-SP) Em se tratando de commodities, o Brasil tem papel relevante no mercado mundial, graças à exportação de minérios. Destacam-se os minérios de ferro e de manganês, bases para a produção de aço, e a bauxita, da qual deriva o alumínio. A relação entre minério e sua localização no território brasileiro está corretamente expressa em:


6- (Unimontes-MG–2015) Observe a figura.


Considerando a costa brasileira, é possível inferir que Potiguar, Sergipe e Campos são 

A) áreas de exploração de magnésio, amplamente usado na indústria alimentícia e farmacológica. 
B) bacias sedimentares que tiveram importante exploração de ouro e diamante durante o Brasil Colônia. 
C) bacias sedimentares importantes devido à exploração de petróleo na plataforma continental brasileira. 
D) áreas de exploração de carvão mineral para atender à demanda da indústria siderúrgica brasileira.

7- (FADI-SP–2015) A questão está relacionada aos versos “A montanha pulverizada”, de Carlos Drummond de Andrade, e ao mapa apresentados a seguir.

A montanha pulverizada 

Chego à sacada e vejo a minha serra, 
a serra de meu pai e meu avô, 
de todos os Andrades que passaram 
e passarão, a serra que não passa.[…] 
Esta manhã acordo 
não a encontro. 
Britada em bilhões de lascas 
deslizando em correia transportadora 
entupindo 150 vagões 
no trem-monstro de 5 locomotivas 
trem maior do mundo, tomem nota 
foge minha serra, vai 
deixando no meu corpo a paisagem 
mísero pó de ferro, e este não passa.

Disponível em: <http://www.passeiweb.com/estudos/livros/boi_tempo_i_e_ii>.


A área de extração mineral que serviu de inspiração para Drummond está destacada no mapa com o número: 

A) 1. 
B) 2. 
C) 3. 
D) 4. 
E) 5.

8- (UERJ–2019)


Os 225,8 km de água enlameada que cruzam a Floresta Amazônica anunciam a tragédia adiante: megagarimpos ilegais encravados na Terra Indígena Munduruku e na Floresta Nacional do Crepori, no sudoeste do Pará. Mas, ao contrário do rio Doce, a destruição do remoto rio das Tropas acontece de forma oculta – menos para os índios. Cansados de esperar uma intervenção do Estado, guerreiros e lideranças da etnia, incluindo o cacique geral, Arnaldo Kaba, organizaram uma expedição para expulsar os garimpeiros não indígenas do local. Em seis lanchas, dezenas viajaram armados com flechas e espingardas de caça, incluindo mulheres, crianças e idosos. 

FOLHA DE S.PAULO. 04 fev. 2018 (Adaptação). 

A reportagem aborda conflitos que simbolizam as muitas diferenças culturais entre grupos na região amazônica, como indígenas e garimpeiros, em especial no que diz respeito à relação com o ecossistema. O uso da terra e de seus recursos nas sociedades indígenas é baseado no seguinte princípio: 

A) Estabilidade climática. 
B) Preservação ambiental. 
C) Hierarquização produtiva. 
D) Sustentabilidade comercial.

9- (UCS-RS) O subsolo brasileiro é rico em minerais como ferro, alumínio, cobre e zinco. Esses produtos, destinados também à exportação, são responsáveis por uma série de atividades industriais. Observe o mapa a seguir, que indica uma importante área de extração de ferro.


Assinale a alternativa que indica a região de exploração de ferro delimitada no mapa. 

A) Serra de Carajás 
B) Vale das Trombetas 
C) Maciço do Urucum 
D) Quadrilátero Ferrífero 
E) Bacia de Cubatã

10- (UEA-AM)


Os pontos numerados no mapa indicam importantes áreas de exploração mineral na região Norte do país, com extração de manganês, bauxita, ferro, cobre, ouro e níquel. Os grandes projetos relacionados aos pontos 1, 2 e 3 são, respectivamente:

A) Trombetas, Carajás e Quadrilátero Ferrífero. 
B) Serra do Navio, Trombetas e Carajás. 
C) Serra do Navio, Carajás e Maciço do Urucum. 
D) Trombetas, Serra do Navio e Paragominas. 
E) Maciço do Urucum, Alumar e Carajás.

11- (Fatec-SP) A paisagem desta sub-região da Amazônia, em duas décadas, transformou-se. Várias construções foram realizadas: ferrovia, moderno terminal de exportação de minérios, represa para a produção de eletricidade. Até a segunda metade da década atual, tudo isso pertencia a um Projeto de uma companhia estatal. A paisagem continua a mesma, mas houve mudanças profundas no gerenciamento da empresa. O texto aplica-se à paisagem construída 

A) no Amazonas, entre os rios Madeira e Xingu, onde a companhia mineradora americana United Steel Company tinha 49% das ações desse grande projeto, sendo os minérios exportados para os países industrializados pelo Porto de Ponta da Madeira, em São Luís do Maranhão. 
B) no Amapá, às margens do rio Jari, onde a Cia. Vale do Rio Doce construiu toda a infraestrutura para a exportação de manganês, minério raro no mundo, mas indispensável para a produção do aço. 
C) em Rondônia, às margens do rio Madeira, onde a Cia. Meridional de Mineração devastou a mata para extrair a cassiterita e transformá-la em estanho, necessário à indústria brasileira. 
D) no sul do Pará, entre os rios Tocantins e Xingu, onde a Cia. Vale do Rio Doce, hoje privatizada, detém o monopólio da extração de vários minérios para exportá-los para Alemanha, Estados Unidos, Japão e outros países industrializados. 
E) em terras limítrofes entre os Estados do Amazonas e do Pará, onde a extração da bauxita e a construção de barragens para a produção do alumínio transformaram essa área em polo de atração para os trabalhadores amazônicos e nordestinos.

12- (Unicastelo-SP) O aço é uma liga de ferro e carbono cujos respectivos insumos são o minério de ferro e os carvões mineral ou vegetal. Além de fonte combustível, o carvão é necessário para a fusão do minério de ferro na produção do ferro-gusa. Para cada tonelada de ferro-gusa, são necessários, em média, 27 metros cúbicos de carvão vegetal. Anualmente, para a produção do ferro-gusa, são necessários 18 milhões de metros cúbicos de carvão vegetal ao ano. Levando-se em consideração que em 2007 o órgão do meio ambiente paraense licenciou somente três milhões de metros cúbicos para todas as madeireiras do Pará, conclui-se que no mínimo 2/3 do carvão empregado são clandestinos, incentivando o desmate ilegal de cerca de 200 mil hectares de floresta por ano. 

Disponível em: <www.usp.br> (Adaptação). 

O conteúdo do texto evidencia que 

A) a degradação ambiental por atividades econômicas pode ocorrer de forma indireta, caso da produção de um insumo siderúrgico como o carvão vegetal. 
B) a falta de áreas próprias para a produção de carvão vegetal ameaça, no futuro, a produção de aço no Brasil, por falta de combustível. 
C) o Brasil poderia ser autossuficiente em energia, porém, restrições ambientais, como a que impede o uso do carvão de origem vegetal, são obstáculos a isso. 
D) o uso do carvão vegetal é prejudicial ao meio ambiente, pois ele é mais poluente que o carvão mineral, embora sua produção e seu transporte sejam muito mais vantajosos. 
E) a importação ilegal de carvão vegetal de baixa qualidade é uma das razões do aumento da poluição no Brasil, já que esse produto, clandestino, não é fiscalizado.

13- (Mackenzie-SP–2016) Observe a tabela.


Assinale a alternativa que contenha apenas os recursos minerais que preencham corretamente a tabela. 

A) I – Nióbio II – Manganês III – Bauxita 
B) I – Manganês II – Estanho III – Cobre 
C) I – Tântalo II – Manganês III – Níquel 
D) I – Nióbio II – Tântalo III – Manganês 
E) I – Níquel II – Nióbio III – Manganês

14- (Enem) Na Serra do Navio (AP), uma empresa construiu uma usina de beneficiamento, um porto, uma estrada de ferro e vilas. Entretanto, depois que as reservas foram exauridas, a companhia fechou a mina e as vilas se esvaziaram. Sobrou uma pequena comunidade de pescadores. São 1,8 mil moradores que sofrem com graves problemas nos rins, dores no corpo, diarreia, e vômitos decorrentes da contaminação do solo e da água por arsênio. 

MILANEZ, B. “Impactos da mineração”. Le monde diplomatique, São Paulo, ano 3, n. 36 (Adaptação). 

A existência de práticas de exploração mineral predatórias no Brasil tem provocado o(a) 

A) criação de estruturas e práticas geradoras de impactos socioambientais pouco favoráveis à vida das comunidades. 
B) adequação da infraestrutura local dos municípios e regiões exploráveis à recepção dos grandes empreendimentos de exploração. 
C) ampliação do número de empresas mineradoras de grande porte que têm sua atuação prejudicada pelo atendimento às normas ambientais brasileiras. 
D) distanciamento geográfico das áreas exploráveis em reação às demarcações de terras indígenas que são pouco apropriadas à extração dos recursos. 
E) estabelecimento de projetos e ações por parte das empresas mineradoras em áreas de atuação nas quais as reservas mineralógicas foram exauridas.

15- (Enem) As plataformas ou crátons correspondem aos terrenos mais antigos e arrasados por muitas fases de erosão. Apresentam uma grande complexidade litológica, prevalecendo as rochas metamórficas muito antigas (Pré-Cambriano Médio e Inferior). Também ocorrem rochas intrusivas antigas e resíduos de rochas sedimentares. São três as áreas de plataforma de crátons no Brasil: a das Guianas, a Sul-Amazônica e a São Francisco. 

ROSS, J. L. S. Geografia do Brasil. São Paulo: Edusp, 1998. 

As regiões cratônicas das Guianas e a Sul-Amazônica têm como arcabouço geológico vastas extensões de escudos cristalinos, ricos em minérios, que atraíram a ação de empresas nacionais e estrangeiras do setor de mineração e destacam-se pela sua história geológica por 

A) apresentarem áreas de intrusões graníticas, ricas em jazidas minerais (ferro, manganês). 
B) corresponderem ao principal evento geológico do Cenozoico no território brasileiro. 
C) apresentarem áreas arrasadas pela erosão, que originaram a maior planície do país. 
D) possuírem em sua extensão terrenos cristalinos ricos em reservas de petróleo e gás natural. 
E) serem esculpidas pela ação do intemperismo físico, decorrente da variação de temperatura.

16- (Enem) No dia 28 de fevereiro de 1985, era inaugurada a Estrada de Ferro Carajás, pertencente e diretamente operada pela Companhia Vale do Rio Doce (CVRD), na região Norte do país, ligando o interior ao principal porto da região, em São Luís. Por seus, aproximadamente, 900 quilômetros de linha, passam, hoje, 5353 vagões e 100 locomotivas.

Disponível em: <http://www.transportes.gov.br>. Acesso em: 27 jul. 2010 (Adaptação).

A ferrovia em questão é de extrema importância para a logística do setor primário da economia brasileira, em especial para porções dos estados do Pará e Maranhão. Um argumento que destaca a importância estratégica dessa porção do território é a 

A) produção de energia para as principais áreas industriais do país. 
B) produção sustentável de recursos minerais não metálicos. 
C) capacidade de produção de minerais metálicos. 
D) logística de importação de matérias-primas industriais. 
E) produção de recursos minerais energéticos.

17- (Enem) 

A montanha pulverizada 

Esta manhã acordo e não a encontro. 
Britada em bilhões de lascas 
deslizando em correia transportadora
entupindo 150 vagões 
no trem-monstro de 5 locomotivas 
– trem maior do mundo, tomem nota – 
foge minha serra, vai 
deixando no meu corpo a paisagem
mísero pó de ferro, e este não passa. 

ANDRADE, Carlos Drummond de. Antologia poética. Rio de Janeiro: Record, 2000. 

A situação poeticamente descrita acima sinaliza, do ponto de vista ambiental, para a necessidade de I. manter-se rigoroso controle sobre os processos de instalação de novas mineradoras. II. criarem-se estratégias para reduzir o impacto ambiental no ambiente degradado. III. reaproveitarem-se materiais, reduzindo-se a necessidade de extração de minérios. É correto o que se afirma 

A) apenas em I. 
B) apenas em II. 
C) apenas em I e II. 
D) apenas em II e III. 
E) em I, II e III.



GABARITO:
1- D
2- B
3- C
4- C
5- D
6- C
7- C
8- B
9- D
10- B
11- D
12- A
13- B
14- A
15- A
16- C
17- E

Nenhum comentário:

Postar um comentário