sexta-feira, 21 de abril de 2023

QUESTÕES DE ENEM E VESTIBULAR SOBRE URBANIZAÇÃO BRASILEIRA

1- (Unicamp-SP–2015) A gestão pública e empresarial mantém relações complexas, hierárquicas, de controle entre centros urbanos, propagando decisões, definindo relações e destinando investimentos. 

IBGE. Regiões de Influência das cidades – 2007. Disponível em: <www.mma.gov.br/estrutura/
PZEE_/arquivos/regra_28.pdf> (Adaptação).

Segundo o IBGE, os três principais centros de gestão empresarial que exercem acentuado comando sobre o conjunto do território brasileiro são, em ordem de importância, 

A) Brasília, São Paulo, Rio de Janeiro. 
B) Rio de Janeiro, São Paulo, Brasília. 
C) São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília. 
D) Brasília, Rio de Janeiro, São Paulo.

2- (FGV-RJ) Observe o gráfico.


Sobre os fatores relacionados ao processo de urbanização nas regiões brasileiras, assinale a alternativa correta. 

A) A urbanização é mais lenta nas regiões onde predomina a agricultura de alta intensidade técnica. 
B) Na região Norte, o processo de urbanização é a principal causa do desmatamento. 
C) Na região Centro-Oeste, a urbanização é alimentada pelo êxodo rural resultante da crise do setor agrícola. 
D) No Sudeste, o elevado grau de urbanização é um reflexo da baixa produtividade do setor agrícola. 
E) No Sul, a urbanização foi impulsionada pela concentração da propriedade fundiária e pela modernização técnica da agricultura.

3- (UERJ)


Os quadrinhos apresentados abordam simultaneamente um aspecto da crise urbana brasileira e a dinâmica populacional do país. O processo espacial urbano e o indicador demográfico correlacionados na situação apresentada nos quadrinhos são, respectivamente, 

A) conurbação e migração interna. 
B) verticalização e expectativa de vida. 
C) segregação e crescimento vegetativo. 
D) suburbanização e taxa de mortalidade.

4- (PUC-SP–2017) Nas últimas décadas, a proliferação de enclaves fortificados vem criando um novo modelo de segregação espacial e transformando a qualidade da vida pública em muitas cidades ao redor do mundo [...]. Esses espaços encontram no medo da violência uma de suas principais justificativas e vêm atraindo cada vez mais aqueles que preferem abandonar a tradicional esfera pública das ruas para os pobres, os “marginais” e os sem-teto. Enclaves forti ficados geram cidades fragmentadas em que é difícil manter os princípios básicos de livre circulação. 

CALDEIRA, Teresa Pires do R. Enclaves fortificados: a nova segregação urbana. Novos Estudos CEBRAP, n. 47, p. 155-156, mar. 1997. 

A autora, ao tratar dos enclaves fortificados, refere-se, em especial 

A) às áreas de lazer que são acessíveis apenas mediante pagamento. 
B) às áreas das metrópoles que são denominadas de aglomerados de exclusão. 
C) aos condomínios residenciais de alto padrão. 
D) aos espaços destinados ao consumo de modo geral.

5- (UFJF-MG) A segunda metade do século XX foi caracterizada, no Brasil, pelo acelerado processo de urbanização. Considerando esse processo, é incorreto afirmar que a urbanização intensa contribuiu, no país, para 

A) a formação de megalópoles em regiões de forte concentração industrial, como Belo Horizonte e Curitiba. 
B) a transferência de grande contingente populacional do campo para as cidades, processo esse denominado êxodo rural. 
C) o agravamento dos problemas ambientais típicos das grandes aglomerações, tais como as ilhas de calor urbano e os elevados índices de poluição do ar. 
D) o desenvolvimento da conurbação, sobretudo nas regiões metropolitanas que abrigam grande número de população.

6- (FUVEST-SP) Observe os gráficos.


Com base nos gráficos e em seus conhecimentos, assinale a alternativa correta. 

A) Em função de políticas de reforma agrária levadas a cabo no Norte do país, durante as últimas décadas, a população rural da região superou, timidamente, sua população urbana. 
B) O aumento significativo da população urbana do Sudeste, a partir da década de 1950, decorreu do desenvolvimento expressivo do setor de serviços em pequenas cidades da região. 
C) O avanço do agronegócio no Centro-Oeste, a partir da década de 1970, fixou a população no meio rural, fazendo com que esta superasse a população urbana na região, a partir desse período. 
D) Em função da migração de retorno de nordestinos, antes radicados no chamado Centro-Sul, a população urbana do Nordeste superou a população rural, a partir da década de 1970. 
E) A maior industrialização na região Sul, a partir dos anos 1970, contribuiu para um maior crescimento de sua população urbana, a partir desse período, acompanhado do decréscimo da população rural.

7- (IFPE–2016) A reestruturação produtiva que ocorre na economia brasileira desde o início da década de 1990 tem provocado igualmente reestruturação do território, por meio de processos espaciais de natureza econômica, social e demográfica. A respeito disto, assinale a proposição seguinte que está corretamente relacionada a esse fenômeno. 

A) Fortalecimento imediato da produção de eletrônicos na Zona Franca de Manaus em face do aumento da competitividade decorrente da abertura comercial, o que possibilitou o maior ingresso de peças e insumos intensamente importados utilizados naquele parque industrial. 
B) Intensificam-se dois fluxos migratórios: migração de curta distância, que se dá em razão da construção de condomínios horizontais nas periferias metropolitanas; migração de retorno, fortemente marcada pelos deslocamentos de pessoas das capitais para as cidades do interior. 
C) Tendência à desmetropolização e à involução metropolitana, pois enquanto as metrópoles perdem habitantes, cidades médias se tornam alvo de modernos investimentos industriais, centros universitários, consultorias para o agronegócio, complexos serviços de saúde, shopping centers, dentre outros. 
D) Retração dos processos de segregação socioespacial, seja na forma de autossegregação nos espaços produzidos para pessoas de elevado poder aquisitivo, como nos condomínios de luxo, seja na que é imposta pela condição de baixa renda, tal como ocorre nas ocupações irregulares em áreas insalubres. 
E) Empresas migraram das suas tradicionais e consolidadas áreas industriais no Centro-Sul do país e se instalaram nas capitais e em algumas cidades médias do Nordeste, onde os custos de produção são mais baixos e isso tem alterado a rede urbana nacional.

8- (UNIFENAS-MG) Analise o gráfico a seguir a respeito da evolução da urbanização brasileira.


A partir dos dados observados no gráfico e mais seus conhecimentos sobre a evolução dos índices de urbanização no Brasil, você pode constatar corretamente que

I. o Brasil é um país urbano, pois possui uma população superior a 80% vivendo nas cidades. 
II. o ritmo de crescimento da taxa de urbanização tende a diminuir no Brasil atual, pois a população rural já é pouco expressiva, não havendo grandes contingentes para migrar para as cidades. 
III. o Censo 2010 apresenta uma população mais urbanizada que há uma década. 
IV. as regiões brasileiras com as maiores taxas de urbanização são, pela ordem, Sudeste (92,9%), Centro-Oeste (88,8%) e Sul (84,9%). 
V. segundo o Censo 2010 a população residente no campo apresenta uma taxa inferior a 20%, demonstrando que o êxodo rural vem perdendo força no país. 

Estão corretas as alternativas 

A) I e II, apenas. 
B) todas. 
C) III e IV, apenas. 
D) I, III e V, apenas. 
E) II, IV e V, apenas.

9- (UERJ)


A Zona Portuária do Rio de Janeiro vem recebendo muitos investimentos públicos e privados com o objetivo de promover sua renovação física e funcional. 

Considerando a charge, a nova dinâmica espacial pode ter a seguinte consequência sobre o processo de urbanização nessa região da metrópole carioca: 

A) Mudança do perfil social. 
B) Degradação do setor comercial. 
C) Aumento da atividade industrial. 
D) Redução da acessibilidade viária.

10- (PUC Minas) No Brasil, antigos arranjos na base da centralidade urbana são afetados pela dinâmica cada vez maior das comunicações, favorecendo a integração, e pelas especializações dos contextos regionais, estabelecendo novas configurações nas relações sociais e econômicas. Nesse contexto, é incorreto afirmar que ocorre 

A) o desaparecimento da área central, que perde sua função de comércio e de prestação de serviços. 
B) a descentralização geográfica da indústria e o fortalecimento dos contextos regionais de urbanização. 
C) a intensificação da mobilidade das informações e dos fluxos de pessoas e mercadorias. 
D) a sobreposição das redes de fluxos às redes de lugares.

11- (FGV) A urbanização – o aumento da parcela urbana na população total – é inevitável e pode ser positiva. A atual concentração da pobreza, o crescimento das favelas e a ruptura social nas cidades compõem, de fato, um quadro ameaçador. Contudo, nenhum país na era industrial conseguiu atingir um crescimento econômico significativo sem a urbanização. As cidades concentram a pobreza, mas também representam a melhor oportunidade de se escapar dela. 

SITUAÇÃO da população mundial 2007: desencadeando o potencial de crescimento urbano. Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA), 2007. p. 1. 

Assinale a alternativa que apresenta uma afirmação coerente com os argumentos do texto: 

A) No mundo contemporâneo, os governos devem substituir políticas públicas voltadas ao meio rural por políticas destinadas ao meio urbano. 
B) A urbanização só terá efeitos positivos nas economias mais pobres se for controlada pelos governos, por meio de políticas de restrição ao êxodo rural. 
C) A concentração populacional em grandes cidades é uma das principais causas da disseminação da pobreza nas sociedades contemporâneas. 
D) Nos países mais pobres, o processo de urbanização é responsável pelo aprofundamento do ciclo vicioso da exclusão econômica e social. E) Os benefícios da urbanização não são automáticos, pois há necessidade da contribuição das políticas públicas para que eles se realizem.

12- (UEG-GO–2016) Em virtude do processo de urbanização no Brasil com o crescimento de algumas cidades, novas relações surgiram no espaço urbano, indicando a configuração de uma dinâmica na divisão social do espaço no que se refere às construções habitacionais. Nesse sentido, surgiram os empreendimentos denominados de condomínios horizontais fechados, que hoje são realidades em várias cidades do país, tendo como maior exemplo os “Jardins” na cidade de São Paulo. O crescimento desse tipo de empreendimento imobiliário deve-se sobretudo 

A) ao alto preço do terreno urbano que dificulta a aquisição de lotes para construção de conjuntos habitacionais e prédios de apartamentos. 
B) à falta de espaço livre dentro das zonas centrais e comerciais das cidades para venda e consequente construção de habitações. 
C) à opção das classes econômicas mais privilegiadas pela construção de um ambiente diferenciado das demais populações. 
D) ao fácil deslocamento para o local de trabalho além da proximidade de áreas de lazer, diversão e serviços públicos.

13- (Unesp–2016)


Avaliando o gráfico e considerando os conhecimentos acerca do espaço urbano no mundo contemporâneo, é correto afirmar que 

A) o nível de urbanização tende a se estabilizar com o aumento da renda. 
B) o desenvolvimento econômico não constitui uma condição necessária para a urbanização. 
C) os países com pequena população tendem a se localizar entre aqueles com baixa urbanização. 
D) o aumento na taxa de urbanização de um país ocorre atrelado à mudança em seu nível de renda. 
E) as taxas de urbanização entre países com mesma renda apresentam baixa variação.

14- (FGV) A questão está relacionada ao mapa apresentado a seguir:


A leitura do mapa e os conhecimentos sobre a urbanização mundial permitem afirmar que: 

A) nos países do Sul, o crescimento urbano assumiu um caráter explosivo, em especial no continente africano. 
B) na América Latina, existem países com fraca urbanização devido à permanência de economias agroexportadoras. 
C) os países do Norte apresentam menores taxas de urbanização devido ao fenômeno da desmetropolização. 
D) as áreas com crescimento urbano acima de 3% estão associadas ao surgimento de áreas industriais. 
E) nos países pobres da África e da Ásia, a rápida urbanização está associada à modernização do campo.

15- (UFG-GO) Leia o texto a seguir: A urbanização vertiginosa, coincidindo com o fim do período de acelerada expansão da economia brasileira, introduziu no território das cidades um novo e dramático significado: mais do que evocar progresso ou desenvolvimento, elas passam a retratar – e reproduzir – de forma paradigmática as injustiças e desigualdades da sociedade. 

BRASIL. Estatuto da cidade. Brasília: Câmara dos Deputados, 2001. p. 23-25. 

As contradições apontadas no texto são confirmadas pelo Censo Demográfico de 2010, indicando que 84% da população mora nas cidades. Essas contradições podem ser reduzidas com a adoção de um mecanismo que torne mais eficaz a ocupação do espaço urbano. Trata-se do seguinte instrumento: 

A) Adoção de um sistema de arrecadação municipal baseado no aumento progressivo do imposto territorial urbano. 
B) Implementação do planejamento urbano por meio de planos diretores e zoneamento que regulem o espaço construído. 
C) Criação de condições que permitam às empresas ampliar seus negócios e possibilitar a abertura de vagas no mercado de trabalho. 
D) Contenção do crescimento demográfico, criando alternativas para a população migrante retornar a seus locais de origem. 
E) Estabelecimento de restrições à expansão urbana como forma de conter a crescente especulação imobiliária.

16- (Enem–2016) A presença de uma corrente migratória por si só não explica a condição de vida dos imigrantes. Esta será somente a aparência de um fenômeno mais profundo, estruturado em relações socioeconômicas muitas vezes perversas. É o que podemos dizer dos indivíduos que são deslocados do campo para as cidades e obrigados a viver em condições de vida culturalmente diferentes das que vivenciaram em seu lugar de origem. 

SCARLATO, F. C. População e urbanização brasileira. In: ROSS, J. L. S. Geografia do Brasil. São Paulo: Edusp, 2009. 

O texto faz referência a um movimento migratório que reflete o(a) 

A) processo de deslocamento de trabalhadores motivados pelo aumento da oferta de empregos no campo. 
B) dinâmica experimentada por grande quantidade de pessoas, que resultou no inchaço das grandes cidades. 
C) permuta de locais específicos, obedecendo a fatores cíclicos naturais. 
D) circulação de pessoas diariamente em função do emprego. 
E) cultura de localização itinerante no espaço.

17- (Enem–2015) O processo de concentração urbana no Brasil em determinados locais teve momentos de maior intensidade e, ao que tudo indica, atualmente passa por uma desaceleração no ritmo de crescimento populacional nos grandes centros urbanos.

BAENINGER, R. Cidades e metrópoles: a desaceleração no crescimento populacional e novos arranjos regionais. Disponível em: <www.sociologia.com.br>. Acesso em: 12 dez. 2012 (Adaptação).

Uma causa para o processo socioespacial mencionado no texto é o(a) 

A) carência de matérias-primas. 
B) degradação da rede rodoviária. 
C) aumento do crescimento vegetativo. 
D) centralização do poder político. 
E) realocação da atividade industrial.

18- (Enem) Dados do Censo brasileiro 2000 mostram que, na última década, o número de favelas cresceu consideravelmente, com significativa alteração na sua distribuição pelas regiões do país. Considerando a dinâmica migratória do período, pode-se afirmar que esse processo está relacionado 

A) ao declínio acentuado da industrialização no Sudeste, que deslocou grandes parcelas da população urbana para outras regiões do país. 
B) à ampliação do número de zonas francas de comércio em grandes metrópoles, o que atraiu a população rural para essas áreas. 
C) ao deslocamento das correntes migratórias rurais para os cinturões verdes criados em torno dos centros urbanos. 
D) à instalação, na Região Nordeste, de inúmeras empresas de alta tecnologia, atraindo de volta a população que migrara para o Sudeste. 
E) à mudança no destino das correntes migratórias, que passaram a buscar as cidades de médio e grande portes, além de São Paulo e Rio de Janeiro.



GABARITO:
1- C
2- E
3- C
4- C
5- A
6- E
7- E
8- B
9- A
10- A
11- E
12- C
13- B
14- A
15- B
16- B
17- E
18- E

Nenhum comentário:

Postar um comentário