sábado, 22 de abril de 2023

QUESTÕES DE ENEM E VESTIBULAR SOBRE O COMÉRCIO REGIONALIZADO: PRINCIPAIS BLOCOS ECONÔMICOS

1- (IFSP) Concomitantemente ao processo de globalização, o mundo observa uma tendência à regionalização, que se concretiza pela 

A) construção de organizações internacionais vinculadas à ONU (Organização das Nações Unidas) e à Liga das Nações para minimizar as catástrofes naturais em escala global. 
B) formação de blocos econômicos regionais, que têm como um dos principais objetivos eliminar barreiras comerciais entre os países participantes do bloco. 
C) finalização de acordos comerciais, militares e esportivos assinados durante o período da Guerra Fria entre organizações governamentais. 
D) dissolução de partidos políticos de alcance regional e mundial, como o Partido Baath e os Partidos Comunistas. 
E) extinção de instituições não governamentais com atuação global e regional, as quais atuam na defesa da natureza.

2- (IFMG–2016) Os blocos econômicos encontram-se em diferentes estágios de integração. Em alguns, há livre circulação de pessoas e adoção de uma moeda única para os países-membros; em outros, foram estabelecidos acordos que só permitem a livre circulação de mercadorias. 

O Mercosul, Mercado Comum do Sul, criado em 1991, corretamente, é classificado como: 

A) Zona de Livre Comércio. 
B) União Aduaneira. 
C) Mercado Comum. 
D) União Econômica, Monetária e Política.

3- (UFJF-MG–2017) Em junho de 2016, um referendo aprovou a saída do Reino Unido da União Europeia, episódio este que ficou conhecido como Brexit em alusão à união das palavras Britain (Grã-Bretanha) e Exit (saída, em inglês).


Sobre a aprovação em referendo da saída do Reino Unido da União Europeia, assinale a alternativa correta. 

A) Implicará a saída do Reino Unido da Zona do Euro e a readoção da libra esterlina como moeda oficial. 
B) Foi decorrente de sentimentos xeno fobistas aprofundados pelo desmonte do estado de bem-estar social. 
C) Foi motivada por aspirações nacionalistas separatistas de segmentos conservadores londrinos. 
D) O Brexit se estabelecerá como uma união aduaneira, estreitando relações comerciais com a China. 
E) O Brexit se estabelecerá como zona de livre comércio, estreitando relações comerciais com os EUA.

4- (FUVEST-SP–2015) Observe a charge.


Com base na charge e em seus conhecimentos, avalie as afirmações: 

I. O rápido e intenso crescimento econômico chinês se deu às custas da exploração de recursos florestais da União Europeia. 
II. A despeito da distinta condição econômica da União Europeia e da China na atualidade, essas economias permanecem interligadas. 
III. A dependência econômica da China em relação à União Europeia assenta-se no consumo do etanol europeu. 
IV. Enquanto parte da União Europeia vive uma crise econômica, a economia chinesa cresce. 

Está correto apenas o que se afirma em 

A) I e II. 
B) I, II e III 
C) III e IV. 
D) I, III e IV. 
E) II e IV

5- (PUC-SP) Comparando-se o Mercosul e a União Europeia, é correto afirmar que: 

A) enquanto a União Europeia conheceu ampla integração territorial por meio das infraestruturas (ferrovias, rodovias, hidrovias) antes mesmo de sua institucionalização, o Mercosul passou a expandir tais infraestruturas somente após sua criação e ainda assim em ritmo bastante lento. 
B) não são passíveis de comparação, pois a União Europeia resultou de um tratado amplo e antigo entre países desenvolvidos, e o Mercosul é um acordo de livre-comércio entre países subdesenvolvidos que nunca visou a qualquer tipo de integração regional. 
C) a integração regional da União Europeia atinge as esferas econômica, social, política e cultural do mesmo modo que o Mercosul, que projeta para o futuro a plena integração comercial em todos os setores da economia e uma moeda comum ainda para 2006. 
D) nos dois casos verificou-se que, após as tentativas de integração regional, as relações comerciais entre os países-membros praticamente não foram afetadas, pondo em dúvida a eficácia dessas organizações supranacionais. 
E) a União Europeia tem colhido fracassos em razão de ser composta de países que têm um histórico recente de conflitos armados, ao passo que os sucessos do Mercosul devem-se à harmonia natural de países vizinhos sem histórico de conflitos.

6- (UFRR–2016) O acrônimo BRIC [...] foi criado por O’Neill como instrumento de análise financeira em 2001. Originalmente, se referia às nações emergentes que, em 2040, teriam o mesmo peso econômico dos países desenvolvidos. Por volta de 2007, autoridades desses países perceberam a possibilidade de explorar politicamente a ideia de que suas nações teriam uma “agenda” comum. Como resultado, a primeira reunião de cúpula dos BRICS ocorreu em 2009, na Rússia, tendo como bandeira a luta pela reforma do sistema político e econômico internacional. A África do Sul foi “incorporada” ao grupo em 2010. É verdade que sempre houve questionamentos sobre o potencial de cooperação dos BRICS em função de suas diferenças políticas e econômicas, de valores e interesses.

BBC BRASIL, 07 jul. 2015. Disponível em: <http://www.bbc.com/portuguese/noticias/2015/07/150706_avancos_brics_ru>. [Fragmento]

Apesar das possíveis divergências, citadas pelo texto, acerca da consolidação dos BRICS como um ator importante no cenário global, os países que o integram têm realizado cúpulas anuais, onde celebram diversos acordos e entendimentos que formalizam cada vez mais as iniciativas do grupo. Em 2015, durante a VII Cúpula dos BRICS, consolidou se uma instituição que dá unidade ao grupo e representa uma significativa alteração na geopolítica financeira global. 

Assinale a alternativa que se refere corretamente à instituição consolidada em 2015 pelos BRICS. 

A) Missão das Nações Unidas para o Mediterrâneo (MNUME), para resgatar refugiados que tentam chegar à Europa. 
B) Novo Banco de Desenvolvimento (NBD), conhecido popularmente como o Banco dos BRICS. 
C) Fundo Monetário Internacional II (FMI II), que se trata de uma versão do FMI para países em desenvolvimento. 
D) Movimento Internacional Socialista (MIS), que visa expandir o socialismo e combater a influência dos Estados Unidos. 
E) Banco Central do Sul (BCS), cujo maior objetivo é estabelecer uma moeda única para os países membros.

7- (Unesp–2016) Leia a notícia a seguir, veiculada na imprensa em 24 de agosto de 2015. 

Efeito China: bolsas de valores começam a semana com quedas 

A semana começou com as bolsas de valores em clima de terror. A bolsa da China continuou em queda livre e arrastou com ela as bolsas do mundo todo. 

Disponível em: <http://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2015/08/efeito-chinabolsas- de-valorescomecam-semana-com-quedas.html>

Analisando-se o conteúdo da notícia, é correto concluir que: 

A) com a crise financeira, a China deve ceder a posição de segunda maior economia mundial para países mais estáveis, como o Japão. 
B) uma das características do mundo atual é a forte interligação econômico-financeira entre regiões e países do mundo. 
C) a participação da China no BRICS deve ser diminuída, pois os outros países do bloco foram os mais afetados pela crise chinesa. 
D) a economia chinesa tornou-se mais fragilizada porque o país passou a reduzir os avanços da globalização.

8- (IFG-GO) O Mercado Comum do Sul (Mercosul) é um amplo projeto de integração concebido por Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai. Envolve dimensões econômicas, políticas e sociais, o que se pode inferir da diversidade de órgãos que ora o compõem, os quais cuidam de temas tão variados quanto agricultura familiar ou cinema, por exemplo. No aspecto econômico, o Mercosul assume, hoje, o caráter de União Aduaneira, mas seu fim último é constituir-se em verdadeiro Mercado Comum, seguindo os objetivos estabelecidos no Tratado de Assunção, por meio do qual o bloco foi fundado, em 1991. 

Disponível em: <http://www.mercosul.gov.br/perguntasmais-frequentessobre-integracao-regional-e-mercosul>. Acesso em: 18 ago. 2013.

Em 12 de agosto de 2012 entrou em vigor o protocolo de adesão de outro Estado-Parte no Mercosul. Esse Estado é: 

A) Bolívia 
B) Chile 
C) Peru 
D) Venezuela 
E) Colômbia

9- (UFMG) É incorreto afirmar que a atual política externa brasileira e o papel geopolítico do país, hoje, no mundo, representam 

A) uma aproximação do NAFTA, em razão da necessidade de se concretizarem os tratados comerciais entre esse bloco e o Mercosul, tendo-se em vista a implementação da ALCA. 
B) um reforço em sua posição econômica e , possivelmente, um novo papel geopolítico no mundo, graças à qualidade de potência regional do Brasil na América do Sul. 
C) um repúdio à ocupação do Iraque e, por outro lado, um apoio à criação do Estado da Palestina, posições formalmente defendidas nos foros internacionais de que o Brasil participa. 
D) uma defesa da ideia do perdão, tanto pelo Brasil quanto pelos países centrais, da dívida dos países mais pobres do mundo – especialmente os africanos.

10- (Unesp–2016) Ao promover a livre circulação de mercadorias e serviços entre Estados Unidos, Canadá e México, o Tratado Norte-Americano de Livre-Comércio ratificou as chamadas maquiladoras, caracterizadas como 

A) indústrias estadunidenses em território mexicano, que realizam a montagem de produtos através da exploração de mão de obra. 
B) parques tecnológicos estadunidenses em regiões de fronteira mexicana, que priorizam o desenvolvimento industrial regional via compartilhamento dos meios de produção. 
C) indústrias mexicanas em território estadunidense, que produzem bens de consumo por meio de parcerias para o desenvolvimento produtivo. 
D) universidades técnicas mexicanas em território canadense, que investem na qualificação profissional via intercâmbio de trabalhadores. 
E) empresas canadenses em território estadunidense, que objetivam a prestação solidária de serviços essenciais às cidades mexicanas.

11- (AMAN-RJ) Com relação ao Mercado Comum do Sul (Mercosul), podemos afirmar que: 

I. A aproximação geopolítica entre Brasil e Argentina, que representou uma ruptura com a tradição de rivalidade das relações entre esses dois países, foi fator determinante para o seu surgimento. 
II. O Tratado de Assunção, em 1991, o constituiu formal e juridicamente e contou, além do Brasil e da Argentina, com a participação do Paraguai e do Chile como países-membros do novo Bloco. 
III. A Zona de Livre-Comércio estabelecida entre os países-membros implica na adoção de uma Tarifa Externa Comum (TEC) pelos seus integrantes. 
IV. Não há soberania compartilhada, de modo que cada Estado conserva a prerrogativa de impedir a adoção de decisões com as quais não concorda. 

Assinale a alternativa que apresenta todas as afirmativas corretas. 

A) I e II 
B) I, II e III 
C) I e IV 
D) II, III e IV 
E) III e IV

12- (PUC-SP) Quatro grandes desafios da “regionalização” [Mercosul, p. ex.]: 1. Limitar a erosão a que está sendo submetido o Estado, mediante a recuperação da capacidade de regulação; 2. Recuperar o papel da acumulação capitalista nacional (privada e estatal), em relação à acumulação mundializada (corporações transnacionais) [...] para o desenvolvimento nacional; 3. Fortalecer o papel do setor privado nacional, com o propósito de que este se converta no ator modernizador, dinâmico e transformador [...]; 4. Reverter as condições estruturais de subdesenvolvimento e enfrentar as tendências objetivas negativas da Globalização. 

BERNAL-MEZA, Raúl. America del Sur en el sistema mundial hacia el siglo XXI [América do Sul no sistema mundial, no século XXI]. In: LIMA, Marcos Costa (Org.). O lugar da América do Sul na nova ordem mundial. São Paulo: Cortez, 2001. p. 35. [Fragmento] 

Tendo como referência o texto e a relação do processo de integração regional com o processo de Globalização pode ser dito que 

A) não existe incompatibilidade entre os dois processos, e que, embora haja por vezes alguma contradição, os dois processos são, na essência, complementares. 
B) o caminho para a superação do subdesenvolvimento é o da associação de capitais nacionais, com capitais de escala global, no âmbito dos mercados regionais integrados. 
C) a Globalização enfraquece os Estados nacionais e submete os capitais nacionais a regimes competitivos difíceis, o que pode ser combatido com mercados regionais regulamentados. 
D) a regulamentação imposta pela Globalização tem sido positiva para os Estados Nacionais, pois estes estavam se enfraquecendo como gestores econômicos e como referências políticas. 
E) a regionalização é uma ação antiglobalização, que termina sendo uma ação antiacumulação do capital, a favor da presença dominante do Estado no processo produtivo.

13- (Enem–2017) México, Colômbia, Peru e Chile decidiram seguir um caminho mais curto para a integração regional. Os quatro países, em meados de 2012, criaram a Aliança do Pacífico e eliminaram, em 2013, as tarifas aduaneiras de 90% do total de produtos comercializados entre suas fronteiras. 

OLIVEIRA, E. Aliança do Pacífico se fortalece e Mercosul fica à sua sombra. O Globo, 24 fev. 2013 (Adaptação). 

O acordo descrito no texto teve como objetivo econômico para os países-membros 

A) promover a livre circulação de trabalhadores. 
B) fomentar a competitividade no mercado externo. 
C) restringir investimentos de empresas multinacionais. 
D) adotar medidas cambiais para subsidiar o setor agrícola. 
E) reduzir a fiscalização alfandegária para incentivar o consumo.

14- (Enem–2016)


Dentro das atuais redes produtivas, o referido bloco apresenta composição estratégica por se tratar de um conjunto de países com 

A) elevado padrão social. 
B) sistema monetário integrado. 
C) alto desenvolvimento tecnológico. 
D) identidades culturais semelhantes. 
E) vantagens locacionais complementares.

15- (Enem)


Na imagem, é ressaltado, em tom mais escuro, um grupo de países que na atualidade possuem características político-econômicas comuns, no sentido de 

A) adotarem o liberalismo político na dinâmica dos seus setores públicos. 
B) constituírem modelos de ações decisórias vinculadas à social-democracia. 
C) instituírem fóruns de discussão sobre intercâmbio multilateral de economias emergentes. 
D) promoverem a integração representativa dos diversos povos integrantes de seus territórios. 
E) apresentarem uma frente de desalinhamento político aos polos dominantes do sistema-mundo.

16- (Enem) O G-20 é o grupo que reúne os países do G-7, os mais industrializados do mundo (EUA, Japão, Alemanha, França, Reino Unido, Itália e Canadá), a União Europeia e os principais emergentes (Brasil, Rússia, Índia, China, África do Sul, Arábia Saudita, Argentina, Austrália, Coreia do Sul, Indonésia, México e Turquia). Esse grupo de países vem ganhando força nos fóruns internacionais de decisão e consulta.

ALLAN, R. Crise global. Disponível em: <http://conteudoclippingmp.planejamento.gov.br>. Acesso em: 31 jul. 2010.

Entre os países emergentes que formam o G-20, estão os chamados BRIC (Brasil, Rússia, Índia e China), termo criado em 2001 para referir-se aos países que 

A) apresentam características econômicas promissoras para as próximas décadas. 
B) possuem base tecnológica mais elevada. 
C) apresentam índices de igualdade social e econômica mais acentuados. 
D) apresentam diversidade ambiental suficiente para impulsionar a economia global. 
E) possuem similaridades culturais capazes de alavancar a economia mundial.



GABARITO:
1- B
2- B
3- B
4- E
5- A
6- B
7- B
8- D
9- A
10- A
11- C
12- C
13- B
14- E
15- C
16- A

Nenhum comentário:

Postar um comentário