segunda-feira, 24 de abril de 2023

QUESTÕES DE ENEM E VESTIBULAR SOBRE FENÔMENOS E MUDANÇAS CLIMÁTICAS

1- (UERN) Observe a charge e leia o texto a seguir.


Esta charge se refere ao nosso planeta e aos cuidados (ou a falta de) que temos com ele. Ao dizer “Cuidado! Irresponsáveis trabalhando” o autor faz uma crítica à humanidade, mostrando que não cuidamos devidamente do nosso planeta. Ou, indo mais além, o autor pode estar mostrando que os políticos não cumprem com o que dizem, não cumprem as promessas de criar projetos que cuidem do meio ambiente. Essa charge nos lembra que devemos cuidar da nossa casa, pois é a única que temos. Os problemas ambientais são inúmeros e muitos ultrapassam os limites dos países em que foram gerados. A inserção do desenvolvimento sustentável em escala global constitui um grande desafio para a comunidade internacional. 

Assinale o problema ambiental que ultrapassa o limite territorial do país origem. 

A) Chuva ácida 
B) Ilha de calor 
C) Inversão térmica 
D) Movimento de massa

2- (UFRGS-RS) Considere as afirmações a seguir sobre o fenômeno El Niño – Oscilação Sul e suas duas fases (El Niño e La Niña). 

I. Os fenômenos El Niño e La Niña decorrem de variações das condições normais do oceano e da atmosfera na região do Pacífico tropical. 
II. Os elementos meteorológicos mais atingidos pelos efeitos associados aos fenômenos El Niño e La Niña, no clima do Brasil, são a precipitação pluvial e a temperatura do ar.
III. Somente os efeitos do fenômeno La Niña podem alterar as variáveis do balanço hídrico, pois nos anos de La Niña há uma tendência de redução dos deficits hídricos em todo o estado do Rio Grande do Sul. 
IV. Durante o fenômeno El Niño, costuma haver precipitações pluviais abundantes nas regiões Sul e Sudeste do Brasil, principalmente na primavera e no início do verão, devido às passagens rápidas de várias frentes frias nessas regiões. 

Quais estão corretas? 

A) Apenas I e II. 
B) Apenas I e III. 
C) Apenas II e III. 
D) Apenas II e IV. 
E) Apenas III e IV.

3- (Unesp) No final dos anos 1980, algumas nações começaram a se preocupar com as questões ambientais, visto que a degradação ambiental representa um risco iminente para a estabilidade da Nova Ordem Mundial. São soluções plausíveis: 

A) As mudanças de estilo de vida, ações de saneamento e a reciclagem do lixo, visando à diminuição dos resíduos não orgânicos despejados no meio ambiente. 
B) A diminuição do despejo de produtos químicos nos rios e mares e o aumento do uso de aparatos científicos e tecnológicos nas guerras. 
C) A propagação de informações sobre educação ambiental, contribuindo para a ação predatória do homem sobre a natureza. 
D) O emprego de recursos naturais de forma racional para que a industrialização dos países desenvolvidos possa gerar a dependência econômica de nações e economias periféricas. 
E) A promoção do desenvolvimento sustentável, que atenda aos interesses da preservação do meio socioambiental dos países ricos.

4- (UECE) Em se tratando do meio ambiente e da conservação e / ou degradação dos recursos naturais, é verdadeiro afirmar-se que 

A) conservação e preservação são termos sinônimos e presumem a não utilização dos recursos naturais disponíveis em uma região. 
B) a degradação da biodiversidade e dos demais recursos naturais renováveis, em ambientes semiáridos e subúmidos secos, conduz a expansão da desertificação. 
C) o domínio das caatingas é muito pouco utilizado como fonte produtora de energia e não integra a matriz energética da região semiárida. 
D) os enclaves úmidos de florestas ombrófilas do domínio morfoclimático das caatingas são bem preservados e tem muito baixa utilização agrícola.

5- (UFMT) As últimas décadas têm sido um período de reflexão em nível internacional sobre o meio ambiente. O desafio do século XXI é a sustentabilidade do planeta e, para tanto, entre outras medidas, foi firmado, em 1997, o Protocolo de Kyoto, que 

A) compromete-se em remodelar as indústrias de bens de consumo duráveis para diminuir os índices de gases que contribuem para o efeito estufa e aumento do buraco na camada de ozônio. 
B) proíbe o aumento de pavimentação e ampliação de áreas impermeabilizadas que repercutem na capacidade de infiltração das águas no solo, provocando alterações na estocagem hídrica do planeta. 
C) institui o chamado comércio de emissões, pelo qual, dentro de determinados limites, um país desenvolvido pode comprar créditos-carbono de outro que já tenha cumprido a meta de redução das emissões, com isso diminuindo sua própria cota. 
D) regulamenta a interação entre natureza e atividades humanas, exigindo a diminuição das áreas destinadas à monocultura, evitando o desmatamento. 
E) redistribui os espaços florestáveis e não-florestáveis, visando à recuperação ecológica pelo plantio de espécies arbóreas de crescimento rápido que permitem a silvicultura extensiva, ou seja, com fins industriais.

6- (ESPM-SP) Os textos a seguir são excertos de uma divergência científica em relação ao IPCC. Observe-os: 

Ocorre que o IPCC não estuda nada: faz resenha de trabalhos publicados, adultera-os quando lhe convêm. A banda de música do IPCC é o filme do Al Gore, cuja exibição foi proibida na Inglaterra por decisão judicial, exceto se mencionar as inverdades que contém. 

AZEVEDO, José Carlos de. Folha de S.Paulo, 01 jul. 2008. 

As conclusões do IPCC não são baseadas somente em modelos matemáticos, mas também em observações da variabilidade e mudança do clima em diferentes escalas do tempo, da química e da dinâmica atmosférica e dos oceanos obtidas pela ciência da paleoclimatologia. 

SIMÕES, Jefferson C. Folha de S.Paulo, 10. jul. 2008. 

A divergência está relacionada ao fato de que o IPCC 

A) divulgou estudos atribuindo a responsabilidade ao CO2 pelo aquecimento global, tese aceita por uns e refutada por outros cientistas. 
B) diagnosticou um aquecimento das águas do Pacífico provocado por uma fenda no assoalho oceânico, fenômeno popularmente conhecido como El Niño. 
C) isentou a emissão de poluentes atmosféricos na corresponsabilidade da alteração climática, vinculando tal aquecimento a fatores naturais e não antrópicos. 
D) surpreendeu a comunidade científica ao anunciar que, na realidade, a Terra está adentrando um processo de resfriamento global. 
E) evidenciou um processo de deglaciação natural no planeta, responsável pelo derretimento das calotas polares.

7- (ACAFE-SC–2016) 

Fenômeno El Niño se consolida no Oceano Pacífico equatorial 
“O monitoramento das condições oceânicas nos últimos dias em agosto, indica a persistência de anomalias positivas de TSM (Temperatura da Superfície do Mar) na região do Pacífico Equatorial de até 4 °C, o que indica o pleno estabelecimento do fenômeno El Niño-Oscilação Sul (ENOS)”. 

Disponível em: <http://enos.cptec.inpe.br/>. Acesso em: 24 ago. 2015

O título e o parágrafo inicial do artigo do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) abordam a consolidação do fenômeno El Niño. 

Sobre ele, assinale a alternativa correta. 

A) El Niño representa um fenômeno oceânico-atmosférico que se caracteriza por um esfriamento anormal nas águas superficiais do Oceano Pacífico Tropical, com reflexos em várias regiões do mundo, impactadas com longas estiagens. 
B) Este é um fenômeno em que a interação atmosfera- -oceano desaparece, proporcionando padrões normais da Temperatura da Superfície do Mar (TSM) e dos ventos alísios entre a costa brasileira e o litoral africano. 
C) El Niño é um fenômeno atmosférico-oceânico caracterizado por um aquecimento anormal das águas superficiais no oceano Pacífico Tropical que pode afetar o clima regional e global, mudando os padrões de vento em escala mundial e afetando, assim, os regimes de chuva em regiões tropicais e de latitudes médias. 
D) A consolidação do fenômeno El Niño e sua atuação até fins do verão 2015-2016 provocaram no Brasil alterações no comportamento pluviométrico com ausência de chuvas nas regiões Norte, Nordeste, Sudeste, Sul e Centro-Oeste.

8- (UFPR–2017) O El Niño é um evento de teleconexão oceano-atmosfera caracterizado por anomalias positivas das águas superficiais e profundas nas porções central e leste do Oceano Pacífico equatorial. As áreas mais fortemente influenciadas são as Américas, Ásia e Oceania, regiões essas que margeiam o oceano supracitado, alterando a dinâmica tanto das correntes marítimas quanto da circulação atmosférica regional e global. Essa alteração assume dimensões continentais e planetárias à medida que provoca desarranjos de toda a ordem em vários climas da Terra. 

MENDONÇA, F.; DANNI-OLIVEIRA, I. M. Climatologia: noções básicas e climas do Brasil. São Paulo: Oficina de Texto, 2007. 

Sobre o El Niño e a dinâmica climática global, é correto afirmar: 

A) As anomalias que produzem o El Niño são decorrentes de atividades humanas, principalmente devido às emissões de GEE (gases de efeito estufa) provenientes da queima de combustíveis fósseis industriais e veiculares. 
B) É considerado uma variabilidade natural existente há milhares de anos, com relatos históricos de ocorrência nas civilizações pré-colombianas, e que pode ter seus efeitos intensificados devido às mudanças climáticas. 
C) Está associado ao aumento de atividade sísmica no Oceano Pacífico equatorial, que emite grande quantidade de calor no assoalho oceânico, provocando o aquecimento das águas superficiais. 
D) Tem relação direta com o aumento do fluxo de raios cósmicos durante os períodos de baixa atividade solar, permitindo maior entrada desse tipo de radiação em nosso sistema e alterando a dinâmica atmosférica. 
E) É o responsável pela existência do clima semiárido no Sertão nordestino, principalmente devido ao ramo divergente da célula de Walker que ocorre sobre a região

9- (UERN–2015) Sobre os problemas ambientais no cenário mundial e sua dinâmica nos espaços urbanos e rurais, é correto afirmar que 

A) nas grandes cidades, o fenômeno da ilha de calor agrava a concentração de poluentes na atmosfera, dificultando a circulação do ar e provocando inúmeros problemas de saúde à população, especialmente no inverno. 
B) os países subdesenvolvidos são os principais responsáveis pela maior parte dos gases tóxicos lançados na atmosfera. Nesses países, as políticas voltadas para a preservação ambiental são prioritárias e severas, com metas a cumprir, estabelecidas pelo Protocolo de Kyoto. 
C) no campo, as monoculturas fizeram com que a utilização de inseticidas no combate às pragas favorecesse a diminuição de predadores naturais, provocando desequilíbrios nas cadeias alimentares. Contudo, esse modelo agrícola minimiza a incidência da erosão nos solos. 
D) as chuvas ácidas estão relacionadas à emissão de poluentes, especialmente pelas atividades industriais. Como na atmosfera não há barreira entre uma região e outra, é comum os poluentes emitidos numa cidade provocarem chuva ácida em regiões vizinhas. No Brasil, as chuvas ácidas provocaram muitos danos na Mata Atlântica da Serra do Mar entre as décadas de 70 e 80.

10- (UFJF-MG–2016) Pulmão do mundo. No que você pensa ao ouvir essa expressão? Ora, só dá para imaginar que a Amazônia é a maior produtora mundial do oxigênio que mantém a Terra viva! Acontece que essa história de “pulmão do mundo” é uma enorme bobagem. [...] E mais: florestas como a Amazônia, segundo os cientistas, são ambientes em clímax ecológico. Isso quer dizer que elas consomem todo – ou quase todo – o oxigênio que produzem. 

Disponível em: <http://brasilnomundo.org.br/analisese-opiniao/como-o-brasil-vai-implantaros-objetivos-dodesenvolvimento-sustentavel-ods/#.Viv8fCtmM0p>. Acesso em: 20 out. 2015.

O verdadeiro “pulmão do mundo” são 

A) as algas marinhas, uma vez que produzem mais oxigênio pela fotossíntese do que precisam na respiração. 
B) as áreas cultivadas, porque impedem que os raios solares transformem o oxigênio em gás carbônico. 
C) as estepes e campos que, devido à vegetação de gramíneas, consomem menos oxigênio do que produzem. 
D) os bosques e florestas, porque seus arbustos promovem a absorção do oxigênio através de suas folhas. 
E) os continentes gelados que durante o degelo promovem a liberação de oxigênio para a atmosfera.

11- (UERJ–2015) 

Para evitar novos flagelos 
Os eventos extremos de curta duração, como as chuvas intensas que caíram sobre São Paulo e outras cidades brasileiras com suas trágicas consequências, vão se intensificar com as mudanças climáticas em curso há algumas décadas. “Na década de 1930 e, se formos um pouco mais atrás no tempo, no século XIX, não ocorriam tantos eventos extremos de chuva como acontecem hoje na cidade de São Paulo”, diz Carlos Nobre, do Instituo Nacional de Pesquisas Espaciais. “Isso é mudança climática, não necessariamente provocada pelo aquecimento global”, ressalta. O mais provável é que a maior parte dessa mudança climática tenha origem na própria Região Metropolitana de São Paulo. 

ERENO, Dinorah. Disponível em: <revistapesquisa.fapesp.br>.

Considerando a dinâmica ambiental de grandes metrópoles, como São Paulo, as circunstâncias locais para a elevação do índice de chuvas apontada no texto estão relacionadas ao fenômeno de 

A) ilha de calor. 
B) inversão térmica. 
C) campo de vento. 
D) precipitação ácida

12- (Unesp) O efeito estufa é um fenômeno natural e consiste na retenção de calor irradiado pela superfície terrestre, pelas partículas de gases e água em suspensão na atmosfera que garante a manutenção do equilíbrio térmico do planeta e da vida. O efeito estufa, de que tanto se fala ultimamente, resulta de um desequilíbrio na composição atmosférica, provocado pela crescente elevação da concentração de certos gases que têm a capacidade de absorver calor. Qual das ações a seguir seria mais viável para minimizar o efeito acelerado do aquecimento global provocado pelas atividades do homem moderno? 

A) Redução dos investimentos no uso de tecnologias voltada para a captura e sequestro de carbono. 
B) Aumento da produção de energia derivada de fontes alternativas, como o xisto pirobetuminoso e os micro-organismos manipulados geneticamente. 
C) Reduzir o crescimento populacional e aumentar a construção de usinas termelétricas. 
D) Reflorestamento maciço em áreas devastadas e o consumo de produtos que não contenham CFCs (clorofluorcarbonetos). 
E) Criação do Mecanismo de Desenvolvimento Limpo (MDL) pelo Brasil e do Painel Intergovernamental sobre Mudança Climática (IPCC) pelos EUA.

13- (Unioeste-PR) Nos últimos anos, um dos temas ambientais de maior destaque está no debate sobre o aquecimento do planeta Terra e nas mudanças climáticas globais. Analise as afirmativas a seguir e assinale a alternativa incorreta. 

A) Além dos fatores internos ao planeta, com destaque para as consequências das ações humanas, fatores externos como as explosões solares influenciam no aumento da temperatura da Terra. 
B) Existem pesquisadores que discordam da teoria de que estamos vivendo uma mudança climática em virtude da ação antrópica, pois consideram que houveram outros períodos de aquecimento e de resfriamento do planeta antes da existência do homem e de sua interferência na Terra. 
C) Além das florestas, os oceanos são fundamentais na regulação do clima no planeta, pois as plantas aquáticas são responsáveis pela absorção de CO2 da atmosfera. No entanto, a degradação ambiental de origem antrópica nos oceanos vem sendo intensa, reduzindo a vida marinha. 
D) Os relatórios do IPCC, composto por um grupo de pesquisadores que vem analisando o impacto das ações antrópicas sobre o clima, se constituem na principal fonte de informações sobre o aquecimento global. O IPCC trabalha com projeções de cenários futuros e, tais projeções vêm sendo consideradas exatas e acertadas por toda a comunidade científica. 
E) O aumento da temperatura média do planeta está intimamente ligado às atividades humanas, responsáveis pelo aumento dos gases do efeito estufa, como o dióxido de carbono e o metano. Essa emissão de gases pelo homem, decorrente de atividades agropecuárias, industriais e da queima de combustíveis fósseis, é considerada pelos cientistas do IPCC como a principal causa do aquecimento global.

14- (UERJ–2015) 

A ONU e o meio ambiente 
Pode-se dizer que o movimento ambiental começou séculos atrás, como resposta à industrialização. Após a Segunda Guerra Mundial, a era nuclear fez surgir temores de um novo tipo de poluição por radiação. Em 1969, a primeira foto da Terra vista do espaço tocou o coração da humanidade com a sua beleza e simplicidade. Em 1972, a Organização das Nações Unidas convocou a Conferência das Nações Unidas sobre o Ambiente Humano, na Suécia, em Estocolmo. A declaração final do evento contém dezenove princípios que representam um manifesto ambiental para nossos tempos. 

Disponível em: <onu.org.br> (Adaptação).


A Conferência de Estocolmo e o surgimento de organizações ambientalistas, como Greenpeace e WWF, provocaram mudanças na percepção social da questão ambiental no final do século XX. Dentre essas mudanças, a mais difundida foi a conscientização da 

A) limitação da tecnologia moderna 
B) dimensão da interferência humana 
C) recorrência do desmatamento intenso 
D) insuficiência do abastecimento alimentar

15- (FGV-SP-2017) O Tratado da Biodiversidade, assinado durante a Eco-92, concebia o pagamento de royalties sobre a riqueza natural de um país. O tratado, desse modo, previa 

A) a compra dos recursos naturais de um país em nome da manutenção do patrimônio mundial. 
B) o repasse de verbas por fundos internacionais para a preservação da riqueza natural em países desenvolvidos. 
C) a aplicação de multas aos países que negligenciassem a preservação do meio ambiente. 
D) o ressarcimento pela venda de mercadorias que utilizassem matérias-primas naturais de outros países. 
E) o financiamento de pesquisas para garantir o registro de patentes com a diversidade natural de um país.

16- (FATEC–2015) O Grupo de Trabalho em Previsão Climática Sazonal, vinculado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação do governo brasileiro, previu para 2015 chuvas acima da média para o Sul do país e abaixo da média para o Norte e o Nordeste. Esse quadro climático possivelmente é decorrente da continuidade do fenômeno El Niño. Esse fenômeno ocorre principalmente em função de alterações anormais nas águas superficiais e subsuperficiais do 

A) Oceano Índico Tropical, quando em processo de aquecimento. 
B) Oceano Pacífico Tropical, quando em processo de resfriamento. 
C) Oceano Pacífico Tropical, quando em processo de aquecimento. 
D) Oceano Atlântico Tropical, quando em processo de resfriamento. 
E) Oceano Atlântico Tropical, quando em processo de aquecimento.

17- (FATEC–2018) Leia os trechos de declarações de Donald Trump, presidente dos Estados Unidos

“A economia cresceu e isso está apenas começando. Vamos crescer e não vamos perder empregos. Pelo povo deste país, saímos do acordo. Estou disposto a renegociar outro favorável aos Estados Unidos, mas que seja justo para os trabalhadores, contribuintes e empresas. É hora de colocar Youngstown, Detroit e Pittsburgh à frente de Paris.” “Admito que a mudança climática esteja causando alguns problemas: ela nos faz gastar bilhões de dólares no desenvolvimento de tecnologias que não precisamos”. 

Disponível em: <https://tinyurl.com/yaeoj29p.> Acesso em: 08.11.2017 (Adaptação).

Essas declarações de Donald Trump, para justificar a retirada dos Estados Unidos do acordo para reduzir emissões de gases de efeito estufa no contexto do desenvolvimento sustentável, revelam 

A) a preocupação com o crescimento da economia global e, ao mesmo tempo, um reconhecimento da importância de ações em defesa do meio ambiente. 
B) a sintonia do presidente da nação mais poderosa do mundo com os seus eleitores e com o que pensa a maioria dos europeus tanto sobre temas econômicos como ambientais. 
C) a posição isolacionista do atual governo estadunidense no mundo em que os interesses econômicos locais se sobrepõem às preocupações ambientais da comunidade internacional. 
D) a sincronia com o governo chinês, líder na emissão de gases estufa, que defende a tese de que o combate ao aquecimento global só será reduzido com crescimento econômico. 
E) a preocupação do principal ocupante da Casa Branca em manter os Estados Unidos alinhados aos interesses econômicos de grandes empresas de energias renováveis.

18- (Enem–2016) Segundo a Conferência de Quioto, os países centrais industrializados, responsáveis históricos pela poluição, deveriam alcançar a meta de redução de 5,2% do total de emissões segundo níveis de 1990. O nó da questão é o enorme custo desse processo, demandando mudanças radicais nas indústrias para que se adaptem rapidamente aos limites de emissão estabelecidos e adotem tecnologias energéticas limpas. A comercialização internacional de créditos de sequestro ou de redução de gases causadores do efeito estufa foi a solução encontrada para reduzir o custo global do processo. Países ou empresas que conseguirem reduzir as emissões abaixo de suas metas poderão vender este crédito para outro país ou empresa que não consiga. 

BECKER. B. Amazônia: geopolítica na virada do II milênio. Rio de Janeiro: Garamond. 2009. 

As posições contrárias à estratégia de compensação presente no texto relacionam-se à ideia de que ela promove 

A) retração nos atuais níveis de consumo. 
B) surgimento de conflitos de caráter diplomático. 
C) diminuição dos lucros na produção de energia. 
D) desigualdade na distribuição do impacto ecológico. 
E) decréscimo dos índices de desenvolvimento econômico.

19- (Enem) Nos últimos 50 anos, as temperaturas de inverno na península antártica subiram quase 6 °C. Ao contrário do esperado, o aquecimento tem aumentado a precipitação de neve. Isso ocorre porque o gelo marinho, que forma um manto impermeável sobre o oceano, está derretendo devido à elevação de temperatura, o que permite que mais umidade escape para a atmosfera. Essa umidade cai na forma de neve. Logo depois de chegar a essa região, certa espécie de pinguins precisa de solos nus para construir seus ninhos de pedregulhos. Se a neve não derrete a tempo, eles põem seus ovos sobre ela. Quando a neve finalmente derrete, os ovos se encharcam de água e goram. 

SCIENTIFIC AMERICAN BRASIL, ano 2, n. 21, 2004, p. 80 (Adaptação). 

A partir do texto, analise as seguintes afirmativas. 

I. O aumento da temperatura global interfere no ciclo da água na península antártica. 
II. O aquecimento global pode interferir no ciclo de vida de espécies típicas de região de clima polar. 
III. A existência de água em estado sólido constitui fator crucial para a manutenção da vida em alguns biomas. 

É correto o que se afirma 

A) apenas em I. 
B) apenas em II. 
C) apenas em I e II. 
D) apenas em II e III. 
E) em I, II e III.



GABARITO:
1- A
2- A
3- A
4- B
5- C
6- A
7- C
8- B
9- D
10- A
11- A
12- D
13- D
14- B
15- E
16- C
17- C
18- D
19-E

Nenhum comentário:

Postar um comentário