segunda-feira, 17 de abril de 2023

QUESTÕES DE ENEM E VESTIBULAR SOBRE PEDOLOGIA: FORMAÇÃO E TIPOS DE SOLO

1- (UECE–2016) Os solos são o produto da desagregação das rochas pelos processos físicos, químicos e biológicos, sendo constituídos, do ponto de vista pedológico, por matéria mineral, ar, água, matéria orgânica e atividade biológica. Os latossolos são solos 

A) pouco evoluídos, com ausência de horizonte B. 
B) altamente evoluídos e ricos em argilominerais. 
C) essencialmente orgânicos. 
D) derivados de rochas calcárias.

2- (UFU-MG) Considere as informações apresentadas a seguir. Os solos são constituídos por uma película delgada de material terroso que recobre as terras emersas, e esses são capazes de sustentar as plantas.


Analise o perfil do solo apresentado na figura anterior e assinale a alternativa incorreta. 

A) O horizonte B é constituído basicamente por material inorgânico, embora receba material orgânico pela infiltração da água. 
B) O horizonte A é caracterizado pela mistura de material inorgânico e orgânico, é bastante poroso, retém água e perde minerais para o estrato profundo. 
C) O horizonte O é formado basicamente por material inorgânico, de coloração escura e só existe em áreas cobertas por vegetação. 
D) O horizonte C é caracterizado pela presença de blocos de rocha pouco impermeabilizada e pela escassez de material orgânico.

3- (UPE–2015) Observe a paisagem a seguir, típica de um ambiente tropical quente e úmido, atravessada por uma corrente fluvial, que, em determinados meses do ano, extrapola o seu leito menor e se expande pelo seu leito maior, gerando uma morfoescultura de planície. Na área indicada na paisagem pela seta, o solo é do tipo


A) aluvial. 
B) coluvial. 
C) latossolo. 
D) neossolo litólico. 
E) podzólico.

4- (UFRGS-RS) Observe os perfis de solo 1, 2 e 3, característicos de três dos domínios morfológicos existentes no Brasil.


Eles são, respectivamente, representações esquemáticas de solos dos domínios morfológicos 

A) amazônico, da caatinga e dos mares de morro. 
B) dos mares de morro e do cerrado. 
C) da caatinga, do cerrado e amazônico. 
D) do cerrado, da caatinga e amazônico. 
E) cerrado, amazônico e da caatinga.

5- (UDESC) Os solos podem ser classificados, de forma simplificada, em três tipos. Analise as proposições sobre os tipos de solo. 

I. Solos arenosos: muito porosos e permeáveis, permitem o escoamento da água com rapidez, por isso eles secam logo. Geralmente são pobres em nutrientes, fruto da lixiviação. 
II. Solos argilosos: os grãos, por estarem bem próximos uns aos outros, retêm água e sais minerais necessários à fertilização das plantas. Quando em excesso, a água pode dificultar a circulação de ar, prejudicando o desenvolvimento das plantas. 
III. Solos humíferos: férteis, pois, embora porosos, facilitam a circulação do ar, retendo boa quantidade de água no solo. 

Assinale a alternativa correta. 

A) Somente a afirmativa I é verdadeira. 
B) Somente a afirmativa II é verdadeira. 
C) Somente as afirmativas I e II são verdadeiras. 
D) Somente as afirmativas II e III são verdadeiras. 
E) Todas as afirmativas são verdadeiras.

6- (Unimontes-MG) Sobre os tipos de solos e suas características, assinale a alternativa incorreta. 

A) Os solos aluviais formam-se por acúmulo de sedimentos e partículas, transportados a grandes distâncias pela força das águas e dos ventos. 
B) O solo muito arenoso apresenta alto teor de matéria orgânica e grande capacidade de retenção de água, sendo, assim, muito fértil. 
C) Os solos mais escuros são os de mais alto valor para a agricultura, pois apresentam grande quantidade de matéria orgânica. 
D) O processo de formação do solo, a partir de uma rocha matriz, é um processo lento e depende da ação de elementos naturais como o clima.

7- (IFPE–2016) Observe atentamente o texto a seguir: 

Esse evento é desencadeado pelas mudanças climáticas e acelerado pelas atividades humanas. Nas áreas áridas, semiáridas e subúmidas da Terra, as chuvas raras vêm causando erosão ao ponto de a vegetação não poder mais sobreviver, devido, entre outros fatores, à perda dos nutrientes da camada superficial do solo. Esse problema ambiental causa sérios prejuízos sociais e econômicos para as comunidades que o vivenciam. 

PETERSEN, J. F.; SACK, D.; GABLER, R. E. Fundamentos de Geografia Física. São Paulo: Cengage Learning, 2014 (Adaptação). 

O texto anterior relata a problemática ambiental global denominada 

A) ilhas de calor. 
B) desertificação. 
C) desertização. 
D) arenização. 
E) aridez extrema.

8- (CN-RJ) Uma rocha submetida à ação da água, às oscilações de temperatura e à atuação de seres vivos irá, com o tempo, desintegrar-se e decompor-se. Os minerais que a compõem irão se fragmentar e se separar em pedaços cada vez menores, até dar origem ao solo. No caso brasileiro, em função da sua localização geográfica e de suas características físicas, encontramos uma gama de solos, cada um com suas especificidades. Nesse sentido, analise as afirmativas a seguir, referentes aos diversos tipos de solos existentes no Brasil. 

I. O solo de várzea, argiloso e tipicamente das áreas meridionais do país, possui grande riqueza de materiais orgânicos, os quais são utilizados pelas populações ribeirinhas para cultivos de gêneros agrícolas de subsistência. 
II. O solo de massapé, arenoso e encontrado em todo o litoral brasileiro, concentra grandes quantidades de nitrogênio e potássio, o que acabou favorecendo o desenvolvimento de cultivos agrícolas destinados majoritariamente para exportações. 
III. O solo de terra roxa, argiloso e comum no norte do Paraná e oeste de São Paulo, em função da decomposição de rochas magmáticas, resultaram em nutrientes importantes, favorecendo a sua utilização no plantio de culturas como o café. 
IV. O solo conhecido como salmourão, arenoso e com grande gradiente de fertilidade, especialmente por sua decomposição química e riqueza em materiais orgânicos, contribuiu para que a região Nordeste se tornasse grande produtora e exportadora de cana-de-açúcar. 

Assinale a opção correta. 

A) Apenas as afirmativas I e II são verdadeiras. 
B) Apenas as afirmativas I e IV são verdadeiras. 
C) Apenas as afirmativas II e III são verdadeiras. 
D) Apenas a afirmativa III é verdadeira. 
E) As afirmativas I, II, III e IV são verdadeiras.

9- (Enem–2018) A presunção de que a superfície das chapadas e chapadões representa uma velha peneplanície é corroborada pelo fato de que ela é coberta por acumulações superficiais, tais como massas de areia, camadas de cascalhos e seixos e pela ocorrência generalizada de concreções ferruginosas que formam uma crosta laterítica, denominada “canga”.

WEIBEL, L. Disponível em: <http://biblioteca.ibge.gov.br>. Acesso em: 08 jul. 2015 (Adaptação).

Qual tipo climático favorece o processo de alteração do solo descrito no texto? 

A) Árido, com deficit hídrico. 
B) Subtropical, com baixas temperaturas. 
C) Temperado, com invernos frios e secos. 
D) Tropical, com sazonalidade das chuvas. 
E) Equatorial, com pluviosidade abundante.

10- (Enem)


Na imagem, visualizam-se um método de cultivo e as transformações provocadas no espaço geográfico. O objetivo imediato da técnica agrícola utilizada é 

A) controlar a erosão laminar. 
B) preservar as nascentes fluviais. 
C) diminuir a contaminação química. 
D) incentivar a produção transgênica. 
E) implantar a mecanização intensiva.

11- (Enem) Um dos principais objetivos de se dar continuidade às pesquisas em erosão dos solos é o de procurar resolver os problemas oriundos desse processo, que, em última análise, geram uma série de impactos ambientais. Além disso, para a adoção de técnicas de conservação dos solos, é preciso conhecer como a água executa seu trabalho de remoção, transporte e deposição de sedimentos. A erosão causa, quase sempre, uma série de problemas ambientais, em nível local ou até mesmo em grandes áreas. 

GUERRA, A. J. T. Processos erosivos nas encostas. In: GUERRA, A. J. T.; CUNHA, S. B. Geomorfologia: uma atualização de bases e conceitos. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2007 (Adaptação). 

A preservação do solo, principalmente em áreas de encostas, pode ser uma solução para evitar catástrofes em função da intensidade de fluxo hídrico. A prática humana que segue no caminho contrário a essa solução é 

A) a aração. 
B) o terraceamento. 
C) o pousio. 
D) a drenagem. 
E) o desmatamento.

12- (Enem) O esquema a seguir representa um processo de erosão em encosta. Que prática realizada por um agricultor pode resultar em aceleração desse processo? 


A) Plantio direto. 
B) Associação de culturas. 
C) Implantação de curvas de nível. 
D) Aração do solo, do topo ao vale. 
E) Terraceamento na propriedade.



GABARITO:
1- B
2- C
3- A
4- D
5- E
6- B
7- B
8- D
9- D
10- A
11- E
12- D

Nenhum comentário:

Postar um comentário