quarta-feira, 12 de abril de 2023

QUESTÕES DE ENEM E VESTIBULAR SOBRE MIGRAÇÕES E INDICADORES SOCIAIS

1- (FCI-SP–2015) É correto afirmar que o crescimento das cidades, sobretudo de grandes metrópoles, corrobora para o distanciamento entre o local de residência e o local de trabalho, configurando um fluxo populacional denominado 

A) nomadismo. 
B) êxodo urbano. 
C) migração forçada. 
D) migração pendular. 
E) êxodo rural.

2- (UERJ–2015)


Com base na análise dos mapas e dos dados, o fluxo de jogadores identifica-se com a ocorrência do seguinte tipo de deslocamento populacional: 

A) Tráfico de pessoas. 
B) Migração de retorno. 
C) Transferência de refugiados. 
D) Movimento de transumância.

3- (UERJ) Durante vários anos, a comunidade brasileira residindo no exterior foi comparativamente maior que a de estrangeiros residindo no Brasil. Os fluxos migratórios nacionais no período entre 2006 e 2010, no entanto, alteraram essa conjuntura, o que se reflete em remessas de dinheiro que entram e saem do país.


Essa mudança de conjuntura brasileira, no período indicado nos gráficos, tem como causa principal: 

A) Redução do custo de vida. 
B) Estagnação das operações cambiais. 
C) Estabilidade do mercado de capitais. 
D) Dinamização das atividades econômicas.

4- (FUVEST-SP) O Relatório de Desenvolvimento Humano de 2009, preparado pela ONU, traz informações sobre posicionamentos de governos de países desenvolvidos quanto à imigração. Nesse relatório, consta que ao menos uma parte desses países reconhece o fato de que imigrantes não qualificados vêm contribuindo significativamente para suas sociedades. Esse reconhecimento, contudo, difere das políticas de imigração atualmente adotadas pelos países mais ricos que, em geral, 

A) querem evitar, principalmente, a entrada de imigrantes qualificados, pois acreditam que tais imigrantes possam ocupar os mais importantes postos de trabalho em detrimento da população local. 
B) querem receber, sem restrição, os imigrantes não qualificados, pois acreditam que tais imigrantes ocupam os postos de trabalho que são, em geral, recusados pela população local. 
C) têm restringido apenas a entrada de imigrantes qualificados, preocupados, principalmente, com a perda de identidade cultural que tais imigrantes possam trazer. 
D) têm adotado medidas mais restritivas de imigração, principalmente, voltadas aos imigrantes não qualificados, acreditando que tais imigrantes possam, entre outros motivos, aumentar o desemprego e diminuir o nível salarial da população local. 
E) têm proibido totalmente a entrada de imigrantes, sejam eles qualificados ou não, preocupados com a diminuição do crescimento vegetativo da população, com a atual crise econômica que os atinge e com questões de xenofobia.

5- (UEMG–2016) O Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR) emitiu comunicado mundial que identifica algumas razões que motivam o êxodo de asiáticos e africanos para a Europa. Com base num trabalho contínuo de acompanhamento e avaliação, e também a partir dos resultados de discussões em grupo e do contato diário com refugiados na Jordânia, Líbano, Egito, Iraque e Síria, o ACNUR identificou os principais fatores que motivam os emigrantes a buscar refúgio fora da região, principalmente na Europa. Considerando o fluxo populacional apresentado no trecho anterior, e as informações vinculadas pela mídia, é correto afirmar que 

A) a maioria dos deslocados sírios que viajaram para o Iraque possui um sentimento de segurança e confiança em relação ao seu país. 
B) as pessoas dos grupos minoritários veem a migração como solução para a sua segurança física e socioeconômica. 
C) o agravamento que os refugiados enfrentam no exílio permite que as crianças continuem seus estudos regulares nos países europeus. 
D) o perigo do terrorismo islâmico e o assentamento demográfico no campo, salvo raras exceções, promoveram um período de grande agitação nas cidades. 

Instrução: Leia os textos a seguir para responder às questões 6 e 7.

Milhares protestam em Paris contra a nova lei de imigração da UE
Milhares de pessoas protestaram hoje em Paris contra a diretiva de retorno de imigrantes ilegais que estabelece critérios mínimos comuns sobre o tema para os 27 países membros da União Europeia (UE). A nova diretiva estabelece para os imigrantes ilegais um período de saída voluntária de 7 a 30 dias e um tempo máximo de retenção de 6 meses, ampliáveis para 18 em casos excepcionais para os imigrantes ilegais que não cooperarem ou que tiverem problemas com documentação. O novo acordo também proíbe que os imigrantes ilegais detidos voltem a UE durante 5 anos e obriga os países- -membros a darem assistência gratuita a eles. 

FOLHA ONLINE. 14 jun. 2008 (Adaptação). 

Estudo aponta que 4 milhões são filhos de imigrantes ilegais nos EUA 
Um relatório divulgado esta semana pelo Pew Hispanic Center, nos Estados Unidos, destaca que o número de filhos de imigrantes em situação irregular nascidos no país aumentou de 2,7 milhões em 2003 para 4 milhões em 2008. A sondagem, que analisou estatísticas do censo de março de 2008, mostrou que 47% dos lares ocupados por imigrantes ilegais são formados por casais com crianças, um índice superior aos 35% de domicílios ocupados por imigrantes legais com filhos e 21% no caso das residências de casais americanos com crianças. Outro destaque do trabalho sugere que o índice de pobreza entre filhos de imigrantes ilegais é quase duas vezes maior do que entre filhos de cidadãos americanos. 

FOLHA ONLINE. 14 jun. 2008 (Adaptação).

6- (UEMS) Sobre as questões abordadas nos dois textos, é correto afirmar que 

A) com o processo de globalização ocorrido nos últimos anos ficou muito mais fácil deslocar-se e trabalhar legalmente em qualquer país do mundo. 
B) embora o processo de globalização tenha disseminado a ideia de um mundo “sem fronteiras”, países centrais como os Estados Unidos (EUA) e grande parte da Europa têm estabelecido severas leis para conter os processos imigratórios. 
C) na atualidade os países centrais têm desenvolvido políticas de atração dos imigrantes, oferecendo facilidades para a fixação destes, como é o caso dos EUA. 
D) o maior número de imigrações ilegais ocorre no sentido norte-sul, ou seja, as pessoas saem dos países centrais em direção aos países periféricos do mundo. 
E) a entrada de imigrantes ilegais tem contribuído para a elevação dos níveis de renda dos países da Europa e dos EUA, já que essa força de trabalho é qualificada e bem remunerada.

7- (UEMS) Com relação às migrações internacionais na atualidade, é correto afirmar que 

I. caracterizam-se, majoritariamente, pelo deslocamento no sentido sul-norte, como é o caso do deslocamento dos mexicanos para os EUA. 
II. foram facilitadas pelas melhorias nos transportes e comunicações, que permitiram maior circulação de pessoas, mercadorias, informações e mobilidade total em todos os países do globo. 
III. com a globalização, a liberdade de deslocamento para as pessoas, principalmente para aquelas provenientes dos países periféricos, não tem a mesma fluidez como o capital e as informações. 

É verdadeiro o que se afirma em 

A) I, apenas. 
B) I e III, apenas. 
C) I, II e III. 
D) II, apenas. 
E) II e III, apenas.

8- (Fatec-SP–2016) O Brasil vem recebendo uma quantidade significativa de imigrantes haitianos à procura de trabalho e de melhores condições de vida. A entrada de haitianos cresceu bastante depois do terremoto que devastou o Haiti, em 2010. A principal porta de entrada desses imigrantes no Brasil é a cidade de 

A) Belém, no Pará, uma vez que a maioria desses imigrantes faz o percurso por via marítima. 
B) Assis Brasil, no Acre, pois grande parte dos imigrantes haitianos segue uma rota pelo Peru para chegar ao território brasileiro. 
C) Santos, em São Paulo, em razão de ter o maior porto do mundo e apresentar facilidades para a entrada clandestina de imigrantes. 
D) Natal, no Rio Grande do Norte, haja vista que, cartograficamente, essa é a cidade brasileira mais próxima da América Central Insular. 
E) Foz do Iguaçu, no Paraná, onde, em função da grande quantidade de turistas, os imigrantes têm maiores facilidades de ultrapassar a fronteira.

9- (Fatec-SP) “Palavras de ordem, símbolos, propaganda, atos públicos, vandalismo e violência são, atualmente, manifestações de hostilidade frequentes contra estrangeiros na Europa. Os países onde mais intensamente têm ocorrido conflitos são Alemanha, França, Inglaterra, Bélgica e Suíça.”

MOREIRA, Igor; AURICCHIO, Elizabeth. Construindo o espaço mundial. 3. ed. São Paulo: Ática, 2007. p. 37 (Adaptação). 

Sobre o fenômeno social enfocado pelo texto, é válido afirmar que se trata de conflitos 

A) civis e militares, relacionados às formas históricas de exploração dos países do chamado Terceiro Mundo. 
B) ligados ao nacionalismo, ao racismo e à xenofobia, no contexto globalizado das grandes migrações internacionais. 
C) entre imigrantes das diversas nacionalidades que invadem a Europa, atualmente, na disputa por empregos e por melhores condições de vida. 
D) culturais, principalmente causados pelo conflito armado entre países católicos e protestantes, mas também, sobretudo, conflitos contra países islâmicos. 
E) étnicos e sociais decorrentes das dificuldades de desenvolvimento de países europeus em continuar a sua industrialização nos setores tecnológicos de ponta.

10- (FGV-SP) O mapa a seguir apresenta o número de migrantes que entraram em cada uma das regiões brasileiras e os que delas saíram em 2009. Sobre esse fenômeno e suas causas, assinale a alternativa correta.


A) Uma parcela significativa dos migrantes que chegam à região Nordeste é constituída por nordestinos que haviam migrado para outras regiões em períodos anteriores. 
B) O elevado saldo migratório registrado na região Centro- -Oeste pode ser explicado pela grande demanda por trabalhadores agrícolas, já que a agricultura da região caracteriza-se pela baixa intensidade tecnológica. 
C) A região Sul apresenta saldo migratório positivo, em grande parte resultante da atração exercida pelas metrópoles nacionais que polarizam a região. 
D) A região Norte apresenta saldo migratório negativo, reflexo da crise demográfica que se instalou no Amazonas após o fim da Superintendência da Zona Franca de Manaus (SUFRAMA). 
E) A região Sudeste deixou de figurar como polo de atração de imigrantes, devido à estagnação dos espaços industriais nela situados.

11- (UFRN) Em uma aula de Geografia sobre a dinâmica da população brasileira, o professor apresentou dados do Censo Demográfico 2010. Segundo esses dados, o país atingiu um total de 190 755 799 habitantes, que se encontram distribuídos pelos seus 8 514 876,599 km2, apresentando uma densidade demográfica média de 22,43 hab./km2. Para ilustrar as informações, o professor mostrou aos alunos os mapas a seguir:


No decorrer da aula, a exposição sobre a dinâmica da população brasileira e a leitura dos mapas referentes à densidade demográfica e ao relevo do Brasil por regiões permitiu ao aluno concluir que 

A) a população encontra-se distribuída de forma desigual pelo território, sendo a região Sudeste, onde predominam planaltos, a que apresenta maior densidade demográfica, devido, entre outros fatores, ao dinamismo econômico e à capacidade de atrair migrantes. 
B) os maiores índices de concentração da população ocorrem nas planícies localizadas no interior, onde se desenvolvem atividades do agronegócio que resultam, entre outros fatores, do processo de modernização agrícola. 
C) a distribuição da população pelo território ocorre de forma desigual, sendo a região Nordeste, onde predominam planícies, a que apresenta menor densidade demográfica, devido, entre outros fatores, ao processo de ocupação desde o Período Colonial. 
D) os menores índices de concentração populacional ocorrem nos planaltos localizados na Zona Costeira, onde o processo de ocupação e o desenvolvimento econômico foram dificultados, entre outros fatores, pelas elevadas altitudes

12- (FUVEST-SP) O Indicador de Desenvolvimento Humano (IDH) vem substituindo o Produto Interno Bruto por habitante (PIB/hab.) como parâmetro mais adequado para avaliar o nível médio de prosperidade e bem-estar da população de um país. O IDH leva em conta o PIB/hab., corrigido pela diferença do poder de compra em cada país, e os respectivos níveis médios de instrução e saúde. A tabela mostra, para alguns países da Opep, sua posição na classificação, feita em ordem decrescente, de cada um desses indicadores.


Analisando-a e usando conhecimentos gerais sobre a geografia desses países, é possível afirmar que as diferenças sistemáticas entre as duas classificações têm como origem comum 

A) o fracasso da Opep em conseguir um preço justo para o petróleo bruto no mercado internacional. 
B) uma elevada densidade demográfica, que dificulta um atendimento satisfatório aos problemas de saúde e instrução. 
C) a submissão ao poder dos grupos transnacionais que controlam a comercialização do petróleo. 
D) uma estrutura socioeconômica arcaica que, privilegiando a concentração de renda, agrava as desigualdades sociais. 
E) a ocorrência de grandes extensões desérticas, impróprias para a agricultura e pecuária.

13- (Unioeste-PR) Sobre o fenômeno migratório, leia as afirmativas a seguir: 

I. Os movimentos migratórios podem ser espontâneos ou forçados; um exemplo deste último tipo de migração é a dos refugiados de guerra. 
II. Pode-se chamar de refugiados ambientais os migrantes que deixam lugares por problemas ambientais que dificultam as condições de vida, como a seca, a desertificação, enchentes, etc. 
III. O fator trabalho é uma das razões centrais para os movimentos migratórios. É motivo, por exemplo, para a emigração de brasileiros para os EUA. 
IV. A Europa foi um importante foco de imigração a partir do século XV até aproximadamente a metade do século XX, recebendo imigrantes das colônias e ex-colônias, que buscavam as boas condições de vida nas cidades europeias. Atualmente, este continente transformou-se em área de emigração, com pessoas que se dirigem em busca de novas oportunidades em outros continentes, como o americano, o africano e o asiático. 
V. O Brasil, no século XIX, foi área de atração de imigrantes que buscavam novas oportunidades, sendo o maior grupo o de origem latino-americana (paraguaios, argentinos, bolivianos, etc.). 

Assinale a opção que contém as afirmações corretas. 

A) I, II e III. 
B) II, III e IV. 
C) III, IV e V. 
D) IV e V. 
E) V e I.

14- (FGV-SP) Uma antiga técnica defensiva para conter um fenômeno global do século 21 Como se fosse um castelo medieval cercado por hordas de bárbaros, a Grécia acaba de completar o primeiro trecho (14,5 km) de um fosso que blindará sua fronteira terrestre com a Turquia, na região da Trácia. [...] Quando estiver terminado, terá 120 km de comprimento – quase em paralelo ao Rio Evros, que serpenteia entre os dois países – por 30 de largura e 7 de profundidade. O buraco será semeado de arame farpado, câmeras térmicas e sensores de movimento.

Disponível em: <http://noticias.uol.com.br/midiaglobal/elpais/2011/08/06/grecia-constroi-uma-trincheira-para frear-a-imigracao-da-turquia.jhtm>.

Sobre o “fosso” mencionado na reportagem, assinale a alternativa correta. 

A) Trata-se de uma iniciativa conjunta dos governos de Atenas e de Ancara, com vistas a minimizar os fluxos migratórios controlados por grupos organizados. 
B) Foi idealizado pela Frontex, a agência que gerencia o controle das fronteiras externas da União Europeia. 
C) Tem como objetivo estender para as fronteiras terrestres gregas o rígido sistema de segurança que esvaziou os campos de refugiados situados nas ilhas do Mar Egeu. 
D) É parte de um amplo programa de legalização da entrada de imigrantes, que já tornou a Grécia o país europeu que mais concede o estatuto de refugiado. 
E) Visa estancar o crescente fluxo de imigrantes ilegais que entram na União Europeia pela fronteira turco-grega.

15- (USF-SP–2016) Analise o gráfico.

Número de migrantes que os países da UE podem receber, segundo as cotas



A União Europeia propõe cotas de refugiados para países-membros Proposta da Comissão Europeia estabelece a divisão dos refugiados entre os países do bloco europeu. A intenção é aliviar a pressão dos países na costa do Mar Mediterrâneo que recebem o maior contingente de imigrantes. Entre os critérios para a distribuição dos imigrantes entre os países europeus, estão 

A) a relação de colonização entre os séculos XIX e XX. 
B) a faixa etária e o gênero conforme demonstrado no gráfico. 
C) o nível de escolaridade semelhante aos países de destino. 
D) o tamanho da população e o PIB. 
E) semelhanças étnicas entre os imigrantes e os países de destino.

16- (Enem–2017) O fenômeno da mobilidade populacional vem, e desde as últimas décadas do século XX, apresentando transformações significativas no seu comportamento, não só no Brasil como também em outras partes do mundo. Esses novos processos se materializam, entre outros aspectos, na dimensão interna, pelo redirecionamento dos fluxos migratórios para as cidades médias, em detrimento dos grandes centros urbanos; pelos deslocamentos de curta duração e a distâncias menores; pelos movimentos pendulares, que passam a assumir maior relevância nas estratégias de sobrevivência, não mais restritos aos grandes aglomerados urbanos. 

OLIVEIRA, L. A. P.; OLIVEIRA, A. T. R. Reflexões sobre os deslocamentos populacionais no Brasil. Rio de Janeiro: IBGE, 2011 (Adaptação).

A redefinição dos fluxos migratórios internos no Brasil, no período apontado no texto, tem como causa a intensificação do processo de 

A) descapitalização do setor primário. 
B) ampliação da economia informal. 
C) tributação da área residencial citadina. 
D) desconcentração da atividade industrial. 
E) saturação da empregabilidade no setor terciário.

17- (Enem–2016)


Uma vez implementada, essa proposta afetaria a dinâmica do espaço urbano por reduzir a intensidade do seguinte processo: 

A) Êxodo rural. 
B) Movimento pendular. 
C) Migração de retorno. 
D) Deslocamento sazonal. 
E) Ocupação de áreas centrais.

18- (Enem) As migrações transnacionais, intensificadas e generalizadas nas últimas décadas do século XX, expressam aspectos particularmente importantes da problemática racial, visto como dilema também mundial. Deslocam-se indivíduos, famílias e coletividades para lugares próximos e distantes, envolvendo mudanças mais ou menos drásticas nas condições de vida e trabalho, em padrões e valores socioculturais. Deslocam-se para sociedades semelhantes ou radicalmente distintas, algumas vezes compreendendo culturas ou mesmo civilizações totalmente diversas. 

IANNI. O. A era do globalismo. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1996.

A mobilidade populacional da segunda metade do século XX teve um papel importante na formação social e econômica de diversos estados nacionais. Uma razão para os movimentos migratórios nas últimas décadas e uma política migratória atual dos países desenvolvidos são 

A) a busca de oportunidades de trabalho e o aumento de barreiras contra a imigração. 
B) a necessidade de qualificação profissional e a abertura das fronteiras para os imigrantes. 
C) o desenvolvimento de projetos de pesquisa e o acautelamento dos bens dos imigrantes. 
D) a expansão da fronteira agrícola e a expulsão dos imigrantes qualificados. 
E) a fuga decorrente de conflitos políticos e o fortalecimento de políticas sociais.



GABARITO:
1- D
2- B
3- D
4- D
5- B
6- B
7- B
8- B
9- B
10- A
11- A
12- D
13- A
14- E
15- D
16- D
17- B
18- A

Nenhum comentário:

Postar um comentário