quinta-feira, 13 de abril de 2023

QUESTÕES DE ENEM E VESTIBULAR SOBRE ORGANIZAÇÃO DO ESPAÇO URBANO

1- (IFPE–2016) As cidades destacadas no mapa a seguir correspondem às maiores concentrações urbanas da atualidade. Com base nisso e na distribuição geográfica dessas cidades, assinale a alternativa que indica o conceito mais apropriado para designá-las na geografia do mundo atual.


A) Megacidades – pois correspondem às maiores concentrações urbanas do mundo atual, distribuídas predominantemente nos países subdesenvolvidos. 
B) Metrópoles mundiais – conceito utilizado para se referir às cidades mais ricas do globo, que funcionam como sede das empresas transnacionais. 
C) Cidades inteligentes – pois as cidades citadas correspondem às que mais possuem empresas de inovação, particularmente as ligadas à tecnologia da informação. 
D) Cidades globais – por serem as mais importantes que integram a economia globalizada, onde funcionam as principais bolsas de valores no período atual. 
E) Megalópoles – por compreenderem as mais ricas concentrações urbanas no espaço mundial atual, fortemente concentradas nos países mais populosos. 

2- (PUC Minas) O crescimento urbano e a urbanização são dois processos distintos, mas interligados. De acordo com esse entendimento, assinale a afirmativa incorreta. 

A) A urbanização resulta do aumento do espaço físico das cidades, não ocorrendo necessariamente as migrações campo- -cidade. 
B) A taxa de urbanização aumenta quando o crescimento urbano é superior ao rural. 
C) O crescimento urbano ocorre quando há aumento vegetativo da população e / ou espacial. 
D) Com a industrialização, verificou-se um intenso processo de urbanização.

3- (UERN) Do ponto de vista da hierarquia urbana sobre o espaço brasileiro é correto afirmar que 

A) possui uma hierarquia urbana que permite uma distribuição homogênea dos serviços em todo território. 
B) os centros regionais e sub-regionais apresentam grande dinamismo, impedindo a migração para as metrópoles. 
C) a rede urbana brasileira apresenta disparidades, enquanto é bem articulada no Sudeste; o mesmo não ocorre nas regiões Norte e Centro-Oeste. 
D) em número de habitantes, houve um grande crescimento urbano devido ao êxodo rural, predominando as cidades com número de habitantes entre 300 mil e 500 mil habitantes.

4- (FMP-RJ–2016) 

Terras indígenas 
Os grupos indígenas terão importante papel na integração da Amazônia sul-americana, dada sua presença maciça na faixa de fronteira e suas práticas já em curso. Na medida em que uma mesma etnia é encontrada tanto no Brasil como em países vizinhos, é comum a transposição dos limites políticos para visita a parentes e trocas comerciais complementares. É o que se verifica com maior intensidade no alto Solimões e na fronteira com a Guiana Francesa. 

BECKER, B.; STENNER, C. Um futuro para a Amazônia. São Paulo: Oficina de Textos, 2008. p. 135. 

A presença e as práticas indígenas mencionadas são um fator geográfico de formação e intensificação de 

A) reservas extrativistas. 
B) metrópoles regionais. 
C) tecnopolos. 
D) cidades-gêmeas. 
E) zonas francas.

5- (UFJF-MG–2015) Leia o seguinte texto: 

Mobilidade sustentável 
A questão da mobilidade urbana surge como um novo desafio às políticas ambientais e urbanas, num cenário de desenvolvimento social e econômico do país, no qual as crescentes taxas de urbanização, as limitações das políticas públicas de transporte coletivo e a retomada do crescimento econômico têm implicado num aumento expressivo da motorização individual (automóveis e motocicletas), bem como da frota de veículos dedicados ao transporte de cargas. [...] A necessidade de mudanças profundas nos padrões tradicionais de mobilidade, na perspectiva de cidades mais justas e sustentáveis, levou à aprovação da Lei Federal n. 12 587 de 2012, que trata da Política Nacional de Mobilidade Urbana e contém princípios, diretrizes e instrumentos fundamentais para o processo de transição.

Disponível em: <http://www.mma.gov.br/cidades sustentaveis/urbanismo-sustentavel/>. Acesso em: 19 jun. 2014.

As mudanças nos padrões tradicionais de mobilidade urbana são necessárias para 

A) aumentar a retomada do crescimento econômico, pautado na circulação de veículos automotores e caminhões. 
B) diminuir o volume da circulação de pessoas, visando criar mecanismos de centralização das atividades econômicas. 
C) estimular o crescimento da indústria aeroespacial nacional com o aumento da produção de helicópteros. 
D) melhoria da qualidade de vida urbana, visando uma cidade menos poluída e com maior fluidez no trânsito. 
E) viabilizar o maior fluxo de veículos individuais que possuem maior autonomia, são mais compactos e menos poluentes.

6- (FUVEST-SP)


O mapa anterior retrata a distribuição espacial, no planeta, de núcleos urbanos com mais de 10 milhões de habitantes, as megacidades. Sobre as megacidades e os processos que as geraram, é correto afirmar que 

A) a maior do mundo, Tóquio, teve vertiginoso crescimento após a Segunda Guerra Mundial, em razão do expressivo desenvolvimento econômico do Japão nesse período. 
B) as latino-americanas cresceram em razão das riquezas geradas por atividades primárias e do dinamismo econômico decorrente de suas funções portuárias. 
C) a maior parte delas localiza-se em países de elevado PIB per capita, tendo sua origem ligada a índices expressivos de crescimento vegetativo e êxodo rural. 
D) as localizadas em países de economia menos dinâmica cresceram lentamente devido à expansão do setor primário. 
E) as localizadas no Oriente Médio são expressivas em número, em razão do desenvolvimento econômico gerado pelo petróleo.

7- (FGV-RJ) Observe o gráfico a seguir:


Sobre os fatores relacionados ao processo de urbanização nas regiões brasileiras, assinale a alternativa correta. 

A) A urbanização é mais lenta nas regiões onde predomina a agricultura de alta intensidade técnica. 
B) Na região Norte, o processo de urbanização é a principal causa do desmatamento. 
C) Na região Centro-Oeste, a urbanização é alimentada pelo êxodo rural resultante da crise do setor agrícola. 
D) No Sudeste, o elevado grau de urbanização é um reflexo da baixa produtividade do setor agrícola. 
E) No Sul, a urbanização foi impulsionada pela concentração da propriedade fundiária e pela modernização técnica da agricultura.

8- (ESPM-SP) Considerando o mapa e seus conhecimentos, podemos afirmar que:


A) As cidades globais localizam-se no Hemisfério Norte, e as megacidades, no Sul. 
B) As megalópoles concentram-se no Hemisfério Norte, enquanto algumas megacidades também surgem no Hemisfério Sul. 
C) As duas maiores metrópoles do mundo localizam-se no Hemisfério Ocidental. 
D) As cidades globais padrão Alfa concentram-se no Hemisfério Sul. 
E) As principais cidades globais localizam-se no Hemisfério Norte, mas a maior parte da população mundial concentra-se ao Sul.

9- (UPE–2016) Os processos de urbanização e de rede urbana no Brasil sofreram diversas transformações significativas na dimensão espacial do desenvolvimento. Sobre esse assunto, é correto afirmar que 

A) no período compreendido entre 1991-1996, as aglomerações urbanas e os centros urbanos de mais de 100 mil habitantes que não constituem aglomeração urbana apresentaram taxas de crescimento da população total abaixo da média nacional. 
B) nas diversas regiões brasileiras, vêm ocorrendo mudanças no formato das redes urbanas regionais e dos centros urbanos médios, com propagação do fenômeno de consolidação de aglomerações urbanas não metropolitanas. 
C) as aglomerações urbanas metropolitanas não concentram mais população e apresentam uma diminuição de importância econômica, a exemplo da região Sudeste diante de alguns centros urbanos, como Recife e Florianópolis. 
D) as 37 aglomerações urbanas não metropolitanas que reúnem 178 municípios vêm diminuindo, de forma expressiva, sua participação no total da população do país, em decorrência do aumento de fluxos migratórios internacionais. 
E) em todas as grandes regiões geográficas, as pequenas cidades apresentam saldos migratórios positivos, determinados pelo crescimento acima da média nacional e pelo aumento das taxas de fecundidade do país.

10- (UFRGS-RS–2018) Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas do enunciado a seguir, na ordem em que aparecem. 

________ é um conjunto de municípios contíguos que se relacionam física, econômica e funcionalmente, gerando fluxos de pessoas, bens, serviços, capital e informação, em diferentes escalas e graus de interdependência. ________ é uma região estabelecida por legislação estadual e constituída por agrupamentos de municípios limítrofes, com o objetivo de integrar a organização, o planejamento e a execução de funções públicas de interesse comum. 

A) Metrópole – Conurbada 
B) Aglomeração urbana – Região Metropolitana 
C) Metrópole – Região Metropolitana 
D) Região Metropolitana – Aglomeração urbana 
E) Aglomeração urbana – Conurbada

11- (EBMSP–2018) 

Todo dia o sol da manhã vem e lhe desafia. 
Trazendo sonhos pro mundo, quem já não o queria 
Palafitas, trapiches, farrapos 
Filhos da mesma agonia. 
E a cidade que tem braços abertos num cartão postal 
Com punhos fechados na vida real 
Lhe nega oportunidades 
Mostra a face do mal 
Alagados Trenchtown, Favela da Maré 
A esperança não vem do mar 
Nem das antenas de TV 
A arte de viver na fé só não sabe fé em quê 

RIBEIRO, Felipe de Nobrega B.; SILVA, Joao Alberto Barone; VIANNA, Herbert. Alagados. In: Os Paralamas do Sucesso. 1986. 

Fenômenos socioeconômicos e culturais influenciaram a urbanização brasileira. Considerando-se o poema da canção “Alagados” e os conhecimentos sobre o atual estágio da urbanização nacional, pode-se concluir: 

A) A estratificação do espaço urbano e a ocupação vertical são indicadores da forma como o espaço urbano é ocupado. 
B) A população urbana declinou, nas últimas décadas, em função da significativa mobilidade social no campo, devido ao agronegócio que passou a absorver a PEA. 
C) A ausência de hierarquia e da especulação imobiliária caracterizam o atual estágio dessa urbanização. 
D) A urbanização processou-se, simultaneamente, em todas as regiões do país e ocorreu, de forma homogênea, sobretudo no final da década de 40 do século passado. 
E) O setor da economia hipertrofiado é o secundário, porque absorve a maior parte da população urbana.

12- (Unifor-CE) Observe o mapa a seguir:


A leitura do mapa e os conhecimentos sobre a urbanização mundial permitem afirmar que 

A) além de apresentarem grande número de habitantes, as megacidades ainda exercem funções de cidades globais. 
B) a elevação da cidade à categoria de megacidade depende muito mais da infraestrutura urbana do que do número de habitantes. 
C) uma das características básicas das megacidades é a localização junto ao litoral, pois a função portuária é decisiva para o crescimento urbano. 
D) como o processo de industrialização ocorre simultaneamente ao de urbanização, atualmente todas as megacidades são fortemente industrializadas. 
E) há uma forte tendência de cada vez mais as megacidades se concentrarem nos países do sul que ainda não completaram a transição demográfica.

13- (FGV-RJ) Vivemos numa era verdadeiramente global, em que o global se manifesta horizontalmente, e não por meio de sistemas de integração verticais, como o Fundo Monetário Internacional e o sistema financeiro. Muito da literatura sobre a globalização foi incapaz de ver que o global se constitui nesses densos ambientes locais.

Disponível em: <http://www.estadao.com.br/noticias/suplementos,a-globalizacao-do-protesto,758135,0.htm>.

Assinale a alternativa que contém uma proposição coerente com os argumentos apresentados no texto. 

A) As metrópoles não apenas sofrem os efeitos da globalização, mas são espaços que produzem a globalização. 
B) As forças globais, tais como o FMI e os sistemas financeiros, não afetam os ambientes locais, desde que eles sejam densos. 
C) Na escala global, os agentes operam horizontalmente, enquanto, na escala local, os agentes operam verticalmente. 
D) A noção de escala global deixou de ter importância em Geografia, já que o global só se revela por meio do local. 
E) A globalização conferiu densidade a todos os ambientes locais, na medida em que suas forças atingem todos os lugares.

14- (FEI-SP) Segundo o geógrafo Milton Santos, metrópoles seriam grandes cidades que se irradiam sobre um vasto território e [são] dotadas de uma importante gama de atividades destinadas a satisfazer as exigências da vida cotidiana da totalidade da população nelas contida [...] 

Apud OLIVA, J.; GIANSANTI, R. Temas da Geografia Mundial. São Paulo: Atual Editora, 1995. p. 116. 

Podem ser considerados fatores responsáveis pela formação das metrópoles, exceto 

A) A modernização do Estado, que possibilitou a transformação de algumas cidades em centros de produção, de circulação e de informação. 
B) A transformação nas formas de produção e de gerência da produção, que levou à criação de gigantescos empreendimentos financeiros e administrativos em algumas cidades. 
C) O desenvolvimento das tecnologias urbanas – meios de transporte como trens, metrô, ônibus; construções verticais; sistemas de saneamento, etc. 
D) O crescimento da participação do setor primário na economia mundial. 
E) O desenvolvimento das tecnologias de comunicação (telefone, fax, computadores, etc.).

15- (Albert Einstein–2016) “No Brasil o fenômeno metropolitano chega ao seu ápice a partir da década de 1960, quando o processo de urbanização alcança novo patamar, baseado no aumento das cidades milionárias [...]” 

SANTOS, Milton. A urbanização brasileira. São Paulo: Editora Hucitec, 1996. p. 66-67. 

Considerando o momento que vivemos pode-se dizer que o fenômeno metropolitano no Brasil 

A) ampliou-se de modo a existirem hoje no país duas metrópoles, fora São Paulo e Rio de Janeiro, que ultrapassaram a cifra de três milhões de habitantes. 
B) ainda é intenso, possui escala nacional e está inclusive interiorizado, marcado por forte dinamismo econômico, mas também por contrastes sociais importantes. 
C) permaneceu vigoroso, mas sem os recursos modernos de telecomunicações, de modo que muitas metrópoles não conseguem exercer influência regional importante. 
D) manteve-se circunscrito às regiões mais industrializadas do país, especialmente no Sudeste; noutras regiões, pode-se falar apenas em crescimento de cidades médias.

16- (PUC-SP–2016) Veja o gráfico:


Tendo em vista a evolução histórica da relação habitantes por veículo na cidade de São Paulo e considerando as outras metrópoles brasileiras, é acertado dizer que 

A) a automobilização de São Paulo é um elemento chave de sua mobilidade urbana, algo comprovado por um número de habitantes por veículo menos elevado do que em muitas cidades de países mais ricos. 
B) essa automobilização de São Paulo é muito específica em comparação com as outras metrópoles brasileiras, que, em razão de dificuldades econômicas, possuem índices desprezíveis de automobilização. 
C) a diminuição do número de habitantes por veículo, como mostra o gráfico, foi uma evolução constante, produto do desenvolvimento econômico do país e da cidade e também do aumento da igualdade econômica. 
D) São Paulo, apesar de seus problemas, exemplifica a possibilidade eficiente de usar o automóvel como modal relevante na mobilidade urbana e sua harmonia com o transporte coletivo nas ruas da cidade.

17- (Unicamp-SP–2016) O processo contemporâneo de metropolização do espaço e a grande metamorfose que vem ocorrendo em algumas metrópoles têm significado mudanças territoriais expressivas. Há intensificação e multiplicidade de fluxos de pessoas, mercadorias e informações, bem como crescimento do número de cidades conurbadas, onde não se distingue muito bem, na continuidade da imensa área construída, o limite municipal de cada uma delas. Tanto em São Paulo, por exemplo, como na Cidade do México, em Buenos Aires ou em Santiago, vamos encontrar a manifestação desse momento mais avançado da urbanização. 

LENCIONI, Sandra. A metamorfose de São Paulo: o anúncio de um novo mundo de aglomerações difusas. Revista Paranaense de Desenvolvimento, Curitiba, n. 120, p. 133-148, jan. / jun. 2011 (Adaptação). 

Tendo em vista a metrópole contemporânea, é correto afirmar que se trata de uma 

A) única aglomeração, mas dispersa e fragmentada, onde fluxos imateriais regem um conjunto diferenciado de lugares. 
B) única aglomeração, pois é compacta e coesa, onde fluxos imateriais regem um conjunto diferenciado de lugares. 
C) metrópole compacta e coesa, organizada exclusivamente por uma estrutura hierárquica de fluxos imateriais. 
D) metrópole dispersa e fragmentada, organizada exclusivamente por uma estrutura hierárquica de fluxos materiais.

18- (Enem–2016) Foi-se o tempo em que era possível mostrar um mundo econômico organizado em camadas bem definidas, onde grandes centros urbanos se ligavam, por si próprios, a economias adjacentes “lentas”, com o ritmo muito mais rápido do comércio e das finanças de longo alcance. Hoje tudo ocorre como se essas camadas sobrepostas estivessem mescladas e interpermeadas. Interdependências de curto e longo alcance não podem mais ser separadas umas das outras. 

BRENNER, N. A globalização como reterritorialização. Cadernos Metrópole, n. 24, jul. / dez. 2010 (Adaptação). 

A maior complexidade dos espaços urbanos contemporâneos ressaltada no texto explica-se pela 

A) expansão de áreas metropolitanas. 
B) emancipação de novos municípios. 
C) consolidação de domínios jurídicos. 
D) articulação de redes multiescalares. 
E) redefinição de regiões administrativas.

19- (Enem–2016) O Rio de Janeiro tem projeção imediata no próprio estado e no Espírito Santo, em parcela do sul do estado da Bahia, e na Zona da Mata, em Minas Gerais, onde tem influência dividida com Belo Horizonte. Compõem a rede urbana do Rio de Janeiro, entre outras cidades: Vitória, Juiz de Fora, Cachoeiro de Itapemirim, Campos dos Goytacazes, Volta Redonda – Barra Mansa, Teixeira de Freitas, Angra dos Reis e Teresópolis.

Disponível em: <http://ibge.gov.br>. Acesso em: 09 jul. 2015 (Adaptação).

O conceito que expressa a relação entre o espaço apresentado e a cidade do Rio de Janeiro é: 

A) Frente pioneira. 
B) Zona de transição. 
C) Região polarizada. 
D) Área de conurbação. 
E) Periferia metropolitana.

20- (Enem) Trata-se de um gigantesco movimento de construção de cidades, necessário para o assentamento residencial dessa população, bem como de suas necessidades de trabalho, abastecimento, transporte, saúde, energia, água, etc. Ainda que o rumo tomado pelo crescimento urbano não tenha respondido satisfatoriamente a todas essas necessidades, o território foi e foram construídas as condições para viver nesse espaço. 

MARICATO, E. Brasil, cidades: alternativas para a crise urbana. Petrópolis: Vozes, 2001. 

A dinâmica de transformação das cidades tende a apresentar como consequência a expansão das áreas periféricas pelo(a) 

A) crescimento da população urbana e aumento da especulação imobiliária. 
B) direcionamento maior do fluxo de pessoas, devido à existência de um grande número de serviços. 
C) delimitação de áreas para uma ocupação organizada do espaço físico, melhorando a qualidade de vida. 
D) implantação de políticas públicas que promovem a moradia e o direito à cidade aos seus moradores. 
E) reurbanização de moradias nas áreas centrais, mantendo o trabalhador próximo ao seu emprego, diminuindo os deslocamentos para a periferia.



GABARITO:
1- A
2- A
3- C
4- D
5- D
6- A
7- E
8- B
9- B
10- B
11- A
12- E
13- A
14- D
15- B
16- A
17- A
18- D
19- C
20- A

Nenhum comentário:

Postar um comentário