domingo, 27 de julho de 2025

Atividade 33 de Geografia - 8ª série - Anos Finais - População e Demografia

ATIVIDADE 33

Objeto de Aprendizagem: População e Demografia

Competências da BNCC: EF08GE01 / EF08GE02 / EF08GE03 / EF08GE04 / EF08GE18

 

1. Qual a diferença entre uma migração voluntária e uma migração forçada? Dê um exemplo para cada tipo de migração.

2. Dentro do contexto das migrações internacionais, aponte os principais fatores que caracterizam áreas de atração e repulsão.

3. De que maneira o grau de desenvolvimento econômico de um país está relacionado ao ritmo de cresci mento de sua população?

4. Quais tipos de informações, referentes a uma população, o estudo do formato de uma pirâmide etária pode oferecer?

5. Como se caracteriza a estrutura etária de uma população em que o formato de sua pirâmide etária tem a base larga, o corpo afunilado e o ápice estreito?

 6. Leia a manchete de jornal a seguir.

 


a) Qual informação é transmitida na manchete acima?

b) De acordo com o que você estudou, essa ação é adotada por países que pos suem qual característica de estrutura etária da população?

 

7. Leia o texto a seguir e depois realize a atividade solicitada.

O DRAMÁTICO VAI E VEM DOS HAITIANOS

A imigração haitiana no Brasil passou por vários momentos desde sua intensificação a partir de 2010, ano do terremoto que destruiu o Haiti. Nesses sete anos, mais de 90 000 haitianos entraram e se espalharam pelo país, enfrentando uma difícil trajetória, na condição de trabalhador imigrante, para sua inserção no mercado. [...]

Com base nesse texto e no que você estudou, descreva as dificuldades enfrentadas pelos imigrantes em seu país de destino.

 

8. Em 2022, o Brasil registrou uma das menores taxas de crescimento populacional desde o início da série histórica do IBGE. Esse dado reflete mudanças demográficas profundas, com queda na taxa de natalidade e aumento da expectativa de vida. 

Explique o que é crescimento populacional e como a combinação entre natalidade, mortalidade e migração interfere nesse indicador. 

 

9. Ao longo da história, os fluxos migratórios sempre foram influenciados por fatores naturais, econômicos e sociais. Nos últimos anos, migrações forçadas aumentaram, especialmente por causa de conflitos e crises climáticas em várias partes do mundo. 

Analise como os fluxos populacionais internacionais podem impactar tanto os países de origem quanto os de destino, considerando aspectos econômicos e sociais. 

 

10. A distribuição da população mundial é desigual. Países com baixa densidade demográfica enfrentam desafios diferentes daqueles com alta concentração de pessoas. Um exemplo é o Canadá, que tem grande extensão territorial e poucos habitantes por quilômetro quadrado. 

Explique como a densidade demográfica pode influenciar a organização do território e os serviços oferecidos à população em diferentes contextos geográficos. 

 

GABARITO

1-    Uma migração voluntária é realizada por iniciativa e desejo do próprio migrante, em geral por razões econômicas, como no caso de pessoas que migram em busca de empregos e uma fonte de renda fixa em outro país para enviar dinheiro às suas famílias. Já uma migração forçada ocorre quando a pessoa é obrigada a migrar em razão de alguns fatores, como guerras, perseguições políticas e religiosas, desastres naturais e outros exemplos.

2-    As áreas de atração, de modo geral, são representadas por países desenvolvidos ou emergentes que oferecem mais oportunidades. As áreas de repulsão são países com baixo nível de desenvolvimento socioeconômico e que apresentam problemas, como alto desemprego e inflação, que vivenciam guerras ou escassez de recursos hídricos, entre outros exemplos.

3-    De modo geral, países menos desenvolvidos economicamente tendem a apresentar altas taxas de natalidade, proporcionando maior crescimento populacional e uma maior proporção de jovens entre a população total. Já países com maior desenvolvimento econômico tendem a reduzir as taxas de natalidade e o ritmo de crescimento de sua população.

4-    Ao estudarmos o formato de uma pirâmide etária, podemos compreender algumas características demográficas da população, como a natalidade, a mortalidade e a expectativa de vida.

5-    A base larga e o topo estreito caracterizam uma elevada proporção de crianças e jovens e uma baixa proporção de idosos no conjunto da população. Já o estreitamento do corpo da pirâmide revela elevadas taxas de mortalidade, e o topo afunilado indica uma reduzida expectativa de vida para a população do país.

6-    a) A Itália vai distribuir um valor de 800 euros para os casais que tiverem filhos.

b) Essa ação é adotada por países que apresentam um envelhecimento da população, em que a taxa de natalidade é reduzida. Assim, o governo concede benefícios, como o mencionado na manchete, para incentivar casais a terem filhos.

7-    O terremoto de 2010 provocou uma intensificação no fluxo de haitianos para o Brasil. Eles vieram em busca de melhores condições de vida, mas passam por dificuldades para encontrar emprego por serem imigrantes, por falarem outra língua.

8-    O crescimento populacional é o aumento do número de habitantes de um lugar ao longo do tempo. Ele é influenciado pela natalidade (nascimentos), pela mortalidade (óbitos) e pelas migrações (entrada e saída de pessoas). Se a taxa de natalidade for maior que a mortalidade e houver mais imigrantes que emigrantes, o crescimento populacional será positivo. Caso contrário, pode ser nulo ou negativo.

9-    Os fluxos populacionais internacionais afetam os países de origem com a perda de mão de obra e, muitas vezes, o esvaziamento de regiões. Já os países de destino enfrentam desafios para integrar os imigrantes à sociedade, como garantir acesso à moradia, educação, saúde e empregos. Porém, também podem se beneficiar da diversidade cultural e do reforço à força de trabalho, principalmente em setores com falta de profissionais.

10-  A densidade demográfica influencia diretamente na organização do território. Regiões muito povoadas exigem maior oferta de serviços públicos, transporte, habitação e saneamento. Já áreas com baixa densidade podem enfrentar dificuldades na oferta desses serviços por conta das grandes distâncias e da dispersão da população, como ocorre em países extensos e pouco habitados, como o Canadá.


Nenhum comentário:

Postar um comentário