ATIVIDADE 38
Objeto de Aprendizagem: O sistema Capitalista
e a Fase Comercial
Competências da BNCC: EF08GE07 / EF08GE08 / EF08GE09
/ EF08GE12 / EF08GE13 / EF08GE18 / EF08GE20
1- Uma das principais características do capitalismo é a divisão da sociedade em duas classes essenciais: trabalhadores livres, que vendem sua força de trabalho em troca de um salário; e empregador, também denominado capitalista, proprietário dos meios de produção, que contrata os trabalhadores para a prestação de serviços e também para a fabricação de produtos, visando ao lucro e ao abastecimento do mercado consumidor. Veja a seguir alguns importantes aspectos da sociedade capitalista e descreva-as conceituando cada uma.
a) Produção para o mercado:
b) Trabalho assalariado:
c) Propriedade privada dos meios de produção:
d) Divisão da sociedade em classes:
e) Divisão do trabalho:
f)
Desigualdade social:
2- Como se dividem as fases do
capitalismo?
Leia o texto e responda
as questões abaixo.
O CAPITALISMO COMERCIAL
A Europa sofreu grandes transformações econômicas entre os séculos XIV e XVI. O comércio intensificou-se, o que possibilitou o fortalecimento de uma classe social composta principalmente de comerciantes e banqueiros, denominada burguesia. O fortalecimento das atividades comerciais resultou no crescimento de manufaturas. Nos centros urbanos, também chamados burgos, eram produzidos e comercializados produtos da Europa e de vários lugares do mundo. As rotas comerciais, terrestres ou marítimas (pelo mar Mediterrâneo), levavam até as cidades europeias mercadorias, como metais preciosos, açúcar e especiarias, a fim de abastecer o crescente mercado consumidor. A necessidade de novas rotas de comércio, especialmente para as Índias, um dos maiores fornecedores de produtos da época, impulsionou a expansão marítima euro peia, conhecida como Grandes Navegações (no início, realizadas por Portugal e Espanha e, em seguida, também por França, Inglaterra e Holanda). Esses países expandiram seus domínios territoriais fundando colônias, sobretudo na América e na África, visando à acumulação de capital. A partir desse período, passou a ser estabelecida a função de cada uma das regiões ou países do mundo nas trocas comerciais internacionais. Mais tarde, essa troca comercial internacional passou a ser chamada Divisão Internacional do Trabalho (DIT).
FONTE: TORREZANI, Neiva Camargo. Vontade de
saber: Geografia: 8º ano: ensino fundamental: anos finais. São Paulo: Quinteto
Editorial, 2018. ISBN 978-85-8392-159-2.
3- No sistema capitalista, o que seria o capital?
4- Explique o que eram as especiarias no capitalismo comercial.
5- O que eram as manufaturas e os produtos manufaturados?
6- O que são produtos primários?
7- Quais transformações econômicas ocorreram na Europa entre os séculos XIV e XVI e como elas contribuíram para o fortalecimento da burguesia?
8- Explique de que forma as Grandes Navegações impulsionaram o crescimento do capitalismo comercial e a formação de colônias europeias.
9- O que é a Divisão Internacional do Trabalho (DIT) e como ela se originou a partir da expansão marítima europeia?
10- Explique o esquema abaixo referente
ao Pacto Colonial.
GABARITO
1-
a) Produção para o mercado: na economia
capitalista, a produção é destinada, sobretudo, ao comércio visando ao lucro.
b) Trabalho
assalariado: o trabalho também é transformado em mercadoria e é vendido pelo
valor do salário.
c) Propriedade
privada dos meios de produção: as fábricas, os bancos e os estabelecimentos
comerciais, em geral, são propriedades privadas.
d) Divisão da
sociedade em classes: são duas as principais classes sociais: os que detêm a
propriedade privada dos meios de produção, os capitalistas (ou burguesia), e
aqueles que vendem sua força de trabalho, os trabalhadores.
e) Divisão do
trabalho: o processo de produção, em geral, ocorre por meio de trabalhos
divididos e isolados uns dos outros.
f) Desigualdade social: A concentração dos lucros obtidos nos meios de produção por uma minoria.
2- capitalismo comercial, capita lismo industrial, capitalismo financeiro e capitalismo informacional.
3- Capital: dinheiro e bens materiais utilizados na produção de outros bens, os quais podem gerar lucros para os donos dos meios de produção.
4- Especiaria: parte de plantas e ervas, como canela, cravo, gengibre e pimenta-do-reino, utilizada em várias atividades, sobretudo na culinária, como tempero, por possuir propriedades aromáticas e gostos acentuados.
5- Manufatura: estabelecimento onde se fabrica produtos por meio do trabalho artesanal. Produto manufaturado: artigo fabricado sem o emprego de máquinas, ou seja, por meio da técnica de produção artesanal, apesar de empregar várias pessoas, sendo cada uma responsável por determinada etapa da produção.
6- Produto primário: produto originado pelo setor primário da economia, ou seja, a agropecuária e o extrativismo.
7- A Europa passou por um crescimento do comércio, o que gerou o fortalecimento de uma nova classe social chamada burguesia, composta por comerciantes e banqueiros. Esse processo estimulou o aumento da produção em manufaturas e o desenvolvimento dos burgos.
8- As Grandes Navegações permitiram a abertura de novas rotas comerciais, especialmente para as Índias, e levaram à expansão territorial dos países europeus. Esses países fundaram colônias na América e na África, visando à acumulação de capital e ao aumento das trocas comerciais.
9- A Divisão Internacional do Trabalho surgiu com a consolidação das trocas comerciais internacionais após as Grandes Navegações. Cada região passou a desempenhar uma função específica na economia mundial, como fornecimento de matérias-primas ou produção industrial, conforme os interesses das potências comerciais europeias.
10-
Às
colônias coube o envio de matérias-primas (metais preciosos, especiarias, entre
outros) para as metrópoles. Às metrópoles coube abastecer suas colônias com
mercadorias manufaturadas (louças, tecidos, ferramentas, entre outras).
Nenhum comentário:
Postar um comentário