domingo, 27 de julho de 2025

Atividade 34 de Geografia - 8ª série - Anos Finais - Territórios Culturais e Políticos do mundo.

ATIVIDADE 34

Objeto de Aprendizagem: Territórios Culturais e Políticos do mundo.

Competências da BNCC: EF08GE01 / EF08GE05 / EF08GE06

 

1- Observe a imagem.

 


O mundo em que vivemos é formado por uma imensa quantidade de povos com suas respectivas culturas. Diariamente, observamos nos noticiários dos telejornais que em alguns países ou regiões do mundo a convivência entre os povos ocorre de maneira conflituosa, embora na maioria das vezes seja pacífica. Exemplo disso, foram os protestos pela libertação do Tibete, ocorrido em Londres. Os tibetanos tiveram seu território ocupado militar mente pela China desde a década de 1950 e até os dias atuais reivindicam sua libertação usando a mensagem “Tibete livre”.

FONTE: TORREZANI, Neiva Camargo. Vontade de saber: Geografia: 8º ano: ensino fundamental: anos finais. São Paulo: Quinteto Editorial, 2018. ISBN 978-85-8392-159-2.

a)    Conte para os colegas o que você sabe sobre o domínio do Tibete pela China.

b)   Em 1949, Pablo Picasso produziu a tela Pomba da Paz. Caso você desejasse criar um símbolo para representar a paz no mundo, qual seria? Faça um desenho e mostre para seus colegas.

c)    Você sabe o que são grupos separatistas? Já soube de notícias a respeito das ações praticadas por esses grupos e o que eles reivindicam? Comente.

2- A superfície terrestre é formada por áreas emersas, compostas pelos continentes e ilhas, e por áreas submersas, recobertas por mares e oceanos. Atualmente, as áreas emersas ocupam menos de um terço de toda a superfície do planeta, sendo divididas em seis grandes continentes. Cite-os.

3- As áreas submersas ocupam a maior parte da superfície terrestre e são divididas em cinco grandes oceanos. Cite-os.

4- Observe os gráficos e responda:

a)    Qual o maior oceano da Terra?

b)   Qual o maior continente da Terra?

5- Pesquise na Web e complete corretamente a tabela com o quantitativo populacional aproximado e a área territorial de cada continente.

 

6- Explique a diferença entre povo e cultura.

 

7- A religião, por exemplo, consiste em uma importante manifestação cultural dos povos. A maneira como cada povo professa sua fé, compreende e explica a realidade do mundo em que vive, torna essas crenças bem diferentes umas das outras. A existência de grande quantidade de religiões praticadas retrata parcialmente a diversidade cultural do mundo.

Cite as principais religiões do mundo.

8- Caracterize cada religião abaixo destacando sua origem, profetas se houver e principais características.

a)    Cristianismo:

b)   Islamismo:

c)    Hinduísmo:

d)   Budismo:

e)    Sikhismo:

f)     Judaísmo:

g)   Espiritismo:

h)   Bahaísmo:

i)     Xintoísmo:

j)     Zoroastrismo:

 

9- Explique a diferença entre identidade cultural, países, território, nação e Estado.

10- O que são fronteiras e como são definidos os limites territoriais dos países?

 

GABARITO

1-    a) Resposta pessoal. Promova uma roda de conversa com os alunos a fim de trocarem ideias. Para nortear es se debate, se possível, leve para a sala de aula notícias de jornais e internet que retratem esse conflito. Incentive a participação de todos.

b) Resposta pessoal. Verifique se o desenho elaborado pelos alunos está coerente com a atividade proposta.

c) Resposta pessoal. Verifique se a opinião dos alunos está coerente com a atividade proposta. Estimule a participação de todos.

 

2-    América - Europa - África - Ásia - Oceania – Antártida

3-    Oceano Atlântico - Oceano Pacífico - Oceano Índico - Oceano Ártico - Oceano Antártico (também chamado de Oceano Austral)

4-    a) Oceano Pacífico.

           b) Ásia, com 45 milhões de km2.

5-   

 


6-    Cultura é isso e muito mais. Envolve tudo o que é criado e praticado pelo ser humano, por exemplo, a língua falada, os objetos fabricados, o tipo da escrita etc. Desse modo, a cultura é um dos principais aspectos que dão identidade aos grupos humanos, que os une como um povo. Povos são grupos de pessoas que têm em comum a ancestralidade e o passado histórico, as sim como sua expressão cultural desenvolvida ao longo do tempo, como crenças, tradições e hábitos. A religião, por exemplo, consiste em uma importante manifestação cultural dos povos.

7-    Cristianismo, Islamismo, Hinduísmo, Budismo, Sikhismo, Judaísmo, Espiritismo, Bahaísmo, Xintoísmo, Zoroastrismo.

8-    Cristianismo

Origem: Médio Oriente, por volta do século I d.C., a partir dos ensinamentos de Jesus Cristo.

Características: Monoteísta, com base na Bíblia; crença na salvação pela fé e na vida após a morte; dividido em diversas vertentes como catolicismo, protestantismo e ortodoxia.

Islamismo

Origem: Península Arábica, século VII, com o profeta Maomé.

Características: Monoteísta; segue o Alcorão como livro sagrado; prática dos cinco pilares do Islã; fé em Alá como único Deus e Maomé como seu profeta.

Hinduísmo

Origem: Subcontinente indiano, há mais de 4 mil anos.

Características: Politeísta; crença em reencarnação, carma e moksha; textos sagrados como os Vedas; rica diversidade de rituais e deuses como Shiva, Vishnu e Brahma.

Budismo

Origem: Índia, século VI a.C., com Siddhartha Gautama (Buda).

Características: Filosofia e religião não teísta; foco na iluminação espiritual, no desapego e nas Quatro Nobres Verdades; prática da meditação e do caminho óctuplo.

Sikhismo

Origem: Índia (região do Punjab), século XV, com Guru Nanak.

Características: Monoteísta; busca espiritual baseada na igualdade, honestidade e meditação; livro sagrado Guru Granth Sahib; rejeita o sistema de castas.

Judaísmo

Origem: Região da Palestina, há mais de 3 mil anos.

Características: Monoteísta; crença em um Deus único e pacto com o povo hebreu; base na Torá (Pentateuco); práticas como o Shabat e o estudo religioso são centrais.

Espiritismo

Origem: França, século XIX, com Allan Kardec.

Características: Doutrina baseada na comunicação com os espíritos e na reencarnação; valorização da ética, da caridade e do progresso moral; interpretações cristãs racionalizadas.

Bahaísmo

Origem: Pérsia (Irã), século XIX, com Bahá'u'lláh.

Características: Monoteísta; prega a unidade espiritual de toda a humanidade; valoriza a paz, a justiça e a igualdade entre os povos; respeito por todas as religiões anteriores.

Xintoísmo

Origem: Japão, tradição ancestral com organização no século VIII.

Características: Politeísta; culto aos kami (espíritos da natureza e ancestrais); forte relação com os rituais e festivais japoneses; sem textos sagrados centrais definidos.

Zoroastrismo

Origem: Pérsia (Irã), por volta do século VI a.C., com o profeta Zaratustra.

Características: Monoteísta ou dualista; crença no Deus Ahura Mazda e no conflito entre o bem e o mal; influenciou religiões abraâmicas; texto sagrado: Avesta.

 

9-    Quando um grupo de pessoas compartilha crenças e hábitos pertencentes a uma mesma cultura, dizemos que possuem uma identidade cultural.

Os povos que pos suem uma identidade cultural formam uma nação.

Para a Geografia, território representa uma área sobre a qual se exerce domínio, isto é, relações de poder, propriedade e influência. Os países são territórios que cor respondem a uma área continental ou insular da superfície terrestre, dominada e organizada politicamente, por um sistema de governo, leis e instituições próprias. O Estado é a autoridade máxima em um país que exerce controle sobre o território nacional.

 

10-  Os limites entre os países são estabelecidos por meio de tratados e acordos di plomáticos internacionais, muitos deles coincidindo com marcos naturais, como rios, lagos, cadeias montanhosas, ou artificiais, como placas, pontes etc. A fronteira é a área que se estende ao longo dos limites nacionais, considerada uma região estratégica para um país, tanto do ponto de vista econômico, político e de segurança nacional. Nessa faixa territorial são intensos os fluxos comerciais e deslocamento de pessoas entre os países.


Nenhum comentário:

Postar um comentário