domingo, 27 de julho de 2025

Atividade 30 de Geografia - 8ª série - Anos Finais - Dinâmicas Migratórias

ATIVIDADE 30

Objeto de Aprendizagem: Dinâmicas Migratórias

Competências da BNCC: EF08GE01 / EF08GE02 / EF08GE03 / EF08GE04 / EF08GE18

 

Leia o texto e responda as questões abaixo.

DINÂMICAS MIGRATÓRIAS DA POPULAÇÃO MUNDIAL

Todos os anos, milhares de pessoas migram de um país para outro pelas mais diversas razões, como busca de trabalho, para assim alcançar melhores condições de vida, questões que envolvem conflitos e guerras, entre outros. Em 2017, de acordo com a ONU, cerca de 258 milhões de pessoas em todo o mundo viviam fora do país em que nasceram por diferentes motivos. Chamamos de emigrantes as pessoas que deixam o lugar de origem para ir viver em outro país ou região. Denominamos de imigrantes aqueles que entram em um país ou região que não representa seu país ou região de origem, com a intenção de se estabelecer nele. Em comum, pessoas que emigram compartilham o desejo de uma vida melhor. Podemos classificar as migrações entre migrações voluntárias, isto é, deslocamentos espontâneos por iniciativa do próprio migrante, e migrações forçadas, motivadas por guerras, desastres naturais e outros fatores. Quando o motivo de deslocamento é comprovadamente a ocorrência de guerras, conflitos étnicos e perseguições política e religiosa, o migrante é considerado um refugiado. As migrações também podem ser classificadas entre migrações temporárias, em que a pessoa reside durante algum tempo, como meses ou anos, no lugar para o qual se deslocou e posteriormente retorna ao seu lugar de origem, e migrações permanentes, em que o indivíduo se estabelece definitivamente no lugar para o qual se deslocou.

 

1. De acordo com o texto, quais são os principais motivos que levam milhares de pessoas a migrarem todos os anos?

2. Diferencie os conceitos de emigrante e imigrante com base nas informações do texto.

3. Explique o que caracteriza uma migração como forçada e dê exemplos citados no texto.

4. O que diferencia uma migração temporária de uma migração permanente, segundo o texto?

5. Observe o mapa sobre os fluxos migratórios e responda:


a)    De acordo com o mapa, identifique algumas áreas que mais recebem imigrantes.

 

b)    Identifique algumas áreas onde existem mais emigrantes.

 

Leia o texto e responda as questões abaixo.

 

OS FLUXOS MIGRATÓRIOS MUNDIAIS NA ATUALIDADE

 

De modo geral, a maioria das pessoas que emigra voluntariamente em busca de melhores condições de vida se desloca em direção a países com maior nível de desenvolvi mento socioeconômico do que seu país de origem. As nações desenvolvidas, como Estados Unidos, Alemanha, Austrália, Canadá, França, Japão e Reino Unido, entre outras, representam as principais áreas de atração de imigrantes de todo o mundo. No entanto, países com economias emergentes, como Brasil e África do Sul, entre outros, também atraem muitos imigrantes, principalmente, provenientes de países vizinhos mais pobres. Trabalhadores imigrantes, de modo geral, oferecem mão de obra não especializada e acabam empregados em atividades de baixa remuneração, que exigem pouca qualificação. Desse modo, atendem a uma parcela importante das necessidades de mão de obra, principalmente, dos países desenvolvidos. A maior parte dos fluxos migratórios atuais ocorre tendo como área de origem, ou seja, área de expulsão, países mais pobres. Nesses países, parte significativa da população passa por dificuldades econômicas em razão de alguns problemas, como altos índices de desemprego e inflação. Portanto, buscam uma melhora na qualidade de vida ao deixar seu país. Áreas de expulsão também ocorrem em regiões que vivenciam guerras e conflitos étnicos ou religiosos, assim como em áreas onde são verificados problemas ambientais, como escassez de recursos hídricos e desertificação do solo. Há, ainda, áreas afetadas por fenômenos naturais, como erupções vulcânicas, terremotos, inundações e secas prolongadas, de onde partem muitos habitantes. As principais áreas de repulsão, atualmente, estão localizadas no Oriente Médio (em função da guerra civil na Síria) e em áreas do continente africano que vivenciam conflitos e problemas econômicos. Vários países latino-americanos que registram baixos índices de desenvolvimento socioeconômico também se caracterizam como áreas de repulsão, levando muitas pessoas a migrar em direção a outros países da região ou para outros continentes. Os principais países nessa condição atualmente são El Salvador, Guatemala, Hon duras, Haiti e Venezuela. Enquanto algumas nações desenvolvidas vêm impondo barreiras cada vez maio res à entrada de imigrantes em seu território, países latino-americanos que tendem a oferecer maiores oportunidades, como Brasil, Chile e México, são escolhidos por uma parcela significativa desses imigrantes. Apesar de alguns exemplos positivos, políticas restritivas quanto à entrada de imigrantes existem nesses países e dificultam tais movimentos, e questões de segurança são, muitas vezes, colocadas acima dos direitos humanos.

FONTE: TORREZANI, Neiva Camargo. Vontade de saber: Geografia: 8º ano: ensino fundamental: anos finais. São Paulo: Quinteto Editorial, 2018. ISBN 978-85-8392-159-2.

 

6. Por que pessoas de países com menor desenvolvimento socioeconômico tendem a migrar para países mais desenvolvidos?

7. Que tipo de mão de obra os trabalhadores imigrantes costumam oferecer nos países que os recebem e qual a importância dessa mão de obra?

8. Quais fatores econômicos, sociais e ambientais podem transformar uma região em área de expulsão ou repulsão migratória?

9. Com base no texto, quais países da América Latina são considerados áreas de repulsão atualmente e por quais motivos?

10. De que maneira as políticas migratórias adotadas por países desenvolvidos e latino-americanos influenciam os fluxos migratórios atuais?

 

GABARITO

1. Busca por melhores condições de vida, procura por trabalho, conflitos, guerras, desastres naturais e perseguições políticas ou religiosas.

2. Emigrante é a pessoa que sai do lugar de origem para viver em outro país ou região. Imigrante é a pessoa que entra em um país ou região que não é seu local de origem com intenção de se estabelecer.

3. Migração forçada ocorre quando o deslocamento é provocado por fatores como guerras, conflitos étnicos, perseguições políticas ou religiosas e desastres naturais. Um exemplo citado no texto é o refugiado.

4. Migração temporária acontece quando a pessoa vive por um período limitado em outro lugar e depois retorna ao local de origem. Migração permanente ocorre quando o indivíduo decide se estabelecer definitivamente no novo lugar.

5. a) De acordo com o mapa, identifique algumas áreas que mais recebem imigrantes. 2. Identifique algumas áreas onde existem mais emigrantes.

b) Norte da África, alguns países da América Latina, República Dem. do Congo, Oriente Médio, China e Índia.

6. Porque enfrentam dificuldades econômicas, como desemprego e inflação, e buscam melhores condições de vida em países com mais oportunidades e maior desenvolvimento.

7. Os imigrantes geralmente oferecem mão de obra não especializada e acabam empregados em atividades de baixa remuneração. Essa mão de obra é importante para atender setores que precisam de força de trabalho com pouca qualificação, especialmente nos países desenvolvidos.

8. Fatores como guerras, conflitos étnicos e religiosos, problemas econômicos, escassez de recursos naturais, desertificação, fenômenos naturais como terremotos e secas podem transformar uma região em área de expulsão ou repulsão.

9. El Salvador, Guatemala, Honduras, Haiti e Venezuela são países que enfrentam problemas como pobreza, conflitos, instabilidade política e baixos índices socioeconômicos, levando muitas pessoas a migrarem.

10. Políticas mais rígidas nos países desenvolvidos dificultam a entrada de imigrantes, enquanto alguns países latino-americanos, como Brasil, Chile e México, ainda oferecem oportunidades, embora também imponham restrições. Essas decisões influenciam diretamente o destino e o volume dos fluxos migratórios.


Nenhum comentário:

Postar um comentário