domingo, 27 de julho de 2025

Atividade 40 de Geografia - 8ª série - Anos Finais - Capitalismo Técnico-Científico-Informacional

ATIVIDADE 40

Objeto de Aprendizagem: Capitalismo Técnico-Científico-Informacional

Competências da BNCC: EF08GE07 / EF08GE08 / EF08GE09 / EF08GE12 / EF08GE13 / EF08GE18 / EF08GE20

 

1- Explique por que, atualmente, dizemos que vivenciamos a fase de transição da terceira para a quarta Revolução Industrial?

Leia o texto e responda as questões abaixo.

O CAPITALISMO TÉCNICO-CIENTÍFICO-INFORMACIONAL


Esse período tem início em meados do século XX, sobretudo após a Segunda Guerra Mundial, estendendo-se até os dias atuais. Entre suas principais características está a forte interdependência entre o conhecimento científico e o meio industrial. Por isso, ele é denominado Terceira Revolução Industrial. Além de preservar parte das características do capitalismo financeiro, o capitalismo informacional passou a considerar a pesquisa científica a “peça-chave” para o desenvolvimento das indústrias de alta tecnologia, entre elas a eletrônica, a robótica, a de biotecnologia e a aeroespacial. O capitalismo informacional criou novos ramos industriais, como a informática (computadores e softwares), a telecomunicação (rede de cabos e satélites), a mecatrônica (robôs industriais e comandos digitais) e a biotecnologia (cultura de células animais). Atualmente, o capitalismo é o sistema predominante na maioria dos países. O pro cesso de expansão e predomínio do sistema capitalista é decorrente da ampliação da produção industrial e, em especial, do crescimento do comércio mundial que foi intensificado após a Segunda Guerra Mundial. O expressivo aumento do comércio global se deve, sobretudo, à queda gradativa das tarifas alfandegárias e à consequente inserção de várias economias nacionais no mercado internacional. Além disso, a disseminação de empresas multinacionais por vários países do mundo contribuiu para que, a partir do capitalismo informacional, as transações comerciais em nível mundial ultrapassassem todos os volumes e valores antes registrados. O comércio em escala planetária proporciona uma grande interdependência do espaço geográfico mundial. Para muitos estudiosos, essa interdependência tem raízes nas Grandes Navegações europeias do século XVI, ou seja, há alguns séculos teve início um processo que atualmente resulta na internacionalização ou mundialização da produção industrial, do capital, das mercadorias, das técnicas, do trabalho e até mesmo do consumo e da cultura. Segundo esses estudos, vivemos atualmente a era da globalização.

FONTE: TORREZANI, Neiva Camargo. Vontade de saber: Geografia: 8º ano: ensino fundamental: anos finais. São Paulo: Quinteto Editorial, 2018. ISBN 978-85-8392-159-2.

 

2- Quais são as principais características do capitalismo técnico-científico-informacional e como ele se diferencia das fases anteriores do sistema capitalista?

3. Por que a pesquisa científica passou a ser considerada uma peça-chave para o desenvolvimento industrial nesse período?

4. Quais foram os novos ramos industriais criados com a consolidação do capitalismo informacional e de que forma eles impactaram a sociedade?

5. Como o comércio mundial foi influenciado pelo capitalismo informacional após a Segunda Guerra Mundial?

6. De que maneira a disseminação de empresas multinacionais contribuiu para a intensificação das transações comerciais em escala global?

7. Segundo o texto, como a globalização está relacionada ao processo de internacionalização iniciado nas Grandes Navegações?

8- Na Era da evolução tecnológica, explique o que é a biotecnologia.

9- O que são empresas multinacionais?

10- O você entende por tarifas alfandegárias? Pesquise em livros ou na internet e converse com seus colegas sobre o assunto.

 

GABARITO

1-    Atualmente dizemos que estamos vivendo a transição da Terceira para a Quarta Revolução Industrial porque muitas das tecnologias e mudanças sociais iniciadas na Terceira ainda estão presentes, mas estão sendo rapidamente transformadas por inovações mais avançadas e integradas, a exemplos da automação, robótica, telecomunicações e informática.

2-    O capitalismo técnico-científico-informacional é marcado pela integração entre ciência e indústria, surgimento de novos ramos tecnológicos e grande interdependência econômica global. Ele se diferencia pelas inovações científicas e pela ampliação da produção e comércio mundial.

3-     Porque a pesquisa científica passou a gerar tecnologias fundamentais para indústrias de alta complexidade, tornando-se essencial para a competitividade econômica dos países.

4-    Foram criados ramos como informática, telecomunicação, mecatrônica e biotecnologia. Esses setores transformaram a vida cotidiana, os processos produtivos e as relações sociais, tornando a sociedade mais conectada e tecnológica.

5-    O comércio foi intensificado com a queda das tarifas alfandegárias e a abertura de economias nacionais ao mercado global, permitindo maior circulação de produtos e capitais.

6-    As multinacionais instalaram unidades produtivas em diversos países, o que aumentou a troca de mercadorias e capitais, conectando ainda mais as economias e ampliando os fluxos comerciais.

7-    A globalização atual é uma continuidade do processo iniciado com as Grandes Navegações, pois expandiu a circulação de bens, capitais, cultura e tecnologias, gerando uma grande interdependência entre diferentes partes do mundo.

8-    Biotecnologia: indústria que utiliza recursos da Biologia e da Engenharia Genética para a produção de plantas e animais geneticamente modificados, com o intuito de criar espécies mais resistentes a condições adversas, como doenças e mudanças climáticas.

9-    Empresa multinacional: grande empresa que por meio de filiais desenvolve atividades em vários países do mundo. As multinacionais possuem uma única matriz instalada, geralmente, em seu país de origem.

10- Tarifa alfandegária: imposto cobrado pelos governos sobre produtos importados ou exportados.


Nenhum comentário:

Postar um comentário