sexta-feira, 1 de março de 2024

Atividade 16 de Geografia - 7ª série - Anos Finais - Urbanização

  ATIVIDADE 16


Objeto de Aprendizagem: Urbanização 
Habilidades da BNCC: EF07GE02 / EF07GE03 / EF07GE05 / EF07GE06 / EF07GE09 / EF07GE11

Faça o download dessa atividade no final, inteiramente GRÁTIS!

1- Analise o gráfico e explique a relação entre a urbanização e a industrialização brasileira.


2- Sobre a industrialização brasileira analise as proposições se verdadeiras ou falsas.


a) Atualmente, 85% dos brasileiros vivem nas cidades. Isso significa dizer que a população do Brasil é predominantemente urbana.


b) A intensificação das atividades industriais passou a ocorrer a partir da metade do século XX, porém, não alterou o modo de vida das pessoas.


c) Até o final do século XIX, a atividade industrial no Brasil era pouco expressiva, resumindo-se às indústrias de bens de consumo não duráveis, como fábricas de tecidos, roupas, fumo e bebidas.


d) A intensificação da atividade industrial a partir da metade do século XX estimulou o crescimento e o aperfeiçoamento do parque industrial brasileiro. 


e) A atividade industrial, de certa forma, impulsionou o processo de urbanização à medida que estimulou a mecanização do campo. Essa mecanização, entre outros fatores, provocou a vinda de um grande número de pessoas que vivia nas áreas rurais para as áreas urbanas.


3- A expansão da atividade industrial não ocorreu de maneira homogênea pelo território brasileiro. Cite os fatores que favoreceram o desenvolvimento da atividade industrial em algumas regiões do país.


4- Explique o que foi o processo de urbanização.


5-  Explique a expressão:

O processo de industrialização e urbanização não aconteceu de forma homogênea!


6- Explique o que são metrópoles. Exemplifique.


7- O que são regiões metropolitanas. Cite exemplos.


8- Observe o mapa.

É possível que a cidade de Curitiba tenha se fundido com as cidades vizinhas devido seu intenso crescimento. 

Quando duas ou mais cidades perdem seus imites físicos e se “misturam” chamamos esse processo de: ___________________________


9- Cite 5 problemas de urbanização.




1ª QUESTÃO

Resposta: Atualmente, 85% dos brasileiros vivem nas cidades. Isso significa dizer que a população do Brasil é predominantemente urbana. Entretanto, ao observar o gráfico abaixo, percebemos que até meados do século XX essa característica não era predominante. Veja que, desde 1940, tem havido um aumento da população urbana brasileira.

Essa mudança nas características da população brasileira foi resultado, sobretudo, dos processos de industrialização e urbanização do país. A intensificação das atividades industriais passou a ocorrer a partir da metade do século XX e trouxe significativas alterações no modo de vida das pessoas.

2ª QUESTÃO

a) Verdadeiro

b) Falso

c) Verdadeiro

d) Verdadeiro

e) Verdadeiro

3ª QUESTÃO

Resposta: •Disponibilidade de mão de obra qualificada, ou seja, a existência de profissionais que possuem elevado nível de instrução para desenvolverem habilidades específicas em relação a uma determinada atividade industrial, como as indústrias de tecnologia. 

• Presença de matérias-primas nas proximidades das fábricas, como ferro e carvão para as indústrias siderúrgicas. 

• Infraestrutura adequada, como fácil acesso a fontes de energia para abastecer as fábricas e rede de transporte eficiente, ou seja, capaz de trazer matérias-primas necessárias às indústrias e ao mesmo tempo levar os produtos fabricados aos mercados consumidores. 

• Existência de um mercado consumidor que atendesse às necessidades de compra da produção.

4ª QUESTÃO

Resposta: Urbanização é o processo de disseminação do urbano. Refere-se à mudança da população das áreas rurais para as urbanas, à diminuição da proporção de pessoas que vivem nas áreas rurais e às formas como as sociedades se adaptam a essa mudança.

5ª QUESTÃO

Resposta: Em algumas localidades onde esse processo foi mais intenso, houve o aumento significativo do número de habitantes, dando origem às metrópoles, cidades densamente povoadas, interligadas aos municípios próximos e que exercem influência econômica e política sobre os municípios vizinhos. Nelas, geralmente estão instalados diversos tipos de indústrias, variados estabelecimentos comerciais, hospitais e grandes universidades. Em geral, nas metrópoles também estão localizados bancos, emissoras de televisão, rádio e jornais.

6ª QUESTÃO

Resposta: As metrópoles são cidades, no geral, com grandes populações que apresentam diversos tipos de indústrias, comércios e serviços. Portanto, são centros urbanos que possuem grande influência, em nível regional, nacional e, até mesmo, internacional.

Exempos: Fortaleza, São Paulo, Rio de Janeiro, outros.

7ª QUESTÃO

Resposta: Uma região metropolitana ou área metropolitana consiste em uma área composta por um núcleo urbano densamente povoado e por suas áreas vizinhas menos povoadas. Este aglomerado urbano partilha indústrias, infraestruturas e habitações.

Exemplos: RM de Fortaleza, RM de São Paulo e RM de Belo Horizonte.

8ª  QUESTÃO 

Resposta: conurbação.

9ª QUESTÃO

Resposta: • Atualmente, as atividades econômicas da área urbana não conseguem absorver o número de pessoas desempregadas que vivem nas cidades. 

• Segundo o IBGE, em 2015, cerca de 10% da população economicamente ativa, tanto da área urbana quanto da rural do país, estavam desempregadas.

• Nessas condições, muitas pessoas tornam-se trabalhadores informais, como guardadores de automóveis e vendedores ambulantes. Isso significa que trabalham sem carteira de trabalho assinada e direitos trabalhistas, como férias e décimo terceiro salário.

• A má distribuição de renda no país, que gera um alto índice de pobreza, associada ao lento e burocrático sistema judiciário e de segurança pública, vem aumentando a criminalidade no espaço urbano. 

• O aumento no número de veículos em circulação nas grandes cidades causa congestionamentos em vias de trânsito intenso.

• A precariedade na distribuição de água potável e no tratamento de esgoto, ou seja, a falta de saneamento básico, implica diretamente na saúde da população em muitos centros urbanos do país.




Nenhum comentário:

Postar um comentário