quarta-feira, 13 de março de 2024

Atividade 22 de Geografia - 6ª série - Anos Finais - Cartografia - Escala

ATIVIDADE 22

Objeto de Aprendizagem: Cartografia - Escala
Habilidades da BNCC: EF06GE08

Faça o download dessa atividade no final, inteiramente GRÁTIS!

1- Explique o que são convenções cartográficas. Pesquise sobre este assunto.


2- Cite 3 exemplos de convenções cartográficas.


3- Para melhor compreender um mapa é necessário saber interpretar os símbolos por meio da:


a) Escala.

b) Fonte.

c) Rosa dos ventos.

d) Legenda.



4- Com base nas convenções cartográficas qual alternativa indica corretamente o significado de cada linha na imagem, respectivamente?

a) Serra – Rodovia – ferrovia – pacas de direcionamento.

b) Rios – ferrovias – serras – fluxo.

c) Rios – ferrovias – rodovias – fluxo.

d) Rios – cercas – serras – ponto cardeal.


5- Elabore um pequeno texto contendo as seguintes palavras:


Mapas – símbolos – localização – cores - convenções


6- Qual a importância da escala cartográfica no mapa?


7- Explique a diferença entre a escala gráfica e a escala numérica.


8- Observe as imagens abaixo.


Imagem A

Imagem B

a) Qual das imagens apresenta a maior escala?


b) Qual imagem apresenta a maior área mapeada?


c) Qual a imagem apresenta melhores detalhes visíveis?


9- Calcule a distancia real entre as cidades de Coxim e Selvíria.


10- Leia o texto.


AS IMAGENS DE SATÉLITES E OS PROBLEMAS AMBIENTAIS


As imagens de satélites têm contribuído de maneira significativa para o monitoramento de problemas ambientais, como erosão dos solos, desmatamento, desertificação e inundações. Com essas imagens, é possível detectar alterações ocorridas com o passar do tempo. Assim, para controlar e, principalmente, conter a degradação ambiental da Floresta Amazônica, foram implantados no Brasil mecanismos de monitoramento da região. 

Além de estudos voltados para dinâmicas climáticas, o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) também desenvolve um sistema de acompanhamento de intervenções humanas nos domínios da floresta, utilizando, para isso, recursos tecnológicos, como o sensoriamento remoto e as imagens de satélite. Atualmente, o Inpe consegue monitorar focos de queimadas e de desmatamento na Amazônia. 

As imagens de satélite e o mapeamento, resultantes desse monitoramento, visam agilizar e facilitar as operações de fiscalização realizadas por órgãos como o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e a Polícia Federal.

As imagens a seguir mostram o avanço do desmatamento (áreas escuras) em uma área da Floresta Amazônica no município de Alta Floresta, estado de Mato Grosso.

Fonte: Torrezani, Neiva Camargo Vontade de saber : geografia : 6o ano : ensino fundamental : anos finais / Neiva Camargo Torrezani. — 1. ed. — São Paulo : Quinteto Editorial, 2018.


a) Ao comparar as imagens de satélite, como você avalia o avanço do desmatamento nessa área da Floresta Amazônica? Troque ideia com os colegas. 


b) Faça uma pesquisa em jornais, revistas ou na internet sobre notícias que abordem o monitoramento de florestas por meio de imagens de satélite. Escreva um resumo da notícia. Avalie, por meio das informações obtidas, se algo realmente tem sido feito para resolver o problema do desmatamento no local noticiado. Conte aos colegas e discutam possibilidades de como o monitoramento pode orientar ações concretas para a conservação da natureza.


 

GABARITO

 

Resposta: Trata-se da padronização de símbolos cartográficas para melhor identificar objetos dentro de um mapa.

2ª Questão

Resposta: Entre os exemplos de convenções cartográficas, podemos citar: cor azul para representar rios e oceanos; uma linha com pequenos traços sobrepostos indicando as ferrovias; e figuras geométricas para indicar uma localização pontual, como cidade ou indústria. Nos quadros abaixo estão representados alguns símbolos e outros recursos utilizados em diferentes mapas.

3ª Questão

letra D

4ª Questão

letra C

5ª Questão

Os mapas registram uma série de informações importantes do espaço terrestre. Essas informações são representadas por diversos símbolos e outros recursos visuais que traduzem para o mapa os fenômenos escolhidos. Esses recursos cartográficos podem ser representados de diferentes maneiras, isto é, no formato de linhas, pontos, formas geométricas, hachuras, cores, números, letras, entre outras. O significado desses recursos cartográficos é indicado na legenda, a fim de auxiliar a leitura e a compreensão dos mapas. Para criar uma identidade visual e facilitar a interpretação das informações nos mapas, alguns símbolos cartográficos foram padronizados. São as chamadas convenções cartográficas. Entre os exemplos de convenções cartográficas, podemos citar: cor azul para representar rios e oceanos; uma linha com pequenos traços sobrepostos indicando as ferrovias; e figuras geométricas para indicar uma localização pontual, como cidade ou indústria. Nos quadros abaixo estão representados alguns símbolos e outros recursos utilizados em diferentes mapas.

6ª Questão

Resposta: Nos mapas, a escala informa a proporção em que a representação está reduzida em relação à realidade. Por isso, dizemos que as escalas estabelecem uma relação de proporcionalidade entre a representação e a área correspondente da superfície terrestre.

7ª Questão

Resposta: A escala numérica é representada em números. Ex: 1 / 100.000 ou 1 : 100.000. Já a escala gráfica é apresentada em forma de gráfico.

8ª Questão

a) Imagem A

b) Imagem B

c) Imagem A

9ª Questão

Resposta: 4cm X 100Km = 400km

1 cm corresponde a 100km. Se a distância no mapa é de 4cm, logo, 4 x 100 = 400km.

10ª Questão

a) Resposta esperada: o avanço do desmatamento foi intenso nessa área da floresta. Incentive os alunos a comentarem as impressões que tiveram ao comparar as duas imagens.

b) Resposta pessoal.



Nenhum comentário:

Postar um comentário