quinta-feira, 21 de março de 2024

Atividade 30 de Geografia - 6ª série - Anos Finais - Relevo e a Dinâmica Interna da Terra.

ATIVIDADE 30

Objeto de Aprendizagem: Relevo e a Dinâmica Interna da Terra.
Habilidades da BNCC: EF06GE03 / EF06GE04 / EF06GE05 / EF06GE09 / EF06GE10 / EF06GE11 / EF06GE12

Faça o download dessa atividade no final, inteiramente GRÁTIS!

1- Explique com suas palavras o que é relevo?


2- Existem vários agentes modeladores do relevo, entre eles a água. Explique como a água pode modificar o relevo?


3- Cite e explique o conceito de cada uma das camadas internas da Terra.


4- Analise os itens sobre as camadas internas da Terra e marque a alternativa ERRADA.


a) O planeta Terra é formado por três camadas principais: crosta, manto e núcleo. 

b) A zona de transição entre uma camada e outra recebe o nome de descontinuidade. 

c) A crosta é a camada mais interna e de maior espessura da Terra, constituída por material sólido. 

d) A crosta divide-se em crosta continental e oceânica, podendo chegar a 70 km de espessura. 

e) Chamada também de litosfera, a crosta terrestre não é contínua. Ela é constituída por grandes blocos rochosos que se movimentam sobre a astenosfera, chamados de placas tectônicas. 


5- Analise os itens sobre as camadas internas da Terra e marque a alternativa ERRADA.


a) Entre a crosta e o manto fica a descontinuidade de Mohorovičić. 

b) O manto terrestre fica entre a crosta e o núcleo, entre 0 e 70 km de profundidade. 

c) O manto apresenta temperaturas altíssimas e varia de pastoso, no manto superior, a líquido, no manto inferior. 

d) É no manto superior que fica a astenosfera, camada de magma, sobre a qual as placas tectônicas se movimentam como resultado das correntes de convecção. 

e) Entre o manto e o núcleo fica a descontinuidade de Gutenberg. 


6- O trecho abaixo aponta as características de qual camada interna da Terra?


“É a camada mais interna da Terra. Formado por níquel e ferro, divide-se entre o núcleo externo, que é líquido, a parte interna, que se encontra no estado sólido. Com espessura de 3480 km, as temperaturas terrestres chegam a 5000 °C.”


a) Crosta.

b) Manto.

c) Núcleo.

d) Litosfera.


7- Desenhe o globo terrestre destacando todas as camadas internas da Terra.


8- Escreva um pequeno texto com as seguintes palavras:


Terra – Camadas – Crosta – Manto – núcleo – Temperatura


9- Os vulcões e terremotos são fenômenos naturais ocasionados por forças originadas no interior do planeta, que atuam intensamente na modelagem do relevo terrestre. Explique a diferença entre vulcões e terremotos.


10- Ao se estudar fenômenos como vulcões e terremotos, é necessário compreender que a litosfera não é formada por uma camada rochosa inteiriça. Ela é dividida em grandes partes, denominadas placas litosféricas, ou placas tectônicas, as quais deslizam lentamente sobre o manto terrestre.


Explique o que são placas tectônicas.


 

GABARITO

 

1ª Questão

Resposta: Na superfície terrestre podemos observar a existência de vários tipos de terrenos: uns mais elevados, outros mais planos. Esse conjunto de formas variadas da superfície do nosso planeta é chamado de relevo.

2ª Questão

Resposta:  A força das águas está alterando a paisagem à medida que desgasta o relevo e amplia a largura e a profundidade do curso do rio.

3ª Questão

Resposta: crosta terrestre - camada superficial sólida que envolve a Terra. Tem, em média, de 30 a 40 km de espessura, mas pode ser bem mais fina ou chegar a até 80km. Possui duas partes: forma de relevo (superficial) e estruturas geológicas (interna).

Manto - camada viscosa logo abaixo da crosta. É formada por vários tipos de rochas siliciosas ricas em ferro e magnésio, que, devido às altas temperaturas, encontram-se em um estado complexo que mistura materiais fundidos e sólidos e recebe o nome de magma. Vai até os 2900 km de profundidade. É também dividido por duas camadas: O Manto Superior e o Manto Inferior.

Núcleo - é a parte central do planeta. É formado por metais como ferro e níquel em altíssimas temperaturas. Possui duas partes: Núcleo externo: Líquido – de 2900 a 5151 km. Núcleo interno: Sólido, devido à altíssima pressão – até 7710 km.


4ª Questão

letra C

5ª Questão

letra B

6ª Questão

 letra B

7ª Questão

Resposta pessoal.

8ª Questão

Resposta pessoal.

Exemplo de resposta:  As forças que caracterizam a dinâmica interna da Terra existem desde a formação do nosso planeta. O conhecimento atual sobre o interior da Terra foi obtido com base nas observações feitas na superfície terrestre de fenômenos naturais originados no interior do planeta. Outro recurso utilizado foi a comparação de dados obtidos de algumas perfurações pouco profundas. Estudos geológicos demonstraram que o nosso planeta apresenta três grandes subdivisões internas: a crosta, o manto e o núcleo. Essas camadas diferenciam-se, principalmente, por causa de sua profundidade, composição e temperatura. 

9ª Questão

Resposta: Vulcões são estruturas geológicas constituídas de massa de rocha fundida, devido às altas temperaturas em seu interior. Basicamente representam uma abertura na superfície terrestre capaz de expelir material magmático e gases vindos do interior do planeta.

Os terremotos são fenômenos naturais causados pelo deslocamento das placas tectônicas. Esses tremores de terra são oriundos de forças internas da superfície.

10ª Questão

Resposta: As placas tectônicas são grandes blocos formados por camadas litosféricas. Elas movimentam-se em razão da energia proveniente das correntes de convecção de magma oriundas do manto terrestre.


Nenhum comentário:

Postar um comentário