terça-feira, 26 de março de 2024

Atividade 34 de Geografia - 6ª série - Anos Finais - Relevo e a Dinâmica Interna da Terra.

ATIVIDADE 34

Objeto de Aprendizagem: Relevo e a Dinâmica Interna da Terra.
Habilidades da BNCC: EF06GE03 / EF06GE04 / EF06GE05 / EF06GE09 / EF06GE10 / EF06GE11 / EF06GE12

Faça o download dessa atividade no final, inteiramente GRÁTIS!

1- O território brasileiro é rico em jazidas minerais. Em algumas regiões esses minerais são encontrados em grande quantidade. 


a) Observe o mapa abaixo e cite que jazidas são mais encontradas no Brasil.


b) Que minérios são encontrados em seu estado?


2-   As rochas mais rígidas da crosta terrestre rompem-se por causa da forte pressão provocada por forças do interior da Terra, podendo se deslocar, deslizando lado a lado ou afastando-se umas das outras. Que nome recebem essas deformações?


3- As rochas menos resistentes e mais elásticas tendem a se deformar ao sofrerem pressões horizontais provenientes das forças do interior da Terra. Que nome recebem essas deformações?


4- Responda:



a) Qual fenômeno natural está retratado na imagem acima? 


b) De que maneira esse fenômeno pode transformar as paisagens terrestres?


5- Leia a manchete abaixo e responda.


“Terremoto de magnitude 5,5 atinge a região sul do Irã”

Estadão, 19 abr. 2018. Disponível em: <https://internacional.estadao.com.br/noticias/geral,terremotode- magnitude-5-5-atinge-a-regiao-sul-do-ira,70002275118>. Acesso em: 23 ago. 2018.


a) Qual fenômeno natural é abordado na manchete acima? 


b) De acordo com o que você estudou, quais as causas desse fenômeno?


6- Faça uma pesquisa em sua casa sobre alguns minerais usados no seu dia a dia e qual a sua utilização. Depois, compare sua pesquisa com a de seus colegas.


7- Leia o texto.


O surgimento da ilha Surtsey.


[...] Em 14 de novembro de 1963, um barco de pesca, o Isleifur II, movia- se lentamente através do mar ocidental de Geirfuglasker, na Islândia. A manhã que começava era tranquila e pacífica, enquanto a tripulação ordenava no chão suas longas linhas de pesca do bacalhau. De repente uma grande onda golpeou o navio [...]. Quando recuperaram o equilíbrio, os pescadores viram uma alta coluna de fumaça ao sudoeste. 

O capitão do Isleifur II pensou que estava ardendo um barco, transmitiu por rádio a situação à guarda costeira [...]. Porém, quando os pescadores se aproximaram do fogo, constataram a realidade. Não ardia nenhum barco, era uma erupção vulcânica que explodia através do mar. [...] Nuvens de vapor subiam da água. Explosões periódicas lançavam rochas pelo ar. Depois de três horas da primeira erupção a coluna de fumaça e cinzas havia ascendido 3 660 m. [...] 

A coluna da erupção pôde ser vista desde Reykjavk, a capital da Islândia, situada 120 km para o noroeste. Depois de dois dias de observação, os cientistas foram capazes de distinguir um objeto no coração da densa nuvem. Uma grande aresta de rocha começou a tomar forma. Depois, se fez claramente visível uma grande ilha de 40 m de altura e 550 m de extensão. [...] ATLAS do extraordinário: prodígios da natureza. Madrid: Ediciones del Prado, 1995. v. 2. p. 192.


a) O texto descreve um fenômeno natural que age na transformação do relevo terrestre. Que fenômeno é esse? 


b) Explique como o fenômeno natural citado no texto transformou a paisagem do mar ocidental de Geirfuglasker. 


c) Como você classifica o ritmo de transformação da paisagem descrita no texto: rápido ou lento? 


8- Leia o texto.


AÇÃO EROSIVA NO RELEVO


A ação de vários agentes naturais, como a água, o gelo, os ventos, a variação da temperatura, as plantas e os animais, ocasiona constante alteração no relevo. A atuação desses agentes desencadeia processos erosivos, isto é, causa a desintegração e o transporte de fragmentos de rocha, o que altera as formas do relevo. Veja a seguir aspectos da ação modeladora de alguns desses agentes. A água das chuvas atua constantemente na transformação do relevo. O escoamento superficial das águas pluviais ocorre quando a quantidade de água que se precipita é maior e mais rápida que a quantidade e a velocidade com que essa água consegue se infiltrar no solo. Desse modo, podem se formar filetes que transportam sedimentos em pequenas quantidades. Também podem se formar enxurradas que concentram maior volume e força no escoamento da água, carregando grandes quantidades de sedimentos, provocando processos erosivos mais acentuados. Nos rios, a água ocasiona alterações do relevo ao carregar sedimentos, promovendo o alargamento ou aprofundamento dos cursos de água. Há casos também, principalmente na falta de vegetação ciliar (vegetação existente nas margens nos rios), em que os sedimentos transportados pelas águas vão sendo depositados em alguns trechos do rio, reduzindo a profundidade do seu leito, em um processo denominado assoreamento. No litoral, a água dos mares esculpe paredões de rochas, que chamamos de falésia.


a) Que agentes naturais podem alterar o relevo?


b) Como base no texto, o que é erosão?


c) Ainda de acordo com o texto, explique o que é assoreamento.


9- Explique como os ventos ou a ação eólica podem alterar a paisagem?


10- Como as geleiras e a neve podem alterar a paisagem?


 

GABARITO

 

1ª Questão

a) Bauxita, ouro, manganês, ferro, cobre, carvão mineral, nióbio, cromo, estanho, chumbo, níquel, urânio e diamante.

b) Resposta pessoal.

2ª Questão

Resposta: Fraturas, também chamadas de falhas.

3ª Questão

Resposta: dobras.

4ª Questão

a)  Erupção vulcânica.

b) As erupções vulcânicas atuam intensamente na modelagem do relevo terrestre e também alteram os solos, provocam queimas na vegetação e destroem as construções humanas.

5ª Questão

a)  O terremoto.

b) O terremoto ocorre pela liberação de energia, que pode ser proveniente de atividades vulcânicas ou dos movimentos das placas litosféricas.

6ª Questão

Resposta pessoal.

7ª Questão

a) vulcanismo. 

b) Com a ocorrência do fenômeno natural, ou seja, o vulcanismo, surgiu no mar ocidental de Geirfuglasker uma grande ilha de 40 m de altura e 550 m de extensão. 

c) Como ritmo rápido.

8ª Questão

a) a água, o gelo, os ventos, a variação da temperatura, as plantas e os animais

b) É a desintegração e o transporte de fragmentos de rocha.

c) É quando a falta de vegetação ciliar (vegetação existente nas margens nos rios), em que os sedimentos transportados pelas águas vão sendo depositados em alguns trechos do rio, reduzindo a profundidade do seu leito, em um processo denominado assoreamento.

9ª Questão

Resposta: A atuação dos ventos na transformação do relevo ocorre quando o ar em movimento carrega partículas de sedimentos, transportando-as para outros lugares, como ocorre com as dunas. O vento também faz essas partículas se chocarem contra formações rochosas, que, ao longo do tempo, são desgastadas por esse processo.

10ª Questão

Resposta: Em algumas regiões frias da Terra, é comum o acúmulo de grandes quantidades de gelo e neve. Esses aglomerados de gelo, denominados geleiras, ao se movimentarem, carregam consigo fragmentos de rocha, provocando alterações no relevo. Alguns vales são exemplos de formas de relevo esculpidas por geleiras.


Nenhum comentário:

Postar um comentário