terça-feira, 19 de março de 2024

Atividade 28 de Geografia - 6ª série - Anos Finais - Movimentos da Terra e Fusos horários.

ATIVIDADE 28

Objeto de Aprendizagem: Movimentos da Terra e Fusos horários.
Habilidades da BNCC: EF06GE01 / EF06GE02 / EF06GE03 / EF06GE05

Faça o download dessa atividade no final, inteiramente GRÁTIS!

1- O fenômeno que marca o início do verão e do inverno nos Hemisférios Norte e Sul da Terra. Eles acontecem em dois dias do ano, nos quais os raios solares incidem com intensidades diferentes nesses hemisférios, com incidência máxima em um e incidência mínima em outro. Nessa época, os dias e as noites no planeta têm durações diferentes.


O texto faz uma referência a que fenômeno espacial?


a) Equinócio.

b) Solstício.

c) Primavera.

d) Rotação.


2 – O fenômeno que marca o início da primavera e do outono nos Hemisférios Norte e Sul da Terra. Durante esses dias, os hemisférios recebem a mesma quantidade de luz e calor do Sol, pois os raios solares incidem perpendicularmente sobre a linha do equador. Além disso, o dia e a noite em nosso planeta têm, praticamente, a mesma duração.


O texto faz uma referência a que fenômeno espacial?


a) Equinócio.

b) Solstício.

c) Inverno.

d) Rotação.


3- A condição meteorológica da imagem indica qual estação do ano?

A) Primavera.

B) Outono.

C) Inverno.

D) Verão.


4- As médias térmicas se mantêm baixas durante todo o ano, embora haja uma acentuada variação de temperatura entre uma estação e outra. Nessas áreas, o inverno apresenta ausência de luz e o verão se caracteriza por um período sem noites.


Qual Zona térmica o texto menciona?

a) Zona tropical.

b) Zona Intertropical.

c) Zona Temperada.

d) Zona Polar.


5- A Terra gira em torno de seu próprio eixo, o que leva, aproximadamente, 24 horas. Cada lugar da Terra apresenta um horário específico, dando origem aos fusos horários. Nesse sentindo, explique o que são os fusos horários.


6- Levando em consideração que se caminharmos para a direita as horas aumentam e para a esquerda as horas diminuem, responda a pergunta abaixo:


Se em Londres forem 9 horas da manhã, em Berlim serão 10 horas e em Brasília, 6 horas. Isso ocorre porque a cada fuso à direita de Greenwich soma-se uma hora. Por outro lado, a cada fuso à esquerda do meridiano inicial subtraímos uma hora. A partir dos horários de Berlim e Brasília, identifique o horário das demais cidades apresentadas nesse mapa, observando a localização de cada uma delas em relação a Greenwich.

2 linhas


7- A partir da imagem abaixo responda quantos fusos horários tem o Brasil?


8- Ainda de acordo com a imagem acima, se em Fortaleza-CE forem 4 horas, que horas serão em Amazonas?


9- Ainda de acordo com a imagem acima, se em Fortaleza-CE forem 4 horas, que horas serão no Acre?


10- Levando em consideração os fusos horários brasileiros classifica as afirmativas abaixo se Verdadeiras ou Falsas.


( ) O fuso onde se localiza Brasília, instituído como o horário oficial brasileiro, está 3 horas atrasado em relação ao Meridiano de Greenwich. Nesse fuso, estão todos os estados das regiões Sul, Sudeste e Nordeste, como também os estados do Amapá, Pará, Goiás, Tocantins e o Distrito Federal. 

( ) Os estados de Roraima, Amazonas, Rondônia, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul estão 4 horas atrasados em relação ao Meridiano de Greenwich e, consequentemente, têm 1 hora a menos que o horário oficial brasileiro. 

( ) O fuso horário que compreende a ilha de Fernando de Noronha tem 1 hora a mais em relação a Brasília e 2 horas a menos em relação ao meridiano de Greenwich. 

( ) O Acre e parte do Amazonas estão 5 horas atrasados em relação ao meridiano de Greenwich e, consequentemente, têm 2 horas a menos que o horário de Brasília.



 

GABARITO

 

1ª Questão

 letra B

2ª Questão

 letra A

3ª Questão

 letra C

4ª Questão

 letra D

5ª Questão

Resposta: Os fusos horários são cada uma das vinte e quatro áreas fusiformes em que convencionalmente se divide a Terra para efeitos de definição horária de acordo com o movimento aparente do Sol.

6ª Questão

Resposta: Nova York são 4h, Los Angeles 1 h, San Tiago 4h, Londres 9h, Cairo 11h, Mumbai 14h, Tóquio 18h, Sidney são 19h.

7ª Questão

Resposta: 4 fusos

8ª Questão

Resposta: 2 horas

9ª Questão

Resposta: 1 horas

10ª Questão

Resposta: VVVV



Nenhum comentário:

Postar um comentário