segunda-feira, 25 de março de 2024

Atividade 33 de Geografia - 6ª série - Anos Finais - Relevo e a Dinâmica Interna da Terra.

ATIVIDADE 33

Objeto de Aprendizagem: Relevo e a Dinâmica Interna da Terra.
Habilidades da BNCC: EF06GE03 / EF06GE04 / EF06GE05 / EF06GE09 / EF06GE10 / EF06GE11 / EF06GE12

Faça o download dessa atividade no final, inteiramente GRÁTIS!

1- Leia o texto.

VULCÃO ETNA VOLTA A ENTRAR EM ERUPÇÃO

O vulcão Etna, localizado na Itália, entrou em erupção entre os dias 27 e 28 de fevereiro de 2017. Embora a erupção tenha causado explosões impressionantes e deixado autoridades e especialistas em alerta, não representou perigo aos moradores da região. Veja a seguir como foi a ocorrência desse fenômeno.

O vulcão Etna entrou em erupção nesta terça-feira [28], revelando explosões incandescentes, emissões de cinzas e vazamento de lava. [...] Segundo o Instituto Nacional de Geofísica e Vulcanologia da cidade siciliana da Catânia, desde as 18h (14h de Brasília) de segunda-feira (27), a atividade na cratera sudeste, iniciada no dia 23 de janeiro, se intensificou de forma gradual. 

Os tremores vulcânicos alcançaram seus níveis mais elevados, quando o vulcão começou a expelir lava a centenas de metros de altura. Também houve explosões de fogo e vazamento de magma, que desceu em direção ao pico Monte Frumento Supino, segundo o instituto de Catânia. 

Os fenômenos se concentraram na zona superior do vulcão ativo mais alto da Europa, e não representam um perigo para a população, embora os moradores das localidades de Zaf-ferana e Liguaglossa, situadas nas proximidades, tenham notado uma modesta chuva de cinzas. As autoridades italianas acompanham com atenção a situação das estradas próximas. O aeroporto da Catânia segue operando normalmente. 


VÍDEO mostra detalhes de erupção de vulcão Etna, na Itália. G1, 1o mar. 2017. Disponível em: <https://g1.globo.com/mundo/noticia/video-mostra-detalhes-deerupcao- de-vulcao-etna-na-italia.ghtml>. Acesso em: 31 ago. 2018.


O fenômeno descrito no texto é resultado de que força transformadora do relevo?

a) Agentes externos.

b) Agentes internos.

c) Forças exógenas.

d) Intemperismo.

e) Erosão.


2- Explique o que são abalos sísmicos?


3- A tabela indica os graus e a consequência que a intensidade de um abalo sísmico pode causar.



Qual o nome da escala utilizada para medir a força dos abalos sísmicos acima?


4- A Serra do mar em Santa Catarina é um exemplo de falha geológica. Mas você sabe o que é uma falha? Explique.


5- Outra forma de alteração do relevo é por meio de dobras. Você sabe o que é uma dobra geológica? 


6- A litosfera terrestre é composta por diferentes tipos de rochas. Explique o conceito de rochas.


7- Quais são os 3 tipos principais de rochas?


8- Explique o que são rochas ígneas ou magmáticas.


9- Explique o que são rochas sedimentares.


10- Explique o que são rochas metamórficas.


11- São exemplos de rocha metamórfica:

a) Mármore e gnaisse.

b) Calcário e arenito.

c) Granito e mica.

d) Basalto e riolito.


12- São exemplos de rocha sedimentares:

a) Mármore e gnaisse.

b) Calcário e arenito.

c) Granito e mica.

d) Basalto e riolito.


 

GABARITO

 

1ª Questão

letra B

2ª Questão

Resposta: Os abalos sísmicos, também conhecidos por terremotos, são vibrações ou tremores da crosta terrestre causados pela liberação de energia proveniente de movimentos das placas litosféricas ou, ainda, de atividades vulcânicas.

3ª Questão

Resposta: Escala Richter. 

4ª Questão

Resposta: As falhas originam-se quando rochas rígidas da crosta terrestre rompem-se em razão da forte pressão provocada por forças do interior da Terra.

5ª Questão

Resposta: As dobras são originadas pelas fortes pressões horizontais exercidas sobre rochas consideradas menos resistentes e mais elásticas. Ao serem pressionadas, essas rochas tendem a se dobrar em vez de quebrar. Assim, por causa das forças aplicadas em suas laterais, elas se tornam arqueadas ou enrugadas.

6ª Questão

Resposta: As rochas, por sua vez, são formadas por um ou mais minerais de características distintas, como cor e brilho. Assim, elas se diferenciam umas das outras dependendo do mineral ou dos minerais que as constituem.

7ª Questão

Resposta: sedimentares, metamórficas ou magmáticas.

8ª Questão

Resposta: Rochas ígneas ou magmáticas: formam-se, basicamente, a partir da solidificação da lava no interior da crosta, ou quando chega à superfície por meio de derrames vulcânicos. São exemplos de rochas ígneas: basalto, granito e riolito.

9ª Questão

Resposta: Rochas sedimentares: são formadas pela compactação de sedimentos provenientes de outras rochas e também de restos de animais e vegetais. Os sedimentos que se desprendem das rochas depositam-se, principalmente, nas partes mais baixas do relevo, formando camadas que, ao longo do tempo, são compactadas por novas camadas de sedimentos. Em razão da pressão exercida pelo peso das camadas superiores, as porções mais profundas de sedimentos passam por transformações, originando novas rochas. São exemplos de rochas sedimentares: varvito, calcário e arenito.

10ª Questão

Resposta: formam-se quando rochas preexistentes, que podem ser ígneas ou sedimentares, submetidas a variações de temperatura e pressão, passam por alterações, dando origem a um novo tipo de rocha. São exemplos de rochas metamórficas: mármore, gnaisse e ardósia.

11ª Questão

letra A

12ª Questão

letra B



Nenhum comentário:

Postar um comentário