sábado, 16 de março de 2024

SIMULADO 79 DE CIÊNCIAS HUMANAS - GEOGRAFIA

 


1- (UDESC) O Pão de Açúcar, situado no Rio de Janeiro, é uma grande elevação constituída por rochas gnáissicas (rocha metamórfica). Possui 390 m de altitude e se localiza na entrada da baía de Guanabara. Seu nome é uma denominação brasileira, utilizada para designar os cumes arredondados e abruptos do relevo.

ADAS, 2001, p. 433.  
 
O principal agente formador desse tipo de relevo é
 
A) a ação antrópica, que modelou a região através de desmatamentos e queimadas.
B) o vento, que, através do trabalho abrasivo, modelou rochas de diferentes resistências ao desgaste.
C) o intemperismo físico, que ocorre em virtude das variações térmicas em regiões de elevada altitude.
D) o intemperismo químico, que atua com maior intensidade em regiões tropicais úmidas.
E) o gelo, que, em eras geológicas pretéritas, erodiu e transportou partículas terrosas, esculturando o relevo.
 
2- "O relevo é o conjunto de formas que são observadas na superfície terrestre. Em outras palavras, podemos dizer que o relevo corresponde às variadas feições da litosfera, camada mais externa do planeta.” Com base nos tipos de relevo é correto inferir que
 
a) as planícies são áreas relativamente planas (pouca ou nenhuma variação de altitude), encontradas em regiões de baixa latitude.
b) as montanhas são relevos marcados pela variação de altitude, apresentando formas distintas, como serras, morros e chapadas.
c) a região central do Ceará é caracterizada por apresentar formações cristalinas localizadas na depressão sertaneja.
d) planaltos são grandes elevações da superfície terrestre, sendo consequência de fenômenos como atividade vulcânica e terremotos.
e) as depressões relativas são aquelas cuja a sua área mais baixa encontra-se abaixo do nível do mar.

 
3- (FUVEST 2019) - Examine a imagem e o gráfico
 
 

 
A sequência correta dos compartimentos geomorfológicos no traçado A – B apresentados na imagem e no perfil é:
 
 
 

4- (Enem) De repente, sente-se uma vibração que aumenta rapidamente; lustres balançam, objetos se movem sozinhos e somos invadidos pela estranha sensação de medo do imprevisto. Segundos parecem horas, poucos minutos são uma eternidade. Estamos sentindo os efeitos de um terremoto, um tipo de abalo sísmico.
ASSAD, L. Os (não tão) imperceptíveis movimentos da Terra. ComCiencia: Revista Eletrônica de Jornalismo Científico, n. 117, abr. 2010. Disponível em: <http://comciencia.br>. Acesso em: 02 mar. 2012.
 
O fenômeno físico descrito no texto afeta intensamente as populações que ocupam espaços próximos às áreas de
A) alívio da tensão geológica.
B) desgaste da erosão superficial.
C) atuação do intemperismo químico.
D) formação de aquíferos profundos.
E) acúmulo de depósitos sedimentares.
 
5- (Enem–2015) Os movimentos de massa constituem-se no deslocamento de material (solo e rocha) vertente abaixo pela influência da gravidade. As condições que favorecem os movimentos de massa dependem principalmente da estrutura geológica, da declividade da vertente, do regime de chuvas, da perda de vegetação e da atividade antrópica.
BIGARELLA, J. J. Estrutura e origem das paisagens tropicais e subtropicais. Florianópolis: UFSC, 2003 (Adaptação).
 
Em relação ao processo descrito, sua ocorrência é minimizada em locais onde há
A) exposição do solo.
B) drenagem eficiente.
C) rocha matriz resistente.
D) agricultura mecanizada.
E) média pluviométrica elevada
 
6- Um professor, ao realizar uma viagem pelo Planalto Central do Brasil, fotografou a imagem a seguir e, ao chegar à sua cidade, apresentou a foto aos alunos durante uma aula de Geografia. Ele propôs um desafio: pediu a cinco alunos que denominassem a forma de relevo e a caracterizassem. Aline, Thiago, Higor, Pércia e Leo foram os alunos escolhidos; aquele que venceu o desafio foi:
 
 
 

 
A) Aline – A imagem corresponde a formas denominadas planaltos – área onde a deposição de materiais e sedimentos é maior que a erosão.
B) Thiago – A imagem corresponde a formas denominadas chapadas – forma planáltica de superfície aplainada (tabular) e encostas de declive acentuado ou quase verticais.
C) Higor – A imagem corresponde a formas denominadas cuestas – relevo dissimétrico formado por diferentes camadas de rochas (basalto sobre arenito) com uma porção frontal (front) côncava e inclinada e uma porção posterior (reverso) de declive suave. À sua frente, podem aparecer morros, testemunhos que indicam a posição da cuesta em tempos passados.
D) Pércia – A imagem corresponde a formas denominadas pediplanos – superfícies muito aplainadas e muito erodidas típicas de regiões com clima de reduzida umidade.
E) Leo – A imagem corresponde a formas denominadas inselbergs – são formas residuais que se destacam em meio aos pediplanos do Sertão nordestino brasileiro e que resistiram à erosão devido à composição de suas rochas.
 
7- Enem.
 
 
 
 Na imagem, visualizam-se um método de cultivo e as transformações provocadas no espaço geográfico. O objetivo imediato da técnica agrícola utilizada é
 
A) controlar a erosão laminar.
B) preservar as nascentes fluviais.
C) diminuir a contaminação química.
D) incentivar a produção transgênica.
E) implantar a mecanização intensiva.
 
8- (Enem) O esquema a seguir representa um processo de erosão em encosta. Que prática realizada por um agricultor pode resultar em aceleração desse processo?
 
 
 

A) Plantio direto.
B) Associação de culturas.
C) Implantação de curvas de nível.
D) Aração do solo, do topo ao vale.
E) Terraceamento na propriedade.
 
9- (Fuvest – adaptada)
 
 


 
Baseando-se nas informações implícitas e explicitas da imagem, é correto afirmar que
 
a) as características topográficas, geológicas e geomorfológicas de uma área de risco estão naturalmente ligadas aos escorregamentos, sendo que estradas de terra minimizam a ocorrência de deslizamentos.
b) a ocorrência de escorregamentos é causada pela ação humana, cuja ocupação de encostas provoca o empobrecimento de solo, que acaba sendo mobilizado pela diminuição de fertilidade.
c) o problema da ocupação de encostas e risco de escorregamentos inclui o contato entre a rocha e o solo, cuja facilidade de deslizamento é aumentada em função da inclinação do terreno e da maior ocorrência de chuvas.
d) os deslizamentos de terra fazem parte de um conjunto de fenômenos naturais pontuais e incomuns na superfície da crosta terrestre e, portanto, não participam da escultura do relevo continental e do modelado.
e) os escorregamentos são causados em especial pelo fato de o solo tornar-se mais leve que a rocha subjacente durante as chuvas prolongadas de verão, facilitando seu deslizamento ao longo das encostas pouco ou nada inclinadas.
 
10- (ENEM- 2017) A destruição, o transporte e a deposição de pequenos fragmentos rochosos dependem da direção e intensidade com que este agente atua na superfície terrestre, sobretudo em regiões áridas e semiáridas, com pouca presença de vegetação. É nesse ambiente que se verifica o constante trabalho de formação, destruição e reconstrução de elevações de areia que recebem o nome de dunas.
LEINZ, V.; AMARAL, S. E. Geologia geral. São Paulo: Cia. Editora Nacional, 1995 (adaptado).
 
A modelagem do relevo apresentado relaciona-se ao processo de erosão decorrente da ação
 
a) glacial.
b) fluvial.
c) eólica.
d) pluvial.
e) marinha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário