quarta-feira, 27 de março de 2024

Atividade 35 de Geografia - 6ª série - Anos Finais - Relevo, erosão e intemperismo.

ATIVIDADE 35

Objeto de Aprendizagem: Relevo, erosão e intemperismo.
Habilidades da BNCC: EF06GE03 / EF06GE04 / EF06GE05 / EF06GE09 / EF06GE10 / EF06GE11 / EF06GE12

Faça o download dessa atividade no final, inteiramente GRÁTIS!

1- Explique como a água da chuva pode alterar o relevo?


2- Como o ser humano altera o relevo?


3- A imagem retrata um processo conhecido como voçoroca, provocado pela ação do homem. Explique o que é esse processo?

4 linhas


4- Qual a importância de mantermos a vegetação no solo sem provocar desmatamento?


5- Observe a imagem e explique porque ocorreu deslizamento de nessa encosta?

6- São formas de relevo de altitudes mais baixas do que aquelas que estão ao seu redor. Quando sua altitude está equiparada ao nível do mar, são chamadas de relativas, e quando a altitude está abaixo do nível do mar, são chamadas de absolutas.


O texto trata de qual forma de relevo?

a) Planaltos.

b) Planícies.

c) Depressões.

d) Montanhas.


7- Constituem formas de relevo irregulares, que apresentam áreas mais planas ou acidentadas e com altitudes variáveis. São áreas que resultam de processos erosivos antigos e intensos, além de, normalmente, estarem sujeitas a sofrer mais desgastes que os terrenos ao seu entorno.


O texto trata de qual forma de relevo?

a) Planaltos.

b) Planícies.

c) Depressões.

d) Montanhas.


8- São formas de relevo basicamente planas que podem ser encontradas em todas as altitudes. Porém, é mais comum que apresentem baixas altitudes. De origem sedimentar, essas áreas recebem, constantemente, grande quantidade de sedimentos provenientes de outros terrenos.


O texto trata de qual forma de relevo?

a) Planaltos.

b) Planícies.

c) Depressões.

d) Montanhas.


9- São um tipo de relevo que possui as maiores altitudes do planeta. A ação intensa de agentes naturais, como água, vento e calor do sol, vai desgastando, gerando sedimentos que são depositados nos terrenos mais baixos. Geralmente, essas formações estão organizadas em cadeias, isto é, em um conjunto dispostas umas próximas às outras.


O texto trata de qual forma de relevo?

a) Planaltos.

b) Planícies.

c) Depressões.

d) Montanhas.


10- A imagem retrata qual forma de relevo?

a) Planaltos.

b) Planícies.

c) Depressões.

d) Montanhas.


 

GABARITO

 

1ª Questão

Resposta: A água das chuvas atua constantemente na transformação do relevo. O escoamento superficial das águas pluviais ocorre quando a quantidade de água que se precipita é maior e mais rápida que a quantidade e a velocidade com que essa água consegue se infiltrar no solo. Desse modo, podem se formar filetes que transportam sedimentos em pequenas quantidades. Também podem se formar enxurradas que concentram maior volume e força no escoamento da água, carregando grandes quantidades de sedimentos, provocando processos erosivos mais acentuados.

2ª Questão

Resposta: O ser humano altera constantemente o relevo, de várias formas: constrói aterros e túneis, retira a vegetação e realiza cortes e desmontes de morros para a exploração de minérios, entre outras ações.

3ª Questão

Resposta: O desmatamento ou a exploração inadequada do solo, por exemplo, podem provocar processos erosivos. As chuvas carregam as partes mais férteis do solo e formam grandes sulcos no terreno chamados voçorocas.

4ª Questão

Resposta: A vegetação oferece uma proteção ao solo contra a força física da água. A água da chuva, ao se precipitar sobre uma área onde haja cobertura vegetal, principalmente as mais densas, encontra diversas barreiras até atingir o solo (folhas das copas, galhos, troncos e vegetação rasteira). Nesses casos, a água que chega ao solo infiltra-se em menor quantidade e mais lentamente, provocando menor ação erosiva.

5ª Questão

Resposta: Muitas áreas são desmatadas para dar lugar à expansão das cidades ou de lavouras. Em algumas cidades, em encostas de morros, a vegetação é retirada para a construção de moradias. No entanto, esses são lugares de risco, pois a falta da cobertura vegetal favorece a saturação do solo pela água da chuva, provocando erosões ou mesmo deslizamentos de terra.

6ª Questão

 letra C

7ª Questão

letra A

8ª Questão

letra B

9ª Questão

letra D

10ª Questão

letra A



Nenhum comentário:

Postar um comentário