sexta-feira, 15 de março de 2024

Atividade 24 de Geografia - 6ª série - Anos Finais - Formação da Terra – Litosfera – Eras geológicas.

ATIVIDADE 24

Objeto de Aprendizagem: Formação da Terra – Litosfera – Eras geológicas.
Habilidades da BNCC: EF06GE01 / EF06GE02 / EF06GE03 / EF06GE05

Faça o download dessa atividade no final, inteiramente GRÁTIS!

1- Qual a teoria mais aceita entre os cientistas para o surgimento da Terra?


2- Leia o fragmento:


“uma grande explosão gerou uma massa incandescente que, após inúmeras tempestades, foi se resfriando e formando a crosta terrestre.”


O trecho relata uma breve explicação da teoria mais aceita para o surgimento do planeta, conhecida como:

a) Deriva continental.

b) Criacionismo.

c) Bing bang

d) Teoria chinesa;


3- Observe a imagem e responda:

Fonte: https://jessicamafalda1998.files.wordpress.com/2015/04/hqdefault.jpg


( ) A vida, no Triássico, demora um tempo para se recuperar e a diversidade biológica é favorecida pelo calor, que atingia até mesmo as regiões polares, e o clima quente e árido. Surgem os primeiros dinossauros e mamíferos ovíparos, marcando o repovoamento do Planeta. Além dos dinossauros, surgem os primeiros répteis voadores (os pterossauros), tartarugas, sapos e mamíferos.

( ) No início a Terra ainda sofria com intenso bombardeamento de meteoritos. Surge um supercontinente, chamado Vaalbara, e as primeiras bactérias.

( ) Holoceno é o termo geológico que abrange os últimos 11,5 mil anos de história da Terra. Portanto, é quando surge o homem.

( ) O Planeta Terra surgiu há, aproximadamente, 4,5 bilhões de anos e, até o momento, a teoria mais aceita para o surgimento do planeta é a Teoria do Big Bang. Segundo essa teoria, uma grande explosão gerou uma massa incandescente que, após inúmeras tempestades, foi se resfriando e formando a crosta terrestre.


4- O termo geológico que abrange os últimos 11,5 mil anos de história da Terra, o período do surgimento do homem, é conhecido como: 


a) Holoceno;

b) Pleistoceno;

c) Mioceno;

d) Plioceno;


5- O animal que viveu no fundo dos oceanos há, aproximadamente, 500 milhões de anos. Atualmente, são encontrados apenas na forma de fóssil. Trata-se dos:


a) Plânctons

b) Trilobitas

c) Bactérias

d) Fungos


6- Explique a diferença entre o tempo histórico e o tempo geológico.


7- Classifique as alternativas abaixo em tempo histórico (1) e tempo geológico(2):


( ) Surgimento do ser humano.

( ) Formação das cadeias de montanhas.

( ) Aparecimento dos primeiros seres vivos.

( ) Invenção da televisão e dos satélites.


8- Chamada de Idade dos Dinossauros e durou entre 250 milhões a 65 milhões de anos atrás. É dividida em três períodos: Triássico, Jurássico e Cretáceo. No evento “extinção Permo-Triássica” ocorreu a maior extinção na Terra, dizimando 95% de toda a vida marinha e 70% da vida útil no planeta. Essa Era é chamada de:


a) Paleozoica.

b) Cenozoica.

c) Mesozoica.

d) Proterozoica.


9- Foi uma era geológica muito importante para o desenvolvimento das formas de vida marinhas e aquáticas. Estendeu-se entre 542 e 251 milhões de anos. Foi fundamental para o desenvolvimento biológico do planeta Terra. Essa era é conhecida como:


a) Paleozoica.

b) Cenozoica.

c) Mesozoica.

d) Proterozoica.


10- Desenhe em seu caderno o modelo em forma de tabela com todas Eras geológicas e seus respectivos acontecimentos.


 

GABARITO

 

1ª Questão

Resposta: O Planeta Terra surgiu há, aproximadamente, 4,5 bilhões de anos e, até o momento, a teoria mais aceita para o surgimento do planeta é a Teoria do Big Bang. Segundo essa teoria, uma grande explosão gerou uma massa incandescente que, após inúmeras tempestades, foi se resfriando e formando a crosta terrestre. A água das tempestades se acumulava em depressões, formando os oceanos. E, além das tempestades, intensas atividades vulcânicas e chuvas de meteoritos liberaram gases na atmosfera.

2ª Questão

 letra C

3ª Questão

Gabarito: 3, 2, 4, 1.

4ª Questão

 letra A

5ª Questão

 letra B

6ª Questão

Resposta: O tempo geológico refere-se ao processo de surgimento, formação e transformação do planeta Terra. O tempo histórico, por sua vez, faz referência ao surgimento das civilizações humanas e sua capacidade de comunicação escrita.

7ª Questão

Resposta: 1, 2, 2, 1.

8ª Questão

letra C

9ª Questão

letra B

10ª Questão




Nenhum comentário:

Postar um comentário