sexta-feira, 29 de março de 2024

Atividade 37 de Geografia - 6ª série - Anos Finais - As Águas Terrestres - Hidrosfera

ATIVIDADE 37

Objeto de Aprendizagem: As Águas Terrestres - Hidrosfera
Habilidades da BNCC: EF06GE03 / EF06GE04 / EF06GE05 / EF06GE09 / EF06GE10 / EF06GE11 / EF06GE12

Faça o download dessa atividade no final, inteiramente GRÁTIS!

1- Explique em forma de um pequeno texto como se distribuem as águas continentais?


2- Cite como a água é usado no dia-a-dia de sua casa.


3- Explique porque os rios são importantes desde os primórdios da sociedade?


4- O planeta possui quatro oceanos diferentes, cite-os.


5- Próximo a sua casa, no seu bairro ou cidade, existem corpos hídricos? Quais?


6- Leia o texto.


(...) A água é um recurso importante para a natureza e, principalmente, para o modo de vida praticado pela humanidade nos dias atuais. A produção e o consumo cada vez maiores, dos mais variados tipos de produtos, envolvem também uma avançada exploração dos recursos da natureza, sendo o principal deles a água. 

Desse modo, temos acompanhado a exploração desenfreada e muitas vezes a degradação de muitos rios. Podemos citar exemplos no Brasil como o rio Tietê, que sofre com a poluição proveniente da maior cidade da América Latina, e o rio São Francisco, que corta a região Nordeste e tem sido drenado para levar recursos hídricos para diversas localidades. 

O rio Ganges, na Índia, é intensamente poluído por dejetos domésticos, industriais e também por agrotóxicos. Na Europa, o rio Danúbio sofre com a poluição industrial e das cidades que cresceram ao seu redor. 

Ainda que o uso desses recursos seja indispensável para a vida e as atividades humanas, o consumo excessivo, além do mau uso e o desperdício têm tornado essa utilização predatória no Brasil e no mundo.


Com base no texto responda:

a) Porque a água é importante para a humanidade?


b) Que rios no Brasil estão sendo poluídos ou degradados?


c) Ainda de acordo com o texto o que está causando a poluição do rio Ganges na Índia?


7- Observe a imagem e pesquise no livro ou na internet o significado de cada uma das partes de um rio.


8- Observe a tabela.

a) Qual rio apresenta a maior extensão?


b) Quais os rios estão localizados na América do Sul?


c) Qual o rio apresenta a menor extensão?


9- Abaixo estão representados dois rios. Um é o São Francisco, considerado perene. Outro, é o rio Jaguaribe-Ce, considerado o maior rio seco do mundo. Com base nesses dados explique a diferença entre um rio perene e um rio temporário.


10- Escreva um pequeno texto com as seguintes palavras:


Rios – Paisagens – Natureza – Relevo - Vegetação


 

GABARITO

 

1ª Questão

Resposta possível: As águas continentais compreendem tanto as porções de água da superfície, como rios e lagos, quanto as águas subterrâneas existentes nos continentes, e são compostas, em sua maioria, de águas doces. A maior parte das águas doces do nosso planeta está localizada nas calotas polares, sob a forma de gelo, e no subsolo, na forma líquida, em águas subterrâneas.

2ª Questão

 Resposta pessoal.

3ª Questão

 Resposta: Os rios sempre foram as fontes de água mais exploradas pela sociedade, seja no passado ou no presente. O ser humano sempre procurou as margens dos rios para se fixar. Desde os tempos mais remotos até a atualidade, os rios são fontes de água para muitas sociedades, que retiram deles a água necessária para sua sobrevivência e também para a prática de diversas atividades econômicas, para a geração de energia, como via de transportes e lazer etc.

4ª Questão

 Resposta:  Oceano Pacífico, Oceano Atlântico, Oceano Índico e Oceano Ártico.

5ª Questão

 Resposta pessoal.

6ª Questão

a) Porque com a água conseguimos satisfazer nossas necessidades básicas: tomar banho, beber, cozinhar, lavar roupas, etc

b) Tietê e São Francisco.

c) O rio Ganges, na Índia, é intensamente poluído por dejetos domésticos, industriais e também por agrotóxicos.

7ª Questão

Resposta: 

Partes de um rio

Nascente: é o local onde a água subterrânea atinge a superfície, dando origem a um curso d’água. O ponto onde a água aflora é também chamado de olho d’água, mina, fonte, bica ou manancial; 

Leito: é o espaço ocupado pelas águas, isto é, é o caminho que o rio percorre; 

Margem: é o local onde a água se encontra com a terra. Costuma-se utilizar esse termo em referência à beira da água de um rio ou de um lago quando se encontra com a terra; 

Afluente: é o curso d’água que deságua em um rio principal ou em um lago. São os afluentes que alimentam o rio principal; 

Subafluente: é o rio que deságua no rio afluente; 

Confluência: é o ponto de junção entre dois fluxos d'água, que se reúnem para formar um novo rio; 

Meandro: é o caminho tortuoso de um curso d’água; 

Foz ou embocadura: é o local onde uma corrente de água, como um rio, deságua. Sendo assim, um rio pode ter como foz outro rio, um grande lago, uma lagoa, um mar ou o oceano; 

Jusante: é o sentido da correnteza em um curso d’água da nascente para a foz; 

Montante: é o sentido contrário ao que corre o fluxo do rio, em direção à nascente. 

8ª Questão

a) Nilo.

b) Madeira-mamoré e Prata-paraná.

c) Danúbio.

9ª Questão

Resposta: Nos períodos de vazante, muitos rios chegam a secar e expor seu leito por longos trechos de seu curso. Esses rios são conhecidos como rios temporários. Em razão da influência do clima quente, marcado pela baixa umidade do ar e longos períodos de seca, alguns rios da região Nordeste do Brasil são temporários, pois secam completamente no período das vazantes. No entanto, a maior parte dos rios brasileiros não seca, independentemente da estação do ano. Esses rios são chamados de permanentes ou perenes.

10ª Questão

Resposta esperada: A presença dos rios, associada a outros elementos da natureza, torna as paisagens terrestres diferentes umas das outras. Isso ocorre porque os rios proporcionam características peculiares às paisagens dos lugares por onde passam, por exemplo, desgastando o relevo ou propiciando o desenvolvimento da vegetação em seu entorno. Por outro lado, as características de alguns rios também são influenciadas por vários elementos da natureza. O clima da região por onde o rio corre, interfere diretamente em seu regime fluvial. O relevo também interfere diretamente nas características de um rio, pois, se ele percorrer terrenos com grande declividade, seu escoamento será mais rápido e, ainda, existirá a possibilidade de formação de cachoeiras. Já um rio que corre por terrenos planos tende a ter um curso mais lento e sinuoso.



Nenhum comentário:

Postar um comentário