sábado, 2 de março de 2024

Atividade 17 de Geografia - 7ª série - Anos Finais - Espaço Urbano e Espaço Rural

ATIVIDADE 17

Objeto de Aprendizagem: Espaço Urbano e Espaço Rural
Habilidades da BNCC: EF07GE02 / EF07GE03 / EF07GE05 / EF07GE06 / EF07GE09 / EF07GE11

Faça o download dessa atividade no final, inteiramente GRÁTIS!

1- Atualmente, todas as propriedades agrícolas do país podem ser consideradas modernas? Explique sua resposta no caderno. 

2- Explique o que é estrutura fundiária e como, atualmente, está organizada a estrutura fundiária no Brasil. 

3- Para muitos agricultores e estudiosos, qual é a finalidade de se promover uma reforma agrária em nosso país? 

4- Cite os principais problemas ambientais que ocorrem nos espaços rural e urbano. 

5- Quando a população urbana passou a ser maior que a rural no Brasil? Quais os principais processos que causaram esta mudança?

6- Observe as fotografias abaixo e responda às questões no caderno.

Agricultor de Hortaliças.

  Feira livre em Fortaleza.


a) Com base nas imagens acima, descreva um tipo de interdependência existente entre os espaços rural e urbano.


b) Pesquise outro exemplo de relação de interdependência entre os espaços rural e urbano nas proximidades do lugar onde você mora.


7- Veja a campanha publicitária a seguir, divulgada na metade do século XX no Brasil. Depois, responda às questões no caderno.

a) Qual produto está sendo anunciado na campanha publicitária? 


b) Escreva qual é a relação dessa campanha publicitária com o processo de industrialização do nosso país ao longo do século XX.


8- Observe a fotografia abaixo. Essa fotografia mostra uma realidade de muitas cidades brasileiras. No caderno, explique que situação é essa.





GABARITO


1ª QUESTÃO

Resposta esperada: nem todas as propriedades agrícolas de nosso país podem ser consideradas modernas, pois muitas delas ainda empregam técnicas tradicionais de cultivo.

2ª QUESTÃO

Resposta: Estrutura fundiária é a forma como as propriedades rurais estão organizadas ou distribuídas no território do país, de acordo com seu tamanho. As terras brasileiras encontram-se distribuídas de maneira muito desigual. Grande parte delas pertence a poucos proprietários rurais, denominados latifundiários, e um grande número de trabalhadores rurais fica com apenas uma pequena porção das terras, denominada minifúndio.

3ª QUESTÃO

Resposta: Com a reforma agrária haveria uma mudança na estrutura fundiária brasileira, promovendo melhor distribuição de terras entre os proprietários rurais.

4ª QUESTÃO

Resposta: O uso abusivo de adubos químicos e agrotóxicos pode causar a contaminação dos solos, rios e águas subterrâneas. A erosão do solo é um problema muito comum no espaço rural. Poluição atmosférica nas médias e grandes cidades do país, causada pela emissão de gases poluentes na atmosfera. Poluição das águas, nas grandes cidades, causada tanto pela degradação das nascentes de água, quanto pelo despejo de resíduos domésticos e industriais nos rios.

5ª QUESTÃO

Resposta: A partir da década de 1970 a população brasileira urbana passa a ser predominante. Essa mudança nas características da população brasileira foi resultado, sobretudo, dos processos de industrialização e urbanização do país.

6ª QUESTÃO

a) Resposta: Com base nas fotografias é possível perceber a interdependência entre os espaços rural e urbano por meio da produção e da comercialização dos produtos agrícolas.

b) Resposta pessoal.

7ª QUESTÃO

a) Resposta: O eletrodoméstico enceradeira.

b) Resposta: No período de industrialização houve o incentivo ao consumo de produtos fabricados no país a fim de estimular o crescimento da atividade industrial. Essa campanha publicitária retrata esse incentivo.

8ª  QUESTÃO 

Resposta: A fotografia retrata a falta de saneamento básico existente em muitas cidades do país em que não há coleta de esgoto e em muitas casas há o despejo direto em rios ou córregos. Essa situação afeta diretamente a saúde da população que vive nos centros urbanos.



Nenhum comentário:

Postar um comentário