quarta-feira, 20 de março de 2024

Atividade 29 de Geografia - 6ª série - Anos Finais - Movimentos da Terra e Fusos Horários

ATIVIDADE 29

Objeto de Aprendizagem: Movimentos da Terra e Fusos Horários.
Habilidades da BNCC: EF06GE01 / EF06GE02 / EF06GE03 / EF06GE05

Faça o download dessa atividade no final, inteiramente GRÁTIS!

1- A origem da Noite.


A origem de fenômenos naturais sempre despertou curiosidade no ser humano. Em busca de explicações, diversos povos criaram, ao longo do tempo, mitos e lendas que, segundo suas crenças, esclareciam mistérios, como o surgimento do dia e o da noite. Essas histórias, contadas há muitos anos, fazem parte de diferentes culturas. Recontá- las é uma forma de preservar e valorizar a identidade de cada uma delas. Conheça a seguir a lenda indígena do Tucumã, de origem tupi, que explica como surgiu a noite. 

No início, não existia a noite. Essa pertencia a uma enorme serpente, que a mantinha no fundo das águas. Quando a filha da serpente se casou, exigiu que a noite fosse com ela [...]. O esposo, então, enviou três mensageiros para que a trouxessem. A serpente, senhora da noite, recebeu-os com indiferença. Mesmo assim, entregou-lhes um tucumã, lacrado com cera de abelha, dizendo-lhes que ali estava o que vieram buscar. Não deveriam, entretanto, abri-lo, pois a noite poderia escapar. Na volta, os índios perceberam que saíam ruídos de sapos e grilos do tucumã. Um deles, o mais curioso, convenceu os companheiros a abri-lo. E assim o fizeram. Logo que derreteram a cera, a noite saiu, escurecendo o dia.

A filha da serpente aborreceu-se, pois deveria descobrir como separar o dia da noite. Assim, ao surgir a grande estrela da madrugada, criou o pássaro cujubim, ordenando-lhe que cantasse para que nascesse a manhã. Em seguida, criou o pássaro inhambu, que deveria cantar à tarde, até que viesse a noite. Criou ainda outros pássaros para alegrar o dia, diferenciando- o da noite. Aos mensageiros desobedientes, lançou sua ira, transformando-os em macacos de boca preta – devido à fumaça usada para abrir o tucumã – e risca amarela – pela cera derretida. Então, a filha da serpente finalmente se deitou e todos os seres puderam dormir. 


SILVA, Walde-Mar de Andrade e. Lendas e mitos dos índios brasileiros. 4. ed. São Paulo: FTD, 2015. p. 56, 58.


a) De acordo com a lenda, como surgiu a noite? 


b) O texto que você leu é um exemplo de expressão cultural de origem indígena. Em sua opinião, por que devemos respeitar as manifestações culturais? 


c) Você conhece outros exemplos de mitos e lendas que retratam a origem da Terra, do dia, da noite ou de outros fenômenos naturais? Faça uma pesquisa e registre no caderno as informações encontradas.


2- Por que temos a impressão de que todos os dias o Sol realiza um movimento no céu? Anote sua resposta no caderno. 


3- No caderno, explique o movimento de translação realizado pela Terra. 


4- Qual a relação entre o movimento de translação e as quatro estações do ano? Anote sua resposta no caderno. 


5- Nas férias escolares, Juliana e sua família viajaram para Manaus, no estado do Amazonas. Um dia, às 16 horas, Juliana telefonou para Luísa, uma de suas amigas que mora em Porto Alegre, no estado do Rio Grande do Sul, para falar sobre sua viagem. Que horas eram, no lugar onde Luísa mora, quando recebeu o telefonema de Juliana? Anote sua resposta no caderno. 


6- Considere o horário das 8 horas da manhã em Brasília. Com base nisso e observando o mapa de fusos horários, escreva, no caderno, que horas seriam nas cidades indicadas abaixo. 

a) Vancouver 


b) Tóquio 


c) Berlim 


d) Nairóbi 


e) Lima 


f) Dacar 


7- No lugar onde você mora, as estações do ano são bem definidas? Descreva as características da estação do ano de que você mais gosta.


8- Leia o texto abaixo. Ele traz uma explicação mitológica do povo do antigo Egito para a existência dos dias e das noites. 


Todo dia, na alvorada, o deus-sol nascia da deusa-céu. Ele atingia a maturidade ao meio-dia e envelhecia ao entardecer. No anoitecer, ia para o mundo subterrâneo. [...] WILLIS, Roy. Mitologias: deuses, heróis e xamãs nas tradições e lendas de todo o mundo. São Paulo: Publifolha, 2007. p. 46. 


Agora, responda às questões no caderno. 

a) A explicação mitológica do povo egípcio para a existência dos dias e das noites está relacionada ao movimento de rotação da Terra? Justifique sua resposta. 


b) Descreva, de acordo com o que estudamos neste capítulo, a explicação científica para a existência dos dias e das noites.


9- Teste seus conhecimentos.


a) As teorias científicas mais aceitas na atualidade afirmam que a origem da Terra teve início há cerca de: 

( ) 2 bilhões de anos 

( ) 500 mil anos 

( ) 4,5 bilhões de anos 

( ) 1 bilhão de anos


b) A biosfera é formada pela inter-relação das três esferas terrestres. Em qual delas encontram- se as rochas e o solo? 

( ) Atmosfera 

( ) Litosfera 

( ) Hidrosfera 

( ) Estratosfera 


c) Rotação é o movimento que a Terra faz em torno do quê? 

( ) do Sol 

( ) de outros planetas 

( ) da Lua 

( ) do seu próprio eixo 


d ) Translação é o movimento que a Terra faz em torno do quê? 

( ) do Sol 

( ) de outros planetas 

( ) da Lua 

( ) do seu próprio eixo 


e) Quantos fusos horários existem no mundo? 

( ) 12

( ) 36 

( ) 24 

( ) 4 


f) Quantos fusos horários existem no Brasil? 

( )4 

( ) 2 

( ) 1 

( ) 3


10- Em 1961, o cosmonauta russo Yuri Gagarin, a bordo de uma nave espacial denominada Vostok 1, foi o primeiro ser humano a observar, do espaço, a Terra. Nessa ocasião o cosmonauta obteve uma importante comprovação para a humanidade. Pesquise em livros como foi este acontecimento e qual foi a comprovação do cosmonauta russo.


 

GABARITO

 

1ª Questão

a) De acordo com a lenda, a noite surgiu quando índios curiosos abriram um fruto de tucumã onde ela estava guardada.

b) Resposta pessoal.

c) Resposta pessoal.

2ª Questão

Resposta: Porque durante o movimento de rotação a Terra se move no sentido oeste-leste, dando-nos a impressão de que o Sol se move no céu no sentido leste-oeste.

3ª Questão

Resposta: É o movimento que a Terra realiza em torno do Sol, e que leva aproximadamente 365 dias, ou seja, 1 ano, para ser completado.

4ª Questão

Resposta: Durante o movimento de translação, algumas regiões de nosso planeta recebem quantidades diferentes de radiação solar em determinados períodos do ano. Essa distribuição desigual da radiação contribui para a existência das quatro estações do ano: primavera, verão, outono e inverno.

5ª Questão

Resposta: Eram 17 h.

6ª Questão

Resposta: a) 3h, b) 20h, c) 12h, 14h, d) 6h, e) 11h.

7ª Questão

Resposta pessoal.

8ª Questão

a) Não. Para os egípcios, os dias e as noites estão relacionados ao ciclo de vida do deus-sol.

b) Os dias e as noites resultam do movimento de rotação, que leva 1 dia para ser completado. Em decorrência desse movimento, a incidência dos raios solares sobre uma porção do globo modifica-se gradativamente à medida que a Terra gira. Assim, enquanto uma de suas porções é amplamente iluminada pelo Sol, caracterizando o dia, em outra não há iluminação solar direta, o que caracteriza a noite.

9ª Questão

a) 4,5 bilhões de ano.

b) litosfera.

c) próprio eixo.

d) sol

e) 24

f ) 4

10ª Questão

Resposta: O cosmonauta comprovou que nosso planeta tem o formato esférico.



Nenhum comentário:

Postar um comentário