quinta-feira, 29 de fevereiro de 2024

Atividade 15 de Geografia - 7ª série - Anos Finais - Espaço Urbano e Rural Brasileiro

  ATIVIDADE 15

Objeto de Aprendizagem: Espaço Urbano e Rural Brasileiro
Habilidades da BNCC: EF07GE02 / EF07GE03 / EF07GE05 / EF07GE06 / EF07GE09 / EF07GE11

Faça o download dessa atividade no final, inteiramente GRÁTIS!

1- De acordo com os gráficos abaixo existe relação entre a produtividade no campo e a mecanização das lavouras brasileiras? Explique.


2- Qual a principal consequência da mecanização do campo?


3- Você sabe o que é êxodo rural? Explique.


4- Sobre o espaço agrário brasileiro assinale o item Falso.

a) Devido à mecanização das atividades no espaço rural, muitos trabalhadores rurais perderam seus postos de trabalho, pequenos agricultores tiveram dificuldades para produzir e competir com os grandes produtores. 

b) As áreas urbanas não conseguiram acomodar todos aqueles que chegaram nem gerar empregos em quantidade suficiente. 

c) O “inchaço” das áreas urbanas resultou em sérios problemas sociais, como o trabalho em atividades mal remuneradas, o desemprego e o aumento do número de moradias precárias em áreas impróprias, como em encostas de morros e em áreas de mananciais.

d) êxodo rural, a migração de um grande contingente de pessoas da cidade para o campo. 


5- Observe as imagens e explique a diferença entre as duas formas de agricultura brasileira.


6- O que você entende por concentração de terras?


7- Explique o que é estrutura fundiária.


8- Analise a tabela e explique o que representam os dados contidos nela.


9- Explique a diferença entre pecuária intensiva e extensiva.





GABARITO


1ª QUESTÃO

Resposta: Os gráficos apresentados permitem constatar a relação entre a mecanização da prática agrícola e o aumento da produtividade. Podemos notar que ao longo dos anos houve um aumento na quantidade de maquinários utilizados na produção (gráfico A) e, também, na produtividade de algumas culturas, a exemplo da soja (gráfico B).

2ª QUESTÃO

Resposta: Devido à mecanização das atividades no espaço rural, muitos trabalhadores rurais perderam seus postos de trabalho, pequenos agricultores tiveram dificuldades para produzir e competir com os grandes produtores. Por isso, muitos se viram obrigados a migrar para as cidades em busca de melhores condições de vida. No entanto, as áreas urbanas não conseguiram acomodar todos aqueles que chegaram nem gerar empregos em quantidade suficiente. O “inchaço” das áreas urbanas resultou em sérios problemas sociais, como o trabalho em atividades mal remuneradas, o desemprego e o aumento do número de moradias precárias em áreas impróprias, como em encostas de morros e em áreas de mananciais.

3ª QUESTÃO

Resposta: êxodo rural, a migração de um grande contingente de pessoas do campo para a cidade.

4ª QUESTÃO

letra D

5ª QUESTÃO

Resposta: Alguns espaços do campo, como mostram as imagens, passam por inovação tecnológica com a inserção de máquinas no processo produtivo, enquanto em outras áreas ainda prevalecem estruturas mais arcaicas e tradicionais, marcando os contrastes do campo brasileiro. Dessa maneira, as nuances do mundo do trabalho e as desigualdades sociais observadas se contrastam em um mesmo ambiente: o espaço rural. Esse é um momento oportuno para abordar o tema contemporâneo Trabalho.

Embora a modernização do campo tenha ocorrido em várias propriedades agropecuárias, o espaço rural é marcado por grandes contrastes tecnológicos. As propriedades rurais modernas convivem com muitos estabelecimentos onde as lavouras são cultivadas com técnicas tradicionais.

Conforme observamos nas fotografias, no Brasil existe um setor agropecuário moderno que, geralmente, alcança boas produtividades e coexiste com um setor agropecuário tecnologicamente mais atrasado e, normalmente, pouco produtivo.

6ª QUESTÃO

Resposta pessoal.

7ª QUESTÃO

Resposta: Estrutura fundiária é a forma como as propriedades rurais estão organizadas ou distribuídas no território do país, de acordo com seu tamanho. No Brasil a estrutura fundiária apresenta uma concentração de grande quantidade de terras em posse de um pequeno número de proprietários rurais. Essa desigual distribuição das terras pode ser mais bem compreendida analisando o esquema a seguir.

8ª  QUESTÃO 

Resposta: Apesar de o Brasil possuir intensa produção agropecuária, o índice médio de produtividade no campo ainda é considerado muito baixo quando comparado à produtividade de outros países do mundo.

9ª QUESTÃO

Resposta: Pecuária extensiva: diferente da pecuária intensiva, na qual o gado é criado e confinado em piquetes e recebe alimentação balanceada, entre outros cuidados, a criação extensiva caracteriza-se pela criação do animal solto, em grandes extensões de terra, com a alimentação baseada, sobretudo, em pastagens.




Nenhum comentário:

Postar um comentário