terça-feira, 20 de fevereiro de 2024

Atividade 19 de Geografia - 9ª série - Anos Finais - Aspectos Gerais do Continente Europeu - Rússia

ATIVIDADE 19

Objeto de Aprendizagem: Aspectos Gerais do Continente Europeu - Rússia
Habilidades da BNCC: EF09GE01 / EF09GE02 / EF09GE03 / EF09GE04 / EF09GE05 / EF09GE06 / EF09GE07 / EF09GE08 / EF09GE09 / EF09GE10 / EF09GE11 / EF09GE13

Faça o download dessa atividade no final, inteiramente GRÁTIS!

1- Quais foram os principais aspectos que contribuíram para o declínio do sistema socialista no Leste Europeu? 

2- Relacione os gastos militares da União Soviética e os movimentos que iniciaram sua desintegração no final da década de 1980. 

3- Comente, no caderno, as mudanças ocorridas na divisão territorial da Europa após a Segunda Guerra Mundial. 

4- Explique no caderno o que foi a Revolução Russa de 1917.  

5- A imagem abaixo apresenta um cartaz utilizado durante o período da Revolução Russa. Os cartazes produzidos nessa época tinham a intenção de disseminar a ideologia da revolução, por meio de slogans fáceis e bastante coloridos, a fim de facilitar o entendimento da massa analfabeta da população. 

Observe-o e, em seguida, responda às questões no caderno. 



a) Como os trabalhadores são representados neste cartaz? 

b) No caderno, comente sobre a Comunidade dos Estados Independentes.

6- Após o fim da União Soviética, a Rússia enfrentou forte recessão. Explique como ocorreu sua recuperação econômica.

7- Observe o gráfico e responda.

a) Que períodos podem ser entendidos como extrema crise?

b) Que períodos podem ser entendidos como recuperação econômica?

c) Que medidas foram adotadas para a recuperação da economia russa?

8- Observe o mapa.

Com base no mapa e em seus estudos, pesquise em livros ou internet, e descreva em seu caderno sobre a atividade industrial russa.




GABARITO


1ª QUESTÃO

A pouca diversificação industrial e de mercadorias, consequência do investimento em indústrias de base, acabou comprometendo, por exemplo, o desenvolvimento de indústrias de bens de consumo; a baixa produtividade agrícola; os gastos militares e, por fim, a abertura política e econômica.

2ª QUESTÃO

A União Soviética investia em armamentos para garantir seu poder perante as repúblicas soviéticas e, principalmente, em relação ao seu maior rival, os Estados Unidos. Ao longo dos anos, esses gastos militares cada vez mais onerosos foram comprometendo a economia dos países da Europa Oriental, levando à adoção de medidas de abertura econômica e política que iniciaram o processo de desintegração do bloco.

3ª QUESTÃO

Foram estabelecidos tratados políticos que dividiram o continente europeu em dois lados: um sob comando dos capitalistas, outro sob comando socialista, situação que resultou no início da Guerra Fria. Essa divisão territorial permitiu aos soviéticos implantar o socialismo nos países situados entre a União Soviética e a Alemanha, e recuperação de territórios que haviam sido perdidos na Primeira Guerra Mundial.

4ª QUESTÃO

A Revolução Russa foi uma revolta popular que ocorreu na cidade russa de Petrogrado. Após vários anos de revolução e conflito civil interno, os socialistas firmaram-se no governo, estabelecendo o sistema político-econômico socialista, o que culminou com o surgimento da União Soviética.

5ª QUESTÃO

A) Com seus instrumentos de trabalho, parecem caminhar em uma mesma direção, sobre as riquezas acumuladas pelo antigo regime.

B) A CEI é um bloco político e econômico criado com o objetivo de manter a cooperação entre as ex-repúblicas socialistas soviéticas, de modo a colaborar para que a transição da economia planificada para a economia de mercado ocorresse sem maiores problemas.

6ª QUESTÃO

A recuperação da economia russa iniciou-se basicamente no início do século XXI, quando o país passou a estabelecer uma série de medidas embasadas na economia de mercado. Nesse sentido, a Rússia passou a firmar acordos comerciais principalmente com os países capitalistas desenvolvidos. Observe no gráfico a seguir a oscilação do PIB russo desde o final do século XX. 

7ª QUESTÃO

A) 1990 - 2000

B) 2000 – 2016

C) Entre as medidas adotadas está a intensificação da exploração de petróleo e de gás natural, setor energético considerado de grande peso na economia mundial. Ao mesmo tempo, houve incentivo ao desenvolvimento das indústrias internas, sobretudo as de base, as de bens intermediários e as do ramo alimentício. Em conjunto, esses setores foram os grandes propulsores da expansão da economia russa.

8ª QUESTÃO

Entre os países da CEI, a Rússia é o que apresenta o maior nível de industrialização. Contudo, em relação aos países da Europa Ocidental, o parque industrial russo é considerado pouco diversificado e com grande defasagem tecnológica, no qual predominam indústrias de base remanescentes do período socialista. Nas áreas próximo aos Montes Urais, onde existem grandes jazidas de petróleo, gás natural e ferro, podemos encontrar grande concentração de indústrias de base, como as siderúrgicas, metalúrgicas e petroquímicas. Na porção próximo à Sibéria, as indústrias de base também se destacam, uma vez que nessa região estão concentradas as maiores jazidas de carvão do território russo. A capital Moscou e a cidade de São Petersburgo, localizadas na parte ocidental, configuraram-se como centros industriais de maior potencial, em relação tanto ao número de indústrias quanto à existência de um mercado consumidor em expansão. Formou-se nessa porção da Rússia um importante parque industrial, composto, principalmente, de indústrias têxteis, automobilísticas, eletrônicas e de telecomunicações.

Atualmente, uma das políticas mais importantes do governo russo é diversificar a produção industrial por meio do fortalecimento de outros ramos, como vem acontecendo com as indústrias de bens de consumo. Além disso, outro desafio do governo é intensificar a participação dos produtos nacionais industrializados no mercado internacional.


Nenhum comentário:

Postar um comentário