domingo, 11 de fevereiro de 2024

Atividade 14 de Geografia - 9ª série - Anos Finais - Aspectos Gerais do Continente Europeu – Sociedade e População.

ATIVIDADE 14

Objeto de Aprendizagem: Aspectos Gerais do Continente Europeu - Sociedade e População
Habilidades da BNCC: EF09GE01 / EF09GE02 / EF09GE03 / EF09GE04 / EF09GE05 / EF09GE06 / EF09GE07 / EF09GE08 / EF09GE09 / EF09GE10 / EF09GE11 / EF09GE13

Faça o download dessa atividade no final, inteiramente GRÁTIS!

1- Observe a tabela.


a) A tabela ilustra grandes cidades da Europa com alta densidade demográfica. Você sabe o que é densidade demográfica?

b) O que é população absoluta?

2- Leia o texto.

A ELEVADA QUALIDADE DE VIDA DA POPULAÇÃO EUROPEIA

Entre os dez mais elevados IDHs do mundo, sete são de países da Europa Ocidental. Isso, em parte, é reflexo da elevada qualidade de vida de suas populações. Nesses países, os governos destinam parte significativa das riquezas nacionais para investimentos em programas voltados à melhoria e manutenção da boa condição de vida da população, como educação de qualidade, infraestrutura adequada e sistema de saúde eficiente. O resultado desses investimentos é observado nas baixas taxas de analfabetismo e de mortalidade infantil e na elevada expectativa de vida entre os idosos europeus. Além disso, em razão da elevada renda per capita das populações europeias, seus habitantes desfrutam de alto poder aquisitivo, o que lhes proporciona melhores condições de lazer, alimentação e, sobretudo, moradia. Veja na tabela ao lado os investimentos em educação feitos por alguns países do mundo, no período entre 2010 e 2014. Conforme podemos perceber pela análise da tabela, os países da Europa realizam maiores investimentos na área de educação do que os outros países mostrados. Além de destinar maior parcela do PIB a essa área, os países europeus possuem o PIB muito elevado, o que torna o valor investido ainda mais significativo. Esses investimentos se refletem diretamente na qualidade de vida da população europeia.

Fonte: Fonte: Pnud (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento). Relatório de desenvolvimento humano 2016. Disponível em: <http://hdr.undp.org/sites/ default/files/2016_human_development_report.pdf>. Acesso em: 7 nov. 2018.


a) Você sabe o que é IDH? Explique.

b) explique porque muitos países da Europa apresentam alto IDH.

3- Observe a pirâmide etária da Holanda e responda.


a) O que retratam os dados implícitos da pirâmide?

b) Porque países semelhantes a Holanda enfrentam crises relacionados ao grande número de idosos?

4- Explique porque a Europa enfrenta problemas relacionados a migração de outros países?

5- Explique o que é xenofobia.

6- Sobre o fluxo migratório da Europa analise as proposições e assinale o item correto.

I- A qualidade de vida nesses países europeus e as oportunidades de emprego com altos salários são melhores que em muitos outros lugares do mundo. Para se ter uma ideia, de todas as pessoas que migram no mundo, cerca de 30% vão para o continente europeu. 

II- A maioria das pessoas que se dirigem para a Europa vem de países subdesenvolvidos, especialmente os da Ásia e da África, e de países do Leste Europeu, buscando melhores condições de vida. Além disso, muitos países europeus têm recebido migrantes provenientes de países que foram suas colônias no passado, como os argelinos na França. 

III- Muitas vezes, na Europa, os imigrantes inserem-se em atividades que exigem baixa escolaridade, como operários da construção civil, trabalhadores domésticos e do campo. Apenas uma pequena parcela deles é constituída de profissionais qualificados, inseridos em profissões mais valorizadas financeiramente. No país de origem desses imigrantes, a saída das pessoas mais bem preparadas intelectualmente recebe o nome de fuga de cérebros. 

IV- Nos últimos anos, em virtude da mudança na estrutura demográfica europeia, houve uma diminuição da PEA e um aumento significativo do número de idosos. Com isso, foi crescente a demanda por mão de obra no continente europeu, que muitas vezes passou a ser atendida por imigrantes. Esse fato aumentou as manifestações de xenofobia, pois um dos argumentos contra a imigração é a perda de postos de trabalho para os estrangeiros.

Está correto o que se afirma na alternativa:

a) I, II e III, apenas.

b) II, III e IV, apenas.

c) I, II e IV, apenas.

d) I, II, III e IV.


GABARITO


1ª QUESTÃO

A) Densidade demográfica, densidade populacional ou população relativa é a medida expressa pela relação entre a população e a superfície do território.

B) População absoluta é o número total de habitantes de um dado lugar. Esse número é obtido a partir de levantamentos gerais da população. Para se chegar a esse número, é necessário fazer a contagem de todas as pessoas que habitam o território analisado.

2ª QUESTÃO

A) Índice de Desenvolvimento Humano é um índice estatístico composto de expectativa de vida, educação e indicadores de renda per capita, que é usado para classificar os países em quatro níveis do desenvolvimento humano.

B) O resultado desses investimentos é observado nas baixas taxas de analfabetismo e de mortalidade infantil e na elevada expectativa de vida entre os idosos europeus. Além disso, em razão da elevada renda per capita das populações europeias, seus habitantes desfrutam de alto poder aquisitivo, o que lhes proporciona melhores condições de lazer, alimentação e, sobretudo, moradia.

3ª QUESTÃO

A) Baixa taxa de natalidade, baixa taxa de mortalidade, alta expectativa de vida, crescimento controlado, bom investimento em saúde e educação.

B) Em alguns países da Europa, o crescimento do número de idosos vem dando sinais de uma futura falência do sistema previdenciário. Isso preocupa os governos porque, com a diminuição do número de jovens na população economicamente ativa (PEA) e, consequentemente, com a queda na produção de riquezas, eles se veem obrigados a investir volumosas quantias em áreas como previdência e saúde para assegurar a qualidade de vida dos habitantes idosos. Além disso, os impostos que custeiam tanto os serviços públicos como as despesas previdenciárias tendem a cair com a diminuição cada vez maior do número de jovens e adultos contribuintes. Nos últimos anos, vários países europeus têm apresentado propostas de reformas em políticas públicas, visando, sobretudo, a manutenção do sistema previdenciário. Estender o tempo de contribuição do trabalhador e aumentar a idade mínima para a aposentadoria são algumas das medidas que têm sido adotadas para manter o sistema previdenciário nos países ricos europeus. Porém, algumas dessas medidas são impopulares e causam descontentamento entre os trabalhadores.

4ª QUESTÃO

O desemprego, a pobreza, os conflitos de ordem étnica, política e civil, aliados à falta de esperança em alcançar melhores condições de vida, vêm fazendo que muitos habitantes de países subdesenvolvidos migrem, principalmente, para os países mais ricos da Europa.

5ª QUESTÃO

Xenofobia é o medo, aversão ou a profunda antipatia em relação a estrangeiros, ao que vem do estrangeiro ou ao que é estranho ou menos comum, com uma cultura, hábito, etnias ou religião diferente.

6ª QUESTÃO

Letra D


Nenhum comentário:

Postar um comentário