domingo, 18 de fevereiro de 2024

Atividade 18 de Geografia - 9ª série - Anos Finais - Aspectos Gerais do Continente Europeu.

ATIVIDADE 18

Objeto de Aprendizagem: Aspectos Gerais do Continente Europeu.
Habilidades da BNCC: EF09GE01 / EF09GE02 / EF09GE03 / EF09GE04 / EF09GE05 / EF09GE06 / EF09GE07 / EF09GE08 / EF09GE09 / EF09GE10 / EF09GE11 / EF09GE13

Faça o download dessa atividade no final, inteiramente GRÁTIS!

1- Com base na afirmativa abaixo e em outros aspectos que você estudou sobre a União Europeia, elabore um texto, explicando-a em seu caderno.

4 linhas

2- Observe a tabela abaixo. Depois, responda às questões a seguir.

a) Quais são as regiões que concentram os maiores índices de exportação para a União Europeia? E os de importação? 

2 linhas

b) Analisando as informações obtidas pela questão a, como é possível descrever as trocas comerciais realizadas pela União Europeia com países fora da Europa? 

3 linhas

c) De acordo com a tabela, descreva a relação comercial da União Europeia com a região onde se localiza o Brasil. 

3 linhas

3- Sobre a atividade industrial na Europa Ocidental, responda às questões a seguir no caderno. 

a) Descreva as principais características do parque industrial de grande parte dos países da Europa Ocidental. 

3 linhas

b) Observe novamente o mapa da página 45 e escreva, no caderno, onde estão localizadas algumas das principais regiões industriais da Europa Ocidental. 

2 linhas

c) De que maneira a Europa Ocidental participa da Divisão Internacional do Trabalho (DIT)?

2 linhas

4- A fotografia abaixo mostra a cidade de Londres, em 2018. A metrópole londrina está localizada no Reino Unido, país onde a cada 100 habitantes, 83 vivem nas cidades. Atualmente, essa cidade concentra 8,3 milhões de habitantes. Responda às questões no caderno.

a) Qual fator contribuiu para o crescimento urbano de várias metrópoles da Europa Ocidental? 

2 linhas

b) As elevadas taxas de urbanização podem ser consideradas uniformes entre os países que compõem a Europa Ocidental? Por quê? 

2 linhas

c) Observe novamente o mapa da página 30 e caracterize a população da Europa Ocidental quanto à sua distribuição territorial.

2 linhas

5- Sobre a União europeia é correto inferir:

a) É um bloco econômico que reúne somente 20 países do continente europeu. 

b) Foi oficialmente criada, em 1992, com a assinatura do Tratado de Maastricht.

c) Trata-se de uma união econômica e política que estabelece a livre circulação de pessoas e capitais, exceto, mercadorias entre os seus países-membros, além de garantir a segurança e liberdade de sua população. 

d) Possui uma moeda própria, que é o euro, utilizada em todos os países da Europa.

6- Observe a anamorfose e identifique onde estão localizados os países que apresentam as menores rendas per capita do continente europeu.

2 linhas

7- Explique porque a Europa Oriental é considerada atrasada em relação a Europa Ocidental?

4 linhas

8- Observe o mapa da CEI e responda o que se pede.

a) Qual o objetivo de criação da CEI?

3 linhas

b) Por que uma crise econômica ou política na Rússia acabaria se refletindo em todos os países do bloco?

2 linhas

c) Qual o papel da hegemonia russa na CEI?

4 linhas



GABARITO


1ª QUESTÃO

A implantação de uma moeda única na União Europeia, o euro, tornou esse bloco econômico diferente dos demais existentes atualmente. Além disso, outro fator que diferencia a União Europeia são as “4 liberdades de circulação”.

Com a criação do euro, moeda comum aos seus principais países, a União Europeia tornou-se também uma União Econômica e Monetária, atingindo o nível mais elevado de unificação de um bloco conhecido até hoje. Ao contrário de outros blocos econômicos, existe, nesse bloco, a livre circulação não somente de mercadorias, capitais e serviços, mas também de pessoas. É importante ressaltar que as “4 liberdades” são limitadas a alguns países.

2ª QUESTÃO

A) As regiões com os maiores índices de exportação e importação são os próprios países europeus, seguidos da Ásia.

B) As trocas comerciais da União Europeia com países fora da Europa são maiores com os países da Ásia; as menores são realizadas com o Oriente Médio e outras regiões do mundo. Os valores de exportação e importação são equilibrados em cada região.

C) De acordo com os dados da tabela, as trocas comerciais entre a União Europeia e a América do Sul e Central, grupo no qual se inclui o Brasil, chegam em média a 2%, tanto das exportações quanto das importações.

3ª QUESTÃO

A) Grande parte dos países europeus conta com sofisticado e amplo parque industrial, composto por indústrias de base, tradicionais e de tecnologia de ponta.

B) As principais regiões industriais da Europa Ocidental estão localizadas nos vales dos rios Sena, Reno, Rhur e Pó.

C) A Europa Ocidental participa da DIT como compradora de produtos primários e como fornecedora de produtos industrializados de alta tecnologia.

4ª QUESTÃO

A) O principal fator foi o processo de industrialização ocorrido nesse continente após a Primeira Revolução Industrial.

B) Não. Porque existem países onde uma parcela considerável da população ainda vive no campo, como Portugal e Grécia.

C) Algumas regiões apresentam elevada densidade demográfica, enquanto em outras a densidade é relativamente baixa.

5ª QUESTÃO

letra B

6ª QUESTÃO

Os países que apresentam as menores rendas per capita estão localizados na Europa Oriental.

7ª QUESTÃO

Enquanto a maioria dos países da Europa Ocidental possui um nível de renda per capita acima de 46 mil dólares, os países da Europa Oriental apresentam renda per capita abaixo de 11 mil dólares. Entre as razões que levaram a essa desigualdade econômica na região, estão as raízes históricas que envolvem o passado socialista de parte dos países do Leste Europeu.

8ª QUESTÃO

A) A CEI é um bloco político e econômico criado com o objetivo de manter a cooperação entre as ex-repúblicas socialistas soviéticas, de modo a colaborar para que a transição da economia planificada para a economia de mercado ocorresse sem maiores problemas.

B) Porque as economias das antigas repúblicas soviéticas possuem grande dependência das estruturas produtivas e do mercado consumidor da Rússia. 

C) O papel da hegemonia russa na CEI e a importância estratégica dos países do bloco para ela podem ser observados no fato de o governo russo manter tropas militares em alguns desses países. A interferência russa nos países do bloco aumentou com o ressurgimento do nacionalismo e de movimentos separatistas no interior de várias repúblicas, como na região da Chechênia, na porção sudoeste do território russo, entre o Mar Cáspio e o Mar Negro, além da Abkházia e da Ossétia do Sul, república da Geórgia e da Ucrânia com a Crimeia.


Nenhum comentário:

Postar um comentário